sábado, 3 de setembro de 2011

Russas: Distritos de Flores e Lagoa Grande realizam desfiles cívicos


O 7 de setembro, data da Independência do Brasil, é bastante comemorado em todos os recantos da cidade de Russas com a realização dos desfiles cívicos nos distritos do Município envolvendo todas as escolas das comunidades rurais. Essa prática vem sendo desenvolvida desde 2006 e chega a sua 6ª edição neste ano de 2011. A promoção é do Governo Municipal através da Secretaria da Educação juntamente com as Escolas, e tem como objetivo principal manter a tradição e despertar na sociedade o amor pela pátria, além de levar a mensagem positiva sobre o tema trabalhado.


Para esta edição o tema abordado é “Meio Ambiente: Salvemos o Planeta”, com o subtema “A criança e o jovem aprendendo e contribuindo com o equilíbrio do planeta”, onde cada escola apresenta em seu momento cívico os projetos trabalhados no dia-a-dia escolar, objetivando sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, mostrando que a população humana é a única responsável, devido ao seu uso desordenado, pelos problemas causados ao planeta.


Na manhã de sexta-feira, 02 de setembro, o desfile cívico aconteceu no Distrito de Flores, envolvendo as Escolas Municipais: São Gerardo (Ramal de Flores), Zilzo Leandro Evangelista (Miguel Pereira), São João de Deus (Distrito de São João de Deus), Pe. Marcondes Matos Cavalcante (Jardim de São José) e a anfitriã Inácio de Barros Neto. Com destaque para a temática da preservação do Rio Jaguaribe, que vem sofrendo a ação do homem e encontra-se muito degradado, a questão do lixo, mostrando como solução a reciclagem, e a poluição do ar, chamando a atenção para a questão dos gases industriais lançados na atmosfera. Um bom público foi a Praça do Distrito prestigiar o evento.


No mesmo dia, à tarde, o momento pátrio foi realizado no Distrito de Lagoa grande, com o desfile da Escola Joana Alves de Sousa, que destacou entre outras questões ambientais o uso inadequado do fogo, chamando a atenção para os prejuízos que as queimadas proporcionam para o meio ambiente. Uma grande multidão acompanhou de perto o momento cívico do Distrito.


A Secretária Municipal da Educação Professora Lindalva Pereira Carmo, esteve presente nos dois momentos e falou da importância do evento para a socialização das escolas e comunidades, além de promover o civismo e acima de tudo, levar a mensagem educativa de preservação do meio ambiente.

A Semana da Pátria em Russas, teve início no dia 1º com o desfile do distrito do Peixe e prossegue até o dia 7 de setembro. Segunda-feira, 05, serão realizados os momentos cívicos das comunidades do Capim Grosso, às 7h, e Barracão logo em seguida, às 8h30min. O Desfile Cívico-Militar da sede será realizado na quarta-feira, 07, às 7h30min, na Avenida Dom Lino.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Futsal: Limoeiro quebra invencibilidade do todo poderoso Fortaleza e Afagu goleia a fraquíssima Nordeste


A 3ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011 começou do jeito que o torcedor gosta, foram 16 gols em dois jogos realizados nesta quinta, 1º de setembro.

O Limoeiro Futsal recebeu o até então invicto Fortaleza no Ginásio José Nilson Osterne, na cidade jaguaribana, e empurrado por sua torcida mostrou muita garra e venceu o visitante pelo placar de 4 a 3 de virada, essa foi a primeira derrota do time da capital no certame, que caiu para 2º do Grupo “D” com 6 pontos, já o Limoeiro assumiu a 1ª colocação da chave com 7 pontos em três jogos. O time limoeirense volta as quadras na próxima quinta, 08 de setembro, quando enfrentará o Sumov em seus domínios; já o Fortaleza volta a jogar no dia 10, na capital, diante do São Gonçalo.

No outro jogo da noite, realizado no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, o Afagu/Russas se aproveitou da fragilidade do Nordeste Futsal e goleou pelo placar de 7 a 2, se reabilitando da derrota que havia sofrido no seu último compromisso para o Quixeramobim por 3 a 2. Com o resultado o time russano assumiu a 2ª colocação do Grupo “C” com 06 pontos, atrás apenas do líder Horizonte que também tem 06, já o Nordeste continua na última posição da chave com zero pontos. Afagu volta às quadras no dia 10 de setembro, quando enfrentará o Horizonte Futsal, já o Nordeste jogará no mesmo dia em Quixeramobim contra o time local.

Confira os jogos do complemento da 3º rodada que serão realizados no sábado, 03 de setembro:

10:00 - Sumov x Alto Santo
20:00 - São Gonçalo x Ant. Bezerra/Uneuva

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desfile Cívico no Distrito do Peixe abre Semana da Pátria em Russas


Desfiles cívicos nos distritos e na sede da cidade de Russas marcam desde 2006 as comemorações alusivas ao dia da Independência do Brasil, celebrado na data de 7 de setembro. A promoção é do Governo Municipal, através da Secretaria da Educação em consonância com as escolas do Município. Neste ano a semana da Pátria que tem como tema “Meio Ambiente: Salvemos o Planeta”, será realizada durante o período de 1º a 7 de setembro.


Abrindo a programação foi realizado nesta quinta, 1º, o momento cívico do Distrito do Peixe. Alunos, professores, e Núcleo Gestor da Escola Municipal Dr. Ésio de Sousa, desfilaram pelas ruas da localidade mostrando os projetos que são trabalhados anualmente pela Escola objetivando sensibilizar e conscientizar toda a comunidade escolar para as questões ambientais.


Um bom público esteve concentrado na Praça do Distrito para prestigiar este momento de civismo e amor à pátria. A Secretária da Educação Lindalva Pereira Carmo e técnicos da Secretaria estiveram presentes dando total apoio ao evento.

Dando Prosseguimento a programação pátria do Município, nesta sexta, 02, acontecerão os desfiles do Distrito de Flores, às 7h, e a tarde a partir das 16h, em Lagoa Grande. Na segunda, 05, serão realizados os desfiles do Capim Grosso, às 7h, e Barracão, às 8h30min. O Desfile Cívico-Militar da Sede acontecerá na quarta-feira, 07, dia da Independência do Brasil.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Russas: Desfiles Cívicos nos Distritos e Sede marcarão a Semana da Pátria


O Governo Municipal através da Secretaria da Educação e do Desporto Escolar, visando manter a tradição e desenvolver o amor à Pátria, irá promover no período de 1º a 07 de Setembro, a Semana da Pátria de Russas, trabalhando o tema “Meio Ambiente: Salvemos o Planeta”. O calendário das comemorações tem como ponto de partida os desfiles cívicos nos distritos, que já começam nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 7h, no Peixe. No dia 02, o momento cívico será realizado em Flores, às 7h e na Lagoa grande, às 16h, e fechando a programação da zona rural, no dia 05, serão realizados os desfiles do Capim Grosso, às 7h e no Distrito do Barracão, às 8h30min.

As comemorações serão encerradas com a realização do tradicional Desfile Cívico-Militar, no dia 07 de setembro, a partir das 07h, na sede do município, com a participação das escolas das redes de ensino municipal e particular, além da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Banda de Música Maestro Orlando Leite, Fanfarra Estudantil, Projeto Ação Digital – PAD, Atletas russanos, Polícia Militar e Rodoviária, Policiais do Ronda do Quarteirão, Guarda Municipal, DEMUTRAM e TG 10-010.

O tradicional desfile cívico de Russas resgatado pelo atual Governo, promove a integração de todas as escolas e desenvolve nas pessoas o sentimento de amor pela pátria.

Cearense Sub-20: Alto Santo passa por Jaguaruana e conquista vaga na final


Em jogo da Semifinal do Campeonato Cearense de Futebol Sub-20, Etapa da Região Jaguaribana, realizado nesta terça-feira, 30 de agosto, no Estádio Bandeirão, em Limoeiro do Norte, Alto Santo e Jaguaruana empataram em 1 a 1 no tempo normal. Mardilson marcou para os alto santenses e Deangellys para os Jaguaruanenses. Com o resultado de igualdade a primeira vaga para a grande final foi decidida nos pênaltis. Alto Santo mostrou-se mais eficiente e venceu por 5 a 4 a disputa dos tiros livres.

