quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Município de Russas realiza carreata para comemorar a chegada do Campus da UFC


Na última quarta-feira, 18 de agosto, a Administração Municipal de Russas organizou uma carreata pelas principais ruas da cidade para comemorar a liberação por parte do MEC de um campus universitário da UFC para a região Jaguaribana a ser instalado na cidade de Russas.


Saindo do largo da lagoa da Caiçara com a chegada à praça do estudante, varias autoridades políticas e pedagogas usaram a palavra. A professora Conceição Alves comentou o quanto foi difícil a batalha pela universidade, e o quanto é satisfatório vê-la chegar em Russas. A professora Lindalva Pereira Carmo, Secretaria Municipal de Educação e responsável pelo projeto pedagógico para o campus fez questão de exaltar o avanço que a Universidade Federal representa para a educação dos jovens Jaguaribanos.


Entre outros políticos que usaram a palavra, o discurso do vice-prefeito Dr. Paulo Augusto Campelo Bessa mereceu destaque; natural da cidade de Iracema iniciou sua vida acadêmica estudando em colégio interno e cursou faculdade de medicina longe da sua cidade de origem. Dr. Paulo frisou que a partir desse momento os jovens universitários dessa região não mais precisarão sair das casas dos seus pais para cursar uma graduação superior.

O prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas destacou que o beneficio adquirido não é apenas da cidade de Russas, mais sim de todas as cidades do Vale do Jaguaribe que não terá mais que enviar seus filhos para outros centros para cursarem uma faculdade federal.

O campo da UFC a ser instalado em Russas deverá trazer de inicio as opções de cursos de formação e bacharelado nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, e Engenharia Agrônoma e Enfermagem.

Fonte: TV Jaguar

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alto Santo venceu Iracema por 2x0 e Limoeiro goleou Tabuleirense por 6x01


Pelas quartas de finais do Campeonato Cearense de Futebol Amador Sub-20 neste dia 16, no Estádio Bandeirão em Limoeiro a equipe de Alto Santo venceu a de Iracema por 2x0. No jogo de fundo a equipe do Palmeiras de Limoeiro goleou a equipe tabuleirense por 06x01.

Com o resultado, Alto Santo fica aguardando o vencedor do jogo entre Jaguaruana x Corinthians de Jaguaribe a ser realizado dia 20, e Limoeiro espera o vencedor de Jaguaribara x Morada Nova, a ser realizado logo mais, às 18:30min, no Bandeirão, para decidirem uma vaga na decisão da Fase regional.

Fonte: Sindeval Almeida

Atletismo: 26 atletas russanos estão classificados para os Jogos Escolares Brasileiros


A equipe de Atletismo do Município de Russas disputou no dia 14 de agosto, na pista da Unifor, em Fortaleza, a Fase Cearense dos Jogos Escolares Brasileiros, nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, classificatória para a Fase Nacional da competição.

As provas foram disputadas por 104 Municípios. A equipe russano participou com 28 atletas e teve um aproveitamento extraordinário classificando 93% dos seus competidores, ao todo foram 26 jovens que conseguiram índice para as disputas da etapa nacional, a ser realizada no período de 09 a 18 de setembro de 2011, na cidade de Joinville, Estado de Santa Catarina.

Em virtude do investimento feito pelo Governo Municipal e o esforço, dedicação e perseverança dos atletas e toda equipe de professores, o atletismo russano ocupa hoje lugar de destaque no cenário esportivo cearense, haja visto, o grande número de conquistas estaduais, nacionais e até internacionais conseguidas nos últimos anos pelos atletas de Russas.

