sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Coelce registra 280 descargas elétricas em dois dias de chuva no Ceará


A Companhia Energética do Ceará (Coelce) divulga o balanço de descargas atmosféricas registradas nos últimos dois dias de chuvas no Ceará. Entre terça-feira (19) e quarta-feira (20), 280 raios atingiram o estado.

Durante esse período, a cidade de Tabuleiro do Norte foi a que registrou a maior quantidade de descargas, com 36. Em seguida, Beberibe, Pedra Branca, Limoeiro do Norte e Cascavel foram os municípios com maior incidência de raios no estado. A capital cearense contou apenas com 2 registros.

Em 2009, a Coelce registrou, aproximadamente, 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Já em 2010, foram registrados cerca de 45.000 raios, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado. As cidades que tiveram as maiores ocorrências nesses anos foram Granja (320) e Bela Cruz (253).

A Coelce monitora as descargas atmosféricas no Ceará com a finalidade de identificar o local de queda de raio na rede elétrica, prever tempestades e consequentemente minimizar o tempo de atendimento.

O sistema identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas. O sistema é fruto de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Coelce, desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, com investimentos totais de R$ 615 mil.

Todo o projeto foi financiado pela Coelce, com participação técnica dos engenheiros da empresa e realização de pesquisas de estudiosos da USP e da Uece.



A Coelce dá orientações sobre cuidados dentro e fora de casa durante tempestades:



Cuidados dentro de casa durante tempestade:



• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

• Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc;

• Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;

• Quando possível, desconectar das tomadas aparelhos elétricos e eletrônicos;

• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:



• Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, portões metálicos, tubos metálicos, cabos de aterramento e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

• Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças, veículos;

• Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário