terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CHUVAS NO CEARÁ: Defesa Civil não está pronta para emergência no interior


Não precisa que comece a estação chuvosa para alerta nas áreas de risco se as próprias chuvas de pré-estação, desde dezembro, revelam o perigo recorrente. Os desastres causados com as chuvas no Rio de Janeiro e São Paulo servem de alerta para os cearenses. Nos últimos dois anos o Ceará esteve entre os oito Estados com maior número de desastres notificados. O impasse: em três anos, enquanto a coordenação Estadual de Defesa Civil cresceu e ganhou estrutura própria, as Prefeituras Municipais não têm dado a devida atenção às Coordenações Municipais. Sem estrutura, ou sede própria, os efetivos locais acumulam funções. E quem morava nas áreas de risco ontem padece no mesmo lugar hoje.

São poucos os Municípios do Ceará que têm uma estrutura física própria de Defesa Civil Municipal. "Em grande parte dos Municípios a Defesa Civil se resume a um funcionário da Prefeitura que já responde às vezes por outra função e que é nomeado para ser o coordenador municipal", afirma o coronel Leandro Nogueira, da Coordenação Estadual de Defesa Civil. É assim que, no papel, os 184 municípios do Ceará possuem Coordenação Municipal de Defesa Civil. Mas não na realidade.

Sem equipe

Um dos pré-requisitos para decreto de emergência ou de estado de calamidade pública, por exemplo, é que exista uma Coordenadoria Municipal funcionando, mediante portaria da Prefeitura, e com lei aprovada pela Câmara Municipal. O mal da carência de uma equipe propriamente dita de Defesa Civil é que, quando há repasse de recursos financeiros para assistência, são outros organismos da Prefeitura que, de fato, gerenciam. Em miúdos, é um órgão usando um dinheiro com recibo assinado por outro organismo.

"Às vezes é o secretário de Obras, ou de Ação Social etc. Isso não é o ideal. O correto é que o coordenador de Defesa Civil fique exclusivamente para tratar dos assuntos desta área no Município", diz coronel Leandro. Só Municípios grandes, como Juazeiro, Crato, Fortaleza e Caucaia, possuem estrutura física própria para a instituição que trata desse fim: prevenir, socorrer e proteger a sociedade de desastres, sejam naturais ou humanos. Mas, até em alguns destes, o trabalho tem o apoio direto do Corpo de Bombeiros.

Áreas de risco

E o que são, de fato, as áreas de risco no Ceará? De acordo com coronel Leandro, são principalmente as áreas dos Municípios cortadas por rios, próximas de mananciais, áreas de encosta, sopé de serra, e as áreas praianas com concentração de dunas. Mas uma área ressequida e distante de reservatórios de água ou sem estrutura de canais também se constitui em área de risco, com carências.

O cearense sabe muito bem o que é isso: entre secas e enchentes, foram ao menos 275 decretos de situação de emergência ou de calamidade pública entre 2008 e 2010. No ano passado, o grande problema foram os alagamentos, com um registro envolvendo abalo sísmico (em Sobral). Em 2009, foram as enchentes afetando multidões.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) recebeu, em 2009, notificações de desastres em 1.408 Municípios do País. Do Ceará, foram 68 notificações de desastres, colocando este Estado na 6ª posição. Em 2010, foram recebidas 746 notificações de desastres, dos quais 30 ocorreram no Ceará (8º no ranking nacional).

Desde 2007, a Coordenação Estadual de Defesa Civil passou a ter estrutura física própria, em Fortaleza, de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar. São 50 agentes estaduais de Defesa Civil, e um efetivo de bombeiros em todo o Estado de 1.600 pessoas. Dos 20 agrupamentos no Estado, 13 estão no Interior, nos Municípios de Crato, Sobral, Crato, Crateús, Tauá, Guaramiranga, Limoeiro do Norte, Aracati, Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Iguatu, Maracanaú, Caucaia e Horizonte. A Coordenação Estadual tem, inclusive, pressionado a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) para a importância de se estruturar as Coordenações Municipais. "Precisamos agora ampliar, e que também essa mesma preocupação com a estrutura seja feita pelos gestores municipais", diz coronel Leandro.

Centro-Sul

Até o fim deste mês, haverá reuniões de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Iguatu e Icó com o objetivo de avaliar a situação atual do nível de reservatórios e de áreas de risco, além de definir ações caso ocorram na quadra invernosa deste ano, inundações e desalojamento de famílias das áreas ribeirinhas. "Já temos um plano traçado no ano anterior e vamos fazer algumas adaptações", frisou o integrante da Comdec de Icó, Gildomar Gonçalves. Nos demais Municípios ainda não há data prevista para planejamento das ações para este ano.

Na cidade de Icó, a maior preocupação é com o Rio Salgado. Em Iguatu, é com o Rio Jaguaribe. O tenente Marcos Acácio, da 1ª Seção do Corpo de Bombeiros, informou que a unidade atende a 14 Municípios da região e dispõe de um efetivo de 47 homens, oito viaturas e de um barco a motor.

Tábua de Chuvas

Aurora: 114mm

Marco: 73.2mm

Barbalha: 53.8mm

Lav. da Mangabeira: 53mm

Várzea Alegre: 37mm

Brejo Santo: 36mm

Juazeiro do Norte: 35mm

Baixio: 35mm

Itapipoca: 33.4mm

Martinópole: 33mm

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Fortaleza (CE)

Fone: (85) 3101.4571/ fax: 3101.4582

Por - Melquíades Jr./Honório Barbosa

Consórcio Público de Saúde da Microrregião realizou Assembléia Geral em Russas


O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas – CPSMR, realizou na manhã do dia 18 de janeiro, das 8h às 12h, no Centro Vocacional Tecnológico –CVT, a 3ª Assembléia Geral Ordinária deste consórcio. Participaram do evento o Presidente do CPSMR e Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas, Secretário de Saúde do Município Giovanni Dantas, Contador responsável pelo consórcio, Coordenação da 9ª CRES, Prefeito de Palhano Nilson Freitas, representantes dos Municípios consorciados e imprensa local.


O encontro foi coordenado pelo Secretário Executivo do CPSMR José Arelone Andrade da Silva que na ocasião apresentou o Site e Prestação de Contas do CPSMR, além das Metas e Indicadores do Contrato de Programa do CEO Regional, gráficos de atendimentos por Município realizados pelo CEO Regional de junho a dezembro e Orçamento do CPSMR para 2011.

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas consiste na união de 6 (seis) entes da Federação: o Estado do Ceará, as cidades de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas.

O CPSMR é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade prestar serviços especializados de saúde através do Centro de Especialidade Odontológica - CEO-R/Russas e da Policlínica de Russas. Com objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos para a população da 9ª Microrregião de Saúde do Estado do Ceará.

Fique sabendo todas as informações sobre o CPSMR acessando o site www.cpsmrussas.com.br.

Neymar marca 4 na estreia do Brasil no Sul-Americano sub-20


Em noite absolutamente espetacular, Neymar marcou os quatro gols do Brasil na vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, na estreia das duas equipes no Sul-Americano sub-20 do Peru, que distribuirá duas vagas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Neymar confirmou que não são exagerados os elogios que o qualificam como a maior estrela da competição e desfilou vasto repertório de gols, dribles e grandes jogadas.

A partida disputada no estádio Jorge Basadre, na cidade de Tacna, teve um início amarrado, com poucas chances de gol. Logo aos 6 minutos, porém, Neymar apareceu no jogo dando cruzamento preciso para o zagueiro Bruno Uvini cabecear no travessão.

Cinco minutos depois, Benítez bateu falta e testou os reflexos do goleiro Gabriel.

Até a metade do primeiro tempo, as ações foram equilibradas, e as duas equipes não tiveram grandes oportunidades para marcar. Aos 24 minutos, Casimiro fez linda jogada pela esquerda, invadiu a área paraguaia e foi derrubado pelo goleiro Ovando.

Pênalti que Neymar bateu no canto esquerdo para fazer seu primeiro gol na partida. A comemoração teve direito a dancinha dos brasileiros, assim como Neymar e sua turma faziam no Santos em 2010.

Aos 33, o atacante foi lançado pela esquerda, entrou na área e deixou o zagueiro no chão antes de chutar firme no cantinho de Ovando, que não alcançou a bola: 2 a 0.

Mesmo com total controle da partida, o volante Zé Eduardo fez duas faltas duras no começo do segundo tempo e foi expulso, prejudicando a equipe brasileira.

Para complicar ainda mais, dois minutos depois, aos 6 do segundo tempo, o zagueiro Vieira descontou para o Paraguai após cobrança de escanteio.

Com o jogo mais difícil, Neymar resolveu aparecer novamente aos 15 minutos. Depois de jogada entre Lucas e Henrique, a bola sobrou para o santista, que dividiu com o goleiro e empurrou de cabeça para as redes.

O melhor de Neymar, no entanto, viria três minutos depois. O atacante recebeu em velocidade pela esquerda, entrou na área e encobriu Ovando, que saía para abafar: 4 a 1.

Irritados com a grande exibição de Neymar, os jogadores do Paraguai passaram a tentar intimidar o atacante do Santos, que respondia com mais dribles. Por reclamar da violência, o treinador Ney Franco acabou expulso e da boca do túnel viu o Paraguai descontar com Montenegro, aos 39.

Três minutos depois, o atacante Henrique fez falta dura e também foi expulso, deixando o Brasil com apenas nove em campo. Apesar da inferioridade numérica, não havia mais tempo para uma tentativa de reação do Paraguai.

BRASIL 4 - Gabriel; Danilo (Galhardo), Bruno Uvini, Juan, Alex Sandro; Zé Eduardo, Casemiro, Lucas (Romário) e Oscar (Fernando); Neymar e Henrique. Técnico: Ney Franco.

PARAGUAI 2 - Mario Ovando, Raúl Cáceres, Gustavo Gómez, Diego Vieira; Nelson Ruíz (Óscar Ruíz), Diego Benítez, Hernán Pérez, Marcos Giménez, Ivan Torres (Brian Montenegro); Jorge Ortega (Miguel Medina) e Claudio Correa. Técnico: Adrián Coria.

Gols: Neymar (4) (Brasil); Vieira e Montenegro (Paraguai); Local: Estádio Jorge Basadre, Tacna (Peru); Árbitro: Diego Abal (Argentina); Cartões Amarelos: Gómez, Ovando e Torres (Paraguai); Danilo, Henrique, Zé Eduardo e Neymar (Brasil); Cartões Vermelhos: Zé Eduardo, Henrique e Ney Franco (Brasil)

Fonte: msn.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Limoeiro perde a segunda no certame cearense 2011


Icasa e Guarany de Sobral entraram em campo neste domingo (16) após passarem por grande reformulação no elenco que disputou as Série B e D, respectivamente. No encontro, quem se deu melhor foi o Verdão do Cariri, que venceu por 1 a 0, gol de Marcelo Dias, aos 36 minutos do segundo tempo.

O Guarani de Juazeiro venceu o Limoeiro por 2 a 0. Os gols foram marcados por Niel, de pênalti, aos 44 minutos do primeiro tempo, e Peter, aos 48 minutos da segunda etapa.

Já Itapipoca e Quixadá ficaram no empate de 1 a 1, com ambos os gols sendo marcados de pênalti. Leandro, aos 13 minutos do segundo tempo, marcou para o Quixadá, e Adriano, aos 25 minutos também da etapa complementar, empatou para o Itapipoca.

Ainda pela segunda rodada do cearense o Ceará venceu de virada o Horizonte no Domingão por 2 a 1 e o Fortaleza venceu o Ferroviário no clássico das cores por 2 a 1 e é o novo líder do certame.

No último sábado (15), o Tiradentes venceu o Crato por 3 a 2.

Fonte: TV Jaguar

sábado, 15 de janeiro de 2011

Após 10 anos, Piliu retorna ao Futsal do Paraná


Um década, este foi o período decorrido entre a última passagem do ala/fixo cearense, Piliu pelo Campo Mourão/PR e sua volta em 2011 para as disputas da Chave Ouro.

Piliu, com 33 anos, será também o jogador com mais experiência no elenco do time paranaense. Cearense de Tabuleiro do Norte e que disputou o último certame cearense pelo Limoeiro, já atuou por Unisul/SC e o ABC/RN, onde foi vice-campeão e artilheiro da Taça Brasil; o Zagreb, da Croácia, onde conquistou o campeonato nacional em 2008 e também o Horizonte, de Fortaleza, equipe pela qual ganhou a primeira divisão do Ceará em 2009. Atleta de currículo invejável, Piliu também defendeu Camocin e Crateús, do Ceará, no inicio da carreira, além da extinta equipe da Asserp, de Foz do Iguaçu (vice-campeã da Chave Ouro em 1999), Pato Branco e Toledo.

Em declaração à imprensa local Piliu afirmou: “Minha expectativa é das melhores possíveis. Estou com a mesma motivação que tive na primeira vez que defendi Campo Mourão. Tinha o sonho de voltar e agora vai ser possível, por isso, vou me dedicar muito para levar essa equipe ao lugar que ela merece que certamente é entre os melhores times do Paraná”.

O curioso é que a equipe Paranense se notabiliza por buscar reforços no nosso Futsal pois já havia contratado o ala Preá, outro cearense e que estava também no Limoeiro, além do pivô potiguar Betinho, que em 2010 atuou pelo Mombaça.

Fonte: artilheiro.com.br

Russas: Definidos os finalistas do Campeonato de Futsal de Jardim de São José


Os jogos da fase semifinal do 1° Campeonato de Futebol de Salão José Venâncio de Oliveira da Comunidade de Jardim de São José, Zona Rural de Russas, foram disputados na noite de 14 de janeiro na quadra esportiva da referida localidade, com Corinthians e DP Moto Peças vencendo seus embates e chegando a final da competição.

Na preliminar o Corinthians de Jardim de São José venceu por 5 a 2 o Força Jovem do Sítio Paraíso. Foi um jogo bastante equilibrado onde o Força Jovem saiu na frente, mas não teve forças para segurar o placar permitindo então a virada, faltando dois minutos para o término da partida o Corinthians vencia por 3 a 2 com o adversário desperdiçando várias chances de empatar, mas como no futebol quem não faz toma, em dois contra ataques rápidos o Corinthians marcou mais dois e fechou o placar.

No jogo principal o DP Moto Peças de Jardim de São José não encontrou dificuldades para vencer o time da Cerâmica São Francisco do Sítio Paraíso, aproveitando-se da fragilidade do adversário, impiedosamente foi marcando um atrás do outro construindo o placar de 6 a 2, carimbando então passaporte para a grande final.

A decisão do campeonato será em partida única a ser realizada no dia 21 de janeiro, às 19h30min, na quadra esportiva de Jardim de São José. Caso o jogo termine empatado no tempo normal, o vencedor será conhecido após dois tempos extras de 5 minutos, se permanecerem os resultados iguais o certame será decido através das cobranças de penalidades máximas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Árbitro russano deverá ser indicado ao quadro de arbitragem da CBFS


O árbitro Luciano Silva uma das gratas revelações do quadro de arbitragem da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) poderá receber ainda neste ano o escudo da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e passar a fazer parte do quadro de arbitragem nacional.

Luciano esteve na última quarta-feira, 12, em Fortaleza, por convocação da FCFS onde realizou todos os exames físicos propostos pela entidade e obteve resultado 100% de aproveitamento em todas as metas exigidas.

O resultado positivo nos testes poderá render ao árbitro russano o escudo da CBFS, já que a comissão de arbitragem da FCFS está analisando a possibilidade de indicá-lo para o quadro de arbitragem nacional. Após indicação a entidade brasileira vai avaliar e confirmar ou não o ingresso do árbitro em seu contingente. O resultado de todo o processo deverá sair ainda este mês.

Quixeré: Detran vai aplicar provas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)


Prova teórica do Programa Carteira de Motorista Popular será realizada pelo Detran em Quixeré. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), por meio de uma equipe volante, vai aplicar provas teóricas no período de 20 a 22 de janeiro, na cidade de Quixeré, a 218 km de Fortaleza. 1.300 candidatos tentarão obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A maioria dos candidatos integra o Programa Carteira de Motorista Popular, que oferece, de graça, o documento às pessoas de baixa renda. Esses candidatos já cumpriram a carga horária de aulas teóricas nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Outra parcela é de candidatos que farão o teste pela segunda vez (reteste) e arcam com todas as despesas do processo.

As provas serão realizadas na Escola Municipal Raimundo Nonato de Sena (Avenida Monsenhor Oliveira, Centro de Quixeré). Os candidatos devem comparecer ao local no dia e horário previamente marcados, munidos de caneta de tinta azul ou preta e dos seguintes documentos: RG, CPF e cartão de marcação.

Fonte: Detran-CE

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Russas: Definidos os semifinalistas do Campeonato de Futsal de Jardim de São José


Está sendo promovido na comunidade de Jardim de São José, Zona Rural de Russas, por um grupo de desportistas coordenado pelo cidadão José Alves, o 1ª Campeonato de Futebol de Salão José Venâncio de Oliveira. O certame contou com a participação de 10 equipes formadas por atletas das comunidades de Miguel Pereira, Jardim de São José, Jardim II, Sítio Paraíso e Sítio Canto. Os times foram divididos em dois grupos de cinco com jogos disputados dentro da chave se classificando os dois melhores de cada.

Nesta terça-feira, 11 foi realizada a última rodada da 1ª fase, definindo então os classificados para a fase semifinal. Pelo grupo "A" se classificaram Força Jovem e Cerâmica São Francisco respectivamente 1º e 2º colocados; já pela chave "B" DP Moto Peças em 1º e Corinthians em 2º foram os classificados.

Os jogos das Semifinais serão realizados nesta sexta-feira, 14, na quadra esportiva da comunidade de Jardim de São José, às 19h Força Jovem enfrentará o Corinthians e às 20h DP Moto Peças pega o time da Cerâmica São Francisco. Os vencedores farão a grande final no dia 21, às 19h30min.

Montadora de motos investirá R$ 6 milhões no município de Tauá


O município de Tauá, na região dos Inhamuns, terá a primeira montadora de motos do interior do Ceará. Os investimentos serão da ordem de R$ 6 milhões e, segundo informações da imprensa do Município a primeira moto sairá da fábrica em janeiro de 2012.

O empresário Ricardo Melo escolheu, nesta quarta-feira (12), ao lado do prefeito Odilon Aguiar (PMDB), o terreno onde será construída a unidade. Serão gerados 150 empregos diretos, segundo relatos dos profissionais da imprensa de Tauá.

Fonte: cearaagora.com.br

Municípios discutem o Programa Saúde na Escola


Os secretários da Educação e da Saúde de 106 municípios cearenses, inclusive os de Russas, Lindalva Pereira Carmo e Geovanni Dantas respectivamente, estiveram reunidos hoje (13) pela manhã na sede da Secretaria da Saúde do Estado em Fortaleza, com o objetivo de discutir e elaborar novas metas para o PSE (Programa Saúde na Escola).

