sexta-feira, 12 de agosto de 2011

2ª Culminância do Programa PETECA foi realizada em Russas


A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) em consonância com as Escolas Municipais que trabalham o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), realizaram no dia 12 de Agosto, no Salão de Eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR), a 2ª Culminância do Programa.


Durante toda manhã foram apresentados os trabalhos selecionados na etapa escolar, desenvolvida desde o início do ano sobre o tema: “Educação, Cultura e Arte no combate ao Trabalho Infantil”, dentro das modalidades Artes Cênicas, Artes Visuais, Composição e Literatura. Um corpo de jurados apreciou e escolheu o melhor trabalho de cada modalidade que posteriormente representará a Escola Pública Municipal de Russas na etapa estadual.


Os trabalhos escolhidos foram; na modalidade Artes Visuais, a pintura da Escola Municipal José Ricardo de Matos; nas Artes Cênicas, a esquete teatral da Escola Raimundo Pelópidas; na Literatura, o conto da Escola Raimundo Pelópidas e na Composição a vencedora foi a paródia da Escola Maria Martins de Carvalho.


Em Russas o Peteca é desenvolvido nas escolas; Caic Senador Carlos Jereissati, Ana Xavier Lopes, José Ricardo de Matos, Lino Gonçalves, Maria Martins de Carvalho e Raimundo Pelópidas de Araújo. Todos os trabalhados produzidos pelos alunos dessas escolas são compartilhados com a comunidade escolar por meio de eventos promovidos nas respectivas unidades escolares com o objetivo de promover o processo de sensibilização e conscientização da sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

O PETECA consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.

Russas: 13 de agosto dia de Vacinação contra Paralisei Infantil (2ª dose), Sarampo e Hepatite B (2ª dose)


A Secretaria da Saúde do Município de Russas, através do Núcleo de Imunização, realiza as Campanhas de Vacinação; contra Paralisia Infantil (2ª dose) para crianças menores de cinco anos, inclusive devem ser vacinadas as que já tomaram a 1ª dose; Sarampo para crianças de 01 ano a menor de 07 anos, que ainda não foram vacinadas e Hepatite B (2ª dose) para adolescentes de até 24 anos.

O Público alvo deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência para ser vacinado. Neste sábado 13 de agosto, será o dia “D” da Campanha de Vacinação, todas as Unidades de Saúde estarão de prontidão para atender a demanda. Manter suas vacinas em dia é um direito seu assegurado pelo SUS.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Russas: Comissão Pró-Selo Unicef se reúne para avaliar Plano Municipal de Ação


O município de Russas realizou nesta quinta-feira, 11 de agosto, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, um Encontrão da Comissão Pró-Selo juntamente com os Grupos de Trabalho dos temas Meio Ambiente, Esportes e Cultura.

O evento teve como objetivo principal a apresentação e avaliação do desenvolvimento do Plano Municipal de Ação do Selo Unicef edição 2009-2012, do município de Russas, que abrange o trabalho intersetorial das Áreas Básicas: Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte.

Na ocasião foram mostrados e discutidos o percentual de todos os indicadores referentes às Secretarias acima citadas, bem como, a revisão de metas já traçadas que vem sendo desenvolvidas ao longo dos anos, objetivando garantir ainda mais os direitos das crianças e adolescentes russanas.

A Administração Municipal não trabalha somente para ganhar o Selo Unicef, este é conseqüência de um trabalho sério, que vem sendo realizado cumprindo a obrigação de garantir os direitos das crianças e adolescentes que são prioridades absoluta no município de Russas.

Cearense Sub 20 de Futebol: Conhecidos os oito classificados para as quartas de final


Doze equipes divididas em quatro grupos de três disputaram a etapa classificatória do Campeonato Cearense de Futebol Sob-20 Fase da Região Jaguaribana, se classificando dois times de cada chave para as quartas de finais.

Após a definição de cada grupo a Federação Cearense de Futebol Amador definiu datas e locais para a realização dos confrontos. Os jogos serão decididos no sistema mata-mata e caso haja empate a decisão será nos pênaltis, sem vantagem para nenhuma equipe.

