terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Russas: Até sexta Chiquinho será empossado Presidente da Câmara


Espere um pouco, um pouquinho mais... As frases são de uma música, mas que cabe na última decisão do presidente da câmara municipal de Russas, vereador Agaci Fernandes, que ontem (06/12) anunciou que até sexta-feira (10/12) irá cumprir a decisão judicial da juíza Antonia Neuma Mota Moreira Dias, que em resposta ao processo nº. 12040-37.2010.08.06.0158/0, Ação Declaratória com Efeito Cominatório C/C Pedido de Tutela Antecipada, tendo como promoventes os vereadores: Nilson Mendonça, José de Fátima, Marcos Estácio, Fernando Amaral, João Torquato e Chiquinho Cacholé.

Hoje estamos exatamente a um mês da realização da eleição, cujo “X” da questão entrou em cena, já que o vereador Paulo Santiago, candidato a presidente e escrutinador do mesmo pleito alegou que haviam dois votos identificados, para a chapa 1, encabeçada por Chiquinho Cacholé. O caso foi parar na justiça, e como ultimo episodio teve a decisão da Juíza Antonia Neuma, que determinou á câmara municipal, através de seu presidente que em obediência ao artigo, 35 e seus parágrafos do regimento interno da casa, proclame o resultado do escrutínio, dando posse aos eleitos, que iram presidir o legislativo russano no biênio 2011/2012. Foi arbitrada ainda multa diária de R$ 3.000,00(três mil reais) em caso de descumprimento da decisão.

O vereador Agaci Fernandes disse que irá cumprir a decisão, e que não quer briga com a chapa vencedora.
Só nos resta esperar.

Fonte: falecomricardotorres.blogspot.com

Russas: Projeto Ação Digital vai realizar a II SEMID


O Governo Municipal de Russas, através do Projeto de Ação Digital – PAD vai promover a II Semana de Inclusão Digital, que será realizada durante o período de 11 a 17 de dezembro, com atividades acontecendo nos turnos manhã, tarde e noite. A abertura será no dia 11, a partir das 8h, no auditório do CVT, com a realização de uma palestra ministrada pelo Bacharel em Comunicação Social Higo Lima que abordará o tema da semana “Democratização do acesso às novas tecnologias: um desafio político, social e educacional”.

A II SEMID tem como propósito mobilizar telecentristas, professores, alunos de escolas públicas do Vale do Jaguaribe, gestores de projetos de inclusão digital e de outras Instituições de Ensino do Ceará em torno da discussão da democratização do acesso às novas tecnologias. Dessa forma, o evento discutirá a democratização do conhecimento tecnológico como forma de promover a inclusão digital da comunidade e de garantir a manutenção e desenvolvimento de políticas e projetos com tal fim. Além disso, o evento possibilitará a participação de facilitadores e de gestores de todas as iniciativas contempladas pelo Programa Telecentros.BR no Estado do Ceará como forma de socialização das ações e sincronização das atividades que serão desenvolvidas nos telecentros comunitários.

Participe! Toda a programação do evento você confere no site http://semid.projetoacaodigital.com.br .

Vaticano exclui Juazeiro do Norte como rota do turismo religioso


A falta de infraestrutura – aeroportuária e hoteleira, fez Juazeiro do Norte perder a oportunidade histórica para ser incluída entre as cidades brasileiras definidas pelo Vaticano como roteiro religioso internacional. A garantia de um fluxo de turismo que renderia milhões ao desenvolvimento econômico do Cariri.

Juazeiro do Norte contou com a boa vontade do Governo Lula mas o Vaticano excluiu o Município da relação das cidades que constam da lista de roteiro religioso no mundo. O principal obstáculo, como apurou o Jornal do Cariri, em Brasília, são as deficiências no aeroporto regional Orlando Bezerra, que tem limitações para embarques e desembarques e pousos e decolagens.

Avaliadas as condições técnicas e de infra-estrutura, Juazeiro do Norte, transformada, em 2009, pelo Vaticano, em Santuário Religioso, acabou perdendo o lugar para Recife. O roteiro inclui Aparecida (São Paulo), Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e as cidades históricas de Minas Gerais. A rota do turismo religioso é definida pela agência oficial do Vaticano, a Ópera Romana Peregrinações, em parceria com o Ministério do Turismo.

Fonte: www.cearaagora.com.br

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Emerson marca gol 'salvador', Flu derrota o Guarani e conquista o bi do Brasileirão


Foram 26 anos de espera e muito sofrimento neste domingo. Porém, isso acabou. Com a vitória sobre o Guarani por 1 a 0, no Engenhão, o Fluminense faturou o seu segundo título brasileiro da história, que teve a sua primeira edição em 1971. O gol “salvador”, aos 16 minutos do segundo tempo, foi marcado pelo atacante Emerson. Além destas conquistas, o Tricolor tem mais dois troféus de expressão no cenário nacional: a Taça de Prata de 1970 (Roberto Gomes Pedrosa, considerado o Brasileiro da época) e a Copa do Brasil de 2007.

