terça-feira, 9 de novembro de 2010

Russas promove V Show da Integração Educacional


O Show da Integração Educacional é um evento promovido anualmente pela Secretaria da Educação e do Desporto Escolar do Município de Russas (SEMED), com a participação de todas as Escolas Municipais. As atividades acontecem por etapas, inicialmente na Etapa Escolar, as escolas produzem seus trabalhos e classificam os melhores, que vão para a Etapa Regional, desenvolvida nas Escolas Pólos, onde acontecem as apresentações e dentre elas são selecionadas uma de cada modalidade para a Etapa Municipal, que este ano acontecerá nos dia 16 e 17 de dezembro na Praça do Estudante, no centro da cidade.

As atividades são produzidas a partir de um tema, nesta edição, a quinta consecutiva, o assunto abordado está sendo "Família, valores e inclusão: Discutindo a igualdade, respeitando as diferenças; aprendendo mais e melhor".


Os alunos russanos através das modalidades artísticas e culturais; poesia, dança, paródia, teatro, literatura de cordel, canção e conto, além de pinturas em telas, esculturas, salão de feitos históricos, cenários geográficos e experiências científicas, apresentam à comunidade russana o que vem aprendendo e produzindo durante todo o ano, relacionado ao tema em estudo.

O objetivo do Show é integrar as escolas, descobrir talentos e garantir a participação dos alunos em atividades extra curriculares.


Na manhã do dia 09 de novembro a Escola Joana Alves de Sousa (Pólo), localizada no Distrito de Lagoa Grande, recepcionou as escolas; Francisco das Chagas Lima, Francisco Félix de Oliveira e Joana Alves de Sousa, para a abertura da Etapa Regional. O que se viu foi um verdadeiro fantástico da vida, belíssimas apresentações, oriundas da imaginação fértil do alunado russano, demonstrando que a escola de Russas é uma escola viva, uma escola legal.

O Show da Integração Educacional vai prosseguir durante os dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de novembro. Amanhã, 10, a festa será na Escola de São João de Deus.

Russas: Homem é atingido com tiro de arma de fogo no tórax


Ontem, 08 de novembro, por volta das 17h15, na Rua Vicente Lima Ramalho, nº 707, no Beco do Leleo, foi vítima de tentativa de homicídio o Sr. José de Sousa Lima Filho, de 32 anos de idade, natural de Russas-CE, residente na Av. Maria Ramalho, ele é Vice-Presidente da Comunidade de Várzea.

Segundo informações colhidas no local da ocorrência, dois indivíduos que trafegavam em uma moto chegaram no local e efetuaram disparos de arma de fogo contra a vítima e em seguida evadiram-se seguindo em direção a comunidade de Ilhota, zona rural de Russas-CE, e que na fuga os meliantes deixaram cair um carregador com munições de calibre 9 mm. Uma composição da Polícia Militar, realizou diligências no local, inclusive na localidade da Ilhota, na tentativa de localizar e prender os acusados deste delito, mas até o momento sem êxito.

Vale salientar que a vítima foi socorrida para o hospital local por populares e que está em observação, ele foi alvejado com um tiro na região do tórax. No momento do atentado o Sr. José de Sousa trabalhava fazendo entregas de um mercantil.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Russas: Aliança conquista o título do campeonato de futsal de Miguel Pereira


Em jogo válido pela decisão do II Campeonato de Futebol de Salão da Comunidade de Miguel Pereira, realizado na noite de 06 de novembro, o time do Aliança de Barreiras/Quixeré venceu a equipe da Cerâmica Silva e Rebouças/Russas pelo placar de 3 a 2, conquistando então o título da competição.

Foi uma partida muito equilibrada, com os dois times mostrando um alto nível técnico, o que proporcionou ao torcedor um jogo bom de assistir. Logo no primeiro minuto a equipe russana desperdiçou uma chance clara de gol através do atleta Paulo Ingá, na seqüência a oportunidade mudou de lado e o jogador Charles não titubeou, 1 a 0 aos 3'05". A decisão seguia eletrizante, as equipes buscavam o gol a todo momento, mais foi o Aliança quem marcou através do jogador Aldiano, aos 7'10", 2 a 0 placar do 1º tempo.

Veio a 2ª etapa e o time da Silva e Rebouças foi para o tudo ou nada, o técnico Deivide mostrando muita coragem iniciou de imediato usando o goleiro linha, a tática funcionou e o time russano descontou através de Renan a 1'04", 2 a 1. O Aliança se abateu um pouco e passou a jogar recuado esperando a hora certa de contra-atacar, com o goleiro jogando na linha foram muitas as chances criadas e não convertidas pelo time da cerâmica, como no futebol quem não faz toma, foi o Aliança quem marcou mais um através de Dedé aos 15'17", 3 a 1. Parecia tudo definido quando Marcelinho descontou aos 18'14", 3 a 2, e o jogo ficou nervoso, dramático, catimbado, o time russano ainda perdeu a chance do empate, o Aliança suportou a pressão e esperou o trilhar do apito para comemorar a vitória e o título do campeonato.

Na preliminar as equipes FFV de Água Fria/Quixeré e Tabuleiro Alto de Limoeiro decidiram o terceiro lugar da competição, com vitória para o time quixereense por 5 a 2, gols de Ronaldo (2), Aldair, Ivanildo e Nilson, descontaram para os limoeirenses Cleudo e Alisson.

O campeão ganhou mil reais, o vice quatrocentos e o terceiro colocado cem. Além de troféus e medalhas.

O artilheiro foi o atleta Adriano com 06 gols e com apenas 07 tentos tomados o goleiro Geovanio foi o menos vazado do campeonato. Ambos os atletas defenderam o time campeão.

A competição em sua 2ª edição foi promovida pelo desportista Edno da Cerâmica Rebouças com o apoio do empresário Justo Alexandre.

Russas: Numericamente Chiquinho Cacholé esta eleito presidente da câmara


Muita Polêmica na sessão especial de eleição da nova mesa diretora da câmara municipal de Russas neste domingo sete de novembro. Logo na entrada do prédio sede da câmara, uma revista policial em todos que entravam. Na parte superior onde funciona o plenário, foi montado um forte aparato de segurança, dentro e fora da casa legislativa, que estava totalmente tomada por populares, que queriam apreciar o que só os vereadores podem decidir quem irá conduzir o parlamento russano no biênio 2011/2010.

Os trabalhos foram iniciado com a votação e passado o processo de votação, onde tudo transcorreu dentro da normalidade habitual, eis que veio o a grande polemica. Antes da apuração, quando o vereador e candidato a presidente Paulo Santiago foi indicado como escrutinador, fez a seguinte observação: "o regimento da casa indica que se aparecer voto justificado durante a apuração, em obediência ao regimento, eu apresento o pedido de anulação da eleição”.
Muita discussão veio a partir desta declaração, os ânimos se alteraram, chegando ao ponto do presidente da câmara Agaci Fernandes ameaçar esvaziar o plenário por conta da manifestação popular.

Toda polêmica se deve ao fato dos vereadores escrutinadores Paulo Santiago e Flavio Matoso, candidatos a presidente e secretário respectivamente pela chapa 2, e tendo como terceiro escrutinador o vereador Marcos Estácio que não fazia parte de nenhuma das duas chapas em disputa, sendo que Paulo e Flávio indicaram a existência da irregularidade, conforme indica o regimento, afirmando ter entre os seis votos obtidos pela chapa 1, dois votos em que o votante teria tentado justificar-se através de um símbolo diferenciado no quadrante de assinalação.

Após muita discursão, o presidente Agaci Fernandes, determinou a secretaria a fazer leitura da ata da referida reunião em que aponta o resultado com seis votos para a chapa do presidenciável Chiquinho Cacholé e quatro votos para a chapa encabeçada pelo Paulo Santiago, sendo que na referida ata consta a observação de dois votos justificado na chapa do Chiquinho e dois na Chapa do Paulo Santiago.

Apesar de numericamente o resultado de seis a quatro indicar a vitória de Chiquinho Cacholé, mas diante da polemica de ser válido ou não os supostos votos identificados, o presidente Agaci, preferiu formular ainda em plenário no transcorrer da reunião, ofício endereçado ao Ministério Público, acompanhado de cópia de todos os votos, para que o Ministério Público proceda a despacho indicado se o presidente anula a eleição, como quer Paulo Santiago e Flávio Matoso, ou se declare vitoriosa a chapa que tem Chiquinho como presidente. Até lá é aguarda pra vê como vai ficar!

Fonte: TV Jaguar

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Russas: Protocolada a chapa da situação para as disputas da presidência da Câmara


A disputa pela presidência da casa legislativa do município de Russas está acirradíssima. Na manhã de hoje, 05 de novembro, foi protocolada a chapa II, apoiada pelo Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas. E para surpresa de todos, o candidato a presidente é o vereador Paulo Santiago. Os parlamentares Aureliano Ribeiro e Agaci Fernandes, cogitados para a cabeça da chapa, aparecem respectivamente como tesoureiro e vice, complementa o grupo da situação o vereador Flávio Matoso como secretário.

A outra chapa, registrada anteriormente, considerada de oposição é composta também por quatro parlamentares, Chiquinho Cacholé na presidência, Nilson Mendonça na vice, João Torquato como Secretário e José de Fátima tesoureiro, a composição I foi denominada de "Um novo tempo".