O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Coronel Flares volta ao comando do 1º BPM


De acordo com as mudanças realizadas pelo Governador Cid Gomes, e pelo novo secretário de segurança pública, Cel. Bezerra, o 1º BPM sediado em Russas-ce, estará recebendo novo comandante a partir dos primeiros dias de fevereiro de 2011. O nome do próximo comandante que substituirá ao Tenente Cel. Macêdo, será o também Tenente Coronel Flares Luiz Braga Ferreira que já comandou 1º BPM de 2004 até 2006, sendo sucedido na epoca pelo Ten. Cel. Francisco José Domingos Barbosa.

Flares assumiu exatamente no dia 30 de Janeiro de 2004, sendo subistituido no dia 2 de Janeiro de 2006, prestes a completar dois anos de comando. Quando de sua passagem foi um comandante ativo no combate a crimininalidade da região jaguariabana.

O Cel. Macêdo assumirá o 6º BPM, homem de fibra, sem arrogância, mas consciente da autoridade que lhe é atribuída para trabalhar em prol da segurança do cidadão cearense, que diga-se de passagem, fez e ainda está fazendo um grande trabalho aqui na região jaguaribana à frente do 1º BPM. Obrigado ao Cel. Macêdo pelo excelente trabalho realizado. Bem Vindo Cel. Flares, que tenha muito sucesso em sua árdua tarefa de proteger o cidadão jaguaribano e em toda área correspondente ao 1º BPM.

Fonte: Jornalista Ricardo Torres

Afagu Russas pode voltar ao futsal cearense


De fato se comenta na cidade de Russas o retorno do time Afagu/Russas ao certame estadual de futsal. O time que foi desativado em 2007 deve voltar a disputa do campeonato cearense. Destacou Silvio Carlos, em sua coluna, no jornal Diário do Nordeste, na edição desta segunda-feira, 10.

Silvio Carlos continua em sua coluna a destacar a iniciativa do empresário e prefeito e, em suas linhas, se arrisca a tecer comentários políticos sobre a administração municipal. “O prefeito Raimundinho realiza ali obra formidável e são tantas as realizações que não caberia aqui enumerá-las.

A volta do Afagu/Russas seria uma bomba e a formação de um supertime outra grande notícia. Raimundinho sabe a hora exata de entrar. O homem é um estrategista fino. Nunca foi de promessas e só avança quando tem certeza. Um craque”. finalizou.

Fonte: TV Jaguar

Santana reassume prefeitura com decisão judicial que anula impeachment


O prefeito Manoel Santana reassumiu na tarde desta terça,11, o cargo em Juazeiro do Norte. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira, concedeu uma liminar na manhã de hoje anulando o impeachment aprovado ontem pelos vereadores numa votação na Câmara Municipal.

Novamente no cargo de prefeito, Manoel Santana retornou para Juazeiro do Norte no vôo das 14horas de ontem e foi recepcionado por seus aliados no aeroporto Orlando Bezerra. Em seguida, Santana concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre todos os bastidores do processo de sua cassação bancada por doze vereadores juazeirenses.

Quem também deverá reassumir seu mandato é o vice-prefeito Roberto Celestino. Com Santana e Celestino de volta a seus cargos, o prefeito interino vereador Zé de Amélia Junior retorna para a presidência da Câmara de Juazeiro.

A volta do prefeito Manoel Santana não acaba com a briga política e jurídica no centenário da cidade de Juazeiro do Norte. Santana e o presidente da Câmara, Zé de Amélia Junior, viraram inimigos políticos. E novos embates tendem a acontecer. Só que dessa vez, o prefeito Santana conseguiu um aliado importante e poderoso para ficar ao seu lado nessa guerra contra os vereadores: o governador Cid Gomes.

Foi o governador Cid Gomes quem se empenhou pessoalmente, a pedido do deputado federal José Guimarães e do secretário de Cidades, Camilo Santana, para conseguir convencer o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira, das ilegalidades que haviam sido adotadas na votação do processo de impeachment do prefeito Manoel Santana.

Fonte: cearaagora.com.br