quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Policial militar atinge ex-esposa com tiro na face e logo em seguida se suicida



O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro, por volta das 7h15min, no Mercado Público José Martins de Santiago, mais precisamente no Boxe Rosa Lanches, no centro da cidade de Russas. Foi vítima de tentativa de homicídio a pessoa de Maria Rosemberg Alves Moreira, conhecida por Rosa, 37 anos de idade. Ela foi atingida de raspão no rosto por um disparo de pistola ponto 40, efetuado pelo seu ex-esposo, o capo da Polícia Militar Antônio Clésio Guedes Normano, 41 anos, que atualmente prestava serviços na cidade de Russas e residia no município de Aracati. O cabo, logo em seguida ter tentado contra a vida de sua ex, cometera suicídio. De posse da mesma arma, ele efetuou um disparo contra sua própria cabeça, tendo morte imediata. Já Rosa, foi socorrida de imediato para o Hospital e Casa de Saúde local e segundo informações não corre risco de morte.

Informações preliminares dão conta de que o motivo do crime seja passional, já que o casal vinha de uma recente separação.

Ex-árbitro é baleado na capital paulista e está em estado grave


O ex-árbitro e comentarista Oscar Roberto Godói foi baleado em uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira, no bairro de Pompéia, na Zona Oeste da capital paulista. Segundo informações da Polícia Militar, o Godói está em estado grave e foi encaminhado para o Hospital das Clínicas. O ex-juiz levou dois tiros, um na coluna cervical e outro no tórax.

Ao chegar à unidade hospitalar, estava consciente, mas com uma hemorragia pulmonar, que foi contida. Em seguida, os médicos iniciaram um exame detalhado para analisar se há necessidade de cirurgia para a retirada de uma das balas. Até o início da manhã desta quinta, no entanto, ainda não havia sido liberado nenhum boletim médico informando o estado de Godói.

Amigos do ex-árbitro compareceram ao hospital e se mostraram otimistas quanto à recuperação, como Marco Aurélio Cunha, dirigente do São Paulo e médico. Segundo Cunha, o quadro de Godói estava controlado e as perspectivas são positivas.

O episódio ocorreu na Rua Diana, altura do número 531. Às 21h53m, a Polícia recebeu um chamado avisando sobre uma pessoa baleada caída na calçada. Era o ex-árbitro, que foi socorrido por bombeiros e levado para o hospital. Moradores falaram sobre tentativa de assalto e reação do ex-juiz antes dos disparos. Dois suspeitos armados foram detidos pela Polícia e serão interrogados.

Aposentado dos campos, Godói investiu na carreira de comentarista e passou a apitar partidas de Showbol.

Fonte: globo.com.br

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Russas foi sede do II Seminário Revitalização da Citricultura no Vale do Jaguaribe


A exemplo do primeiro, realizado em 2009, Russas foi sede do II Seminário Revitalização da Citricultura no Vale do Jaguaribe promovido pelo Instituto Agropolos do Ceará com o apoio da UNIVALE, Banco do Nordeste, EMBRAPA e Governo Municipal de Russas.

O evento aconteceu por todo o dia de terça-feira, 15 de fevereiro. Pela manhã as atividades foram desenvolvidas no auditório do Centro Vocacional Tecnológico - CVT e a tarde os participantes visitaram laranjais cultivados no Projeto de Irrigação Tabuleiro de Russas.

A finalidade do encontro foi de transmitir conhecimentos sobre o cultivo das plantas cítricas, com ênfase para a laranja e despertar na sociedade, produtores e pretensos produtores a necessidade de evidenciar o cultivo dessas culturas que já foram a principal fonte de renda de muitas cidades do Vale do Jaguaribe.

Participaram do Seminário o Secretário de Agricultura de Russas, Rogério Leitão, que representou o Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, Gerente da Agência do Banco do Nordeste de Limoeiro, Secretários Municipais de Agricultura dos municípios de Jaguaruana, Limoeiro do Norte e Pereiro, representantes da Embrapa, UNIVALE, FAPIJA, Instituto Agropolos, ADAGRI, Ematerce, Projeto Tabuleiro de Russas, Empresas Itaureira, Frutacor e Agrícola Famosa, além de outras autoridades, Imprensa e Sociedade Civil.

No período da manhã foram realizadas palestras que esclareceram todo o processo necessário para o resgate e sucesso da produção cítrica na Região. A primeira, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo José Tito, focalizou o tema “Fitossanidade” enfatizando para o controle das pragas e a grande importância da sanidade da fruticultura para a conquista e manutenção de mercado.

O segundo momento foi explanado pelo Coordenador do Projeto de Revitalização da Citricultura no Vale, Orlando Sampaio, que discorreu sobre o tema “Citricultura no Vale do Jaguaribe – Situação atual e Pespectivas”. Em sua fala ele chamou a atenção para as condições propícias da região em relação a outras áreas do Brasil e do mundo, demonstrando que o Vale do Jaguaribe possui solo e clima favoráveis ao cultivo e que atualmente não produz nem para o próprio consumo, tendo que importar frutas de outras regiões.