Confira os embates com suas respectivas datas e locais:

Terça dia 16/08/11 às 18:30h – Estádio Bandeirão em Limoeiro

1º Iracema (foto) (1º C) x Alto Santo (2º D)
2º Limoeiro (1º D) x Tabuleiro (2º C)

Quarta dia 17/08/11 às 18:30h – Estádio Bandeirão em Limoeiro

Jaguaribara (1º B) x Morada Nova (2º A)

Sábado dia 20/08/11 às 15:30h – Estádio Municipal de Jaguaruana

Jaguaruana (1º A) x Corinthians de Jaguaribe (2º B)

Informações e foto: Sindeval Almeida

Russas: Incrições abertas para o Curso de Inglês no Centro Cultural


Estão abertas as inscrições para o Curso de Inglês que será realizado no Centro Cultural Pe. Pedro de Alcântara numa parceria da Secretaria de Cultura e Juventude e a professora Aline Santiago. As aulas serão realizadas somente nas quartas-feiras com turmas à tarde e a noite e terão início no dia 17 de agosto. Os interessados devem se matricular no Centro Cultural, localizado no centro de Russas, estado do Ceará, nos horários manhã e tarde.

A duração do curso é de 04 meses e não será cobrada mensalidade, apenas uma taxa de R$ 30,00 mensal pelo material didático. Ao final do curso o aluno terá aprendido o indispensável da língua mais falada do mundo e ainda receberá um certificado de conclusão.

A professora Aline Santiago tem formação na disciplina e ensina atualmente no Cursinho NEEL que funciona na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.

Participe! Enriqueça seu currículo e se atualize para o vestibular.

Em Brasília: Prefeito Raimundinho confirma por telefone UFC em Russas


Em participação por telefone no inicio da tarde desta quarta-feira, 10 de agosto, em um programa de rádio da Rádio Progresso de Russas, o Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, que está em Brasília juntamente com Giovani Dantas ex- secretário de Saúde, e o vereador Aureliano Ribeiro, confirmou a escolha do município de Russas para receber o campus avançado da UFC, que pode ser anunciado oficialmente na próxima sexta-feira.

O Prefeito comunicou que sua viagem tem o propósito também de buscar recursos para obras no município, e tentar solucionar o problema da paralisação da construção do Ginásio Poliesportivo que está com sua obra parada desde o ano passado.

Fonte: TV Russas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Corrida São Bernardo marca as comemorações do dia do Município


Foi realizada na cidade de Russas mais uma edição da Corrida São Bernardo, evento esportivo que acontece anualmente no dia 06 de agosto, data do aniversário do Município. As provas foram disputadas em duas modalidades, Pedestrianismo e Ciclismo, contando com a participação de atletas russanos e da vizinha cidade de Limoeiro do Norte.


No Pedestrianismo as provas foram disputadas nos naipes masculino e feminino, divididas por categorias; no adulto masculino os vencedores foram: José Antônio (Russas), Jarismar (Limoeiro do Norte) e Pedro Argemiro (Russas). Pelo juvenil masculino os ganhadores foram: Francisco Cleilton (Russas), Francisco Walber (Russas) e Alefe de Lima (Russas). Pela única prova feminina categoria sub 17 as vencedoras foram: Jéssica Santos (Russas), Nádia Luana (Russas) e Girlene Rodrigues (Russas).


Já o Ciclismo foi disputado em duas categorias; pelos veteranos os vencedores foram: Antônio Evangelista (Russas), Toquinho (Russas) e Raimundinho (Russas). No adulto os ganhadores foram: Laércio Odilon (Russas), Francisco Flaudo (Russas) e José Arlindo (Russas).

Todos os atletas vencedores foram premiados com medalhas e uma quantia em dinheiro.

4ª edição do Soletrando integrou as Escolas de Russas durante a SEMUR 2011


Por ocasião dos festejos alusivos aos 210 anos da cidade de Russas, a Secretaria da Educação e do Desporto Escolar do Município, realizou nos dias 04 e 05 de agosto, no Auditório do CVT local, a 4ª edição do Soletrando.

O evento educacional contou com a integração de técnicos da Secretaria da Educação, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores das Escolas públicas e particulares do município, e teve como objetivo principal aprimorar a linguagem escrita de forma lúdica e reflexiva, buscando elevar a qualidade do ensino pautada na compreensão da língua. Participaram do evento educacional, um total de 39 Escolas do Município de Russas, sendo 31 da Rede Municipal de Ensino, 05 da Rede Estadual e 03 da Rede Particular.

Ao término das disputas os vencedores foram: Sheila Mara de Oliveira Sousa, estudante da Escola Dr. Ézio de Sousa (Distrito do Peixe), campeã do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal; Natanael da Silva Leão, estudante da Escola Bezera de Menezes (Sede), vencedor do Ensino Fundamental da Rede Particular e Ingrid Lourrany Barreto Freitas, estudante da Escola Profissionalizante Professor Walquer Maia (Sede), campeã do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e Particular.

Os vencedores foram premiados com um netebook cada e sua respectiva Escola foi reconhecida com uma comenda de participação.

Russas realiza Cavalgada dentro da programação da SEMUR 2011


Foi realizada na tarde do dia 06 de agosto, data do aniversário de Emancipação Política da cidade de Russas, a 3ª edição da tradicional cavalgada. O evento é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente dentro da programação da Semana do Município.

A marcha saiu do Campo Federal, percorreu ruas e avenidas da cidade e teve seu ponto de chegada no Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, onde houve o pronunciamento do Secretário de Agricultura Dernival Barbosa e Sorteio de vários brindes entre os participantes.

Aproximadamente 100 cavaleiros e amazonas participaram do evento, que teve a participação de um representante do TG 10 010, Policia Militar e Guarda Civil Municipal conduzindo no pelotão da frente respectivamente as Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. A Cavalgada teve como principal objetivo resgatar a cultura nordestina e homenagear vaqueiros e cavaleiros da região.

Russas: Concurso Garoto e Garota SEMUR, beleza e elegância na passarela


A cada ano durante os festejos alusivos ao aniversário da cidade de Russas, celebrado no dia 06 de agosto, acontece o concurso de beleza Garoto e Garota SEMUR. O evento é realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria da Cultura e Turismo, e tem como objetivo principal revelar jovens talentos das passarelas.

Nesta edição da SEMUR 2011 o desfile aconteceu no dia 05 de agosto e contou com a participação de 08 rapazes e 07 moças. Após todos desfilarem de trajes: esportivo, elegante e banho, o público presente pode conhecer o novo Garoto e Garota SEMUR; Wendell Sousa Freitas, 17 anos, residente no Bairro Catumbela e Anne Carolina Gonçalves Lima, 15 anos, na Rua Dr. João Maciel Pereira, Centro.

Os jovens terão a missão de estarem presentes nos eventos sociais realizados pela Administração enquanto forem detentores das faixas de garoto e garota SEMUR.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Futsal: Afagu vence Limoeiro no José Nilson Osterno


Em partida válida pela 13ª rodada da 1ª fase do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto, realizada no sábado, 06 de Agosto, no Ginásio José Nilson Osterno, o Afagu/Russas não respeitou o mando de quadra do time adversário e venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Rafael e Dedé, descontou para o Limoeiro o atleta Fernando.

Mesmo conquistando resultado positivo, o time russano perdeu a liderança do Grupo “A” para o Sumov que venceu Horizonte por 3 a 1, ficando com o mesmo número de pontos do Afagu, 21, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Completam a classificação Horizonte em 3º com 18 pontos, Alto Santo está em 4º também com 18, Limoeiro é o 5º com 09 e Camocim está na 6º colocação com 09.

Outros resultados da rodada.

Dia: 07 de Agosto de 2011 (Domingo) – Fortaleza
Local: Ginásio do Quartel dos Bombeiros

JOGO 1: 09hs - Fortaleza E.C. 10 x 0 Nordeste Futsal
JOGO 2: 10h30 - Ant° Bezerra/Uneuva 5x5 São Gonçalo Futsal
JOGO 3: 12hs - Espaço Jovem João XXIII 5x2 Meruoca