sábado, 16 de outubro de 2010

Prefeitura Municipal de Russas promove festa para homenagear o professor pelo seu dia


Uma grande comemoração foi promovida pela Prefeitura de Russas, através da Secretaria da Educação para homenagear os mais de 700 professores da rede de ensino municipal. O evento aconteceu no início da noite de sexta-feira, 15 de outubro, na Churrascaria Cartier.

Estiveram presentes prestando homenagens aos ilustres educadores russanos a Secretária da Educação do Município, professora Lindalva Pereira, o Prefeito Raimundo Cordeiro, vereador Aureliano Ribeiro, empresário Nelinho e o Deputado Federal Ariosto Holanda.

Durante as falas, as autoridades ressaltaram a importância dos profissionais da educação para a transformação social, enfatizando que o educador é o diferencial maior para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

O Deputado Federal Ariosto Holanda parabenizou a todos os professores e aproveitou para agradecer os mais de 11 mil votos recebidos em Russas.

O Prefeito Raimundinho, além de saudar a todos pelo seu dia, anunciou que antes de encerrar o mandato, a prefeitura irá promover um concurso público para professores.

A Secretária Lindalva parabenizou aos educadores e anunciou a entrega de um netbook para cada professor da rede municipal de ensino, ressaltou que por motivo de segurança as máquinas serão distribuídas por escola e em datas diferentes, na sede da Secretaria. Foi feita a entrega simbólica de treze equipamentos.

Os recursos para a aquisição das máquinas, que serão usados pelos professores do Ensino Fundamental na escola e preparação das aulas, são oriundos de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Ariosto Holanda.

Ainda durante a festa muitas homenagens foram feitas e muitos brindes foram sorteados. Um jantar foi servido regado ao som do cantor russano Sílvio Nobre voz e violão.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diretor do CAIC de Russas está nos EUA para intercâmbio de experiências escolares bem-sucedidas


O Diretor da Escola Municipal CAIC Senador Carlos Jereissati, Francisco Gleydson de Oliveira embarcou no dia 13 de outubro para os Estados Unidos, rumo a um intercâmbio de experiências escolares bem-sucedidas.

A viagem faz parte do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano base 2009, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho, conquistado pela Escola a nível Estadual.

Até 6 de novembro, o professor Gleydson e mais 23 diretores premiados participarão de uma série de atividades. Washington é o primeiro destino, onde ficarão por uma semana para o Seminário sobre gestão e liderança escolares, com diretores americanos, mexicanos e argentinos. Em seguida, os educadores serão divididos em grupos e cada um visitará estados diferentes – Carolina do Norte, Georgia, Maryland, Minnesota, Nevada, Nova Jersey, Massachusetts, Tennessee, Washington e Wisconsin, onde serão recebidos por diretores americanos que, em agosto de 2011, viajam para o Brasil como parte do intercâmbio.

Na volta para casa, os 24 diretores brasileiros participam da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Escola Destaque Brasil, prevista para 8 de novembro, no Rio de Janeiro. Seis finalistas concorrem ao prêmio de R$ 15 mil: Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna-BA); Caic Senador Carlos Jereissati (Russas-CE); Escola Estadual Menino Jesus de Praga (Caratinga-MG); Escola Estadual Paulo Freire (Iguatemi-MS); Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa (Rondonópolis-MT) e Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida (Blumenau-SC).

Essa é uma grande conquista para a educação de Russas que não mediu esforços, junto à toda equipe da Escola, que estudaram e planejaram ações para melhorar a qualidade do ensino público Municipal.

Russas: Prorrogado o prazo para a entrega dos requerimentos do Concurso do DEMUTRAN



A Procuradoria Geral do Município de Russas comunica aos candidatos do Concurso Público para o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAM), realizado em setembro de 2007, que o prazo para a entrega dos requerimentos que se encerraria hoje, 15 de outubro, foi prorrogado para o dia 22 de outubro (Sexta-feira) e que diante da dificuldade dos mesmos em preparar o requerimento, a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão, Sra. Márcia Andrade, disponibiliza em sua sala os requerimentos.

Lembrando que os requerentes devem levar a cópia dos documentos (RG e CPF), necessários para o preenchimento do respectivo documento.

Endereço: Secretaria de Planejamento e Gestão, situada no Paço Municipal (Prefeitura), Avenida Dom Lino, 831.

Russas realizou evento para celebrar o dia mundial da mulher rural


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município de Russas, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Russas, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, realizaram no dia 15 de outubro, um momento de atividades para celebrar o Dia Mundial da Mulher Rural, comemorado mundialmente nesta data.

O evento foi realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas e contou com a participação das secretárias municipais Adriana Ribeiro e Noilda Rocha; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sr. José Cândido; Presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Sra. Maria Hermenegilda; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sra. Suenira Gonçalves e demais conselheiras; além da presença de autoridades e mulheres da cidade e do campo.


Inicialmente foi servido um café da manhã, logo em seguida houve a abertura oficial com as falas das autoridades, sequencialmente aconteceram três palestras sobre os temas: O papel da mulher produtora rural no mundo contemporâneo, ministradas pela Sra. Adriana Ribeiro (Historiadora e Mestre em História Social do Trabalho); Previdência Social Rural, ministrada por Karla Emanuelle Rocha Nogueira (Assistente Social da Previdência Social de Russas) e Os avanços da organização rural promovida pela mulher, ministrada pela Sra. Sandra Maria Chagas Xavier Dantas (Coordenadora da Secretaria de Mulher do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas). Para finalizar houve o momento de interação entre platéia e palestrantes, através de perguntas e respostas.

