sábado, 27 de novembro de 2010

Russas: Juiza determina que presidente da Câmara emposse nova diretoria


A juíza da 1ª Vara da Comarca de Russas, Antônia Neuma Mota Moreira Dias, determinou que o presidente da Câmara Municipal de Russas, Francisco Agaci Fernandes da Silva, emposse os vereadores da Chapa 1, encabeçada pelo parlamentar Chiquinho Caxolé, eleitos para a nova mesa diretora referente ao biênio 2011/2012.

Segundo a magistrada, fica estipulada multa diária de R$ 3 mil reais caso a decisão seja descumprida. A eleição ocorreu no dia 7 de novembro deste ano e contou com a participação de duas chapas.

Os vereadores da Chapa 2, encabeçada por Paulo Santiago, que foram derrotados, ingressaram com ação judicial requerendo a suspensão do resultado, sob alegação de fraude.

Já os vereadores da Chapa 1 ajuizaram ação declaratória, com pedido liminar, requerendo que fosse declarada a regularidade da eleição.

Na decisão, a juíza Antônia Neuma Mota Moreira Dias afirmou que as supostas irregularidades não são suficientes para anular a eleição.

Fonte: TV Jaguar

Policia Militar: Novo concurso selecionará 1.500 soldados


No mais tardar em março do próximo ano será divulgado o edital do concurso público que selecionará cerca de 1.500 soldados para a Polícia Militar do Ceará, informou ontem o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro.

A previsão, adiantou o secretário, é de que o interior cearense seja contemplado com um maior número de selecionados no concurso. "Essa região está mais descoberta de policiamento", adiantou Roberto Monteiro, comentado ainda que além da Capital também será beneficiado o presídio militar, unidade que se encontra em fase de construção no município de Itaitinga e que deverá ser inaugurado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2010.

Ainda quanto ao concurso, Roberto Monteiro lembrou que essa é uma decisão governamental que já vinha sendo discutida no Estado desde o primeiro semestre de 2010.

A data de realização das provas, salário, carga horária e distribuição dos homens por corporações da PM são alguns das informações indefinidas até o momento, citou.

Hoje, o efetivo da PM no Ceará é de quase 15 mil homens, dos quais 3.800 estão no interior e o restante em Fortaleza.
Com base em índices de cobertura no setor de segurança pública estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) conforme a população de cada região, o efetivo do Ceará deveria ser de quase de 17.500 policiais. "Um dos critérios estabelecidos é o de um policial para 500 pessoas", disse o titular da Pasta.

Esclareceu ainda que a população cearense é de oito milhões e 300 mil habitantes, e a da Capital de cerca de dois milhões e 500 mil. Tão logo seja lançado o edital do concurso para soldado da Polícia Militar, o prazo para a realização das provas é de 30 dias. Os aprovados, em mais 30 dias, serão convocados para a Academia Estadual de Segurança Pública, onde fazem um curso preparatório de seis meses e, caso aprovados nessa última etapa, são nomeados.

Fonte: TV Jaguar

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Russas: APRECE realiza Reunião Itinerante com Prefeitos do Vale


Russas foi sede da 8ª Reunião Itinerante com os Gestores do Vale do Jaguaribe, realizada pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE com apoio logístico do Prefeito anfitrião Raimundo Cordeiro de Freitas. O encontro aconteceu durante o dia 25 de novembro, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT.

A APRECE Itinerante, além do Vale Jaguaribano, já passou por sete Regiões; Maciço de Baturité, Vales do Curu e Aracatiaçu, Sertões de Canindé, Sertão Central, Serra da Ibiapaba, Região Norte, Inhamús/Crateús e fecha os trabalhos no Cariri. Realizando reuniões de forma regionalizada, tomando por base as associações regionais e núcleos regionais existentes, procurando discutir temas de interesse dos municípios e seus gestores, levantarem demandas, expectativas, levar conhecimento e informação através de oficinas que acontecem de forma simultânea, além de elaborar uma carta reivindicação a ser apresentada ao Governo do Estado, Federal e instituições competentes.

