segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Associação Comunitária Vital de Lima completa 15 anos de fundação e comemora com festa.


A Associação Comunitária Vital de Lima instituída em 20 de agosto de 1995, pelo então fundador e primeiro presidente, o saudoso Aldenor Lima de Oliveira, completou 15 anos de atividades na última sexta dia 20, mas as comemorações só aconteceram no sábado, 21, na sede própria da entidade, situada na comunidade de Passagem de Russas, zona rural do município de Russas.

Uma grande festa foi promovida pela atual diretoria, representada pelo Presidente Carlos Célio da Silva e a 1ª Secretária Francisca Catarina Monteiro Givoni, para celebrar a data.

Estiveram presentes pessoas ilustres como os músicos, Sávio Leão e Paulinho dos teclados; o advogado Dilberto Baltazar; Os políticos Walter, Rinald e Vital, da família Pinheiro, além dos irmãos; Coronel Pinheiro e o empresário Gil Pinheiro, todos nascidos na comunidade.

Participaram também do momento festivo o Vereador Paulo Santiago, representando a Câmara Municipal de Russas; o Sr. Ricardo Mascarenhas, representando o Prefeito Raimundo Cordeiro; o candidato a Deputado Estadual Gilberto Rodrigues; o Deputado Federal Ariosto Holanda; o ex-prefeito de Russas Dr. Francisco Bezerra Nunes; a Sra. Marta Dantas, representando a Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município; o coordenador do DASC, Sr. Deuzimar Oliveira; o Radialista Didi Marreiro; a Sra. Alda Correia Lima (Dona Miqueza), matriarca da família Pinheiro; além de outras autoridades e sociedade civil.

No decorrer do evento foi realizado um cerimonial, onde muitos se pronunciaram para homenagear e parabenizar a associação, não só pelo tempo de existência, mais também pelos relevantes serviços prestados a comunidade de Passagem de Russas. Ao final das falas, todos celebraram o aniversário da entidade, cantando a tradicional canção de parabéns, com direito a bolo e velinha.

Um show musical com o grupo Adersom do Acordeon foi a atração final, tocando muito forró pe-de-serra.

sábado, 21 de agosto de 2010

Russas realiza carreata para comemorar o título de 1º lugar em Gestão Escolar da Escola CAIC


Uma grande carreata foi realizada na noite do dia 19 de agosto, promovida pela Secretaria da Educação de Russas e Escola CAIC Senador Jereissati, para comemorar a conquista da primeira etapa estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, conseguido pela Escola.

Com a participação de um grande número de pessoas, de bicicleta, carro e motocicletas, puxados por um trio elétrico; a carreata concentrou e saiu do Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, percorreu ruas e avenidas da cidade até a praça do Bairro Mutirão, onde aconteceram as homenagens e um show musical.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do CONSED, UNDIME, UNESCO e Fundação Roberto Marinho e encontra-se em seu 11º ciclo de realização. A Escola CAIC, primeira colocada no Ceará vai concorrer com os demais Estados brasileiros na próxima fase que escolherá as seis finalistas ao Prêmio Destaque Brasil. Em seguida, apenas uma unidade de ensino será eleita a Escola Referência Nacional em Gestão Escolar - Destaque Brasil.

Parabéns a todos que fazem a Escola CAIC e principalmente ao seu Gestor Principal, Professor Francisco Gleydson de Oliveira, que com determinação, muito trabalho e o grande investimento do Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas nas Escolas Públicas, eleva mais uma vez a Escola de Russas ao patamar mais alto da educação do Estado do Ceará.

EQUIPE DA TV VERDES MARES ENTREVISTA HISTORIADORES DE RUSSAS


A repórter Patrícia Nilce da TV Verdes Mares esteve na cidade de Russas no dia 20 de Agosto, onde gravou uma matéria sobre a História Cultural e Econômica do Município que será veiculada nos telejornais; “Bom Dia Ceará”, que vai ao ar diariamente às 06h30min e “CETV 1ª e 2ª” edições exibidos às 11h45min e 18h45min respectivamente.

Russas foi escolhida para pauta da entrevista devido a sua grande contribuição cultural e econômica para o desenvolvimento da região jaguaribana.

Foram entrevistados os historiadores; Carlos Rochester Ferreira de Lima, Adriana Ribeiro de Lima, Lúcia Silva e José Maria de Santiago, além de outras personalidades que contribuem com o desenvolvimento cultural e econômico de Russas.

O município é hoje reconhecido pelas principais emissoras de televisão do país e do estado, em virtude do seu crescimento proporcionado pelo investimento do Governo Municipal.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Inter derrota o Chivas e é bicampeão da Libertadores encerrando a era do vice


Vice? Nada disso. Nesta quarta-feira 18 de agosto, no gigante da Beira-Rio, quem comemorou o título da Libertadores foi o Internacional. Com gols de Rafael Sobis, Leandro Damião e Giuliano, o Colorado derrotou o Chivas de virada por 3 a 2, e, como havia vencido no México por 2 a 1, acabou com a sina do vice dos clubes brasileiros nos últimos três anos e levantou a taça.

Em 2007, o Grêmio perdeu a final para o Boca Juniors (ARG); no ano seguinte foi a vez de o Fluminense ser derrotado pela LDU (ECU); e na temporada passada o Estudiantes (ARG) bateu o Cruzeiro na decisão.

Vale lembrar também que o último brasileiro a sagrar-se campeão da Libertadores em cima de um clube de fora do Brasil foi o Palmeiras, em 1999, contra o Deportivo Cali (COL), nos pênaltis.

Uma conquista que será comemorada durante muito tempo pela torcida colorada. E também pelos jogadores, como é o caso de Giuliano, artilheiro da equipe na competição continental, com seis gols. Parabéns Internacional por conquistar o 14º título da Libertadores para o futebol brasileiro.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Rotary Club De Russas Visita Escolas Da Rede Municipal De Ensino


Uma equipe de 15 membros do Rotary Club de Russas, acompanhados do Gestor Municipal e a Secretária da Educação, realizou ontem uma visita a quatro unidades educacionais do município. Na ocasião foram visitadas o Centro de Línguas Estrangeiras (CLEM); Escola Padre Pedro de Alcântara, no Retiro; Escola Ana Xavier Lopes, no Planalto e Escola CAIC Senador Carlos Jereissati, no Mutirão.

A idéia partiu da necessidade de conhecer o andamento dos trabalhos realizados em benefício das crianças e adolescentes. Foram apresentados aos rotarianos os projetos educativos, o índice de aprendizagem dos alunos, a merenda escolar de qualidade, o material didático, os laboratórios de informática, a afetividade com as crianças e toda a organização das escolas.

Através da visita os rotarianos puderam comprovar os investimentos atribuídos às escolas pela Gestão Municipal, concluindo que nunca se fez tanto pela educação de Russas.

Duplicação da Benjamin Constant em Russas, trabalhos em ritmo acelerado


Os serviços da 1ª etapa de duplicação da Avenida Banjamin Constant, porta de entrada do município de Russas, ligando o centro da cidade a BR 116, começaram no dia 02 de julho e seguem em ritmo acelerado.

Para a execução desta etapa, que vai do entroncamento da Avenida Dom Lino até o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), serão empregados R$ 2. 142.683,82 recurso do Governo do Estado, adquirido através do Secretário das Cidades Jurandir Vieira Santiago, com contrapartida do município no valor de R$ 161.277,28. O valor total da obra está orçado em mais de seis milhões de reais, e terá mais duas etapas para sua conclusão.

Quem visita a cidade de Russas percebe a grande transformação; foi implantada toda a camada asfáltica do primeiro trecho, está sendo feito o canteiro central, os postes com luminárias modernas já estão sendo instalados e também já está sendo feita a arborização.

Um sonho antigo do russsano, tornando-se realidade a cada amanhecer. Sem falar que a obra vai impulsionar o desenvolvimento da cidade de Russas, proporcionando incalculáveis benefícios econômicos e sociais, além da melhoria dos aspectos urbanísticos, segurança e comodidade para as famílias russanas.

Jaguar do Vale realiza seu 1º treino visando a estréia pela Fares Lopes


O time do Limoeiro Futebol Clube, realizou ontem 17 de agosto, às 19h, no Estádio Bandeirão, seu 1º coletivo visando a sua estréia na Copa Fares Lopes, domingo dia 22, na cidade de Juazeiro, contra o Guarani, as 16:00hs, no Estádio Romeirão.

O Presidente Ivan Nobre, o treinador Edi-carlos e o Supervisor Barbosa contaram com 28 atletas, alguns já conhecidos do torcedor limoeirense. Treinaram:o goleiro André; os volantes Nilton, Carioca e Freitas; o zagueiro Bruno; o lateral Fabinho e os atacantes Junior Mota e Junior Alto Santo; além dos recém chegados: O zagueiro Yuri, o meia Romário e o atacante Diego Ferreira. Agora é só aguardar a estréia para conferir o comportamento do time dentro de campo.

A Copa Fares Lopes será disputada por 12 equipes, divididas em três grupos: Grupo "A"; Caucaia, Ceará, Guarany de Sobral e Tiradentes. Grupo "B"; Boa Viagem, Guarani de Juazeiro, Icasa e Limoeiro e Grupo "C"; Ferroviário, Fortaleza, Horizonte e Itapipoca.

A competição começa hoje com o partida de abertura entre Boa Viagem e Icasa, no Estádio Serjão.

O campeão da Fares Lopes conquista a vaga para disputar a Copa do Brasil de 2011.

CAIC de Russas é a 1ª do Estado em Gestão Escolar


A Educação Pública Municipal de Russas está de parabéns, em especial a Escola CAIC Senador Carlos Jereissati por conquistar a primeira etapa estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. A Unidade Educacional foi selecionada entre 104 escolas públicas, das quais são 82 da rede estadual e 22 da rede municipal, sendo hoje uma Escola referência estadual em Gestão Escolar.

O prêmio é uma iniciativa conjunta do CONSED, UNDIME, UNESCO e Fundação Roberto Marinho e encontra-se em seu 11º ciclo de realização. É um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade de ensino.

A Escola foi avaliada nas dimensões: Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Gestão de Serviços e Recursos. Agora a Escola CAIC, primeira colocada no Ceará vai concorrer com os demais Estados brasileiros na próxima fase que escolherá as seis finalistas ao Prêmio Destaque Brasil. Apenas uma unidade de ensino será eleita a Escola Referência Nacional em Gestão Escolar - Destaque Brasil.

Pela conquista, o CAIC vai receber além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a importância de R$ 2.000,00 e uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho. Já o gestor da Escola, será contemplado com o diploma Liderança em Gestão Escolar e vai receber como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior.

Parabéns a todos que fazem a Escola CAIC e principalmente ao seu Gestor Principal, Professor Francisco Gleydson de Oliveira, que com determinação, muito trabalho e o grande investimento do Gestor Municipal nas Escolas Públicas, eleva mais uma vez a Escola de Russas ao patamar mais alto da educação do Estado do Ceará.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Limoeiro atropela o Clube dos Diários e segue na liderança do grupo


Em jogo realizado no dia 16 de agosto, no Ginásiio Paulo Sarasate, em Fortaleza, pela 3ª rodada da segunda fase do Campeonato Cearense de Futebol de Salão, o time do Limoeiro Futsal não tomou conhecimento do fator mando de quadra e goleou a equipe do Clube dos Diários pelo placar de 11 a 4.

Com esse resultado, mesmo o time de Crateús tendo vencido o Sumov por 2 a 1, o Limoeiro segue líder do Grupo "E" da competição com 07 pontos, mesma pontuação do Crateús, mas com vantagens nos critérios de desempate. Sumov ocupa a terceira colocação com 03 pontos e o Clube dos Diários, sem pontuar, é o lanterna da chave.

O representante jaguaribano voltará as quadras na próxima segunda-feira dia 23, quando viajará até Crateús para o embate contra a equipe da casa. O jogo será realizado às 20h, no Ginásio Raimundo Deromi Melo. Esta será a terceira partida seguida do Limoeiro longe de sua torcida.