O Dia Mundial da Mulher Rural foi institucionalizado em 1995, durante a 4ª Conferência Sobre a Mulher, realizada pelas Nações Unidas, em Beijing.

Esse foi o primeiro momento realizado pelo município de Russas para celebrar essa data propiciando um espaço para reflexão e confraternização entre as mulheres do campo e da cidade.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Russas: Sociedade se reúne para discutir a segurança pública do Município


Aconteceu no dia 14 de outubro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas, uma importante reunião para discutir sobre policiamento na Zona Rural e Urbana do município de Russas.

O momento foi promovido pelo comando do 1º Batalhão de Polícia Militar de Russas e Conselho Comunitário de Defesa Social de Russas, com a participação dos Presidentes das Associações Comunitárias e Autoridades locais.


O encontro foi dirigido pelo Tenente-Coronel Hervano Macedo Júnior, comandante do 1º BPM, que fez uma ampla explanação de como a Polícia Militar está agindo para garantir mais segurança ao povo russano e ressaltou a importância da colaboração da sociedade civil para o sucesso do trabalho da polícia.

Durante uma manhã inteira de discussões, foram expostos por grande parte dos líderes comunitários, os problemas vivenciados por cada localidade, várias sugestões foram discutidas visando erradicar a ação dos infratores na Zona Rural e Urbana do Município.

O Tenente-Coronel Macedo Júnior recebeu por escrito todas as reivindicações e sugestões da assembléia, que serão avaliadas e servirão como base para a elaboração de um plano de trabalho, que norteará o trabalho da policia, objetivando garantir mais segurança para a população.

Ao final ficou acordado que mensalmente acontecerá um encontro dessa natureza, entre Polícia Militar e sociedade, com o objetivo de avaliar a ação policial e também discutir novas metodologias de trabalho.

Russas: Incêndio na margem da BR 116 põe em risco Sistema Elétrico


Um incêndio à margem da BR 116, KM 163, acontecido no dia 13 de outubro, no município de Russas, invadiu uma grande parte da área interna da Subestação da Chesf, pondo em risco o sistema elétrico distribuído por aquela instalação de Alta Tenção.

Esses incêndios já se tornaram, nesta época do ano, um fato corriqueiro e são causados por faíscas ou até mesmo coxias de cigarros jogadas por motoristas ou qualquer pessoa que trafega pela BR.

Devido a estiagem o mato fica bastante seco, as queimadas começam aos poucos e derrepente se transformam num incêndio de graves proporções.

Apesar de muito fogo e fumaça, a Subestação não sofreu nem um dano maior.

Fonte: TV Russas

Ibope diz que Dilma tem 49% das intenções de voto e Serra 43%


O Ibope divulgou nesta quarta-feira (13), uma pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo que mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto para o segundo turno. O candidato do PSDB, José Serra, aparece seis pontos atrás, com 43% das intenções de voto.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. Votos brancos e nulos somaram 5%, e 3% dos eleitores se disseram indecisos. 3.010 pessoas foram ouvidas.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Município de Russas realizou Cerimônia de Entrega de CDI aos cidadãos dispensados do Serviço Militar


O momento Cívico-Militar aconteceu na manhã do dia 13 de outubro, na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante) e contou com a presença do Sr. Ricardo Mascarenhas, representando o Prefeito Municipal; 1ª Tenente Hélio Lima Oliveira, Delegado da 8ª Delegacia de Serviço Militar; Sargento Francisco Joacy de Moura, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10 – 010; Secretários Municipais; autoridades locais e população civil.

Durante a Cerimônia foi entregue simbolicamente o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) a três jovens. Os demais cidadãos dispensados do Serviço Militar Inicial receberam seu CDI na 118ª (centésima décima oitava) Junta de Serviço Militar com sede na Casa do Cidadão, em Russas.

Foram alistadas no primeiro semestre deste ano, 545 pessoas oriundas da Zona Urbana e Rural do município de Russas, o que classificou a 118ª Junta como a 1ª da Região Jaguaribana em alistamentos.

Os Cidadãos dispensados fizeram juramento a Bandeira Nacional e firmaram compromisso de se necessário, ao toque de recolher, estarão aptos a servir com dedicação aos interesses da pátria.

A cerimônia foi promovida pela Prefeitura Municipal de Russas e Tiro de Guerra 10 – 010.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cearense de Futsal: Horizonte vence Sumov nos pênaltis e garante vaga na final


Em partida realizada no dia 11 de outubro, no Ginásio Joaquim Domingos Neto, na cidade de Horizonte, valendo pelo jogo da volta da fase semifinal do Cearense de Futsal, o time local perdeu para o Sumov por 4 a 3. Como Havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, na capital cearense no dia 27 de setembro, a disputa foi para as cobranças de penalidades máximas, e o time Horizontino levou a melhor, vencendo por 4 a 3, garantindo então a vaga na grande final do Campeonato.

A decisão da competição será contra o Quixeramobim que desbancou o Fortaleza, serão dois jogos, nos dias 18 e 25 deste mês, no Ginásio Paulo Sarasate.

O time do Horizonte vai tentar o Bi-campeonato, já o Quixeramobim quer coroar a boa fase e fechar o ano com chave de ouro, conquistando o título do Cearense da bola pesada. Esse pega promete.