Confira abaixo a relação dos classificados para os Jogos Brasileiros Escolares 2011:

1. Bruno da Silva Evangelista
2. Charliene Santos Brito
3. Cindhy Valeska Franklin Pinto
4. Débora Dauane Sales da Silva
5. Felipe da Costa Sousa Lima
6. Felipe Lima Oliveira
7. Felipe Vinicius Honorato Scipião
8. Francisca Danúbia de Jesus
9. Francisca Sheila Ferreira de Lemos
10. Francisco Edivânio Lima dos Anjos
11. Francisco Edivanir Lima dos Anjos
12. Francisco Válber Serafim
13. Girlene Rodrigues da Silva
14. Humberto Galha de Lima
15. Israel da Silva Ribeiro
16. Jéssica Nayara da Silva Pereira
17. Jéssica Sena da Almeida
18. Josiel Eugenio Felix de Sousa
19. Lídia Lorena da Silva
20. Lucas Victor Maia
21. Maria Ilana Carvalho Silva
22. Nadia Luana Pereira da Silva
23. Tais Rebouças de Oliveira
24. Vitória de Lima Santiago
25. Lucas de Lima Leliz
26. Marllon Brener de Lima Costa

Criança de um mês e meio tem morte acidental quando dormia com a mãe em Limoeiro do Norte


Durante a noite de segunda-feira, 15, para terça-feira, 16 de agosto, na Rua João Lopes de Assis, Bairro Luís Alves de Freitas, no município de Limoeiro do Norte, estado do Ceará, foi vítima de morte acidental uma criança do sexo masculino de um mês e 15 dias de vida. Segundo informações da avó do bebê Maria do Socorro Silva Gomes Mano, ele dormia com sua genitora a dona de casa Daniela Gomes Mana, 23 anos, que acabou rolando sobre o recém nascido, causando provavelmente sua morte por insuficiência respiratória. A mãe que também dormia foi acordada por familiares que se depararam com a criança já desfalecida, eles ainda socorreram o menino para o hospital Local, mais o mesmo já chegou sem vida.

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL NO MUNICÍPIO DE RUSSAS

Nesta terça-feira, 16 de agosto, por volta das 18h45min, na localidade de Sítio Buia, zona rural de Russas-CE, Ednúbio Pereira de Oliveira, 29 anos de idade, natural de Russas, comerciante, filho de Antonio Pereira de Oliveira e Maria Ivonilde de Oliveira, residente na mesma localidade, foi vítima de roubo por parte de 02 (dois) indivíduos que trafegavam em uma motocicleta (características não informadas) ambos usando capacetes, sendo que um deles armado com um revólver, adentrou ao estabelecimento comercial “Mercadinho do Danúbio” de propriedade da vítima e após anunciar o roubo levou uma quantia não informada e fugiram tomando rumo ignorado. Os PPMM, na RP 1481, atenderam a ocorrência e iniciaram as diligências no sentido de localizar e prender os autores do roubo, porém não obtiveram êxito.

MORADA NOVA: ACIDENTE DE TRÂNSITO (COLISÃO) COM VÍTIMA LESIONADA

Dia 16.08.2011, por volta das 17h45min, na CE 265, no KM 79, em Morada Nova-CE, ocorreu um acidente de trânsito (colisão Frontal), envolvendo os seguintes veículos: Motocicleta Honda BROS 150, ano 2010, cor vermelha, sem placa, que era conduzida por FRANCISCO WILMAR DE LIMA FILHO, nascido aos 10.04.1989, natural de Morada Nova, não habilitado, filho de Francisco Wilmar de Lima e Maria Verônica Andrade Martins, residente na Rua Máximo Saraiva, nº 190, bairro Girilândia, no mesmo município, e o veículo CITROEN/C3 GLX, ano 2010/2011, cor preta, placas NUN 3793, que era conduzido por VANÚZIA CHAGAS GONÇALVES, nascida aos 04.01.1970, habilitada, residente na Rua Maria Ivone, nº 270, bairro Edson Queiroz, na cidade de Fortaleza, (demais dados não informados). De acordo com informações os veículos trafegavam no sentido Ibicuitinga/Morada nova, pela referida rodovia, momento em que o condutor da motocicleta percebeu uma composição da PRE que realizava abordagens no local e ao tentar retornar colidiu de frente com o referido automóvel. Em conseqüência do acidente, além dos danos materiais o condutor da motocicleta sofreu várias escoriações pelo corpo e foi socorrido ao hospital local onde permanece sob observação médica. Os PPMM na CP 2012, da PRE conduziram a referida motocicleta a USI local para os devidos procedimentos, enquanto a condutora do automóvel prestou esclarecimento e foi liberada em seguida.