A última palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo paulista, Helton Carlos, que falou sobre o tema “Manejo do pomar – do plantio a colheita”. O especialista explicou etapa por etapa como deve ser feito para iniciar um pomar de laranjas, desde o estudo do mercado, passando por preparação do solo, captação de recurso até colheita e industrialização.

À tarde os participantes se dirigiram até um laranjal cultivado no Projeto Tabuleiro de Russas, onde tiveram a oportunidade de ver na prática o que aprenderam na teoria.

O próximo passo para a concretização da revitalização da citricultura na Região, é a composição de um Grupo Gestor com a participação de representantes de órgãos públicos e segmentos sociais, que terá a responsabilidade de coordenar passo a passo todos os encaminhamentos necessários para que aconteça de fato o resgate do cultivo das plantas cítricas na região, principalmente a laranja, cultura que já foi preponderante para a economia local.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

II Seminário Revitalização da Citricultura no Vale do Jaguaribe é realizado em Russas


O Instituto Agropolos do Ceará, UNIVALE, Banco do Nordeste e EMBRAPA, com o apoio do Governo Municipal de Russas, irão realizar o II Seminário Revitalização da Citricultura no Vale do Jaguaribe. O evento vai acontecer nesta terça-feira, 15 de fevereiro, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, situado a Travessa Pedro Araújo, S/N, Bairro Ipiranga, com início programado para as 08h.

Toda a sociedade russana está convidada a participar desse momento que vai discutir ações de resgate do cultivo das plantas cítricas na região, principalmente a laranja, cultura que já foi preponderante para a economia local. Confira a programação:


• 08h – Abertura (Instituto Agropolos e UNIVALE)
• 08h30min – Fitossanidade Citrus (Representante ADAGRI)
• 09h15min – Citricultura no Vale do Jaguaribe – Situação Atual e Perspectivas (Orlando Sampaio Passos)
• 10h – Intervalo
• 10h15min – Produção Integrada de Citros (José Eduardo Borges de Carvalho)
• 11h – Manejo do Pomar do Plantio à Colheita (Helton Carlos Leão)
• 11h45min – Debates
• 12h30min – Intervalo
• 14h – Dia de Campo – Estação A: manejo do Pomar desde a Instalação ao Mercado
• 15h – Estação B: Escolha das variedades copa e porta-enxerto/preparo da muda
• 16h – Debates
• 17h – Encerramento.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mega-Sena sorteará prêmio de R$ 52 milhões hoje


A Mega-Sena irá sortear na noite deste sábado (12) um prêmio de cerca de R$ 52 milhões para aqueles que acertarem as 6 dezenas do concurso 1.257 da Caixa Econômica Federal.

Os apostadores têm até às 19h (horário de Brasília) para realizarem suas apostas e o sorteio será realizado às 21h20, em Balneário Arroio do Silva, Santa Catarina, com transmissão ao vivo pela rede de televisão Bandeirantes.

No último concurso, cujo sorteio foi realizado na quarta-feira, nenhum apostador acertou as dezenas sorteadas e o prêmio acumulou.

Álcool mata mais que Aids, tuberculose e violência, diz OMS


O álcool causa quase 4% das mortes no mundo todo, mais do que a Aids, a tuberculose e a violência, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira. O aumento da renda tem provocado o consumo excessivo em países populosos da África e da Ásia, incluindo Índia e África do Sul. Além disso, beber em excesso é um problema em muitos países desenvolvidos, informou a agência das Nações Unidas.

No entanto, as políticas de controle do álcool são fracas e ainda não são prioridade para a maioria dos governos, apesar do impacto que o hábito causa na sociedade: acidentes de carro, violência, doenças, abandono de crianças e ausência no trabalho, de acordo com o relatório. Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem anualmente por causas relacionadas ao álcool, disse a OMS em seu "Relatório Global da Situação sobre Álcool e Saúde".

"O uso prejudicial do álcool é especialmente fatal em grupos etários mais jovens e beber é o principal fator de risco de morte no mundo entre homens de 15 a 59 anos", afirma o relatório. Na Rússia e na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), uma em cada cinco mortes ocorre devido ao consumo prejudicial, a taxa mais elevada do planeta.

A bebedeira, que muitas vezes leva a um comportamentos de risco, agora é prevalente no Brasil, Cazaquistão, México, Rússia, África do Sul e na Ucrânia, e está aumentando entre outras populações, segundo a OMS. "Mundialmente, cerca de 11% dos consumidores de álcool bebem bastante em ocasiões semanais; os homens superam as mulheres em quatro a cada uma. Eles praticam constantemente um consumo de risco em níveis muito mais elevados do que as mulheres em todas as regiões", disse o relatório.

Em maio passado, ministros da Saúde dos 193 países-membros da OMS concordaram em tentar conter o consumo excessivo de álcool e de outras formas crescentes do uso excessivo por meio de altos impostos sobre bebidas alcoólicas e restrições mais rígidas de comercialização.

Fonte: Agencia Reuters

Moradores do Sítio Canto recebem motor bomba do Governo Municipal de Russas


O Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, atendendo a uma reivindicação de 21 famílias que residem em uma determinada área da comunidade rural do Sítio Canto, fez a doação de um motor elétrico que será usado no bombeamento da água para as residências desse povoado.

A solicitação foi encaminhada através de um abaixo assinado feito pela comunidade através da moradora Josefa Isaíla Bezerra Nobre, e o Prefeito percebendo a real necessidade, de imediato atendeu ao pedido.

Com recurso próprio do Município a Gestão de Russas fez a aquisição de um motor bomba com potência de 3CV, que custou aos cofres públicos o valor de aproximadamente R$ 1.000,00 (um mil reais) e doou para a localidade, realizando assim um sonho antigo daquele povo.

A entrega aconteceu no início da noite do dia 11 de fevereiro, na residência do então responsável pelo equipamento, Antônio Carlos Santiago Lima, quando da realização de uma reunião ministrada pelo Coordenador do Departamento de Ação Social e Comunitário (DASC), Deuzimar Oliveira da Silva, que representou o Prefeito Raimundinho, repassando às mãos dos moradores o motor bomba e o documento de doação.

Essa foi mais uma ação da Gestão Pública do Município de Russas, visando garantir bem estar e comodidade para o povo da localidade do Sítio Canto.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jogadores do Afagu Russas entram em ação


Com o objetivo de começar bem, nas competições nas quais o time está inscrito, o Afagu/Russas intensifica os treinamentos visando dar condições de jogo aos seus contratados. Sob o comando do preparador físico Marcos Maciel, alguns jogadores participaram de treinamento físico na manhã da ontem(10). A equipe utilizará a quadra do Colégio Estadual para realização dos Jogos e treinará na quadra do Sindicato dos Funcionários da Dakota.

Mais um atleta se apresentou na manhã de hoje, 11, o pivô Butina. o Diretor Fernando Leite se deslocou a Fortaleza para recepcionar o jogador no Aeroporto Pinto Martins, ambos chegaram a Russas pouco mais das 10h da manhã. Butina já jogou em quadra russana quando enfrentou em 2006 o Afagu em partida válida pela final da Liga Nordeste de Futsal daquele ano. Na ocasião Butina defendia as cores do ABC de Natal.

Fonte: TV Russas

Limoeiro joga bem, goleia Ferroviário no Bandeirão e derruba treinador


Em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Cearense 2011, realizado na noite desta quinta-feira, 10, o Limoeiro goleou o Ferroviário pelo placar de 4 a 0, no Estádio Bandeirão, em Limoeiro do Norte.

O Jaguar do Vale dominou a maior parte do tempo, venceu com facilidade seu oponente e se afastou um pouco da parte debaixo da tabela de classificação, por outro lado, o Ferroviário segue na lanterna da competição. Os gols do jogo foram marcados por Fabinho, aos seis minutos de jogo, Paloma, aos quinze minutos do segundo tempo, Júnior Mota, de pênalti, aos vinte e três minutos, e Edylton fechou o placar, marcando de cabeça o quarto gol limoeirense, aos vinte e seis minutos da etapa complementar. O Limoeiro ainda teve Carlinhos expulso no segundo tempo.

Com o resultado, o Limoeiro soma agora dez pontos e subiu duas posições ocupando a oitava colocação, o Ferroviário na lanterna soma apenas quatro pontos. Na próxima rodada, o Ferroviário recebe o Guarani de Juazeiro, no estádio Domingão, em Horizonte, no próximo domingo, 13, às 16h. Já o Limoeiro voltará a campo somente na próxima quinta-feira, 17, às 20h15min, quando enfrentará o Guarany de Sobral, fora de casa, no estádio do Junco.

O jogo marcou a estréia positiva do treinador Daniel Frasson no comando técnico do time Jaguaribano e a queda do comandante Mirandinha do tobarão da barra, que ao término da partida pôs o cargo a disposição da diretoria.

FICHA TÉCNICA:

Limoeiro 4x0 Ferroviário
Local: Estádio Bandeirão
Data: 10 de Fevereiro de 2011
Horário: 20:15 hs
Renda: não divulgaram
Público: não divulgaram
Gols: Fabinho 6/1T, Paloma 15/2T, Júnior Mota 23/2T(pênalti) e Edylton 26/2T

Limoeiro:
André; João Paulo, Carlinhos, Bruno e Edylton; Freitas, Erivélton, Marcelinho (Vanderson) e Fabinho (Cléber Paulista); Júnior Mota e Paloma (Romário).
Téc: Daniel Frasson

Ferroviário:
Ari; Zinha, Bruno Pereira, Leandro Silva e Teles; Gladstone, Marcelo Mendes, Arlindo Maracanã e Leandro (Bruno Pimenta)(Ângelo); Gil e Rômulo (Juranílson).
Téc: Mirandinha

Árbitro: Joaquim Websther Auxiliares: Alessandro Magno e Marcos Xavier
Cartões Amarelos: João Paulo, Carlinhos e Júnior Mota (Limoeiro); Leandro Silva e Marcelo Mendes (Ferroviário).
Cartão Vermelho: Carlinhos (Limoeiro).