sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Russas realiza seminário da Segunda etapa do PLHIS


O Governo Municipal de Russas promoveu no dia 22 de outubro, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o Seminário da segunda etapa do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).

O PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), instituída pela Lei Federal 11.124/2005, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, regulamentar a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo.

O processo de elaboração do Plano consiste em três etapas. Em Russas esse procedimento encontra-se na segunda etapa, que diz respeito ao levantamento de dados e informações sobre o setor habitacional do Município.

Na manhã de hoje (22), representantes de diversos segmentos locais estiveram reunidos sob a gerência da Equipe Técnica Municipal e Equipe Técnica do Escritório de Planejamento e Administração Municipal (ESPLAM), realizando um levantamento das situações de moradia, apontando as principais necessidades habitacionais do Município. A tarde, os técnicos da ESPLAM realizarão a visita técnica aos núcleos urbanos e rurais participativos (Núcleo Sede, Bento Pereira, Ingá, Flores, São João de Deus, Peixe, Bonhú e Lagoa Grande), visando com a participação de todos construir um Raio X das características físicas e territoriais do setor de habitação de interesse social do Município.

Depois de concluído, o PLHIS, servirá como facilitador na aquisição de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, e manutenção de áreas de lazer.

Nova pesquisa Datafolha aponta Dilma com 56% e Serra com 44% das intenções de voto


O Datafolha divulgou na madrugada desta sexta-feira (22) nova pesquisa presidencial no segundo turno das eleições deste ano. Segundo o instituto, a candidata do PT, Dilma Rousseff, tem 56% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), e o candidato do PSDB, José Serra, 44%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que Dilma pode ter de 54% a 58%, e Serra, de 42% a 46%.

Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha no segundo turno, divulgada no último dia 10, Dilma registrou 54% dos votos válidos contra 46% de Serra. Na segunda pesquisa realizada pelo instituto, divulgada no último dia 15, os números se repetiram: Dilma também registrou 54% dos votos válidos, e Serra, 46%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 36.535/2010. O Datafolha fez 4.037 entrevistas na quinta-feira (21) em 243 cidades.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Russas: Escolas do Município disputam as Olimpíadas Escolares


A Secretaria da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) está realizando no Município, as Olimpíadas Escolares 2010. As disputas começaram na segunda-feira, 18 de outubro e prosseguirão até o dia 08 de novembro.

Ao todo serão 965 alunos/atletas das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, nos naipes masculino e feminino, divididos por categorias, participando do evento. No momento está sendo disputado apenas o Futsal, logo que termine, acontecerão às disputas das modalidades Individuais (Atletismo, Karatê, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez) e Coletivas (Basquetebol, Handebol e Voleibol).


Os jogos do Futebol de Salão estão acontecendo na quadra coberta da Escola Ana Xavier Lopes, no Bairro do Planalto, até o dia 26 de outubro. A partir do dia 27, as demais partidas acontecerão na quadra da Escola Raimundo Pelópidas de Araújo.

As equipes e atletas campeões garantirão vaga nos Jogos Escolares Regionais do ano de 2011.

As Olimpíadas Escolares têm por finalidade, promover ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas no contra turno escolar, além de identificar e desenvolver talentos esportivos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Agora é lei : Russas tem o Dia do FLAMENGUISTA!


A Câmara Municipal de Vereadores de Russas aprovou na segunda-feira, (18/10), o projeto de lei que institui no Município o “Dia do Flamenguista”. A data já é comemorada no Rio de Janeiro e Curitiba no dia 28 de outubro, dia consagrado a São Judas Tadeu, padroeiro do rubro negro. Em Russas a data ficou estabelecida no dia 03 de março, numa homenagem ao dia de nascimento de Artur Antunes Coimbra (Zico), maior ídolo da torcida flamenguista até hoje.

Segundo os idealizadores do movimento a data servirá para que os torcedores espalhados em todo o município possam se reunir para realizarem atividades solidárias.

Russas entra para história como sendo a primeira cidade do Nordeste a instituir a data e a primeira do Brasil a ter a data em 03 de março.

