quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Russas foi sede do II Seminário Revitalização da Citricultura no Vale do Jaguaribe


A exemplo do primeiro, realizado em 2009, Russas foi sede do II Seminário Revitalização da Citricultura no Vale do Jaguaribe promovido pelo Instituto Agropolos do Ceará com o apoio da UNIVALE, Banco do Nordeste, EMBRAPA e Governo Municipal de Russas.

O evento aconteceu por todo o dia de terça-feira, 15 de fevereiro. Pela manhã as atividades foram desenvolvidas no auditório do Centro Vocacional Tecnológico - CVT e a tarde os participantes visitaram laranjais cultivados no Projeto de Irrigação Tabuleiro de Russas.

A finalidade do encontro foi de transmitir conhecimentos sobre o cultivo das plantas cítricas, com ênfase para a laranja e despertar na sociedade, produtores e pretensos produtores a necessidade de evidenciar o cultivo dessas culturas que já foram a principal fonte de renda de muitas cidades do Vale do Jaguaribe.

Participaram do Seminário o Secretário de Agricultura de Russas, Rogério Leitão, que representou o Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, Gerente da Agência do Banco do Nordeste de Limoeiro, Secretários Municipais de Agricultura dos municípios de Jaguaruana, Limoeiro do Norte e Pereiro, representantes da Embrapa, UNIVALE, FAPIJA, Instituto Agropolos, ADAGRI, Ematerce, Projeto Tabuleiro de Russas, Empresas Itaureira, Frutacor e Agrícola Famosa, além de outras autoridades, Imprensa e Sociedade Civil.

No período da manhã foram realizadas palestras que esclareceram todo o processo necessário para o resgate e sucesso da produção cítrica na Região. A primeira, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo José Tito, focalizou o tema “Fitossanidade” enfatizando para o controle das pragas e a grande importância da sanidade da fruticultura para a conquista e manutenção de mercado.

O segundo momento foi explanado pelo Coordenador do Projeto de Revitalização da Citricultura no Vale, Orlando Sampaio, que discorreu sobre o tema “Citricultura no Vale do Jaguaribe – Situação atual e Pespectivas”. Em sua fala ele chamou a atenção para as condições propícias da região em relação a outras áreas do Brasil e do mundo, demonstrando que o Vale do Jaguaribe possui solo e clima favoráveis ao cultivo e que atualmente não produz nem para o próprio consumo, tendo que importar frutas de outras regiões.

A última palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo paulista, Helton Carlos, que falou sobre o tema “Manejo do pomar – do plantio a colheita”. O especialista explicou etapa por etapa como deve ser feito para iniciar um pomar de laranjas, desde o estudo do mercado, passando por preparação do solo, captação de recurso até colheita e industrialização.

À tarde os participantes se dirigiram até um laranjal cultivado no Projeto Tabuleiro de Russas, onde tiveram a oportunidade de ver na prática o que aprenderam na teoria.

O próximo passo para a concretização da revitalização da citricultura na Região, é a composição de um Grupo Gestor com a participação de representantes de órgãos públicos e segmentos sociais, que terá a responsabilidade de coordenar passo a passo todos os encaminhamentos necessários para que aconteça de fato o resgate do cultivo das plantas cítricas na região, principalmente a laranja, cultura que já foi preponderante para a economia local.

0 comentários:

Postar um comentário