sábado, 9 de outubro de 2010

Secretaria da Cultura de Russas realizou uma movimentada festa para homenagear as crianças russanas


O Governo Municipal de Russas através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude com o apoio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizaram em 06 de outubro, no Centro Cultural Pe. Pedro de Alcântara, uma movimentada festa, com uma vasta programação, para celebrar o dia das crianças no Município.

A Banda de Música Municipal Maestro Orlando Leite abriu a programação, em seguida foram muitas as apresentações realizadas no palco do anfiteatro do Centro Cultural, com destaque para o Ballet Clássico, show de teclado e violão, capoeira e apresentação de saltos e rolamentos dos alunos do PETI da Ingá.

Durante o evento foi feita a entrega simbólica dos certificados aos concludentes do Curso de Criação de Blogs, realizado na Biblioteca Pública Municipal.

Após todas as apresentações artísticas, houve a abertura da exposição “A Arte de Brincar”, que ficará a disposição da população até o final do corrente mês. A exposição mostra brinquedos usados pelas crianças de antigamente e brinquedos confeccionados a partir de peças recicláveis pelas crianças do PETI da Ingá.

O evento teve como principal objetivo promover, através de diversas atividades artísticas culturais, a integração entre as crianças da cidade de Russas e também mostrar os valores locais revelados a partir dos trabalhos realizados nas oficinas ofertadas pela Secretaria da Cultura do Município.

Caps de Russas vai realizar Semana da Saúde Mental


A Secretaria de Saúde de Russas, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vai realizar a Semana de Saúde Mental do Município, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Mental.

A abertura será no dia 18 de outubro, às 8h30min, na sede do CAPS, no Bairro Catumbela, transcorrendo com uma ampla programação por toda a semana até o dia 22.

Durante este período irão acontecer diferentes atividades como; palestras ministradas por diversos profissionais, valorização da auto-estima, cuidados de saúde, exposição e comercialização dos artesanatos produzidos pelos usuários do CAPS.

O momento visa promover o envolvimento da sociedade russana e profissionais de saúde, estimular a participação popular e construir junto aos usuários de transtornos mentais e a própria sociedade em si, novos olhares, novas perspectivas, buscando vivenciar a cidadania, a humanização, a inclusão.

No dia 22 de outubro, acontecerá a reinauguração do CAPS, onde será realizada uma palestra com o palestrante Dr. Évio Gianini, oriundo da cidade de Fortaleza, discorrendo sobre o tema: “Desconstruindo para Reconstruir”.

Confira abaixo a programação completa.

Dia 18/10: Saúde da Mulher
• Palestra (Dra. Cícera – Enfermeira)
• Momento da beleza (corte, escova, sobrancelha, maquiagem, unhas)
• Coffe-break

Dia 19/10: Saúde do Homem
• Palestra (Dr. Aluísio Kenedy – Clínico Geral)
• Cuidados de saúde (verificação de pressão, tipagem sanguínea)

Dia 20/10: Qualidade de Vida
• Palestra (Dra. Leda – Fisioterapeuta, Dra. Sara – Nutricionista)
• Atividades físicas, nutricionais e vocais.

Dia 21/10: Saúde Bucal
• Palestra (Dr. Thiago Dantas – Odontólogo)
• Higienização bucal – aplicação de flúor.

Dia 22/10: Saúde Mental
• Palestra (Dr. Évio Gianini – Psicólogo)
• Coffe-break
• Sorteio de brindes

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quixeramobim empata e está na final do Cearense de Futsal


Após vencer o Fortaleza por 2 a 1, em jogo disputado em seus domínios no dia 25 de setembro, valendo pela partida de ida da semifinal, o Quixeramobim precisava apenas de um empate, no Paulo Sarasate, para conquistar uma das vagas na grande final do Estadual de Futsal.

A partida da volta aconteceu no dia 04 de outubro, na capital cearense. O time do interior não se intimidou diante da equipe metropolitana e nem da forte pressão da torcida tricolor, conseguindo então o empate necessário para sua classificação, 4 a 4 foi o placar final.

O embate começou eletrizante, com o Fortaleza marcando aos 4 minutos através do atleta Sol e Mar, o time interiorano não se abateu e Wendel empatou aos 12. O gol deu ânimos ao time visitante que virou três minutos depois, através de Viola. Após tomar a virada o time do Fortaleza reagiu e empatou no finalzinho da primeira etapa, com Sol e Mar marcando mais um, através de um tiro livre.

Para o segundo tempo o Quixeramobim voltou com tudo, logo aos dois 2 minutos Marquinhos chutou forte de fora da área e marcou o terceiro dos visitantes. O tricolor reagiu e passou a pressionar, mas o empate só veio as 16 minutos através de Joney. Precisando vencer o leão partiu pra cima, mais quem marcou foi o time do interior, Vevé assinalou o quarto aos 18. Placar definido? Que nada, no último minuto, Joney marcou mais um, o quarto do tricolor, dando números finais ao confronto, 4 a 4, placar que garantiu o Quixeramobim na final do Cearense.

O time interiorano vai aguardar Horizonte ou Sumov, que jogarão na próxima segunda, 11, no Ginásio Joaquim Domingos Neto, o time horizontino joga pelo empate, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0, no Paulo Sarasate.