Conheça o homenageado

Arthur Antunes Coimbra nasceu às 7h do dia 3 de março de 1953, na casa 7 da Rua Lucinda Barbosa, no subúrbio de Quintino Bocaiúva, zona norte do Rio de Janeiro. O caçula dos seis filhos do imigrante português de Tondela, José Antunes Coimbra, com a carioca da gema, Matilde da Silva Coimbra. Seu Antunes, fervoroso torcedor do Flamengo, foi goleiro amador na juventude e por pouco não se profissionalizou por seu clube de coração. Trabalhou em padaria, mas já estava dedicado ao ofício de alfaiate no terceiro ano da década de 50. Já dona Matilde, a Tidinha, era a responsável por organizar o time da casa, que acabava de ganhar um reforço. Pela ordem, a família Coimbra já contava com Maria José (Zezé), José Antunes (Zeca), Fernando (Nando), Eduardo (Edu) e Antônio (Tunico).

As quatro letras que marcaram o futebol mundial, Z-I-C-O, entraram na vida de Arthur ainda na infância. Pequeno e franzino, não foi difícil Arthur virar Arthurzinho e depois Arthurzico. Até que uma prima, Ermelinda, reduziu carinhosamente para Zico. O outro apelido, o de Galinho de Quintino, foi dado anos depois pelo radialista Waldyr Amaral, que se inspirou no jeito de andar do craque.

Zico é o maior artilheiro da história do Flamengo com 508 gols em 731 jogos, e ídolo de uma nação com mais de 35 milhões de torcedores espalhados pelo país. Deixou sua marca 333 vezes no Maracanã, um recorde que ainda não foi quebrado por nenhum outro jogador. Conquistou a Itália nas duas temporadas em que jogou pela Udinese, deixando um tempero de feijoada na tradicional ‘macarronada’. No Japão, tem a admiração de um povo que não se cansa de homenageá-lo pelo que ele fez no futebol da Terra do Sol Nascente. Os japoneses transformaram sua despedida definitiva dos gramados em um carnaval (1994), construíram duas estátuas, e o imperador entregou a ele uma comenda pelos serviços prestados ao país. A prova maior de confiança, no entanto, aconteceu quando lhe deram a árdua missão de assumir o comando da seleção nacional que buscava a vaga na Copa de 2006. Dos tempos de jogador, vale ainda destacar a reverência dos países por onde Zico apenas passou, como a França e a Espanha.

Ao longo de sua carreira, Zico jogou em apenas Três equipes: Flamengo, Udinese e Kashima Antlers. A história de Zico no Flamengo começou em 1967, na escolinha do clube. Zico foi levado pelo radialista Celso Garcia, que, convidado por Ximango, um amigo da família Coimbra, viu Zico arrebentar numa partida de futebol de salão do River. O garoto marcou nove gols na maiúscula vitória de 14 x 0. Mas por pouco Zico não foi parar no América, já que o irmão Edu havia acertado, naquela mesma semana, tudo com a escolinha do Alvi-Rubro. A paixão pelo Flamengo falou mais alto. O primeiro jogo no Maracanã aconteceu três anos depois, ainda pela escolinha do Flamengo. O ‘violino’ Carlinhos, que mais tarde viria a ser formador de talentos e treinador campeão pelo clube, estava se despedindo da carreira de atleta num jogo entre Flamengo x América, que terminou empatado em 0 a 0. Zico recebeu de Carlinhos o par de chuteiras, instrumento de trabalho que era arma poderosa nos pés do habilidoso e cerebral meia Carlinhos.


As vitórias já eram uma rotina para Zico, artilheiro do Flamengo, quando o Brasil conquistava o bicampeonato mundial no México. Em 71, passou para o Juvenil e marcou seu primeiro gol diante da torcida que o consagrou. Foi de pênalti, num empate em 1 a 1 contra o Botafogo.

Fonte: Ricardo Torres

Russas: Oficina de Multiplicadores e Palestras estão sendo realizadas


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Russas (SETAS), através do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, através da Divisão de Proteção do Estudante (DIPRE), estão realizando no Município, uma semana de atividades voltadas para prevenção a violência e ao uso indevido de drogas.

Uma Oficina de Multiplicadores, com carga horária de 40h/a, está sendo realizada no auditório da SETAS, sob a coordenação de cinco profissionais oriundos de Fortaleza. O curso começou no dia 18, e prosseguirá até o dia 22 de outubro. Estão participando da prática, 41 profissionais dos mais variados segmentos sociais, que posteriormente transmitirão os conhecimentos adquiridos para todos da entidade na qual representam. O objetivo é fortalecer através da sociedade como um todo, a luta no combate a violência e o uso inconveniente de drogas.

Paralelo a oficina, estão sendo ministradas palestras em algumas Escolas da Rede Pública e Particular de Ensino do Município e em Associações Comunitárias, sendo estas, ministradas pela mesma equipe de profissionais da Oficina de Multiplicadores, que discorrem sobre o tema em estudo.

O município de Russas foi beneficiado com esse serviço, por possuir ativamente o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.

Russas: Aliança e Cerâmica Silva e Rebouças são os finalistas do Campeonato de Futsal de Miguel Pereira

Os jogos da fase semifinais do II Campeonato de Futebol de Salão da Comunidade de Miguel Pereira, Zona Rural de Russas, foram realizados na noite de 19 de outubro, na Quadra Poliesportiva Eduval Xavier Pinto, na referida localidade. Na preliminar o time do Aliança de Barreiras/Quixeré venceu o Tabuleiro Alto de Limoeiro por 5 a 1, assegurando uma das vagas na grande final, o outro finalista saiu do confronto entre a equipe russana da Cerâmica Silva e Rebouças que venceu o FFV de Água Fria/Quixeré por 4 a 3.


O primeiro jogo foi marcado pelo favoritismo do Aliança, que não encontrou dificuldades para sair de quadra vitorioso, com gols de Willians (2), Tarcísio, Adriano e Alexandre, a equipe quixereense passou fácil pelo Tabuleiro Alto que ainda marcou seu gol de honra através do atleta Álisson.


A partida de fundo foi bem mais emocionante e muito equilibrada, o primeiro tempo saiu 0 a 0, com a equipe FFV se mostrando melhor em quadra. Veio a segunda etapa e os gols aconteceram, mais determinada a equipe quixereense fez 2 a 0, através dos atletas Valdeci e Airton, faltando cinco minutos para terminar a partida, parecia tudo definido, o time FFV teve seu goleiro expulso, com um a mais a equipe Cerâmica Silva e Rebouças, usando o recurso do goleiro linha, foi pra cima e diminuiu através do atleta Caio, que também marcou o gol do empate no finalzinho, placar final 2 a 2. Com o resultado de igualdade a decisão aconteceu em dois tempos extras de 5 minutos, o time da Cerâmica Silva e Rebouças aproveitando-se da fragilidade do goleiro adversário marcou mais dois, através dos jogadores Caio e Emanuel, FFV ainda diminuiu com o atleta Geovane, mais não foi suficiente, placar final 4 a 3 para a equipe russana.

O Campeonato será decidido em duas partidas, Aliança e Cerâmica Silva e Rebouças jogarão no dia 27 (quarta-feira) e 30 de outubro (sábado), para que seja definido o campeão. O terceiro lugar entre Tabuleiro Alto e FFV será decidido em partida única a ser realizada na preliminar do jogo da volta da grande final. Os embates decisivos serão realizados na Quadra Poliesportiva de Miguel Pereira.

O grande campeão vai receber um mil Reais de premiação, o vice quatrocentos e o 3º cem reais, além de troféus e medalhas.

O Campeonato de Futsal da Comunidade de Miguel Pereira contou com a participação de oito equipes, sendo promovido pelo desportista Edno da Cerâmica Rebouças em parceria com o empresário Justo Alexandre.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Futsal: Horizonte vence e fica a um empate do bi


O primeiro jogo da grande final do Cearense de Futsal aconteceu no dia 18 de outubro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, com vitória por 3 a 1 para o Horizonte sobre o Quixeramobim.

Jogando um futebol mais objetivo o time da região metropolitana abriu o marcador através do jogador Abdel e ainda no primeiro tempo marcou o segundo através de Serginho.

