terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Câmara de Juazeiro cassa mandato do prefeito Manoel Santana


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte cassou na manhã desta segunda-feira (10), por 12 votos a 1, o mandato do prefeito do município, Manoel Santana (PT). Logo após anunciar o impeachment de Santana, os vereadores iniciaram uma discussão para aprovar o afastamento do vice-prefeito Roberto Celestino(PSB). Celestino é acusado de se beneficiar de irregularidades que levaram a cassação de Santana. Com o impeachment de Santana e o afastamento de Celestino assumirá interinamente a prefeitura de Juazeiro o presidente da Cãmara, vereador Zé de Amélia Junior.

Durante a sessão houve tumulto e a Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos no plenário da Câmara. O prefeito Manoel Santana não reconhece a sessão que decretou seu impeachment. Alega cerceamento de defesa e estar sendo vítima de um golpe do presidente da Câmara, Zé de Amélia Junior. Santana declarou que seus advogados já estão recorrendo para que a Justiça do Ceará garanta a sua reintegração ao cargo de prefeito de Juazeiro do Norte.

O clima na cidade de Juazeiro na manhã desse dia 10 de Janeiro é de muita tensão. O ambiente é de guerra. Partidários do prefeito Santana e de seu vice Roberto Celestino estão sendo convocados às ruas para protestar e reagir contra o que eles consideram uma " jogada suja" do presidente da Câmara, Zé de Amélia Junior.

Em sua defesa, o presidente da Câmara, Zé de Amélia Junior, afirma que apenas cumpriu a decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira, que determinou a continuidade da sessão de cassação do prefeito Santana suspensa desde o ano passado. Nessa segunda, a sessão foi aberta para recolher apenas cinco votos. No entanto, apenas quatro vereadores compareceram. O líder de Santana, vereador Adauto Araújo, não votou. Aberta a urna, doze vereadores votaram sim ao impeachment e um se manifestou contrário.

Zé de Amélia Junior também explicou que logo após decretado o impeachment do prefeito Santana, a Câmara de Juazeiro entendeu que há motivos de sobra para afastar o vice-prefeito Roberto Celestino. Segundo Zé de Amélia, os vereadores cumpriram a Constituição que estabelece como sua missão primordial a fiscalização do Poder Executivo.

Agora, Juazeiro do Norte irá assistir a uma guerra jurídica. O prefeito cassado Manoel Santana e o vice afastado Roberto Celestino vão à Justiça recorrer para reassumirem seus cargos.

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário