quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vereador e ex-policial são executados a bala em Juazeiro do Norte


Mais um crime de pistolagem no interior do Ceará. No dia seguinte ao atentado que matou um vereador e feriu outro na Câmara Municipal de Jaguaretama, um novo tiroteio, desta vez em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, fez mais duas vítimas: o vereador Amarílio Pequeno (PPS) e um ex-policial, conhecido como Dedé Silva.

Os dois estavam na Praça do Giradouro, no bairro Triângulo, por volta das nove horas da noite, quando cerca de 10 tiros foram disparados por uma dupla encapuzada em uma moto. As vítimas foram levadas para o Hospital Regional do Cariri, que fica ao lado da praça. O policial aposentado morreu instantes após o crime. O vereador Amarílio chegou a passar pela sala de ressuscitação, mas também não resistiu aos ferimentos.

No local, os policiais recolheram cápsulas de pistola calibre ponto 40. Os motivos do crime ainda são desconhecidos. A polícia investiga o duplo homicídio, mas ainda não tem informações esclarecedoras. O comandante do Batalhão de Juazeiro do Norte, coronel Paiva, afirmou que todas as denúncias repassadas via 190 não tinham fundamento.

Fonte: cearaagora.com.br

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Partida entre Fortaleza e CRB pode ser anulado


Pelo que rege o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, caso os clubes interessados ingressem com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o órgão resolva acatar a denúncia, a partida entre Fortaleza e CRB, realizada no sábado, pode ser anulada.

Segundo o artigo 243-A, “atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado da partida“ é passível de penas que incluem multas, suspensões e até a anulação do jogo.

Para uma eventual investigação do STJD, a súmula do jogo seria um elemento importante. E nela o árbitro Gutemberg Fonseca não relata as cenas motivadoras das acusações dos clubes.

Osmar Baquit, presidente do Fortaleza, rechaçou as suspeitas: “Estou à disposição para qualquer esclarecimento necessário”.

Pleno do TRE cassa mandatos de prefeito e vice de Icapuí


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) cassou por unanimidade, na tarde desta segunda-feira (19),o mandato do prefeito do município de Icapuí, José Edilson da Silva (PSDB), conhecido como Irmão Edilson, e do vice, Heverton Costa Silva.

O Tribunal julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por abuso de poder político e econômico, proposta em dezembro de 2008, pelo deputado estadual Dedé Teixeira (PT) e o advogado Orlando Rebouças, candidatos a prefeito e vice nas eleições de 2008.

O relator do caso, Juiz Raimundo Nonato, votou pela cassação do prefeito e vice e foi acompanhado pelos demais integrantes da Corte Eleitoral, o jurista Cid Marconi, a desembargadora Iracema do Vale, o juiz federal João Luís Nogueira Martins e o juiz de direito Heráclito Vieira de Sousa Neto.

Com a decisão, o presidente da Câmara Municipal da cidade assumirá o cargo de prefeito, após a publicação da decisão no diário oficial da justiça eleitoral e enquanto não é realizada nova eleição, de acordo com a lei orgânica de Icapuí.

Fonte: cearaagora.com

Morre vereador de Jaguaretama baleado na cabeça em atentado


O vereador Marcos Rogério Machado de Lima, de 39 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu às 19h desta segunda-feira (19), no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Marcão, como é conhecido em Jaguaretama, havia dado entrada no hospital por volta das 16h30 e passou por reanimação.

Marcão e outro vereador, José Antonio Lopes Pereira, foram abordados por um homem armado ao final da sessão na Câmara Municipal. Eles conversavam na rampa que dá acesso à biblioteca da Casa, quando o indivíduo começou a disparar, ferindo José Lopes no peito direito e Marcos Rogério na cabeça e no tórax.

Apesar das características de pistolagem, vereadores da cidade e familiares negaram que Marcão tivesse inimigos. O atentado foi acompanhado pela redação do Ceará Agora, que conversou com comerciantes, vereadores e jornalistas da cidade.

Fonte: cearaagora.com.br

Prefeito de Russas Raimundinho é escolhido entre os 30 melhores do Ceará


O Gestor Municipal de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas foi selecionado entre os trinta melhores prefeitos do Ceará, na edição 2011 do evento “Melhores Prefeitos do Ceará” realizado há 24 anos pela empresa PPE, Promoções, Publicidade e Eventos. A escolha é feita obedecendo aos seguintes requisitos: avanços dos indicadores sociais, transparência das contas públicas, a correta aplicação dos recursos municipais, realizações de obras de infra-estrutura, qualidade do Meio Ambiente e projetos de saúde e educação. A seleção foi conduzida por uma comissão de jurados formada de jornalistas, municipalistas, reitores de universidades, políticos de destaque nacional, profissionais liberais, diretores de instituições financeiras, entre outros.

A apuração dos votantes aconteceu na Sala de Videoconferência da Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 19, acompanhada pela comissão constituída pelo radialista Antônio Viana, Dr. Irapuan Aguiar (representando o irmão Ministro Ubiratan Aguiar), Dr. Luiz Dias – Secretário do TCE e Dr. Leonardo Farias da PPE.

Ao final da apuração, alcançaram as trinta e uma maiores votações (havendo empate na 29ª e 30ª colocações), daí ser considerados os dois, totalizando 31 escolhas, os gestores (as) dos seguintes municípios: Sobral, Brejo Santo, Palhano, Crato, Horizonte, Maranguape, Tauá, Tururu, Alto Santo, Ocara, Pacoti, Várzea Alegre, Capistrano, Viçosa do Ceará, Caucaia, Iguatu, Maracanaú, Itarema, Limoeiro do Norte, Pedra Branca, Quixeramobim, Aquiraz, Morada Nova, Parambu, Tamboril, Redenção, Fortaleza, Icó, Canindé, Lavras da Mangabeira e Russas.

Entre os 31 escolhidos quatro (4) são mulheres: prefeitas de Parambu, Fortaleza, Redenção e Lavras da Mangabeira. E os municípios de Alto Santo, Capistrano, Lavras da Mangabeira e Palhano tiveram seus gestores escolhidos pela primeira vez na história da promoção. Sem dúvida, uma vitória a mais pelo ineditismo para os prefeitos escolhidos.

A festa para entrega dos diplomas será dia 11 de outubro, no La Maison Dunas, informou Roberto Farias, Presidente da PPE, idealizador e realizador da promoção que atinge o 24º ano consecutivo.

Vereadores são baleados após sessão na Câmara de Jaguaretama


Dois vereadores do Município de Jaguaretama (a 240Km de Fortaleza) sofreram um atentado, a tiro, quando saíam de uma sessão na Câmara Municipal, no começo da tarde de ontem. Um deles está em estado gravíssimo depois de ser atingido por, pelo menos, seis tiros de pistola 9 milímetros. O outro, permanece em estado regular, já fora de perigo de morte, segundo os médicos. Ambos foram trazidos para Fortaleza e estão internados no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

O crime ocorreu no momento em que os dois políticos desciam uma rampa que liga o plenário da Câmara à Biblioteca Municipal, no Centro de Jaguaretama. O ´alvo´ principal dos pistoleiros era o vereador Marcos Rogério Machado de Lima, 32, conhecido por ´Marcão´, (PRB). No momento dos disparos, ele estava junto com o vereador José Antônio Lopes Pereira, 32 (PMDB), que recebeu um tiro no peito direito.
A Polícia Militar foi imediatamente acionada para o local do atentado e recebeu informações dando conta que os pistoleiros rondavam as proximidades da Câmara Municipal desde o fim da manhã. Eles aguardavam o momento certo para agir e estariam sintonizados na rádio comunitária de Jaguaretama, que transmite as sessões realizadas todas as manhãs de segunda-feira. Quando a sessão acabou, já no começo da tarde, eles ficaram à espera. O garupeiro da moto invadiu o prédio e atirou nos dois políticos, fugindo logo em seguida. Ele usava boné. O comparsa o aguardava com o motor do veículo já ligado.

Gravemente ferido, ´Marcão´ foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jaguaretama, onde os médicos decidiram que ele deveria ser transferido, às pressas, para Fortaleza. O vereador José Antônio Lopes também teve que ser leado para a Capital.

Por volta das 16 horas, os dois feridos chegaram ao IJF-Centro. A irmã do vereador ´Marcão´, Virgínia Machado, disse à Reportagem, ainda na entrada do IJF, que não descartava a hipótese de um crime de natureza política. Já o prefeito de Jaguaretama, Afonso Cunha Saldanha Bena, falou o contrário. Segundo ele, ´Marcão´ pertence à base aliada do Executivo e não há nenhum litígio partidário.