Veio o segundo tempo e o Quixeramobim demonstrava disposição para tentar reverter a situação, derrepente mais um duro golpe, aos 2:47 minutos, Flávio Barbosa marcou o terceiro, Horizonte 3x0. A partir de então o treinador Zé Wilson arriscou tudo, quando ainda faltavam cinco minutos passou a utilizar o atleta Vevé como “goleiro linha” o que provocou uma pressão do Quixeramobim que marcou seu tento de honra com Wendel, que chegou a incrível marca de 30 gols no campeonato. O time interiorano ainda criou e disperdiçou várias chances e por pouco não empatou o jogo.

A partida de volta será realizada na próxima segunda feira, 25, às 21h, no mesmo local, Ginásio Paulo Sarasate, em nossa capital e a equipe de Quixeramobim precisará vencer, por qualquer diferença de gols para que o certame seja decidido através das cobranças de pênaltis. O Horizonte jogará pelo empate para conquistar o Bi do Campeonato Cearense de Futsal.

Agroamigo irá realizar reunião de liberação de Projetos em Russas


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Russas (SEAMA) em parceria com o AGROAMIGO – Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste convida os agricultores abaixo relacionados a se fazerem presentes a uma reunião para a liberação de projetos. O encontro acontecerá no dia 22 de outubro (Sexta-feira), às 09h, na Sede da SEAMA, no Campo Federal, em Russas. É necessário levar os documentos, RG e CPF.

01 ABDON SOUSA LOPES BOM SUCESSO
02 ADEMIR SE LIMA LOPES BOM SUCESSO

03 AILA MARIA ARAUJO PERDIGÃO ARAÚJO
04 ALUISIO JOAQUIM DE LIMA BENTO PEREIRA
05 ALZENIR LIBERATO DE OLIVEIRA PINHEIRO FLORES
06 ANTONIO FELICIANO DA SILVA BOA VISTA
07 ARNOU GOMES DA SILVA BARRACÃO
08 ARTHUR DA SILVA FILHO GROSSOS
09 EDIMAR FELIPE DE OLIVEIRA DIVERTIDO
10 ELINEIDE MENDES LIMA FLORES
11 ELIZA MENDES LIMA OLIVEIRA FLORES
12 FRANCISCO DIONÍSIO FILHO SERRA DO VIEIRA
13 FRANCISCO FERREIRA DA SILVA PLANALTO
14 FRANCISCO FRANCILIO DA SILVA SERRA DO VIEIRA
15 FRANCISCO GENIVAN DA CUNHA SERRA DO VIEIRA
16 FRANCISCO JOSÉ ALMEIDA BRANDÃO CAPIM GROSSO
17 FRANCISCO NONATO SILVA FUTURO
18 FRANCISCO VALDECIR DE OLIVEIRA MELANCIAS
19 JOÃO BATISTA SERAFIM ILHOTA
20 JOÃO DE LIMA DA CUNHA BOM SUCESSO
21 JOÃO SILVESTRE PEREIRA RIACHO DO BARRO
22 JOAQUIM FERREIRA LIMA FILHO TIMBAÚBA
23 JOAREZ DELFINO DOS SANTOS BOQUEIRÃO
24 JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA POÇO VERDE
25 JOSÉ DE LIMA LOPES BOM SUCESSO
26 JOSÉ MARIA DE MATOS MELANCIAS
27 JOSÉ ORLEUDO DA SILVA BENTO PEREIRA
28 JOSÉ RUFINO DE SOUSA CAMPO LIMPO
29 LEONARDO PEREIRA SERRA DO VIEIRA
30 LEONIO SERGIO LEÃO DA SILVA BOM SUCESSO
31 LIDUINA MARIA DE LIMA SÃO JOÃO DE DEUS
32 LUCIANA DOS SANTOS LIMA SERRA DO VIEIRA
33 LUSIRENE LOPES LEONCIO BENTO PEREIRA
34 MANOEL GIRÃO FILHO CAPIM GROSSO
35 MARIA ALMEIDA DE JESUS BÚIA
36 MARIA DAS DORES DE ARAÚJO SÃO JOÃO DE DEUS
37 MARIA DAS DORES DE ARAÚJO REGIS G. CARPINA
38 MARIA DAS GRAÇAS DE ALMEIDA DA SILVA GRACISMÕES
39 MARIA DAS GRAÇAS DE CARVALHO DE ARAÚJO PITOMBEIRA
40 MARIA DAS GRAÇAS DE SOUSA SÃO JOÃO DE DEUS
41 MARIA DAS GRAÇAS MAIA BENTO PEREIRA
42 MARIA DE FÁTIMA FERNANDES BENTO PEREIRA
43 MARIA DE SOUSA SALDANHA FLORES
44 MARIA DELMA MENDES DE LIMA RAMAL DE FLORES
45 MARIA ELIANE DA SILVA PAU BRANCO
46 MARIA ERONDINA PEREIRA CAPIM GROSSO
47 MARIA JOSÉ BARRETO DE SOUSA POÇO VERDE
48 MARIA MARLUCIA DE JESUS SILVA BOM SUCESSO
49 MARIA NEUZENIR DE SOUZA MENDES VIDAL RAMAL DE FLORES
50 MARIA VALDENIA DE QUEIROZ SANTIAGO BOM SUCESSO
51 MARIA VALDETE DE QUEIROZ BOM SUCESSO
52 NATANIAL WEZALIS SANTIAGO TIMBAÚBA
53 OLAVO DE OLIVEIRA NUNES BOA VISTA
54 REGINA LÚCIA MAIA DE ARRUDA MARTINS PIAUÍ
55 RITA ROCHA DE SOUSA JARDIM DE SÃO JOSÉ
56 SEBASTIANA ALICE DOS SANTOS INGÁ
57 SEBASTIÃO MOREIRA MAIA SÃO JOÃO DE DEUS
58 ZILMAR FERNANDES RIBEIRO JARDIM DE SÃO JOSÉ