Com a vitória e, consequentemente, o título, o Fluminense, que liderou a competição por 24 rodadas (incluindo a última), terminou com 71 pontos, contra 69 do Cruzeiro, que derrotou o Palmeiras por 2 a 1, e 68 do Corinthians, que empatou com o Goiás em 1 a 1.

“O título é de todo mundo, mesmo aqueles jogadores que não atuaram muito. Não tem essa de eu ser o responsável pelo título. O grupo do Fluminense sempre foi muito unido em todo o Brasileiro”, salientou Emerson.

Nesta vitoriosa campanha, destaque especial para Darío Conca. O argentino terminou o Brasileiro com a façanha de ter sido o único jogador de linha a entrar em campo nas 38 rodadas da competição. A tendência é de que ele seja eleito, nesta segunda-feira, em evento no Rio de Janeiro, o craque do campeonato.

Quem também se destacou na campanha foi Muricy Ramalho. Com uma proposta da CBF para comandar a seleção brasileira, o treinador seguiu no Fluminense e, como recompensa, faturou o seu quarto título brasileiro (três pelo São Paulo), se consolidando com o “rei dos pontos corridos”.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Matricule-se , prepare-se e tenha êxito em seus desafios


O município de Russas agora tem um cursinho preparatório para concursos públicos, matricule-se já e garanta o seu futuro. A bola da vez é você.

Matrículas de 1º a 10 de dezembro, das 19h às 21h, na Escola Municipal Murilo Serpa.

Russas: Incêndio criminoso a residência


Na madrugada de hoje 02 de dezembro por volta das 02h10min, na localidade de Sítio Retiro, zona rural de Russas-Ce, a residência do Nildo Silveira Sombra, 47 anos, onde funciona uma mercearia, foi incendiada criminosamente. Segundo o proprietário o crime foi praticado por Lucieldo Targino da Costa, 32 anos, vulgo “Mossoró”, residente na mesma comunidade, que fugiu logo em seguida ter praticado o delito.

O incêndio queimou todo o telhado da residência atingindo também uma moto Honda NX-200 ano 2000; uma geladeira; um freezer; um armário contendo varias roupas; um TV 29 polegadas; um fogão; um aparelho de DVD e toda a mercadoria do comércio (cereais, enlatado, bebidas, perfumes, biscoitos e etc...).

Vale ressaltar que Nildo Silveira teve uma discussão e foi lesionada levemente no braço esquerdo com golpe de faca pelo o acusado por motivo banal, fato acontecido por volta das 19h45min, ocasião em que o acusado ingeria bebidas alcoólicas, na citada mercearia.

A Polícia Militar efetuou diligencias no intuito de localizar e prender o acusado, mas, não obtiveram êxito. Não havia ninguém no interior da residência, e o incêndio foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade de Limoeiro do Norte-Ce.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Educadora Luma Andrade é premiada em Brasília


Quando no início do mês de novembro recebeu duas correspondências do Congresso Nacional, em Brasília, para participar de discussões sobre direitos dos homossexuais, Luma Andrade viu que sua luta só estava no começo. Professora, pedagoga, doutoranda, travesti, pioneira, debateu na audiência o "Bullying Homofóbico nas Escolas" e no Senado Federal recebeu o Prêmio Educando pela Diversidade Sexual, na semana passada. Em tempos de sintomáticas agressões contra homossexuais, a professora deste Município e presidente da Associação Russana da Diversidade Humana tem trabalho considerado referencial para o País.

Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou projeto de lei da Câmara, que autoriza a mudança de nome de pessoas transexuais sem vínculo com cirurgia. É o caso de Luma Andrade, a primeira no Ceará a conseguir na Justiça a mudança do nome. Um dia antes de acompanhar a audiência legislativa, a educadora participou do seminário "Escola sem homofobia". O evento foi um pedido da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais (ABGLT).

Luma aponta a deficiência no ensino aos jovens e defende a capacitação dos professores nas escolas, para lidarem com questões como a tolerância sobre os direitos sexuais, um trabalho que não se resuma a acusações e punições, mas o entendimento de que tanto professor quanto aluno são sujeitos culturais.
"Até mesmo o professor com instrução está influenciado pela bagagem cultural de antes de se capacitar como transmissor de conhecimento", afirma a educadora cearense.

MAIS INFORMAÇÕES - 10° Centro Regional de Educação de Russas (Crede) Vale do Jaguaribe
(88) 3411.8556

Fonte: Diário do Nordeste

Estados do Nordeste montam "barreiras" contra traficantes em fuga do Rio


Com medo de ser o destino de traficantes do Rio de Janeiro em fuga, a maioria dos Estados do Nordeste tomou medidas para conter a possível entrada de criminosos na região. Estradas, portos, aeroportos e até mesmo presídios estão sendo monitorados 24 horas por dia, a fim de detectar qualquer possibilidade de ingresso de fugitivos. Várias operações foram desencadeadas nos últimos dias.

Estado da região mais próximo do confronto, a Bahia se precaveu da possível entrada de traficantes em fuga: desde a segunda-feira (29), um dia após a ocupação do Complexo do Alemão, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) fiscaliza a entrada de todos os veículos nas divisas com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo a PRF, todos os carros, motos, ônibus e caminhões estão sendo abordados. Nesta quarta-feira, a operação deve receber o reforço da Polícia Militar. A princípio, a operação deve permanecer atuando 24 horas até o dia 10 de dezembro, podendo ser prorrogada.

Em Alagoas, a Polícia Civil reforçou, desde a semana passada, o monitoramento dos presídios, onde estariam detidos supostos integrantes de facções criminosas do Rio de Janeiro.

Já em relação às rodovias, a PRF informou que está utilizando todo o efetivo (161 policiais) em operações nas rodovias desde esta segunda-feira, em especial nas divisas. “Nós iniciamos um trabalho de reforço mais contundente de fiscalização de veículos nas rodovias. Estamos abordando qualquer veículo que esteja trafegando, para tentar fazer com que esses fugitivos não cheguem ao Estado. Estão sendo abordadas 400 pessoas por dia”, informou Gibson Magalhães, superintendente da PRF em Alagoas.

Em Pernambuco, as polícias se uniram para tentar conter a chegada de supostos fugitivos. A PRF e a Polícia Militar ampliaram o efetivo e também estão monitorando todos os veículos que entram no Estado, inclusive com abordagem minuciosa e revista aos passageiros.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social do Estado informa que “intensificou as ações de inteligência e a obtenção de informações com os órgãos de segurança do Rio de Janeiro, para identificar a eventual possibilidade de migração de criminosos para nosso Estado”. O informe afirma ainda que as autoridades traçaram estratégias para intensificar o controle dos acessos não só por terra, mas também nos aeroportos e portos. A ação não tem prazo para terminar.

Na Paraíba, o governo do Estado determinou, nesta segunda-feira, que os setores de inteligência das polícias Militar e Civil acompanhem atentamente a guerra ao tráfico do Rio. A PRF e PM também aumentaram o efetivo nas rodovias nas divisas do Estado, com a montagem de barreiras. Segundo o Estado, as ações acontecem em integração com Pernambuco e Rio Grande do Norte, que fazem divisa com a Paraíba.

A Secretaria de Segurança Pública do Ceará apenas informou que a coordenadoria de Inteligência analisa as informações sobre as atividades de traficantes no Rio.

A PRF afirmou que não há, por enquanto, orientações nacionais para o reforço de segurança. As fronteiras também estão sendo reforçadas no Paraná e em Mato Grosso.

Fonte: UOL

Russas: TG 10 – 010 realiza solenidade de encerramento de instrução da turma de 2010


O Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra 10 – 010 com o apoio do Governo Municipal, realizou no início da noite de 30 de novembro, na Avenida Dom Lino, em frente ao Paço Municipal, a Solenidade de compromisso a Bandeira Nacional e encerramento do ano de instrução da turma de atiradores do TG 10 - 010. Esta foi à quarta turma a encerrar suas atividades desde a reativação do Tiro de Guerra no município de Russas


Durante a cerimônia foram entregues diplomas a atiradores e monitores que mais se destacaram durante as instruções, foi feita a aposição de divisas e a entrega de reservistas a todos do grupamento. A tropa desfilou em continência ao Coronel Carlos Henrique Vasques Ramos representante do General de Divisão Hélio Chagas de Macedo Junior comandante da 10ª Região Militar.

A solenidade marcou também a despedida do Chefe de Instruções do TG 10 – 010, o 1º Sargento Francisco Joacy de Moura, que durante quatro anos prestou relevantes serviços à comunidade russana, sendo responsável pela formação militar de centenas de jovens do Município.

Participaram do evento o Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, Coronel Carlos Henrique Vasques Ramos representando o General de Divisão Hélio Chagas comandante da 10ª Região Militar, Tenente Coronel Francisco Barcelos Neto, Tenente Edson Pioner, Major Calixto representando o Tenente Coronel Hervano Macedo comandante do 1º BPM, Secretários Municipais, Assessores e Sociedade Civil.