sábado, 19 de junho de 2010

Ruas e Travessas da comunidade de Jardim de São José estão sendo recuperadas




Está sendo feito o serviço de piçarramento e patrolamento para recuperar ruas e travessas da localidade de Jardim de São José, Zona Rural de Russas.


O Governo Municipal atendendo a reivindicação da Comunidade, iniciou a operação no dia 18 de junho, que segue em rítmo acelerado. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura equipada com máquinas e caçambas realiza o trabalho. A meta é recuperar todas os pontos castigados pela força das águas durante o período chuvoso.


O serviço vai garantir comodidade e bem estar para os moradores e para quem travega pelas ruas e travessas da comunidade.

Russas entrega material esportivo aos facilitadores do Projovem Adolescente


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município de Russas através da Cordenação do Programa Projovem adolescente, entregou na manhã do dia 18 de junho, na sede da Secretaria, o material esportivo que será usado para fortalecer as atividades oferecidas pelo Programa.

Foram distribuídas aproximadamente 400 unidades, divididas em kits, aos facilitadores dos 22 coletivos do Projovem existentes em Russas. Cada coletivo trabalha com 30 jovens.

O material entregue foi; 44 bolas de vôlei, 22 redes de vôlei, 44 bolas de futsal femininas, 44 bolas de futsal masculinas, 22 redes de futsal, 44 apitos, 22 bombas para encher bolas, 44 kits de tenes de mesa, 44 tabuleiros de xadrez, 22 cronômetros e 22 kits de linha de marcação.

O Recurso para aquisição do material é oriundo do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

O Projovem Adolescento é um Programa do Governo Federal em parceria com o Município de Russas, que visa oferecer proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade, redução dos índices de violência, do uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência.

Em Russas são 22 coletivos com aproximadamente 700 jovens atendidos pelo Programa.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Postos de Saúde irão receber novos equipamentos


O Município de Russas foi contemplado com 60 mil Reais, destinados para comprar novos equipamentos que serão distribuídos entre os postos de saúde do Programa Saúde da Família.

Esse recurso é oriundo do Governo do Estado através do Fundo Estadual de Combate a Pobreza - FECOP, destinado a atenção básica.

Foram atendidos somente os municípios que atingiram em 2009 um percentual acima de 70% dos indicadores de cobertura do Programa Saúde da Família.

O processo licitatório e a compra foram realizados e a maioria dos equipamentos já estão na Sede da Secretaria da Saúde. São 225 cadeiras plásticas, 26 armários de aço, 26 arquivos, 29 birôs, 61 estantes de aço, 14 geláguas, 11 refrigeradores de 280 litros, 68 ventiladores de teto, 10 cadeiras giratórias e 08 unidades de ar-condicionado.

A distribuição será realizada nos próximos dias. Serão beneficiados 15 postos de saúde, que receberão novos equipamentos de acordo com suas necessidades.

Festa bonita na abertura da Exposição Para Sempre Namorados


Ambiente bem decorado, música ao vivo, coquetel, gente bonita e alegre, foi assim a abertura da II Exposição "Para Sempre Namorados", realizada na noite do dia 16 de junho, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, em Russas.
O evento teve como principal objetivo homenagear 25 casais russanos, por contribuírem diretamente na construção da história de Russas, através de seus enlaces matrimoniais.
A Exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de junho, em uma das salas do Centro Cultural Pe. Pedro. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história de vida de cada casal, contada através de fotos e de um breve relato.

O evento, regado a muita música ao vivo, foi realizado pelo Governo Municipal de Russas, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Russas vai promover a 1ª Corrida da Fogueira


Um evento esportivo inserido na programação do VI Russas Junino, com o objetivo de resgatar as corridas de rua, promover a saúde e a inclusão social.

Foram inscritos aproximadamente 300 pessoas, entre homens e mulheres, que estarão percorrendo a principal avenida da cidade, no próximo dia 19 de junho, a partir das 17h, com largada e chegada na AACR.

A corrida foi dividida em duas categorias; os amadores com percurso de 4.000m e os profissionais, habituados a praticarem o pedestrianismo, que irão percorrer 6.000m. Todos que completarem o percurso irão receber uma medalha e participarão do sorteio de brindes. Os três primeiros colocados em cada categoria e nos naipes feminino e masculino, serão premiados com troféus.

Cada participante vai receber uma camiseta de uso obrigatório durante a prova.

Promoção do Governo Municipal de Russas através das Secretarias Municipais e apoio da Federação de Atletismo do Estado do Ceará.

Jogando um futebol comum Brasil estreou com vitória


A ansiedade se transformou em dúvida, é esse o sentimento do brasileiro e do mundo após o jogo de estréia da Seleção Brasileira, até então uma das favoritas pela conquista do mundial.

A vitória veio, 2 a 1, contra a fraquíssima Coreia do Norte, no dia 15 de junho, pelo grupo "G" da Copa da África do Sul, gols de Maicon e Elano marcados na segunda etapa.

Um jogo sem brilhantismo, sem garra, sem movimentação, sem velocidade, pouca criação do setor pensante e o mais peocupante, sem um jogador acima da média que possa chamar pra si a responsabilidade na hora necessária, foi assim o Time Brasileiro.

O setor defensivo também é preocupante, mostrou muita desatenção, principalmente no gol sofrido, bola levandada na área, ninguém chegou junto com jogador da Coreia, ele ajeitou de cabeça, seu companheiro dominou, sem nenhum brasileiro por perto, foi só ajeitar e marcar, que facilidade.

