segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Material para construção de 1500 fogões ecológicos chega a Russas


Russas é mais um dos Municípios cearenses a receber do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, o recurso para construir fogões ecológicos em substituição aos tradicionais a lenha. cada unidade custará em torno de R$ 500,00.

Na manhã de hoje, 24 de janeiro, o Município recebeu todo o material para a construção de 1500 unidades do novo aparelho, que serão construídos nas diversas comunidades rurais, com o acompanhamento do Governo Municipal e União das Associações Comunitárias de Russas – UNACR.

A mudança é considerada uma boa notícia, pois os novos fogões zeram o contato com a fumaça dentro das casas o que evita doenças respiratórias, e também reduzem em aproximadamente 40% o consumo de lenha diminuindo assim o desmatamento. O novo aparelho não elimina a fumaça, apenas a desvia para fora da casa através de uma chaminé.

A tecnologia dos fogões ecológicos foi inspirada em experiências de países da Ásia, sendo desenvolvida desde 2005 pela ONG cearense IDER (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis), com patrocínio do Governo do Ceará, que passou a incentivar sua instalação há três anos.

A chegada dos novos fogões vai trazer incalculáveis benefícios para o Município de Russas. No início vai gerar rendas já que sua construção será feita por pedreiros locais que passam por capacitação. Posteriormente vai colaborar com a prevenção de doenças respiratórias e cooperar com a diminuição do desmatamento.

0 comentários:

Postar um comentário