sábado, 18 de setembro de 2010

Russas: STTRR da posse neste sábado a sua nova diretoria.


Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas realizá neste sábado 18de setembro, a solenidade de posse da sua nova diretoria. O evento esta marcado para as 19 horas no auditório da sede do próprio sindicato. Personalidades que conduzem instituições importantes no município e na região, e que são parceiras do STTRR, foram convidadas para o momento solene.

A diretoria a ser empossada tem como Presidente, José Candido da Silva Filho, o conhecido Josué do Sindicato. a Sécretaria Geral será conduzida pelo atual presidente, José Eudes Maciel e a suplência de Cristóvão Alves Lima. A Secretaria de Finanças terá a frente o Sr. Aldenor Marcelino de Lima e José Pedro Ramalham como suplente. Secretario de Políticas Agrícola e Agrária Luis Vicente dos Santos e Dino Gomes da Costa na suplência. Secretario de Assalariado Rural, Maria de Jesus Pereira de O. Carneiro e o suplente é José Evangelista da Silva. Secretaria de Políticas Socias, Pedro Lima Ribeiro e Raimunda de Marilaque M. Lima na suplência. Secretaria da Juventude Rural Maria Leycyane Gonçalves Silva, suplência de Sandra Helena Paz de Oliveira. Secretaria das Mulheres Trabalhadoras Rurais, Sandra Maria Chagas Xavier Dantas, com suplência de Francisca Doraci de Sousa Ribeiro.

Além dessa composição na formação dos cargos de maior destaque, também serão empossados, os membros do conselho fiscal que está assim representado: José Airton Lima, Francisco Belarmino da Silva, Maria Elenilza de Araújo Costa Oliveira e os suplentes Maria Francisca da Silva, Miguel José de Lima e Francisca Lima Ribeiro.

A nova diretoria quer ampliar as ações desenvolvidas pelo Sindicato, na formação e capacitação de seus sócios, para a nova realidade da agricultura familiar, diante das novas tecnologias, bem como fazer com que os associados tenham um melhor conhecimento das novas regras que garantem a aposentadoria Rural. O presidente Josué quer ampliar ações como a do banco de sementes e a consciência de uma agricultura saudável ao meio ambiente.

Fonte: TV Jaguar

Nota de Esclarecimento do concurso DEMUTRAN 2007 realizado em Russas


A Procuradoria Geral do Município de Russas esclarece, através desta, que a entrega do requerimento para devolução dos valores das inscrições do Concurso Público para o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAM), realizado em setembro de 2007 e anulado por sentença judicial, será realizada a partir de segunda-feira, 20 de setembro do corrente ano, encerrando o prazo de entrega do requerimento no dia 15 de outubro do corrente ano.

OBS 01: Os requerimentos deverão ser entregues na Secretaria de Planejamento e Gestão, situada no Paço Municipal (Prefeitura), Avenida Dom Lino, 831, Altos, sob os cuidados da Secretária Executiva Sra. Márcia Andrade.

OBS 02: Somente mediante o requerimento por escrito, anexado de cópia do RG e CPF será devolvido o valor da inscrição ao requerente.

OBS 03: O requerimento poderá ser realizado também através de procuração, desde que, o procurador apresente cópia dos documentos RG e CPF autenticados do titular e seus.

OBS 04: A Prefeitura Municipal, findo o prazo de entrega dos requerimentos, iniciará a devolução dos valores em dia, local e hora posteriormente a ser divulgado.

Russas realizará o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Pró-Selo, realizarão no dia 20 de setembro, às 13h:30min, no auditório do CVT, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2012.

A população russana está convidada a participar do Fórum, pois terão a oportunidade de analisar as condições de vida de suas crianças e adolescentes, planejar e sugerir ações pela garantia e defesa dos direitos da infância e adolescência, monitorar e avaliar o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas para meninos e meninas de até 17 anos.

A participação de todos fortalece o compromisso com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O município de Russas já conquistou quatro edições do Selo Unicef e busca a conquista do penta.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Garantia de importantes obras para o município de Russas


Em evento realizado em Russas no dia 16 de setembro, o Governo do Estado garantiu importantes obras para a população russana: A conclusão da Duplicação da Avenida Benjamin Constant; reforma e modernização do mercado velho, instalação do Instituto Médico Legal – IML e do Campus Avançado da UFC.

A primeira etapa da duplicação da Avenida Benjamin Constant em fase de conclusão foi uma parceria dos Governos Estadual e Municipal, a segunda etapa tem recurso assegurado graças a uma emenda parlamentar federal e a terceira etapa e conclusiva da obra foi garantida pelo Governo Estadual.

O Estado fará justiça reinstalando o IML na cidade de Russas, já que o município é pioneiro na região, pois durante 20 anos ofereceu os serviços de necropsia para as famílias russanas e da região jaguaribana, ainda mais o município reúne todas as condições técnicas favoráveis para sediar a unidade do IML.

Sonho antigo das famílias russanas e prioridade na atual Gestão Municipal, o Governo do Estado garantiu parceria com o Governo Municipal na reforma e modernização do mercado José Martins de Santiago (conhecido como mercado velho).

Já o Campus Avançado da UFC, luta histórica dos russanos, o Governador do Estado afirmou que em conversa com representantes do Governo Federal, ficou demonstrado através dos mesmos o favoritismo da instalação do Campus no município de Russas.

Mais luminárias foram instaladas no município de Russas


Em Russas, na sede e Zona Rural do município, o Departamento de Iluminação Pública, realizou durante o período de 13 a 17 de setembro a instalação e substituição de aproximadamente 100 luminárias.

Nesse mesmo período, atendendo ao pedido da população, foram instalados dois postes e seis luminárias modernas no calçadão do Cemitério Municipal Bom Jesus dos Aflitos.

Este importante serviço vai garantir maior visibilidade, e principalmente irá proporcionar mais segurança para os moradores da zona urbana e rural do município.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Secretaria da Educação de Russas realizará Culminância do Programa PETECA


O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre os vários educadores e alunos, que trabalharam a temática proposta e fazer ampla divulgação de tais experiências, intensificando, assim, o processo de sensibilização e conscientização da sociedade.

A operacionalização do PETECA se dar por meio de parcerias firmadas com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, as quais indicam profissionais para atuar como coordenadores locais do Programa. Os profissionais indicados são capacitados por meio de Oficina Estadual, realizada anualmente, e repassam os conhecimentos para os coordenadores das escolas participantes através de encontros regionais e municipais.

Após as oficinas regionais e municipais, os coordenadores escolares repassam os conhecimentos aos demais educadores das respectivas escolas, que juntos elaboram o plano de ação escolar que é trabalhado anualmente por toda a comunidade escolar por meio de desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesias de cordel e estórias em quadrinho, dentre outras modalidades.

Em Russas o Peteca é desenvolvido nas escolas; Caic Senador Carlos Jereissati, Ana Xavier Lopes, José Ricardo de Matos, Lino Gonçalves, Maria Martins de Carvalho e Raimundo Pelópidas de Araújo. Todos os trabalhados produzidos pelos alunos dessas escolas são compartilhados com a comunidade escolar por meio de eventos promovidos nas respectivas unidades escolares.

A sociedade em geral terá a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo PETECA, participando da Culminância do Programa, que será realizada no dia 23 de setembro, a partir das 7h30min, no salão de eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas.

O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Educação em consonância com as Escolas municipais que participam do PETECA.

Limoeiro Futsal precisa vencer para continuar vivo na Competição


A equipe do Limoeiro Futsal estreou sábado passado, 11 de setembro, na fase eliminatória do certame cearense da modalidade, com derrota diante do horizonte futsal pelo o marcador de 4x0. O elenco está trabalhando forte visando o jogo da volta que será decisivo para a continuidade no campeonato cearense. A partida esta marcada para o próximo sábado (18), quando será conhecida a equipe que seguirá na competição.

O time do horizonte, como venceu o primeiro jogo, tem a vantagem de jogar pelo o empate no tempo normal, pois na fase mata mata avança quem conquistar primeiro quatro pontos nos dois confrontos. Ao Limoeiro resta vencer ou vencer para forçar uma prorrogação em dois tempos de cinco minutos, tendo o direito ao empate, para garantir a classificação a próxima fase, já que fez uma melhor campanha no geral.

Falando a imprensa local, o técnico Francisco Abelardo o (UCHOA), afirmou que tudo está sendo feito para que a equipe não erre como fez em horizonte, pois lá as chances apareceram, mas não foram convertidas, ao contrário do time adversário que nos contra ataques cocluiu suas jogadas em gols e saiu de quadra vitoriosa e isso não pode se repetir dentro de casa.

