quinta-feira, 15 de julho de 2010

Farmácia viva em Russas, são 27 espécies de plantas medicinais


Na cidade de Russas a população dispõe de um atendimento simples, portanto muito importante. Uma farmácia viva foi implantada na Sede da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, para atender a todos que costumam tratar algumas enfermidades de forma natural.

Há meses o trabalho vinha sendo desenvolvido e agora o russano já pode usufruir de aproximadamente 30 espécies de plantas medicinais, que ajudam na cura de muitas doenças. São 25 m² de plantação ocupados por distintos tipos de vegetais. As principais espécies são alecrim, agrião, cebola, babosa, mastruz, entre outras.

O projeto farmácia viva, desenvolvido com o apoio do Governo Municipal, tem como principal objetivo resgatar o hábito de combater doenças através da medicação natural.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Russano Josué Costa conquista título mundial em solo francês


O jovem atleta russano Josué Costa disputou no período de 05 a 12 de julho os Jogos Mundiais das Escolas Católicas, realizados na cidade francesa de Tours. O evento foi promovido pela Federação Internacional das Escola Católicas - FISEC. Josué foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE, para representar Russas e o Brasil no mundial.



O atleta não decepcionou e ganhou o título mundial da competição ao realizar um salto de 2,04m, conquistando o lugar mais alto do podium e estabelecendo o novo recorde da prova, no Mundial Escolar. Esse é mais um título internacional de sua carreira, já que Josué é campeão sul-americano no salto em altura.



Motivo de orgulho, Josué Costa foi recepcionado com muita alegria por todos os russanos.



Diretoria do Russas Futsal dispensa dois jogadores


A Diretoria do Russas Futsal dispensou na manhã do dia 12 de julho os jogadores Kelson (pivô)e Klebinho (fixo).

Segundo informações do Vice-presidente Erivando Lima, o motivo que levou os atletas a serem afastados do clube, foi a falta de compromisso para com os trabalhos impostos pela comissão técnica.

O Russas Futsal precisa empatar em seu último compromisso pelo Cearense da modalidade, para se classificar à próxima fase da competição. A tarefa não será nada fácil, a equipe russana enfrentará o já classificado Mombaça, em sua quadra, no próximo sábado dia 17 de julho. Se perder e o Ferroviário vencer o Quixadá, o time da capital fica com a última vaga em disputa pelo grupo "C" do certame.

Russas perde mais uma jogando em casa


O retrospecto do time russano pelo Campeonato Cearense jogando em Russas é péssimo, foram quatro jogos uma vitória contra o Quixadá, 6 a 4, e três derrotas, 2 a 1 para Mombaça, 3 a 0 contra o Ferroviário e 1 a 0 para o Limoeiro.

Sábado, 10 de julho não foi diferente, em jogo realizado na Quadra Coberta do Colégio Estadual, pela 11ª rodada da fase classificatória do Cearense de Futsal, o time mais uma vez decepcionou sua torcida e perdeu para o Limoeiro por 1 a 0, gol assinala por Domar.

E mais uma vez o grande vilão da derrota foram os gols perdidos, o time russano abusou nas finalizações, Zé Mauro dividiu com o goleiro e na cara do gol escancarado chutou por cima, Gugu na cobrança do tiro livre, chutou fraquinho e o Goleiro Gerlânio agarrou, essas foram apenas algumas.

Uma derrota que pode ter custado para o Russas a sua desclassificação, o time agora precisa empatar com a forte equipe de Mombaça, jogando fora, no próximo sábado, 17 de julho; ou torcer por derrota ou empate do Ferroviário diante do fraquíssimo Quixadá, tudo isso porque o time russano ocupa a 4ª colocação com 13 pontos e o Ferroviário está em 5º com 10, se Russas perder e Ferroviário vencer o time da capital fica com a vaga, pois empatam na pontuação e o primeiro critério de desempate é o confronto direto, com vantagem para o ferrão.

Já estão classificados pelo grupo "C" da competição, Quixeramobim, Mombaça e Limoeiro, classificam-se apenas quatro.

A taça do mundo pela 1ª vez é da Espanha


Domingo 11 de julho, mais de 84 mil pessoas aguardavam com ansiedade o desfecho final do campeonato mundial da África do Sul, para então conhecer o novo campeão mundial, novo mesmo já que até então Espanha e Holanda buscavam seu primeiro título.

O palco, o belíssimo estádio Soccer City, em Joanesburgo, os personagens, Espanha que pela primeira vez chegara a uma final e Holanda que antes já havia disputado duas finais, uma na Alemanha em 1974 e a outra na Argentina em 1978, em ambas as oportunidades ficou com o vice-campeonato.

E não podia ser fácil, tinha que ser sofrido, afinal era uma final de Copa do Mundo, e o título só foi definido, aliás o gol que garantiu a vitória e a conquista do novo campeão só veio aos 115 minutos de jogo, sendo mais preciso, aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando o Espanhol Iniesta mandou a bola para as redes e fez toda uma nação tirar da garganta um grito entalado há uma eternidade. A partir de então foi só esperar o apito final e gritar é campeão, e acabar de vez a fama de amarelona da Espanha, até porque amarela mesmo é a taça do mundo nas mãos dos jogadores espanhóis.

Para os holandeses, restou muito choro, desabafos, críticas a arbitragem e o troféu de vice, acredito que eles não estranharam muito, pois já estão acostumados a nadar e morrer na praia.

Alemanha e Uruguai jogaram no sábado, 10 de julho, com vitória dos alemães por 3 a 2, conquistando assim o terceiro lugar do mundial.