Definição de vitória é uma incógnita que será revelada a partir das 8h, do próximo domingo, 07 de novembro, data firmada para acontecer a eleição. Cada chapa possui a princípio 4 votos, a Câmara Municipal de Russas é composta por 10 vereadores, e o desempate está nas mãos dos parlamentares Marcos Estácio e Fernando Amaral.

As chapas já protocoladas, segundo o regimento interno, podem sofrer alterações até 20 minutos antes do início da votação, ou seja, qualquer um dos integrantes pode trocar de cargo dentro da composição. Se houver empate será considerado vencedor o candidato de maior idade.

A mesa vencedora comandará a casa durante o biênio 2011/2012.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Russas: Registrada oficialmente a 1ª chapa para as disputas da presidência da Câmara


O vereador Chiquinho Cacholé (PT) atual vice-presidente da câmara municipal de Russas, embalado pelas vitórias do partido nessas eleições, será candidato à presidência.

A casa já registrou oficialmente a chapa 1, denominada de "Um novo tempo", com a seguinte composição:
Chiquinho Cacholé (PT) presidente;
Nilson Mendonça (PSDB) vice-presidente;
João Torquato (PRB) secretário;
e José de Fátima (PTB) tesoureiro.

O número de vereadores da composição é insuficiente para vencer, haja vista, o legislativo do Município ser formado por 10 parlamentares, o que possibilita uma outra chapa ser formada e sair das disputas vencedora.

Chiquinho Cacholé foi o primeiro vereador do partido dos trabalhadores eleito em Russas, fato consumado nas eleições passadas. A meta do PT agora será ampliar as vagas na casa legislativa, além de apresentar um nome para disputar o cargo de prefeito no ano de 2012.


A eleição para Presidente do legislativo russano será realizada no próximo domingo (07/11) a partir das 8h, na Câmara Municipal.

A chapa vencedora comandará a casa pelo biênio 2011/2012.

TV Diário grava matéria com os artesãos de Russas


O correspondente da TV Diário Itamar Leonel, esteve na manhã do dia 04 de novembro, na sede da Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Russas, localizada na Travessa Joaquim Félix, 528, Bairro Nossa Senhora de Fátima, onde fez uma matéria que será veiculada no telejornal Diário Regional, exibido pela emissora de segunda a sábado, de 6h30min às 7h30min.

O repórter cinegrafista gravou todo o processo de produção do artesanato em argila, com ênfase para a fabricação da coleção de pratos, que retrata os 10 ícones do Vale do Jaguaribe. Essa coletânea é composta por 10 unidades, cada uma traz estampado em seu interior um dos ícones da região, que são; Filé (renda feita à mão), Rede, Pescador, Bumba meu boi, Festas Juninas, Repentistas, Cata-vento, Cerâmica, Vaqueiro e Carnaúba.


Itamar entrevistou a Presidente da Associação Eliana Machado, que falou do grande trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade e de suas conquistas a nível nacional. Ela destacou também a produção do papel confeccionado a partir da palha da carnaúba, que serve para produzir calendários, convites e folder. Eliana ainda ressaltou que todo esse reconhecimento e desenvolvimento da Associação, deve-se ao esforço de toda a diretoria e o apoio dado pelo Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas.

A matéria vai ao ar no próximo sábado (06/11) ou segunda-feira (08/11). Vale a pena conferir.

Russas: Aliança e Cer. Silva e Rebouças duelam pelo título


A grande final do II Campeonato de Futebol de Salão Eduval Xavier Pinto da comunidade de Miguel Pereira, será realizada no próximo sábado, 06 de novembro, na quadra poliesportiva da localidade. O jogo entre Aliança de Barreiras/Quixeré e Cerâmica Silva e Rebouças/Russas, está previsto para começar as 20h30min. Na preliminar será decidido o 3ª lugar entre as equipes do Tabuleiro Alto/Limoeiro e FFV de Água Fria/Quixeré.

Em ambos os jogos, nenhuma equipe leva vantagem sobre a outra, caso uma das partidas termine empatada, a decisão ocorrerá em dois tempos extras de cinco minutos, permanecendo o resultado de igualdade, o vencedor será conhecido através das cobranças de pênaltis.

O time campeão receberá como prêmio um mil reais, o segundo colocado quatrocentos e o terceiro cem, além de taças e medalhas. O artilheiro e o goleiro menos vazado serão premiados com um troféu.

Este é o segundo ano consecutivo que a competição é realizada em Russas, no ano passado sagrou-se campeão a equipe do Palmeiras de Bananeiras/Russas.

O campeonato é realizado e promovido pelo ceramista Edno da Cerâmica Rebouças com o apoio do empresário Justo Alexandre.