Foram convidados para o encontro os prefeitos dos vinte e um Municípios do Vale do Jaguaribe, mas apenas seis participaram; o Gestor anfitrião Raimundo Cordeiro, João Dilmar de Limoeiro do Norte, Otacílio Bezerra de Iracema, José Carlos de São João do Jaguaribe, Frank Gomes Presidente da AMUVALE e prefeito de Itaiçaba e Nilson Freitas de Palhano, além de representantes dos municípios de Quixeré e Jaguaribe.

Entre os trabalhos vale ressaltar a elaboração de uma carta reivindicação. Prefeitos e demais autoridades listaram várias prioridades que são fundamentais para o desenvolvimento da região, com destaque para um Hospital de Alta Complexidade, Revitalização do Rio Jaguaribe, Campos Avançado da UFC, Aeroporto Regional, Casas de Revitalização de Menores Infratores, Instalação de Indústrias, Emendas de Bancada Federal para a Região, entre outras.

As atividades foram coordenadas pela Presidente da APRECE e Prefeita de Gereral Sampaio, Eliene Leite Araújo Brasileiro e equipe.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Atleta russana vai disputar o Sul-Americano de Atletismo no Peru


A jovem promessa do lançamento do dardo Lídia Lorena da Silva, 14 anos, residente na comunidade de Serra do Vieira, Zona Rural de Russas e aluna da Escola Municipal Luís Ferreira Lima (Localidade de Melancias), representará o Município e o País, no Sul-Americano de Atletismo que será realizado durante o período de 28 de novembro a 06 de dezembro, em Lima no Peru.

Lídia conquistou a vaga na competição, após se sagrar campeã brasileira da modalidade, nos jogos realizados na pista da UNIFOR, em Fortaleza, no último mês de outubro. A competidora russana foi a primeira a conquistar o título brasileiro para o Estado do Ceará, na categoria infantil.

Agora é torcer para que ela possa também brilhar em solo peruano e traga na bagagem ótimos resultados para o Brasil.

Outras oportunidades de títulos

Mais atletas de Russas estarão buscando índices para o Sul-Americano, são 12 competidores da categoria juvenil em diferentes provas, que irão disputar pela delegação cearense o Campeonato Brasileiro de Atletismo em Goiânia, no período de 02 a 08 de dezembro do corrente ano. São eles: Maria Erinete de Matos Lima, Girlene Rodrigues da Silva, Charliene Santos Brito, Francisco Cleilton da Silva, Maria Ilana Carvalho Silva, Nayonara Dayane de Lima Vidal, Bruno da Silva Evangelista, Francisco Adriano da Silva, Álife de Lima Félix, Francisca Sheila Ferreira de Lemos, Felipe Vinícius Honorato Scipião e Jéssica Sena de Almeida.

Baixa na delegação


O grande desfalque da delegação cearense na competição é o russano Josué Lima da Costa, recordista no salto em altura. Segundo o técnico Jaques Guimarães, o jovem de 17 anos está entregue ao departamento médico se recuperando de uma contusão no pé esquerdo. O atleta que já tem em sua bagagem os títulos do Sul-americano infantil e Mundial das Escolas Católicas era apontado como um dos favoritos a conquistar lugar no podium do Campeonato Brasileiro de Goiânia.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM/Russas com o apoio do Governo Municipal, Defensoria Pública e comércio local, realizará a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres. A Campanha é uma das mais importantes iniciativas para a mobilização e sensibilização da sociedade para a questão da violência contra as mulheres.