O meio campo sem muita criação, o esperado seria o meia Kaká fazer a diferença, mas se depender dele, sei não, pelo que jogou mostrou-se fora de forma e fora de rítmo.

Não sei pra que tanto mistério durante os treinos, atitude que frustrou até a FIFA, para na hora do jogo, exibir o mesmo baião de dois sem tempero, mais que pelo menos matou a fome, vencemos.

A Seleção voltará a campo no próximo domingo, dia 20, às 15h30min, contra a Costa do Marfim, que empatou com a seleção de Portugal em zero a zero, no outro jogo do grupo.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Torcedor russano no clima da copa

A Copa do Mundo é realmento o maior evento esportivo do planeta. Para nós brasileiros a competição começa de verdade quando a nossa seleção entra em campo. Esse feito vai acontecer na tarde dessa terça, 15 de junho, a partir das 15h30min, quando a canarinha fará sua estréia diante da Coreia do Norte.


No entanto para o russano a copa já começou há muito tempo, pelo menos a espectativa se antecipou aos jogos e as principais ruas do centro da cidade, há dias foram decoradas com as cores do nosso país, principalmente o verde e amarelo predominaram as decorações.


Mais não foram somente as ruas, o torcedor em si não aguentando mais a ansiedade que antecede a estréia, saiu as ruas exibindo os mais diversos tipos de camisas da nossa selação, sem falar nos veículos trafegando a toda hora desfraldando a nossa bandeira.


O destaque ficou por conta do vendedor de empadas, que saiu as ruas para trabalhar vestido como se fosse entrar em campo junto com os preferidos de Dunga. Trata-se do Sr. Jairo, conhecido por todos pelo apelido de Pernambucano. Uniformizado do pé a cabeça com as cores da Seleção, ele chamou atenção de todos por onde passou e até as empadas acabaram mais cedo.


É assim que o brasil vive o clima da copa, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, todos com um só pensamento, o hexa na cabeça.


Russas comemora o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa


Promovido pelo Governo Municipal de Russas, com realização da Secretaria do Trabalho e Assistência Social - SETAS e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI, aconteceu na manhã do dia 15 de junho, em frente ao Banco Do Brasil, na Rua Pe. Raul Vieira, Centro, um evento de conscientização da população russana para o combate a violência contra o idoso.

Durante toda a manhã, em uma tenda montada na rua, foram ofertados os serviços de aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Foram distribuídos, entre todos que passavam pelo local, panfletos divulgando os serviços prestados pelo CMDI.

Participaram do momento idosos dos Grupos de Convivência da Pessoa Idosa, representantes do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, do CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social, da Defensoria Pública do Estado do Ceará, do Conselho do Idoso, Lar Santa Clara De Assis, e das Secretarias da Saúde e Educação do Município.

Além de idosos, muitas pessoas que caminhavam pelo centro da cidade participaram do evento.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Página inteira do Diário do Nordeste sobre a educação de Russas


Na ediçao do último domingo, 13 de junho, do Diário do Nordeste, uma página inteira do Caderno Regional trouxe como destaque a Educação do Município de Russas.

Duas matérias foram publicadas; a primeira, Crianças descobrem a escrita, enfatizando a produção e o lançamento dos 55 livros paradidáticos escritos por alunos do 1º e 2º ano do tempo integral, da Escola Municipal CAIC Senador Carlos Jereissati. A segunda, Educação em tempo integral potencializam atividades lúdicas, destacando a importância da criança e o jovem passarem o 2º tempo na escola, para a assimilação de novas informações.

Em Russas uma das prioridades da Administração "Russas na Direção Certa" é o investimento na educação, são muitos os projetos que atendem no contra turno escolar, objetivando tirar a criança da rua e dar maior suporte a aprendizagem.

Evento de conscientização no combate a violência contra a pessoa idosa


O município de Russas, através do Governo Municipal, vai promover no dia 15 de junho, um momento objetivando conscientizar a população russana para o combate a violência contra o idoso.

Realizado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social - SETAS e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI, o evento terá início as 7h30min, com suas atividades desenvolvidas em frente ao Banco do Brasil, na Rua Pe. Raul Vieira, no centro da cidade.

Será uma manhã de integração, com oferta dos serviços de aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Participarão do acontecimento idosos dos Grupos de Convivência da Pessoa Idosa, representantes dos órgaõs: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Conselho do Idoso e Lar Santa Clara De Assis.

Um evento para celebrar o Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.

Limoeiro vence o Ferroviário e assume a 2ª colocação do grupo



A partida entre Limoeiro e Ferroviário, realizada sábado, dia 12 de junho, marcou a reabertura do Ginásio Municipal José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte.


O time local mostrando sua superioridade venceu o Ferroviário pelo placar de 3 a 0. Com o resultado o time jaguaribano assumiu a 2ª colocação do grupo "C" com 11 pontos, ja o visitante estacionou na 5ª posição com 06. O grupo é liderado pelo time de Mombaça com 13 pontos.


No próximo sábado, 19 de junho, o Limoeiro vai até Quixeramobim enfrentar o time local, o jogo está marcado para às 20h, já o Ferroviário, no mesmo dia e horário, vai receber Mombaça em seus domínios, no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza. Completa a rodada, pela chave "C", o jogo Quixadá e Russas Futsal, às 20h do dia 19, no ginásio Governador Gonzaga Mota, na terra dos monólitos.