Fonte: Blog do Kleber Teixeira

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nasa confirmou que satélite desativado cairá sobre a Terra


A Agência Espacial Americana (Nasa) confirmou no dia 16 de setembro (sexta-feira) que um satélite desativado vai cair em algum lugar da Terra entre quinta-feira e sábado da próxima semana, dias 22 e 24. O satélite UARS, de pesquisas atmosféricas, foi lançado em 1991 com a ajuda do ônibus espacial Discovery. Em 2005, ele parou de funcionar e se juntou a milhares de pedaços de sucata espacial que vagam na órbita terrestre. Normalmente, quando o lixo espacial reentra na atmosfera, o atrito com o ar é suficiente para incinerar tudo. Desta vez, contudo, os técnicos da Nasa não têm certeza sobre o destino do satélite de pesquisas que está caindo.

Eles não sabem se ele vai se desintegrar por completo e também desconhecem o lugar exato onde os possíveis pedaços poderão cair na Terra. Os técnicos acreditam que partes com até 150 quilos de metal possam resistir à reentrada na atmosfera. Os destroços podem cair em uma faixa extensa do planeta, que inclui a América do Sul.

A maior parte do lixo espacial é formada por pequenas peças que medem poucos centímetros, mas o satélite UARS é do tamanho de um ônibus e pesa cerca de 5,5 toneladas.

As estações espaciais Skylab, em 1979, e Mir, em 2001, muito maiores, despencaram, longe de áreas habitadas. A Nasa calcula que a probabilidade de um pedaço do UARS atingir alguém é de uma para 3,2 mil.

Afagu vence Espaço Jovem e dispara na liderança


O Espaço Jovem não resistiu a pressão e foi derrotado pelo Afagu/Russas por 4 a 2, em jogo realizado no sábado 17 de setembro, em Fortaleza, válido pela 5ª rodada da 2ª Fase do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2011. Essa foi a terceira vitória seguida do time russasno que disparou na liderança do Grupo “C”, com 12 pontos, abrindo uma boa vantagem para o Quixeramobim, 2º colocado com 09; complementam a classificação Horizonte em 3º com 06, Espaço Jovem na 4ª posição com 06, Camocim é o 5º com 03 e Nordeste continua na lanterna da chave sem pontuar.

No mesmo dia, o Alto Santo recebeu o Fortaleza, no Ginásio Lafaiete, e diante da sua torcida foi derrotado pelo placar de 2 a 0. Com o resultado desfavorável a equipe Alto Santense caiu para a 2ª colocação do Grupo “D” com 10 pontos, já o tricolor assumiu a ponta com 12, Limoeiro é o 3º com 08, Sumov está em 4º com 7, o 5º é o São Gonçalo com 6 e na lanterna está Antônio Bezerra que não pontuou ainda.

Classificam-se quatro equipes de cada chave para as disputas do mata-mata, até que seja conhecido o grande campeão.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prefeito de Russas assina ordem de serviço para implantação de calçamento


O Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, durante solenidade de assinatura de ordem de serviço, realizada nesta quinta-feira, 15 de setembro, no Bairro Várzea Alegre, ordenou o início da construção da pavimentação em paralelepípedo da Rua Ocion Lopes da Silveira, no citado Bairro. A obra está orçada no valor de R$ 515.000,00 (quinhentos e quinze mil reais), oriundos do Governo Federal com contrapartida do Município. A emenda parlamentar foi do Ex-Deputado Federal Marcelo Teixeira a pedido do Suplente de Deputado Adail Carneiro.

Participaram do evento o Prefeito Raimundinho, Primeira Dama Sônia Chaves, Suplente de Deputado Adail Carneiro, Vereador Aureliano Ribeiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Valdecir Nogueira, Secretária de Finanças Rosélia Fonseca, Chefe de Gabinete Nilberto Nogueira, Secretário Municipal de Esporte e Juventude Jorge Rodrigues, Secretária Municipal da Assistência Social Adriana Ribeiro, Coordenador de Projetos Nilrenor de Oliveira, Ex-Secretário Municipal de Saúde Giovanni Dantas, Imprensa da região e populares.

A chegada da obra está despertando em cada morador um sentimento de satisfação e alegria, visto que, garantirá inúmeros benefícios para a população; vai acabar de vez com a poeira no período da estiagem e a lama na época chuvosa; proporcionará aspecto urbanístico e beleza, além de garantir a valorização econômica dos imóveis.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cearense Sub-20: Grande final será disputada na quarta-feira dia 21


As equipes Palmeiras do Arraial de Limoeiro do Norte e Alto Santo entram em campo na próxima quarta-feira, 21 de setembro, para decidirem o título de Campeão do Campeonato Cearense de Futebol Sub-20, da Região Jaguaribana. O jogo será realizado no Estádio Municipal Bandeirão, em Limoeiro do Norte, com início às 19h. O torcedor não vai pagar ingresso para prestigiar a nova geração do futebol jaguaribano.