O outro finalista sairá do confronto entre Limoeiro e Jaguaribara, que acontecerá nesta quarta-feira, 31, às 19h, no Bandeirão.

Informações: Sindeval Almeida

terça-feira, 30 de agosto de 2011

2º Ciclo de Palestras Técnico-Ambientais está sendo realizado em Russas


Está sendo realizado na cidade de Russas o 2º Ciclo de Palestras Técnico-Ambientais, promovido pelo Governo Municipal, através da Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura, em conjunto com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM). O curso foi iniciado na manhã de hoje, 30 de agosto e prosseguirá até o dia 1º de setembro, com atividades sendo desenvolvidas durante os três dias no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas.

Participam do Ciclo de Palestras um público alvo de aproximadamente 50 pessoas composto de Gestores Municipais, Educadores das Redes de Ensino, Técnicos que atuam na área ambiental e profissionais da área de Direito. A prática, com carga horária de 40h/a, está sendo ministrada pelos facilitadores Ulisses Rolin e Sérgio Mota, Gestores Ambientais do CONPAM, que ministrarão palestras sobre os temas: Licenciamento Ambiental, Desmatamento, Queimadas, Agrotóxicos, Resíduos Sólidos e Unidade de Conservação Ambiental.

A Administração Municipal sensibilizada com as questões ambientais e percebendo a riqueza do curso, não mediu esforços em disponibilizar a parceria necessária para a realização do evento.

Município de Russas realizou a II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres


Na segunda-feira, 29 de agosto, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), de Russas, foi realizada a II edição da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, promovida pela Administração de Russas em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM.

Participaram do momento a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adriana Ribeiro de Lima; Vereadora da Câmara Municipal de Russas, Noilda Maria Rocha Silva; Defensora Pública do Município, Dra. Ana Kelly Vieira Nantua Cavalcante; Presidente do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, Suenira Gonçalves; Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Margarida Pimenta Gotz; Delegadas; Conselheiras do CMDM, representantes Governamentais; das Secretarias de Educação, Ação Social, Cultura e Turismo, Esporte e Juventude; dos diversos Segmentos Sociais e Imprensa.

Durante a Conferência foram explorados, através de mesa redonda, debates e trabalhos de grupos, os temários: Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social; Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher e Participação da mulher nos espaços de poder e decisão. Foi aprovado em plenária o Relatório Final da Conferência contendo as propostas dos grupos que será encaminhado a Comissão Organizadora da III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, além da escolha de 4 delegados e 4 suplentes que representarão o Município na Conferência Estadual.

O encontro teve como objetivo discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da pobreza estrema.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Futsal: Limoeiro vence Antonio Bezerra/Uneuva no Aécio de Borba


Mesmo jogando longe de seus domínios e de sua apaixonada torcida, o Limoeiro Futsal não tomou conhecimento do fator mando de quadra e conseguiu um importante resultado ao vencer no sábado, 27 de agosto, no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, a equipe do Antônio Bezerra/Uneuva, por 4 a 3, em jogo válido pela 2ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2011.

Os três pontos conquistados fora somados ao ponto da estréia dentro de casa quando empatou em 1 a 1 diante do Alto Santo, deixou o time jaguaribano na 2ª colocação do Grupo “D”, atrás apenas do Fortaleza que tem 6, e a frente da fortíssima equipe Altosantense que também soma 04. Complementando a classificação da chave estão Sumov em 4º com 03 pontos, São Gonçalo em 5º e Uneuva em 6º, estas não pontuaram ainda na 2ª fase do campeonato.

O limoeiro volta às quadras quinta-feira, 1º de setembro, às 20h, no Ginásio Nilson Osternes, diante do líder Fortaleza.

Confira os demais resultados do dia 27 de agosto

1. FORTALEZA 3 X 1 SUMOV
2. CAMOCIM FUTSAL 6 X 4 NORDESTE