Todo o elenco está trabalhando forte nos dois expedientes. O pivô Betinho no treino de terça-feira (14) sentiu um estiramento na coxa direita e está fora do jogo de sábado, o jogador está em tratamento intensivo no Departamento Médico. Os demais atletas estão inteiros para o jogo.

FONTE: TV Jaguar

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Russas realiza Encontro de Gestores e Técnicos das Secretarias de Ação Social


A cidade de Russas sediou o encontro dos Gestores e Técnicos das Secretarias de Ação Social dos municípios que compreende uma das regionais do Vale do Jaguaribe. O evento aconteceu no dia 15 de setembro, na sede do PETI da Várzea Alegre. Participaram da oficina Secretários e Técnicos das cidades de Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

O encontro foi ministrado pelas Articuladoras Regionais, Marilac Viana e Sabrina Fava, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, com o objetivo de assessorar os municípios no Processo de Preenchimento do Monitoramento do CENSO 2010 do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os participantes receberam orientações para o preenchimento dos formulários de Gestão, Controle Social, CRAS e CREAS.

A oficina foi promovida pelo Governo Municipal de Russas, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

Prefeitura de Russas realiza chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar na alimentação escolar


Chamada Pública nº. 03/2010 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar com dispensa de licitação, Lei nº. 11.947, de 16/07/2009, Resolução nº. 38 do FNDE, de 16/07/2009.

A Prefeitura Municipal de Russas, pessoa jurídica de direito público, com sede à Avenida Dom Lino, nº. 831, Centro, Russas - CE, inscrita no CNPJ sob o nº 07.535.446/0001-60, representado neste ato pelo Prefeito Municipal, o Sr. Raimundo Cordeiro de Freitas, no uso de suas prerrogativas legais, e considerando o disposto na Lei 11.947/2009 e no art. 21 da Resolução FNDE/CD nº. 38/2009, através da Secretaria da Educação, vem realizar Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os Grupos Formais e Informais deverão apresentar documentação para habilitação e Projeto de Venda até o dia 23 de setembro de 2010, às 12h, na Secretaria Municipal da Educação, com sede à Rua Dr. José Ramalho, nº. 1536, Centro, Russas - CE.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Russas realizou Audiência Pública para discutir a implantação do IML no Município


Um grande encontro foi promovido pelo Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas, com a presença do Perito Geral da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), Dr. Maximiano Chaves e representantes de todos os segmentos da sociedade russana. A reunião aconteceu na manhã de terça-feira, 14 de setembro, no auditório da 10ª CREDE. Em pauta a discussão sobre a implantação do Instituto Médico Legal – IML no Município de Russas.

Todos que usaram da palavra defenderam a implantação da unidade na cidade de Russas, já que o município é pioneiro na região, pois durante 20 anos ofereceu os serviços de necropsia para as famílias russanas e da Região Jaguaribana. O prefeito Raimundinho afirmou já existir um terreno documentado, destinado a construção do prédio do IML.

O representante do Governo Estadual Dr. Maximiano Chaves ouviu atentamente as explanações e durante sua fala reconheceu que realmente o município reúne todas as condições favoráveis para sediar a Unidade do IML, e que há necessidade dos serviços na região, portanto a decisão final será tomada pelo Governo do Estado.

A sociedade russana está mobilizada e otimista pela instalação do IML na cidade de Russas, acreditando que a decisão será tomada com brevidade.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ambulâncias novas chegam aos Distritos do Município de Russas


O Gestor Municipal Raimundo Cordeiro de Freitas juntamente com a Secretária de Saúde Neliana Loureiro e Assessores estiveram no sábado, 11 de setembro, visitando os distritos de Lagoa Grande, Bonhú e São João de Deus. Na ocasião o Prefeito fez a entrega de uma ambulância nova para cada distrito.

Os carros foram adquiridos junto ao Governo Federal através de Emenda Parlamentar individual do Deputado Federal Ariosto Holanda. No total foram seis veículos conquistados para a cidade de Russas, os demais serão destinados para os outros três distritos; Sede, Peixe e Flores.

As ambulâncias vão garantir o atendimento de emergência para todos os moradores das localidades que compõem a área geográfica de cada distrito.

Foi percebida a felicidade da população ao receber a ambulância que vai possibilitar rapidez e eficiência durante o atendimento de urgência, contribuindo diretamente para salvar vidas.