Durante o período de 23 de novembro a 10 de dezembro será realizada uma vasta programação com palestras, oficinas e panfletagem, para diferente públicos da cidade de Russas. Participe e contribua para a construção desse momento, o qual objetiva erradicar a violência contra a mulher. Confira a programação:

23/11 - Auditório da CDL - 19h - Sensibilização da Campanha do Laço Branco
24/11 - Sala de Conferência do CVT - 19h - Oficina: Conhecendo a Lei Maria da Penha/Identidade e Estima
25/11 - Em frente ao Banco do Brasil - 8h - Concentração e Panfletagem em alusão ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher
25/11 - Auditório do CAIC - 19h - Oficina: Conhecendo a Lei Maria da Penha/Identidade e Estima
01/12 - APROSTIRUS - 8h - Oficina: DST/AIDS e Autoestima (Dia Mundial de Luta Contra AIDS)
02/12 - Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - 8h - Palestra: Conhecendo a Lei Maria da Penha/Fortalecendo parcerias
06/12 - Sinal da Av. Benjamin Constant - 6h30min - Adesivagem da Campanha do Laço do Branco/ Homens em Combate a Violência contra a Mulher
06/12 - Auditório da DAKOTA - 8h30min - Dinâmica de autoestima/ Palestra conhecendo a Lei Maria da Penha
09/12 - Auditório do CVT - 8h - Roda de conversação sobre a Lei Maria da Penha/Ronda do Quarteirão (Russas, Limoeiro e Morada Nova)

CARUS promove XII Encontro Cultural Russano


A Casa dos Amigos de Russas – CARUS com o apoio do Governo Municipal, está realizando no Município, o XII Encontro Cultural Russano. O evento teve início no dia 22, e prosseguirá até 27 de novembro (Sábado). Nesta edição toda a programação está voltada para o tema Biodiversidade.

A CARUS tem a honra de convidar V. Sa. e família a participar das solenidades que marcarão o Encontro. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO ANO DA BIODIVERSIDADE

22 a 26/11 - 8h às 10h - Curso de multiplicadores em educação ambiental, no Distrito do Bonhú -Técnicos da SEMACE
26/11 - 10h - Palestra: Agricultura Sustentável – Técnicos da SEMACE - Centro de Inclusão Digital – Bonhú - Palestrante – Dr. Raimundo Costa Nogueira
27/11 - 8h - Blitz Educativa – Av. Dom Lino - Centro de Russas
27/11 - 9h - Dia Nacional de limpeza de praias, lagos e lagoas.
Rio Jaguaribe – na Ilhota - Russas

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
CENTRO CULTURAL PADRE PEDRO DE ALCÂNTARA
DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2010


8h - Café Cultural - Participação da Banda de Música Maestro Orlando Leite
9h - Encontro com Escritores do Vale do Jaguaribe - Participação dos Escritores do Vale e convidados – Palestra com a Jornalista Ivone Maia
16h30min - 1ª Feira do Livro - Participação da Editora e Estudantes da Rede Municipal – Livros através de bônus
19h30min - Lançamento do Livro “Coletânea do Poeta Dimas Mateus” - Participação da Poeta Dimas Mateus e convidados – Noite de autógrafos
20h - Concurso Literário de Cordel – Biodiversidade - Premiação Prêmio Gerardo Dimas Mateus de Cordel e Apresentações
20h45min - Homenagem a Dimas Mateus – Desafio de Violas com os Poetas Zé Maria de Fortaleza e Chico Sobrinho
21h30min - Show de encerramento com Grupo Musical Alforria

AUDITÓRIO LINO GONÇALVES – UNECIM
DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2010


10h30min - Encontro com os Estudantes Universitários - Participação dos representante da Reitoria da UFC, Autoridades Municipais, Estudantes e Representantes das Câmaras Estadual e Federal

Emenda de 2 Milhões prevê retorno de IML a Russas


Visitou o municipio de Russas no sábado 20 de novembro, o ex-secretário de saúde do Estado do Ceará, e Deputado Federal eleito pelo P. C do B João Ananias. Ele foi recebido pelo Vice Prefeito Dr. Paulo que ao lado de seguidores ouviu atentamente as palavras de agradecimento do ex-secretário, pela boa votação tirada em Russas, a partir da coordenação do Dr. Paulo. João fez questão de ressaltar a abertura do Prefeito Raimundinho, que mesmo tendo o seu federal, não criou nenhum obstáculo junto aos seus seguidores, em desenvolver o trabalho de campanha na defesa de seu nome.

Participaram do encontro lideranças políticas e comerciais do Município, com destaque para Leleo Moveis, Raimundo Quincó, Justo Alexandre, Jorginho do Mutirão, Suplentes de vereadores com atuação no distrito de Flores como o Peba e Cabecinha, além do Prefeito Raimundinho que esteve por um pequeno periodo na reunião.

Durante a reunião de agradecimento pelos votos recebidos, o Deputado Estadual João Ananias foi questionado sobre a volta de funcionamento do IML em Russas, e ele respondeu com muita ênfase, assegurando que o seu compromisso estava mantido, e como forma de começar a viabilizar, teria apresentado uma emenda na Assembléia Legislativa ao orçamento do Estado para o ano de 2011, no valor de 2 milhões de Reais. A previsão é que o orçamento seja aprovado até 15 de dezembro, e a partir da aprovação, fará o acompanhamento junto ao Governo do Estado para o processo de abertura de licitação e construção do IML em Russas assinalou o parlamentar.

Fonte: TV Jaguar

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Russas será sede de encontro dos Prefeitos do Vale Jaguaribano


A APRECE (Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará), estará realizando nesta quinta feira, 25 de novembro, a partir das 8H, no CVT (Centro Vocacional Tecnológico) em Russas, um encontro com Prefeitos do Vale do Jaguaribe, com objetivo de discutir temas de interesse dos municípios e seus gestores, bem como levantar demandas, expectativas e sugestões, finalizando com a elaboração de uma carta reivindicação a ser apresentada as instituições competentes.

Este encontro faz parte do projeto APRECE Itinerante, cujo propósito é de interiorizar suas ações através de reuniões, tomando por base as associações regionais e núcleos regionais.

Todos os 21 prefeitos do Vale Jaguaribano confirmaram presença.

Governo Municipal realiza encontro para discutir o Plano Diretor Participativo


O Governo Municipal e o Sr. José Maria Cavalcante Lima, Presidente do Sindicato dos Corretores de imóveis do Ceará, promoveram no dia 19 de novembro, na sala de vídeo conferência do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, um encontro para discussão da temática do Plano Diretor Participativo no município de Russas. A reunião foi ministrada pela facilitadora Dra. Regina, Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Arquiteta, Analista de Projetos da Secretaria Executiva da Regional 2 – Prefeitura Municipal de Fortaleza. O encontro contou também com a participação da Sra. Vânia Maria Veras Marques, Vice – Presidente do SINDIMÓVEIS – CE, Corretora de imóveis, Advogada, Diretora e Professora do Curso para Técnico em Transações Imobiliárias.

Participaram do evento, Funcionários dos Tributos, Engenheiro, Topógrafo, Advogado, Radialista, Representante da Assembléia Legislativa, Chefe de Gabinete, Secretário de Governo, Representantes da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Funcionários e Assessores.

O Plano Diretor Participativo é o elemento central do processo de planejamento urbano e tem como finalidade organizar a cidade para trazer benefícios para a população. Tendo em vista que Russas é a cidade que mais cresceu no Vale do Jaguaribe, o Gestor Municipal se preocupa com a organização do Município e procura conduzir sua política de desenvolvimento urbano de acordo com as necessidades da população.

O Plano Diretor Participativo é elaborado por técnicos especialistas, participação popular e consultas políticas. Com ele, o Gestor Municipal conseguirá aprovar projetos que serão fundamentais para o melhoramento da vida urbana.

Russas no topo do Karatê escolar


Russas mais uma vez no podium dos jogos escolares, é que o karateca Aldavi Almeida, de 16 anos, conquistou sábado 20 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, duas medalhas de Bronze no Campeonato Brasileiro Escolar. A competição aconteceu nos dias 19 e 20. Uma das medalhas Aldavi conquistou em combate e outra na demonstração de suas habilidades.

O feito do jovem atleta faz crescer a coleção de grandes conquistas dos jovens atletas russanos nos ultimos anos, e eleva o nome da cidade Brasil a fora. Cabe aqui enaltecer o incentivo da gestão escolar no apoio a prática do Karatê na terra de Dom Lino.

Fonte: TV Jaguar

DOCE DE COCO: Débora Ingrid é a melhor atriz do festival


O Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em sua 5º edição encerrado no último sábado(20/11) apresentou um excelente resultado para o município de Russas que esteve presente no festival representado pelo “ DOCE DE COCO” que foi selecionado inicialmente entre os 115 inscritos na categoria curta-metragem Produtora Independente, comprovando que a produção russana é de qualidade, não deixando a desejar a nenhuma outra do país.

Doce de Coco recebeu 10 indicações, mas obteve três premiações que foram: Melhor Direção – Allan Deberton; Melhor Filme no Júri Popular e melhor Atriz para Débora Ingrid, que interpretou Diana a protagonista do filme. A titulo de curiosidade podemos destacar que no ano passado a melhor atriz deste festival foi à atriz Global Débora Falabella.

Doce de Coco será exibido através de convite na Mostra Honrs Concurs no Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontece em João Pessoa, Paraíba, no dia 12 de dezembro. Além disso, o curta russano também foi selecionado para o festival Tudo Sobre Mulheres, quando foram inscritos mais de 80 produções brasileiras de até 25 minutos de duração, finalizadas a partir de 2007 e que de alguma forma abordam o universo feminino, que se inscreveram no V Tudo Sobre Mulheres – Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães(MT). A equipe de curadoria selecionou 23 obras, entre documentário e ficção, dentre estes o Doce de Coco.

Este foi o primeiro trabalho no cinema da jovem atriz russana, que já traz em sua bagagem apesar da pouca idade, muitas apresentações em espetáculos teatrais montados pela OFICARTE TEATRO E CIA.

Fonte: Jornalista Ricardo Torres

Foi lançada em Russas a Exposição "Os Negros"


Em uma solenidade bastante ovacionada, ocorrida na noite de 20 de novembro, no Centro Cultural Pe. Pedro de Alcântara, em Russas, foi lançada a Exposição "Os Negros", que ficará aberta ao público durante três meses.

A amostra foi idealizada e preparada pela historiadora e professora Lúcia Silva, que decidiu abrí-la neste dia, haja visto, ser a data em que é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra, estabelecido pela Lei Federal Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, maior líder negro do Brasil, que faleceu no dia 20 de novembro de 1695.


A cerimônia de abertura contou com os acordes da Banda de Música local Maestro Orlando Leite na recepção dos convidados. Um vídeo foi apresentado mostrando através de fotos a vivência dos negros em nosso país, desde sua chegada, até os dias atuais. Foi realizado também um desfile afro-descendente, onde dez jovens do Município expuseram as diversas formas de se vestir do povo africano. Uma roda de samba com o Grupo local Declara Samba fechou a solenidade, executando canções típicas da cultura negra. Enquanto isso a Exposição era declarada aberta para a visitação dos que ali estavam.


A idealizadora do evento Lúcia Silva fez uso da palavra, agradeceu a presença de todos, em especial aos empresários e Governo Municipal pelo apoio logístico, e também relatou um pouco sobre a amostra, dizendo que a população terá a oportunidade de ver uma exposição em nível de cidade grande, onde a história dos negros africanos é retratada com riqueza de detalhes, através de fotos, objetos, maquete, livros, adereços e textos.


Vale a pena conferir, visite e faça uma viajem no tempo e entenda a importância da raça negra para o desenvolvimento econômico, cultural e racial do nosso país.