O Alto Santo chegou a final, após empatar por 1 a 1 no tempo normal e vencer nos pênaltis a equipe de Jaguaruana por 5 a 4. Já a garotada do Limoeiro conquistou a vaga ao derrotar Jaguaribara também nos pênaltis por 5 a 4, após empate em 2 a 2 no tempo normal.

O grande campeão da região disputará o título estadual com os vencedores das outras regiões, uma vitrine para os jovens talentos que almejam o ingresso na carreira profissional.

Informações: Sindeval Almeida

Sapateiro é atropelado e tem morte imediata em Jaguaruana


O sapateiro Paulo Augusto Amaral de Lima, 45 anos, que residia na Rua Luis Estevão, município de Jaguaruana, foi vítima de atropelamento vindo a óbito no local do acidente. Ele trafegava em sua bicicleta pelo Bairro do Dió, em Jaguaruana, Estado do Ceará, quando por volta das 17h45min, foi atropelado pelo veículo Pálio, ano 2005, cor Branca, placa HXJ 3882, que era conduzido por Natã da Silva Modesto, natural e residente em Horizonte, vale ressaltar que o motorista se apresentou espontaneamente na Delegacia de Polícia Civil de Jaguaruana, sendo conduzido a Regional de Russas para os devidos procedimentos. O corpo da vítima foi conduzido em uma ambulância do Município ao hospital local, onde permaneceu até a chegada do rabecão.

MOTORISTA DE CAMINHÃO É ASSALTADO NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE

Nesta quarta, 14 de setembro, por volta das 16h45min, o Sr. MANOEL MESSIAS PLÁCIDO DE SALES, nascido aos 03/06/1969, natural de Morada Nova-CE, motorista da Empresa Nacional Gás, residente na Rua Carmelita Setuba Castelo Branco, 107, Bairro Antônio Holanda, Limoeiro do Norte-CE, compareceu a esta Cia, informando que, por volta das 15h30min, na estrada carroçável que liga a localidade de Sucupira ao Km 60, situadas na Chapada do Apodi, Limoeiro do Norte-CE, dirigia o caminhão M.BENZ/710, 2009, cor vermelha, placa NRA 2867, pertencente à SAFRA LEASING SA ARRENDAMENTO MERCANTIL (NACIONAL GÁS), quando foi abordado por 03(três) indivíduos armados e encapuçados, que andavam em 02(duas) motocicletas, sendo que, uma delas de cor preta e onde 01(um) dele armado com uma arma longa, provavelmente escopeta, e o outro de posse de uma pistola, anunciaram o roubo e levaram do mesmo uma quantia equivalente à R$ 1.645,00 (Hum mil, seiscentos e quarenta e cinco reais) e 01(um) aparelho celular de marca NOKIA, e tomaram rumo ignorado. A polícia militar iniciou as diligencias no intuito de identificar e prender os infratores, porém até o momento sem êxito.

MORADA NOVA: ROUBO À PESSOA

Dia 14.09.2011, por volta das 10h20min, no Setor 07, Perímetro Irrigado, em Morada Nova-CE, VALDEMIR REBOUÇAS DA SILVA, nascido aos 15.09.1956, natural de Morada Nova, filho de Antonio Rebouças da Silva e Maria Ivone de Arruda, residente na Rua Francisco Rabelo Chagas, nº 154, bairro São Francisco, nesta cidade, trafegava na motocicleta Honda CG 150 Titan, ano 2006, cor vermelha, placa HXG 1825, quando foi surpreendido por 03 (três) indivíduos, sendo 02 (dois) deles armados com revólveres, os quais trafegavam em uma motocicleta Today de cor prata (demais dados não anotados) que depois de anunciarem um roubo levaram da vítima a motocicleta que a mesma conduzia, 01 (uma) aparelho de telefone celular da marca ZTE e a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais). A polícia iniciou as diligências no sentido de localizar e prender os autores do roubo, bem como recuperar o que foi roubado, porém até o momento da confecção deste radiograma não havia obtido êxito.