CARITAS promove 3° Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Ceará


A Cáritas Brasileira Regional Ceará realiza, através do Projeto Cataforte – Fortalecimento do associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis, nos dias 20 e 21 de outubro o 3° Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Ceará. O evento será realizado na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Iparana, litoral da cidade de Caucaia.

Nesta terceira edição do Encontro, o objetivo, é de construir espaços de diálogo entre catadores (as) de materiais recicláveis, poderes públicos e representantes da sociedade, a fim de incluir os catadores (as) nas políticas municipais e estadual de resíduos sólidos, potencializando ações em rede.

O Evento reunirá 300 participantes, dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Pacatuba, Itaitinga, Guaiúba, Aracati, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas, Juazeiro do Norte e Crato. Participarão também gestores públicos e representantes da sociedade civil.

A programação do Encontro contará com painéis sobre as Políticas Públicas de resíduos sólidos e a organização dos catadores (as) no Ceará e no Brasil. Além dos painéis também vão acontecer 10 oficinas temáticas, entre elas: Teatro e Poesia, Rede de Comercialização, Massoterapia e Saúde e Segurança no Trabalho. Para contribuir nos debates estarão presentes representantes da Prefeitura Municipal de Caucaia, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), do Ministério Público Estadual, entre outros.

À tarde do dia 21 será reservada para o lazer dos 300 catadores (as) presentes, os mesmos poderão desfrutar das piscinas que o local oferece, entre outras atividades recreativas.

Russas: OFICARTE celebra seus 20 anos de existência com uma vasta programação


A Oficina de Arte, Teatro & Cia – OFICARTE, foi Fundada por Frank Lourenço e Acleilton Vicente (ex-integrante do elenco do Cirque du Soleil – Canadá) no dia 04 de julho de 1990.

A OFICARTE é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que desenvolve atividades sócio-educativo-culturais, buscando promover a integração social de crianças e jovens em situação de risco. Tem por missão proporcionar a produção, pesquisa e difusão artística cultural, socializar as produções artísticas com as comunidades, permitindo-lhes o acesso à informação, diversão e apreciação da arte de forma democrática e participativa; promover a integração sócio-cultural-educativa de crianças e adolescentes e desenvolver pesquisas sobre artes cênicas, arte-educação e cultura popular.