RUSSAS: PRISÃO POR LEI MARIA DA PENHA

Dia 16.08.2011, por volta das 08h40min, na Travessa Felipe Santiago, nº 1680, bairro Alto do Velame, em Russas-CE, foi preso IVAN CARNEIRO DA SILVA, nascido aos 14.08.1964, natural de Morada Nova, filho de Francisco Carneiro dos Santos e Maria Cirina Silva Carneiro, em virtude do mesmo fazer ameaças a sua companheira MARIA LUZIRENE CARNEIRO DE BRITO, nascida aos 21.06.1976, natural de Morada Nova, filha de José Zito da Silva e Maria Lucimar Carneiro, ambos residentes no mesmo endereço. De acordo com a vítima o infrator vinha desde à tarde do dia anterior, armado com um “facão” lhe fazendo ameaças de morte. Os PPMM na RD 2775, do ronda do quarteirão, atenderam a ocorrência e conduziram as partes a DRPC, onde o infrator foi autuado por infração a Lei Maria da Penha.

JAGUARIBE: MENOR DE IDADE AO VOLANTE

Dia 16/08/2011, por volta de 22h45min, na Rua José Rua. Pinheiro s/nº – bairro Vila Pinheiro – Jaguaribe/CE, o policiamento flagrou o adolescente de iniciais I. S. R. S., nascido em 26/01/1995, filho de Maria do Socorro da Silva e de Nestor Rocha dos Santos, guiando um carro tipo Siena, cor preto, placa NPV 5759 (Sousa/PB). Populares informaram que ele estava realizando manobras conhecida por “cavalo de pau”. No momento da abordagem, o adolescente estava no volante. Sendo então feito a condução do veículo à DPC para os procedimentos legais, consubstanciado no art. 309 do CPB. Ele afirma que o veículo pertence a sua tia, cuja identidade o policiamento não teve acesso. O veículo encontra-se apreendido na Delegacia.

ARACATI: PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E APREENSÃO DE OBJETOS DE PROCEDÊNCIA DUVIDOSA

Dia 16.08.2011, por volta das 16h00, na localidade de Córrego da Nica, zona rural de Aracati-CE, depois de uma denúncia anônima, foi preso SOLONILDO ROCHA PINTO, vulgo PORONGA, nascido aos 09.10.1979, natural de Aracati, filho de Suzete Rocha Pinto, residente no endereço acima citado, em virtude de haver sido encontrado na residência do mesmo, 01 (um) Revólver Taurus Calibre 32, capacidade para 06 (seis) tiros, nº 137039, o qual estava desmuniciado, e 01 (um) Revólver Taurus Calibre 38, numeração ilegível, capacidade para 06 (seis) tiros, com 06 (seis) cartuchos intactos. Na residência ainda foram apreendidos: 01 (um) Net Book da marca Asus; 01 (um) aparelho celular da marca Motorola; 01 (um) relógio de pulso importado; 02 (duas) câmeras fotográficas digital, sendo uma da marca Sony e outra Sansung; 01 (um) Play Station 2; 01 (um) teclado e 02 (duas) caixas de som para computador; 02 (dois) monitores, sendo um da marca AOC e outro Sansung, todos de procedência duvidosa. De acordo com informações de populares no local funciona uma “Boca de Fumo” sendo o indivíduo acima citado o responsável pelo funcionamento da mesma. Os PPMM do ronda do quarteirão, fizeram a prisão do infrator, apreenderam as referidas armas, bem como os demais objetos acima relacionados e conduziram a USI local para os devidos procedimentos.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 17 08 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Agora é oficial: Dilma Roussef anuncia Russas como sede do Campus da UFC


A presidente Dilma Roussef e o ministro da Educação Fernando Haddad anunciaram nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. E a cidade do Vale do Jaguaribe escolhida para sediar o campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) é Russas.


