sábado, 29 de janeiro de 2011

Samuel Araripe pede solidariedade para recuperar a cidade do Crato


Uma corrente de solidariedade começa a ser formada para recuperar a cidade do Crato. 30 máquinas pesadas já estão trabalhando, das quais 20 da iniciativa privada. O prefeito Samuel Araripe, ao se deparar com tanto estrago causado pelos 200 milimetros de chuva no pé da serra e 162 milimetros nas demais localidades, disse que “a mão divina passou pelo Crato” . A referência é pelo fato de não ter acontecido nenhum óbito em consequência das chuvas. O caos é recuperável e Samuel já agradece o apoio do Governo do Estado, Domingos Filho, que o atendeu ainda cedo, e esteve na tarde de ontem observando os estragos.

O quadro no fim da tarde de ontem era de 50 pessoas desabrigadas, 12 casas caíram e outras 100 famílias tiveram suas mobílias atingidas. Outras 400 ficaram sem abastecimento de água e 600 famílias sem energia elétrica, por conta de postes arrastados pela correnteza. Cinco pontes em dois 2km do canal do Granjeiro foram literalmente destruídas.

O rio Granjeiro, que corta o Crato de ponta a ponta, atingiu os bairros do seu entorno com maior gravidade, principalmente o Centro, Pimenta e Vila Alta. Por volta das 11h de ontem, o sol voltou, mas a lama está na cidade, em alguns pontos com meio metro de altura.Os prejuízos ainda são incalculáveis. O prefeito Samuel Araripe disse que nunca tinha visto uma coisa daquela. Uma cratera foi aberta no centro da Cidade.

Pacote da reconstrução

Domingos Filho, o secretário Camilo Santana, o deputado federal Arnon Bezerra, o Coordenador estadual da Defesa Civil, cel Leandro Nogueira e o secretário de Segurança, Francisco Bezerra, reunidos com o prefeito Samuel Araripe assumiram o compromisso de desobstruir o canal, limpar a cidade e remeter cestas básicas.Camilo Santana prometeu R$100 mil para a reconstrução da metade das casas que caíram. A prefeitura faz a outra parte. Foi firmado um pacto para se fazer um projeto definitivo para o canal. O deputado Arnon Bezerra se comprometeu em viabilizar uma audiência no Ministério da Integração Regional.

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário