segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval no Ceará já registra 37 mortes


O número de mortes durante o Carnaval 2011 no estado do Ceará chegou a 37 até a tarde deste domingo (06).

Segundo informações da Polícia Militar, 12 delas aconteceram no trânsito e, alguns dos casos, tiveram como motivação o consumo elevado de álcool.

Duas pessoas morreram vítimas de afogamento e 23 foram assassinadas - destes, nove homícidios ocorridos no interior e outros 14 na Grande Fortaleza.
Doze pessoas foram baleadas, cinco morreram com golpes de arma branca e as demais de espancamento, cossoco e pauladas.

Fonte: Verdes Mares

domingo, 6 de março de 2011

Renato Aragão é homenageado em desfile de escola paulista


O humorista cearense Renato Aragão foi o grande homenageado da escola de samba paulista X-9, na segunda noite de desfiles em São Paulo. De acordo com o presidente da agremiação, José Manoel Gaspar, todo o enredo é especial, principalmente porque traz a homenagem a uma pessoa de 76 anos e 50 anos de carreira, referindo ao humorista famoso pelo personagem Didi Mocó.

Ao chegar na avenida, Renato Aragão disse, com os olhos marejados, que “a sensação é maravilhosa, indescritível. Meu coração está no pé, porque eu vou sambar muito”. A filha Livian afirmou que ainda não sabe explicar o que está sentindo. “É a primeira vez que vou desfilar numa escola tão grande como essa.” Perguntada sobre a homenagem a seu pai, respondeu que é um grande prestígio.

Fonte: cearaagora.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval de Aracati está liberado


A liminar que proibia a realização do Carnaval de Aracati foi cassada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, em decisão proferida nesta quinta-feira, 3.

Segundo o desembargador, a suspensão da festa provocaria uma situação de caos e desorganização, já que a Prefeitura havia destinado verbas para a realização do Carnaval. “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local restariam prejudicados”.

O presidente do TJCE afirmou ainda que o Judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros.

"O Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a impossibilidade de o Judiciário definir os critérios das políticas públicas dos entes da Federação, os quais se encontram no campo de conveniência e discricionariedade dos atos privativos do administrador público”, ressaltou.

A festa estava suspensa por decisão da juiza Maria do Socorro Beltrão, da comarca do município, que havia determinado, na última terça-feira, que a prefeitura não poderia fazer gastos com o Carnaval até que o Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias passe por adequações.

Várias irregularidades foram apontadas pelo Ministério Público com relação ao atendimento de saúde como a contínua saída de médico, salários atrasados e falta de material.

A prefeitura recorreu da decisão da juíza. O secretário municipal de Turismo, Francisco José Damasceno, afirmou ao O POVO que a estrutura do Carnaval, na cidade, estava mantida.

Fonte: O Povo

Dia do Flamenguista é comemorado em Russas com a presença de Nunes


Emoção e alegria foram os sentimentos expressados no rosto de cada pessoa que participou do primeiro momento comemorativo ao dia do flamenguista da cidade de Russas, realizado no início da noite de 03 de março, no salão de eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR).

O evento contou com a presença ilustre do ex-jogador Nunes, conhecido artilheiro das decisões, escolhido pela coordenação do dia do flamenguista embaixador do flamengo na cidade por todo o ano de 2011.


Inicialmente os participantes mergulharam no túnel do tempo ao assistirem o jogo da decisão do mundial de clubes da FIFA de 1981, onde o Flamengo venceu o Liverpool por 3 a 0, com dois gols do atacante Nunes.

Do passado para o presente, quando o mestre de cerimônia anunciou a chegada do ex-jogador Nunes, artilheiro das decisões, que ao adentrar foi aplaudido de pé por todos, ele timidamente retribuiu o carinho com acenos.

As emoções continuaram com a exibição de um vídeo de aproximadamente 15 minutos iniciado com a mensagem do aniversariante do dia Zico agradecendo ao povo de Russas pela homenagem feita a sua pessoa ao escolher a data do seu nascimento, 03 de março, para comemorar o dia do Flamenguista na cidade, em seguida a filmagem mostrou toda a maestria do galinho de quintino, através de seus principais gols com a camisa rubro-negra e da seleção. E não parou por aí, o ex-atacante Nunes também teve sua trajetória futebolística exibida através do teipe, fotos das conquistas e principais gols foram recordados na exibição, foi difícil segurar a emoção, até o próprio artilheiro das decisões ficou emocionado.


Após rever sua trajetória de vida, Nunes usando da palavra, agradeceu a todos pelo carinho, disse que a cada dia descobre o quanto a torcida do Flamengo é grande em todos os recantos do país, e se pôs a disposição da Coordenação local em ajudar no que for possível para o fortalecimento dos projetos futuros para o dia do flamenguista; se dirigiu aos pais, aconselhando-os para que incentivem seus filhos a participar das escolhinhas de futebol, pois é um caminho saudável e promissor, comentou também sobre a problemática das crianças de rua, que devem ser tiradas da ociosidade e levadas para os projetos sociais.


Em seguida o ex-jogador fez a entrega do certificado de responsabilidade social conferido pela coordenação do evento a todos os colaboradores e voluntários que contribuíram para a realização da 1ª Ação Cidadania Rubro Negra, realizada em Russas, no dia 26 de março, como parte das comemorações do dia do flamenguista.


Logo após pacientemente e bastante atencioso ele atendeu a todos concedendo autógrafos e pousando para fotos. Recebeu das mãos da coordenação do dia do flamenguista dois troféus, o primeiro conferindo-lhe o título de embaixador do Flamengo na cidade em 2011 e o outro lhe homenageando no aniversário de 30 anos do mundial de clubes da FIFA como herói da conquista.

O dia do flamenguista em Russas foi instituído por lei municipal em outubro de 2010 e é comemorado no dia 03 de março, data do aniversário do maior ídolo da torcida do Flamengo, Arthur Antunes Coimbra, o Zico. O projeto de lei foi de autoria do vereador João Torquato, aprovado por unanimidade por todos os vereadores e logo em seguida sancionado e promulgado pelo Prefeito Raimundo Cordeiro.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Farmácia Popular em Russas iniciou distribuição gratuita de medicamentos para hipertensos e diabéticos


A Farmácia Popular do Município de Russas iniciou nesta quinta-feira, 03 de março, o processo de distribuição de medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. No momento de receber o remédio o usuário deve apresentar a receita prescrita por um médico e o CPF do paciente. Cada receita terá validade de seis meses, a partir da data da emissão. O paciente está autorizado a receber o quantitativo de medicamento correspondente à posologia mensal compatível com os consensos de tratamento da doença.

Estão sendo disponibilizados os seguintes medicamentos; Atenalol 25mg, Captopril 25mg, Enalapril 10mg e 25mg, Furosemida 40mg, Glibenclamida 5mg, Hidroclorotiazida 25mg, Metformina 500mg e 850mg, Metildopa 250mg e 500mg, Nifedipina 20mg, Propranolol 40mg e Veratamil 80mg.

A oferta do medicamento faz parte de um programa do Governo Federal que firmou acordo com a indústria farmacêutica permitindo assim a distribuição gratuita dos medicamentos.

Comitiva do dia do Flamenguista se reúne com Nunes e Secretário de Esportes Gony Arruda em Fortaleza


O ex-jogador Nunes está em Russas para participar de um evento que será realizado nesta quinta-feira, às 17h, na AACR, em comemoração ao dia do Flamenguista local, celebrado no dia 03 de março, onde vai acontecer a entrega de certificado de responsabilidade social aos apoiadores e voluntários e momento de autógrafos com o artilheiro das decisões.


Nunes chegou ao Ceará nesta quarta, 02 de março; desembarcou na capital cearense por volta das 13h e foi recepcionado pela comitiva do dia do flamenguista composta por Ricardo Torres (Jornalista), Erivando Lima (Radialista) e Alan Paiva (torcedor). Em Fortaleza o ex-jogador acompanhado dos representantes russanos esteve reunido com o cantor Fagner e com o Secretário de Esportes do Estado Gony Arruda, com quem conversaram sobre a possibilidade da realização de uma grande partida envolvendo os campeões do mundo do Flamengo contra os ex-atletas do futebol cearense. O embate seria dia 27 de março, pois marcaria o fechamento do Estádio Castelão para as reformas, já que a praça de esportes vai receber jogos da copa do mundo de 2014. Uma das grandes atrações do evento seria a presença de Artur Antunes Coimbra (Zico) maior ídolo da torcida rubro-negra, que hoje aniversaria e será alvo de homenagens pelos flamenguistas de Russas e do restante do país.

Após cumprir agenda em Fortaleza, Nunes embarcou ruma a cidade de Russas, chegando à terra de Dom Lino por volta das 19h40min, onde foi recepcionado por um grupo de torcedores rubro-negros, empresários do ramo de cerâmicas Liro e Justo, além do Presidente da Liga Desportiva Russana, Deuzimar Silva.

O artilheiro das decisões cumprirá uma agenda movimentada nesta quinta-feira, 03, em Russas; concederá entrevistas aos meios de comunicação da região, concederá autógrafos e será a atração principal das comemorações do dia do Flamenguista que acontecerá partir das 17h na AACR.

Deu Vovô na decisão do 1º turno


Castelão lotado, um verdadeiro show a parte promovido pelas torcidas de Ceará e Fortaleza, também convenhamos o clássico rei é o melhor prato do nosso futebol e fica mais gostoso quando o embate decido título.

No campo de jogo, duas equipes valentes buscando corresponder o espetáculo promovido pelo torcedor, o jogo começou estudado, trucado, uma verdadeira queda de braço, sem muita qualidade e sem um vencedor na primeira etapa, 0 a 0.

Segundo tempo veio e o jogo continuava sem gols, os técnicos efetuaram suas modificações e uma delas surtiu efeito, Osvaldo saiu do banco para marcar o gol do jogo, assinalado aos 41 minutos. O tento garantiu o título do primeiro turno do Cearense ao Vovô e a vaga na grande final, e ao atacante a consagração.

O clássico aconteceu na quarta-feira, 02 de março, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Prefeitura de Aracati recorre ao TJCE para anular decisão que proibe carnaval


O município de Aracati ingressou nesta quarta-feira (02), com pedido de suspensão da liminar que proíbe a realização de Carnaval na cidade. O recurso deu entrada no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no final da tarde e a previsão é que a matéria, de caráter urgente, seja analisada nesta quinta-feira (3).

No último dia 27, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, da 1ª Vara da Comarca de Aracati, concedeu liminar suspendendo o Carnaval enquanto a Prefeitura não solucionar problemas relativos à saúde pública. A magistrada determinou multa diária no valor de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

O pedido de liminar foi feito pelo Ministério Público (MP) estadual, que verificou irregularidades no sistema de saúde do município, como insuficiência de médicos, salários atrasados, precariedade nas condições de trabalho e problemas na estrutura do hospital local.

Fonte: cearaagora.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

AFAGU/Russas estréia dia 15 de Março na copa Metropolitana


A equipe AFAGU Russas fará seu jogo de estréia, pela Copa Metropolitana de Futsal, dia 15 de Março contra o Espaço Jovem em partida a ser disputada na capital cearense. O time russano está no grupo "C" da competição composto por 5 equipes, são elas: Afagu/Russas, Espaço Jovem, Fortaleza, Morrinhos e Uni Uva.

A Metropolitana é a 1ª competição oficial do calendário anual da Federação Cearense de Futebol de salão e será disputada durante o período de 4 meses. O certame, em sua Chave Ouro, terá a participação de 13 equipes, divididas em três grupos, sendo um com cinco equipes, e dois grupos com quatro cada. Todos os jogos serão disputados em Fortaleza.

Amistosos

Visando uma melhor preparação, desenvolver entrosamento e aprimorar mais o ritmo de jogo de cada atleta, a equipe da Afagu disputará dois amistosos contra a Seleção Cearense de Futsal, nos dias 19 e 20 de Março. As partidas serão realizadas na Quadra do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, no centro de Russas. Será uma grande oportunidade para o torcedor observar o desempenho do time que vem trinando a quase um mês para as disputas da Metropolitana e Cearense de Futsal 2011.

Justiça impede a realização do Carnaval de Aracati deste ano


A juíza de Direito da comarca de Aracati, Maria do Socorro Montezuma Bulcão, deferiu medida liminar interposta pelo Ministério Público do Ceará, por meio dos promotores de Justiça, Emilda Afonso de Sousa e Alexandre Alcântara, impedindo a realização do Carnaval 2011 naquele município. A medida determina que o Município se abstenha de promover gastos com quaisquer festividades até a regularização do Sistema Municipal de Saúde.

O descumprimento da decisão acarretará na aplicação de multa equivalente a R$ 50 mil, por dia, respondendo o Prefeito Municipal na hipótese de descumprimento por dolo ou culpa, além de crime de responsabilidade.

A juíza expediu ao Município de Aracati o mandado de intimação quanto ao inteiro teor do despacho, o qual poderá ser cumprido pelo prefeito, Expedito Ferreira da Costa, ou na pessoa do Procurador do Município, para dar cumprimento na íntegra à referida medida liminar. A notificação foi entregue na manhã de terça-feira, 1º de março. A assessoria jurídica da Prefeitura recorre da decisão. Toda estrutura para o carnaval estava montada. Agora, depende da Justiça.