A notícia é comemorada pela população russana e pela comissão municipal que foi hoje para Brasília acompanhar o discurso da presidente Dilma. Será a primeira universidade com um campus no municípío russano. E o segundo município do Vale do Jaguaribe. Limoeiro do Norte, que estava na disputa, possui campus da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação e Ciências (IFCE). Agora, o Vale do Jaguaribe está fortalecido, pois não importando em qual cidade esteja os campus recebem alunos de várias cidades – Russas tem 63,9 mil habitantes e os municípios vizinhos somam 219 mil. De acordo com o reitor da UFC, Jesualdo Farias, o custo para a instalação de um campus federal é superior a R$ 100 milhões.

Após a divulgação oficial foi visível a alegria de todos os russanos que saíram as ruas se cumprimentando, outros participaram dos programas de rádio levando suas palavras de satisfação, contentamento e emoção. Uma equipe do Governo Municipal através de uma intensa queima de fogos despertou a população para a grande conquista.

O Campus Avançado da UFC em Russas torna-se um fato que marcará para sempre a Administração do Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, uma conquista de um Governo que prioriza a educação e acredita que educar é o caminho para a transformação positiva de um povo.


Com informações do Blog Diário Vale do Jaguaribe.

Enquete aponta Russas para sediar Campus da UFC


Para 66% dos internautas-leitores que participaram da pesquisa, Russas é a cidade jaguaribana que merece receber o Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida vem Limoeiro, com 30% dos votos e Aracati, com apenas 2% dos votos. Pelo menos 1% votou que qualquer uma das três cidades merece receber o Campus, e outro 1% acha que nenhuma deve receber. Esse é o resultado da enquete “Qual cidade jaguaribana merece sediar um campus da UFC”. As opções eram: Aracati, Limoeiro, Russas, Qualquer cidade, Nenhuma cidade. Ao todo foram 487 votos, e para garantir lisura na pesquisa só foi registrado um voto por computador. A pesquisa teve início na semana passada (08/08) e foi encerrada ao meio-dia desta segunda-feira (15/08).

A ENQUETE foi idealizada depois do anúncio extra-oficial, em primeira mão no Blog Diário Vale do Jaguaribe, que Russas seria anunciada como a cidade-sede do campus da UFC que irá para o Vale do Jaguaribe. A informação foi do deputado federal Ariosto Holanda. A notícia surpreendeu e desencadeou a reação dos limoeirenses. Então ficou assim: Russas com 321 votos, Limoeiro com 147 e Aracati com 9 votos. Cinco opinaram que qualquer uma das três cidades merece receber, e outros cinco que nenhuma deve ter o campus da universidade.

No total foram 487 votos, um por computador. Isso impediu que uma mesma pessoa clicasse várias vezes para registrar o voto, o que permitiu um número mais diverso de votantes. E nessa terça-feira, 16, a presidente Dilma Roussef vai anunciar a Universidade Federal do Cariri e no memso pacote será anunciada a cidade jaguaribana que vai sediar o novo campus avançado da UFC.

Fonte: Blog Diário do Nordeste da Região Jaguaribana

Russano Railson Cruz garante Ceará no lugar mais alto do pódio


O atleta cearense de Russas, Railson Angelo da Cruz foi o único da equipe do Ceará que faturou medalha de ouro no 7º Troféu Norte/Nordeste de Atletismo Sub 23. A competição foi realizada, no final de semana passado, na pista do Sesi da cidade de Simões Filho, Estado da Bahia.

Railson conquistou a primeira posição do evento na prova do arremesso do peso, com a marca de 13,80m. Ele superou o atleta da casa Jeamerson Marcelo Evangelista Fernandes, que foi prata com 12,74m, e o pernambucano Wellington Fernandes da Silva, bronze com 12,08m.

Outros cearenses

Além de Railson, o Ceará foi representado no 7º Troféu N/NE de Atletismo Sub 23 por Amanda Barbosa de Sousa, Eriton de Aquino Nascimento e Gilailce Trigueiro de Assis, que também trouxeram medalhas.

Amanda foi prata no heptatlo, com 4.270 pontos, e bronze no arremesso do peso para mulheres, com 10,48m. Na prova dos 1.500m, Eriton também garantiu um bronze ao cruzar a linha de chegada com 4m01s38. Gilailce foi bronze no heptatlo, com 4.145 pontos.

Na classificação geral o Ceará ficou na sexta colocação, com 129 pontos. O time de Pernambuco garantiu o primeiro lugar, com 590; Rio Grande do Norte foi segundo, com 497; e o time da Bahia o terceiro, com 178.

Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Limoeiro perde de goleada para o Icasa no Bandeirão


Em jogo válido pela terceira rodada do grupo B da Copa Fares Lopes 2011, realizado neste domingo, 14 de agosto, no Estádio Bandeirão, em Limoeiro do Norte, o Jaguar do Vale decepcionou sua torcida ao ser goleado pelo Icasa pelo placar de 3 a 0.

O Verdão do Cariri mostrou desde o início do jogo que estava disposto a conquistar a vitória e buscou por diversas vezes abrir o marcador ainda no primeiro tempo, e de tanto insistir o placar foi inaugurado aos 43 minutos de jogo, através do jogador João Neto.

Já na segunda etapa, o Icasa seguia melhor e em chute firme de David ampliou a contagem, aos 13 minutos. Pouco depois fechou a conta com Luis Ricardo, aos 29 minutos. Depois do terceiro gol, o Verdão administrou a partida e levou a vitória para Juazeiro do Norte.

Com o resultado, o Icasa assume a liderança da chave somando agora quatro pontos. Por outro lado, o Limoeiro é o lanterna com apenas um ponto conquistado, e saldo menos três. O Guarani de Juazeiro é o segundo com dois pontos.

Na próxima rodada, o Limoeiro receberá o Guarani de Juazeiro, na próxima quarta-feira, às 20h15, novamente no Estádio Bandeirão. Já o Icasa só volta a campo pela competição estadual, no próximo domingo, às 16h, quando receberá o Limoeiro, em local ainda a ser definido pela Federação Cearense de Futebol (FCF).

Fonte: Artilheiro

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

2ª Culminância do Programa PETECA foi realizada em Russas


A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) em consonância com as Escolas Municipais que trabalham o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), realizaram no dia 12 de Agosto, no Salão de Eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR), a 2ª Culminância do Programa.


Durante toda manhã foram apresentados os trabalhos selecionados na etapa escolar, desenvolvida desde o início do ano sobre o tema: “Educação, Cultura e Arte no combate ao Trabalho Infantil”, dentro das modalidades Artes Cênicas, Artes Visuais, Composição e Literatura. Um corpo de jurados apreciou e escolheu o melhor trabalho de cada modalidade que posteriormente representará a Escola Pública Municipal de Russas na etapa estadual.


Os trabalhos escolhidos foram; na modalidade Artes Visuais, a pintura da Escola Municipal José Ricardo de Matos; nas Artes Cênicas, a esquete teatral da Escola Raimundo Pelópidas; na Literatura, o conto da Escola Raimundo Pelópidas e na Composição a vencedora foi a paródia da Escola Maria Martins de Carvalho.


Em Russas o Peteca é desenvolvido nas escolas; Caic Senador Carlos Jereissati, Ana Xavier Lopes, José Ricardo de Matos, Lino Gonçalves, Maria Martins de Carvalho e Raimundo Pelópidas de Araújo. Todos os trabalhados produzidos pelos alunos dessas escolas são compartilhados com a comunidade escolar por meio de eventos promovidos nas respectivas unidades escolares com o objetivo de promover o processo de sensibilização e conscientização da sociedade para a erradicação do trabalho infantil.

O PETECA consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.

Russas: 13 de agosto dia de Vacinação contra Paralisei Infantil (2ª dose), Sarampo e Hepatite B (2ª dose)


A Secretaria da Saúde do Município de Russas, através do Núcleo de Imunização, realiza as Campanhas de Vacinação; contra Paralisia Infantil (2ª dose) para crianças menores de cinco anos, inclusive devem ser vacinadas as que já tomaram a 1ª dose; Sarampo para crianças de 01 ano a menor de 07 anos, que ainda não foram vacinadas e Hepatite B (2ª dose) para adolescentes de até 24 anos.

O Público alvo deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência para ser vacinado. Neste sábado 13 de agosto, será o dia “D” da Campanha de Vacinação, todas as Unidades de Saúde estarão de prontidão para atender a demanda. Manter suas vacinas em dia é um direito seu assegurado pelo SUS.