sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011 a todos!

Amigo e amiga internauta é com muita satisfação que me dirijo a você para agradecer pela sua colaboração durante o ano de 2010, foram milhares de acessos contribuindo para a socialização da informação. Que em 2011 continuemos juntos buscando a cada dia repassar a notícia de maneira séria e responsável.



Um grandioso ano novo a todos, com muito amor, paz, solidariedade, saúde e acima de tudo seriedade e compromisso.

São os votos do radialista Claudio Moura

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Professores ainda esperam notebooks


Centenas de professores de cinco Municípios desejaram ter recebido bem antes do Natal um notebook para as pesquisas escolares. O recurso para a compra dos equipamentos já está na conta das Prefeituras Municipais de Quixeré, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Jaguaruana e Piquet Carneiro. O atraso nos processos de licitação e liberação de cadastro de professores é apontado como problema. O mesmo não parece ter ocorrido nos Municípios de Limoeiro, Russas e Aracoiaba, cujos professores já receberam os aparelhos eletrônicos.

O programa "Um professor um Notebook" já foi implantado em três Municípios do Ceará, levando aos professores das escolas públicas municipais um computador portátil para que possam fazer estudos, pesquisas e planejamentos escolares. A ideia foi do deputado federal e professor aposentado, Ariosto Holanda. Os Municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Aracoiaba já contemplaram seus professores do ensino fundamental com notebooks.

A aquisição se dá em regime de comodato. Ou seja, o professor leva o computador para casa e é responsável por sua utilização enquanto estiver vinculado à Secretaria de Educação. Em Limoeiro foram entregues 320 computadores portáteis para os professores. O Município de Russas recebeu cerca de 600 aparelhos. Com 22 anos de sala de aula, a professora Albênia Mentes de Sousa, de Limoeiro do Norte, já realiza pesquisas para os alunos, produz e planeja as aulas documentando o material no novo meio eletrônico.

O recurso veio de verba parlamentar federal e já está a alguns meses na conta das Prefeituras. O prefeito de Tabuleiro do Norte, Raimundo Dinardo, informou que foi realizada a licitação para contratação da empresa que vai fornecer os equipamentos. "Estamos só aguardando resolver o cadastro com a Caixa Econômica", afirmou o prefeito. A alegativa foi a mesma em Jaguaruana. Nenhum dos telefones da Prefeitura do Município de Quixeré atendeu. E em São João do Jaguaribe e Piquet Carneiro não houve retorno da informação à reportagem.

Notebooks Entregues

600 computadores portáteis foram entregues somente no Município de Russas. Em Limoeiro, já foram beneficiados 320 professores. Cinco Municípios faltam entregar os aparelhos.

Fonte: Diario do Nordeste

Russas: Presidente da Câmara Chiquinho Cacholé será empossado sábado


O novo Presidente da Câmara Municipal da cidade de Russas, Francisco das Chagas de Oliveira Lima (PT), popularmente conhecido Chiquinho Cacholé, eleito para o biênio 2011/2012, será empossado ao cargo no próximo sábado, 1º de janeiro, às 9h, em cerimônia a ser realizada no prédio da Casa Legislativa, situado na Avenida Dom Lino, centro, autos do Paço Municipal.

Será mais um tabu a ser quebrado na política russana, primeiro foi o Município ter elegido pela primeira vez um vereador do Partido dos trabalhadores e segundo, esse parlamentar chegar a presidência da casa para administrar seus destinos durante dois anos.

Chiquinho chega e gera uma grande expectativa nos russanos de inovação na forma de conduzir o fazer administrativo da casa do povo, que há seis anos vem sendo tocada com o tradicionalismo de sempre do ainda atual Presidente Agaci Fernandes.

Além do Presidente Francisco das Chagas, serão empossados também os demais componentes da chapa vitoriosa denominada "Novo Tempo", são; o Vice-Presidente Nilson Mendonça, Secretário João Torquato e o Tesoureiro José de Fátima.

Nas eleições a Chapa 01 encabeçada por Chiquinho Cacholé venceu a composição 02 representada por Paulo Santiago por seis votos a quatro, quebrando então uma seqüência de três vitórias consecutivas de chapas da situação.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tiririca tem alta de hospital e passa bem, diz assessoria


O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, teve alta do hospital São Mateus, em Fortaleza (CE), e passa bem, conforme informou nesta quarta-feira (29) sua assessoria.

Uma assessora disse que ele teve alta na noite de terça (28) e que ocorreu apenas "uma indisposição". Segundo ela, Tiririca já está em casa e está "tudo tranquilo" com o deputado. Disse ainda que ele não precisou passar por nenhuma cirurgia.

Ele foi internado na terça-feira (28), após sentir dores abdominais. Os sintomas teriam indicado o diagnóstico de pedras na vesícula. Uma atendente do hospital informou que o humorista se internou e, por volta das 19h, se encontrava no quarto com a mulher, mas não deu mais informações. Nesta quarta, o hospital disse apenas que a alta ocorreu por volta de 21h de terça, e informou que não tinha autorização para dar maiores detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes.