Fonte: cearaagora.com.br

Contagem regressiva para o clássico rei que decidirá o turno


A grande decisão do primeiro turno está chegando! Ceará e Fortaleza fazem os últimos preparativos com vistas ao duelo, que acontece na noite desta quarta-feira (2), no Castelão.

As listas com os jogadores relacionados foram divulgadas e, entre elas, nenhuma surpresa. Apesar de todo o mistério, os comandantes devem repetir as escalações que garantiram a vaga dos clubes na decisão.

Com isso, é a sua vez de cornetar. Confira abaixo os convocados para o Clássico-Rei e aponte qual a melhor formação para que seu time saia de campo com a vitória e a taça na mão!

Relacionados Ceará

Goleiros: Fernando Henrique e Adilson;
Laterais: Boiadeiro, Vicente, Murilo e Ernandes;
Zagueiros: Fabrício, Cléber, Erivélton e Juninho;
Volantes: Michel, João Marcos, Heleno, Eusébio e Douglas Silva;
Meias: Geraldo e Sérgio Mota;
Atacantes: Iarley, Júnior, Osvaldo, Marcelo Nicácio e Washington

Relacionados Fortaleza

Goleiros: Fabiano e Fábio Lima;
Laterais: Roniery, Guto e André Luiz;
Zagueiros: Plínio, Gilmak, Menezes e Rodrigo;
Volantes: Régis, Marcos Paulo e Leandro;
Meias: Bismarck, Luciano Henrique e Cleiton;
Atacantes: Léo Andrade, Reginaldo Júnior, Tatu e Vinícius

Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 1 de março de 2011

Russas realiza mutirão educativo contra a dengue


O Governo Municipal de Russas, através da parceria entre as Secretarias de Saúde, Ação Social, Educação e Infraestrutura, realizou nesta terça-feira, 1º de março, um mutirão educativo para orientar a população sobre a infestação predial do Aedes aegypti (Mosquito da Dengue). O objetivo era reduzir a proliferação do mosquito e consequentemente controlar os possíveis casos da doença no Município.


A ação educativa foi desenvolvida, no Bairro Mutirão Novo. Grupos de profissionais e voluntários visitaram todas as residências, orientando sobre possíveis criadouros do mosquito e os cuidados que devemos ter com a água parada e ao mesmo tempo uma equipe da infraestrutura, composta por homens, um trator tipo enchedeira e caçambas, fez uma verdadeira varredura pelas ruas do Bairro.

Participaram do mutirão o Núcleo de Mobilização Social, Coordenação das Endemias, agentes de Endemias e agentes comunitários de Saúde, além de representantes de professores e alunos da escola CAIC, o CRAS da Várzea Alegre e funcionários da Infraestrutura.

Essa foi mais uma ação municipal, objetivando diminuir o índice percentual dos casos de dengue em Russas, e assim proporcionar mais bem estar para os munícipes.

Ex-atacante Nunes vai está em Russas para comemorar o dia do Flamenguista


Dia 03 de março os flamenguistas russanos terão dois motivos para comemorar, um deles, ver de perto o ex-atacante Nunes, conhecido artilheiro das grandes decisões e o outro celebrar a primeira comemoração do dia do flamenguista em Russas.

Recentemente em outubro de 2010, uma lei municipal instituiu o dia do flamenguista no Município, a ser celebrado anualmente na data de 03 de março, escolhida por ser o dia do nascimento de um dos maiores jogadores de todos os tempos do time da Gávia, Arthur Antunes Coimbra, o Zico.

O primeiro momento da data terá a participação do ilustre João Batista Nunes de Oliveira, ou somente Nunes, atacante que marcou dois, dos três gols do Flamengo no jogo da conquista do Mundial de Clubes, em 1981, quando os rubronegros, venceram o liverpool por 3 a 0.

Nunes, por telefone, falou a imprensa local que chegará a Russas nesta quarta-feira, 02 de março, jantará com a coordenação do dia do Flamenguista, pernoitará na cidade e no dia seguinte concederá entrevistas aos profissionais da crônica esportiva da região. À tarde, a partir das 17h, o ex-jogador participará de um evento comemorativo ao dia do Flamenguista, que vai acontecer na Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR), onde será realizado um ato solene para a entrega de certificados de responsabilidade social aos colaboradores e voluntários da 1ª Ação Cidadania Rubro-Negra realizada na cidade, no último sábado, 26 de Fevereiro. O ex-atacante durante o evento retribuirá o carinho do torcedor, com um momento para autógrafos e fotografias.