Final do Campeonato de Futsal das Ruas de Flores: Primeiro jogo terminou empatado


Neste ano de 2010 o Campeonato de Futebol de Salão das Ruas do Distrito de Flores/Russas promovido pelo desportista Adriano Moura, chegou a sua 10ª edição com a participação de 08 equipes.

Pelo regulamento, o certame será decidido após dois confrontos entre os finalistas Travessas e Ramal C. O primeiro Jogo foi realizado na manhã de domingo, 12 de Setembro, na Quadra Coberta da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira e a partida da volta vai acontecer no próximo domingo, dia 19, a partir da 9h da manhã, no mesmo local.

O torcedor que esteve presente não tem do que reclamar, foi presenciado um jogo muito equilibrado, onde as duas equipes jogaram de forma ofensiva buscando construir o resultado a todo o momento. O time Travessas saiu na frente com Arilson aos 8’01”, Ramal C empatou logo em seguida com Niltomar de cabeça aos 9’45”, e Francisco do Travessas deu números finais a primeira etapa marcando 2 a 1 aos 14’10”.

No segundo tempo o jogo foi bem mais movimentado, o time Travessas pecou nas finalizações e mais uma vez a máxima do futebol de que quem não faz toma se fez valer, e o Ramal C empatou aos 33’38” através do jogador Jozicleudo. Placar final 2 a 2 e a decisão ficou para o jogo da volta, as duas equipes jogam por uma vitória simples para ficar com o título, se houver novo empate, a decisão será nos pênaltis.

A arbitragem foi de Gilliarde Moura e Juarez Vidal, ambos da cidade de Limoeiro do Norte.

Time dos Pueiras conquista o Bi do Campeonato de Futsal do Distrito do Peixe


Já é tradição o Campeonato de Futebol de Salão do Distrito do Peixe, Zona Rural do Município de Russas. O certame que recebe o nome Campeonato Dimas Araújo, acontece anualmente e já chegou a sua 5ª edição. Neste ano participaram do evento esportivo 12 equipes oriundas da sede e comunidades rurais. A competição é promovida pelos desportistas Dedé Pereira, Maria do Carmo, Márcio Adriano, Rafael Andrade e Raimundo Maciel.

O jogo da final foi realizado na noite de sábado 11 de setembro, na Quadra Esportiva do Golfinho Clube do Peixe, entre as equipes Os Pueiras do Bairro do Mutirão e Barracão. Os finalistas protagonizaram uma decisão cheia de lances emocionantes que proporcionava a todo instante a vibração dos torcedores. Após o apito final o time dos Pueiras venceu por 05 a 01 e conquistou o Bi-campeonato da competição, seu primeiro título havia sido ganho no ano passado. Para o campeão marcaram Érico (duas vezes), Cauã (duas vezes) e Tarlan; Jorge Diego descontou para o time do Barracão.

Na preliminar, América do Peixe e Juventude de Lagoa dos Cavalos decidiram o 3º lugar, com vitória por 06 a 02 para o América.

O campeão levou quinhentos reais em dinheiro, o vice duzentos e o terceiro colocado recebeu cem reais; as três equipes ganharam também troféus e medalhas. Teve também premiação em troféus para o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição.

O Campeonato teve o patrocínio oficial do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Russas e apoio das lojas Sayô Sportes e Cia da Moda, desportistas Dino Gomes, Ronaldo Estácio, Louro do Cipó e Bilú do Junco, oficina de Motos do Dedé, depósito de bebidas do Erismar e Bar do João Maciel.

O objetivo maior da Competição foi de promover a socialização entre jogadores e população do município e Russas.

Horizonte goleia Limoeiro no Domingão


Jogando na noite de sábado, 11 de setembro, em seu Ginásio, Joaquim Domingos Neto, a equipe de Horizonte não tomou conhecimento do Limoeiro e venceu pelo placar de 4 a 0. Gols de Luciano (2), Gláuber (goleiro) e Rafael "negão".

O jogo foi válido pela terceira fase do Campeonato Cearense de Futebol de Salão. A partida de volta está marcada para a cidade de Limoeiro do Norte, no próximo sábado (18), às 20h, no Ginásio José Nilson Osterne. O Limoeiro precisa ganhar por qualquer diferença de gols, no tempo normal, para jogar pelo empate na prorrogação.

Na outro partida da noite, o Sumov, jogando no Paulo Sarasate, venceu o Crateús pelo placar de 2 a 0. O jogo da volta também será sábado na cidade de crateús, com a equipe da capital jogando pelo empate.