sexta-feira, 20 de maio de 2011

Livro A Voz do Pastor é lançado em Russas


Como parte da programação da 9ª Semana Nacional de Museus realizada em Russas de 16 a 20 de maio, aconteceu à solenidade de lançamento do livro “A Voz do Pastor”, realizada na noite de quinta-feira, 19 de maio, no anfiteatro do Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, situado a Rua Dr. José Ramalho, 1626, Centro.

A publicação é de autoria da professora Maria do Socorro Pinheiro, e relata a história de vida do ilustre russano Dom José Mauro Ramalho, primeiro Bispo da Diocese de Iguatu. O título da obra foi inspirado no programa de radio homônimo apresentado durante anos por Dom Mauro.

O livro nasceu da idéia do próprio Dom Mauro em escrever sobre sua trajetória de vida confidenciada em um diálogo com a professora Socorro, que pôs em prática o desejo do sacerdote.


A festa de lançamento contou com a presença de um grupo bastante seleto de pessoas composto por políticos, eclesiásticos, educadores, empresários, convidados especiais e familiares do Bispo homenageado. Vale ressaltar a presença ilustre do próprio Dom Mauro que se mostrou muito grato por mais uma conquista da sua vida sacerdotal. A solenidade foi encerrada com a sessão de autógrafos concedidos pela autora e Dom Mauro.

Foi um momento de muita alegria, socialização e propagação cultural promovido pelo Governo Municipal através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude.

A obra

O livro "A Voz do Pastor" focaliza aspectos sobre a vida e o trabalho do primeiro bispo de Iguatu, D. José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago. A história se inicia com a infância do menino Mauro, que nasceu na cidade de Russas, interior do Ceará, e que posteriormente viria se tornar sacerdote aos 23 anos de idade. A partir desse período foram necessários aproximadamente 13 anos para que o jovem pastor fosse chamado para uma nova missão, quando o papa João XXIII resolveu nomeá-lo bispo para a Diocese de Iguatu, fato que foi consumado às 16 horas do dia 06 de janeiro de 1962, na cidade de Aracati, vindo a assumir o posto de primeiro bispo da 5ª diocese do Ceará em 04 de fevereiro de 1962, neste município. Seguiu-se a partir daquele momento, em nosso meio, toda uma trajetória de um homem piedoso e com fecunda missão evangelizadora, que sempre demonstrou zêlo pelas coisas da igreja, de apelo à fraternidade e com grande preocupação com os mais necessitados, como bem expressa a síntese do seu lema episcopal: "Reple cordis íntima" - enchei o íntimo do coração.

Outros relatos da história de Dom Mauro são contados em aproximadamente 290 páginas, nos mínimos detalhes, inclusive com o testemunho de familiares, de amigos e pessoas que se dispuseram a buscar no mais íntimo da memória, lembranças de um tempo em que somente o cérebro humano poderia descrever.

0 comentários:

Postar um comentário