Tiririca obteve 1,3 milhão de votos e foi o deputado mais votado do país nas eleições deste ano. Ele foi diplomado deputado no dia 17 deste mês. Dois dias antes, havia visitado a Câmara dos Deputados, em Brasília, pela primeira vez, após polêmica em torno da suspeita de que ele seria analfabeto - acusação da qual foi absolvido.

Fonte: www.globo.com

Funceme aponta início da pré-estação chuvosa com índice 262% acima da média


Dados preliminares obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), revelam que a pré-estação chuvosa no Ceará (dezembro e janeiro) começou com índices pluviométricos acima da média histórica.

Segundo o levantamento, do dia 1º ao dia 22 de dezembro de 2010 choveu 84,1milímetros em todo o Estado. A média histórica para o período é de 23,2 milímetros, ou seja, as precipitações ficaram 262,1% acima da média.

Nas oito macrorregiões cearenses as chuvas foram superiores ao índice histórico, com atenção maior para a Região da Ibiapaba, onde choveu 146,5 milímetros enquanto a média é de 24,9 milímetros, significando um desvio positivo de 487,5%. Entretanto, os meteorologistas informam que as boas chuvas na pré-estação não indicam que vai chover acima da média na estação chuvosa (fevereiro a maio). As primeiras chuvas, em dezembro e janeiro, são ocasionadas por sistemas meteorológicos secundários que não têm ligação com a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema causador de chuva no Ceará e que atua entre fevereiro e maio. O prognóstico oficial para o período chuvoso no Estado será divulgado pela Funceme na segunda quinzena de janeiro.

Fonte: www.cearaagora.com.br

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Russas irá realizar o Reveillon da Alegria


O Governo Municipal em parceria com o Governo do Estado do Ceará irão realizar em Russas o Reveillon 2010/2011. O evento vai acontecer no Parque Urbanizado da Lagoa da Caiçara, na próxima sexta-feira, 31 de dezembro, a partir das 22h.

O “Reveillon da Alegria” será uma verdadeira mistura de ritmos, o forró com a banda “Bota pra Moer” e o axé da banda “Pegada Black”. Após a contagem regressiva o ano novo será recebido por um grande show pirotécnico que vai colorir o céu da cidade de Russas.

O Prefeito Municipal tem a honra de convidar as famílias russanas e do Vale do Jaguaribe à participarem desse momento festivo preparado com todo carinho.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feriado de Natal com 644 pacientes atendidos no Instituto José Frota


O Instituto Dr. José Frota divulga o balanço oficial de atendimentos durante o final de semana - compreendido entre sexta-feira, 24 de dezembro, às 19h, até esta segunda-feira, 27 de dezembro, às 7h - com 644 pessoas atendidas.

Segundo o balanço, foram 173 casos de violência no trânsito, com 86 acidentados de moto, 44 vítimas de abalroamentos, 31 de atropelamentos, 5 capotamentos, 6 quedas de bicicleta e 1 queda de carro em movimento.

O IJF recebeu, ainda, 38 vítimas de agressões físicas, 11 de lesões por arma branca e 48 por arma de fogo. Também chegaram ao hospital, 30 vítimas de quedas da própria altura, 26 de queimaduras e 14 de picadas de animais peçonhentos, além de 4 pacientes envolvidos em acidentes na prática de esportes ou ambientes esportivos e 5 vítimas de acidentes de trabalho.

Os números de atendimentos dos dois últimos feriados prolongados, dia de finados e padroeira do Brasil, superaram os que foram realizados no período do Natal.

No de finados, compreendido entre 30 de outubro e 3 de novembro foram 1.359 atendimentos. No da Padroeira do Brasil, de 9 de outubro até 13 de outubro, foram 1.203 atendimentos.

Em 2009, de quinta-feira, 24 de dezembro até segunda-feira, 28 de dezembro, o hospital realizou 1048 atendimentos. O hospital atendeu 159 casos de violência no trânsito. Foram 67 acidentados de moto, 51 vítimas de abalroamentos, 25 de atropelamentos, 6 capotamentos, 9 quedas de bicicleta e 1 queda de carro em movimento.Também chegaram ao hospital 63 vítimas de agressões físicas, 23 de lesões por arma branca e 29 por arma de fogo.

Fonte: www.cearaagora.com.br

Corrida de São Silvestre terá 102 cearenses


Cento e dois atletas cearenses seguiram de ônibus, nesta noite de domingo, para São Paulo, onde participarão, dia 31 próximo, da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) disponibilizou dois ônibus para duas delegações: uma da Associação Cearense de Atletas Veteranos e outra da União do Atletas Corredores de Rua do Estado. Os ônibus sairam da praça Otávio Bonfim, no Parque Araxá, às 18 horas, e da praça do Liceu, no Centro, às 19h30min.

Fonte: TV Jaguar