Neste ano a ONG está comemorando duas décadas de vivência, marca histórica que será celebrada com uma seleta programação, serão quatro dias de atividades para celebrar os 20 anos de existência da OFICARTE.

Durante os dias 20, 21, 22 e 23 de outubro, será realizada a Mostra Teatral OFICARTE 20 ANOS. Participe desse momento histórico. Veja a programação abaixo:

 Dia 20/10/2010 – quarta-feira
• 19h – Cortejo teatral partindo da sede da OFICARTE para o Galpão das Artes (antigo CRER)
• 20h – Solenidade de abertura (Galpão das Artes)
• Entrega da comenda “Acleilton Vicente”
• 21h – Espetáculo Circense “K-buum”

 Dia 21/10/2010 – quinta-feira
• 20h30min – Espetáculo “Chá das Seis” (Galpão das Artes)

 Dia 22/10/2010 – sexta-feira
• 20h30min – Espetáculo “Carrossel do Tempo” (Galpão das Artes)

 Dia 23/10/2010 – sábado
• 20h30min – Espetáculo “Qorpo-santo: O Anjo do absurdo” (Galpão das Artes)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Município de Russas constrói de forma democrática o Plano de Coleta Seletiva


A Coordenadoria do Meio Ambiente, CARITAS e COMDEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente) está em parceria construindo o Plano para implantação da coleta seletiva no município de Russas de forma democrática e participativa. Através de encontros realizados junto às secretarias (Saúde, Ação Social, Comunicação, Recursos Humanos, Gabinete, Infraestrutura, Educação e Agricultura), a Coordenadoria disponibiliza um questionário para cada Secretaria onde as mesmas irão fornecer informações da real situação dos resíduos sólidos do seu trabalho e darão também idéias e sugestões para a construção do Plano de Coleta Seletiva.

A CARITAS Regional Ceará está desenvolvendo um trabalho de capacitação junto aos catadores de materiais recicláveis dos municípios de Russas, Quixeré, Aracati, Limoeiro do Norte, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itaitinga, Guaiúba. Juazeiro do Norte e Crato, através do Projeto Cataforte, convênio MTE/SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária)/Fundação Banco do Brasil, na perspectiva de formalização dos grupos (Associação ou Cooperativa) de forma que organizados possam garantir a efetivação de direitos sociais, como aquisição de EPI’s, transporte e galpão de triagem dos materiais que deverá ser disponibilizado pelas Prefeituras Municipais.

Em Russas, o plano de gerenciamento dos resíduos sólidos e a construção coletiva do Programa de Coleta Seletiva para o Município está sendo discutido pela Cáritas, COMDEMA e Coordenadoria do Meio Ambiente, para que possamos garantir a participação e inclusão dos catadores.

Dentre as ações discutidas, a Prefeitura de Russas está apoiando a ação através de suporte técnico para a formalização do grupo de catadores do Alto São João. Além disso, estará fornecendo o galpão de triagem e transporte (caminhão para coleta do material) como também fornecimento de EPI’s.

Cadeia pública de Russas é interditada por superlotação


A juíza da 1ª Vara da Comarca de Russas, Antônia Neuma Mota Moreira Dias, determinou nesta sexta (15), a interdição da cadeia pública da cidade em virtude de superlotação carcerária.

Com capacidade máxima de 18 detentos, já foi constatada a presença de até 60 detentos. Segundo determinação da magistrada, o Estado tem o prazo de 30 dias para transferir o excedente de presos que estão na cadeia e na sede da Delegacia da Polícia Civil, para outras unidades penitenciárias do Estado.

Ainda de acordo com a decisão, o Estado deve adotar todas as providências administrativas para incluir verba no próximo orçamento a fim de realizar obras de reforma e ampliação da referida cadeia.

A juíza proibiu ainda o ingresso de novos presos enquanto a reforma não for realizada e fixou multa diária no valor de R$ 5 mil, em caso de descumprimento da decisão.

Fonte: TV Jaguar