MORADA NOVA: ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 14.09.2011, por volta das 19h20min, na Rodovia do Contorno, s/nº, em Morada Nova-CE, mais precisamente no “Motel Meche”, 05 (cinco) indivíduos (características não informadas) chegaram em um veículo Siena, de cor preta (demais dados não informados) sendo que um deles usando capacete e os demais armados com revólveres, renderam o recepcionistas RAIMUNDO NONATO FEITOSA, nascido aos 12.08.1967, natural de Morada, residente na Rua Secundino Freire, nº 333, no bairro Girilândia, na mesma cidade e depois de anunciarem um roubo, levaram do referido funcionário a quantia de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais e 02 (dois) aparelhos de telefone celulares, fugindo logo em seguida e tomando rumo ignorado. A polícia atendeu a ocorrência e iniciou as diligências no sentido de localizar e prender os autores do roubo, porém até a confecção deste radiograma não havia obtido êxito.

LIMOEIRO DO NORTE: PRISÃO POR AMEAÇA E PORTE DE ARMA BRANCA

Dia 14/09/2011(Quarta-feira), por volta das 16h00, o Sr. FRANCISCO DAS CHAGAS DE OLIVEIRA JR., nascido aos 18/08/1977, filho de Francisco das Chagas de Oliveira e de Francisco Alves Maria da Silva, natural de Limoeiro do Norte-CE, agricultor, residente na localidade de Cabeça Preta, Chapada do Apodi, Limoeiro do Norte-CE, entrou em contato com nossa central, informando que estava sendo ameaçado pelo indivíduo PAULO SÉRGIO DA SILVA LIMA, ex-presidiário da Cadeia Pública de Aracati-CE, 26 anos, filho de João Bosco da Silva Lima e de Maria de Lourdes Pereira Lima, desocupado, solteiro, residente na mesma localidade. A polícia militar foi até ao local e abordou o infrator, onde o mesmo estava de posse de faca tipo peixeira, sendo-lhe dada voz de prisão e conduzido à DPC local para procedimentos cabíveis.

RUSSAS: T C O POR ENTREGAR VEÍCULO AUTOMOTOR A NÃO HABILITADO

Dia 14.09.2011, por volta das 10h30min, na Avenida Benjamin Constant, nº 343, em Russas-CE, durante uma abordagem policial, foi conduzida a motocicleta Honda CG 125 Cargo, ano 2003, cor branca, placa HYS 0370, que era conduzida por JOSINALDO DA SILVA RODRIGUES, 25 anos de idade, não habilitado, filho de José Joaquim Rodrigues e Maria das Dores da Silva Rodrigues, residente na Rua Miguel Matias Neto, nº 71, bairro Catumbela, nesta cidade. A polícia conduziu o veículo e seu condutor a DRPC, onde também compareceu FRANCISCO RENÊ OLIVEIRA PINHEIRO, filho de Raimundo Lourenço Oliveira Pinheiro e Maria Liduina Oliveira Pinheiro, residente na Avenida Benjamin Constant, (demais dados não informados), responsável pelo veículo, em desfavor do qual foi lavrado o T C O por Entregar Veículo Automotor a não Habilitado.

RUSSAS: VEÍCULO LOCALIZADO

Dia 14.09.2011, por volta das 18h20min, na localidade de Boa Vista, zona rural de Russas-CE, foi encontrada por populares, abandonada a motocicleta Honda CG 150 Titan KS, ano 2005, cor azul, placa HXD 9283, sobre a qual de acordo com consulta realizada na Rede Infoseg, consta o registro de uma queixa de furto, conforme boletim de ocorrência nº 1523, datado de 15.05.2011, registrado na DRPC de Russas, pela pessoa de João Paulo dos Santos Silva. A polícia conduziu o veículo a DRPC para os devidos procedimentos.

MORADA NOVA: PRISÃO POR LEI SECA

Dia 14.09.2011, por volta das 17h30min, na Avenida Manoel de Castro, em Morada Nova-CE, na Praça da Matriz, durante uma abordagem policial foi preso ANTONIO VANDENBERG MARTINS, nascido aos 02.11.1972, natural de Morada Nova, filho de Inácio Rodolfo Rabelo e Rosana Zélia Nobre, residente na Rua Quinca Gomes, nº 604, bairro Girilândia em Morada Nova, o qual conduzia a motocicleta Honda XL 125, ano 1996, cor preta, sem placa, sendo que o mesmo se encontrava com sinais de haver ingerido bebida alcoólica. O infrator foi conduzido ao Posto da PRE para realização do teste do bafômetro, o qual confirmou a quantidade de álcool acima do permitido por lei. Infrator e veículo foram conduzidos a USI local para os devidos procedimentos.

PACAJUS: HOMICÍDIO À BALA

Dia 14/09/2011, por volta das 13h00, ocorreu um homicídio à bala na localidade de Caraúba, município de Pacajus em que foi vítima Tiago Filho de Sousa, 33 anos de idade, dados repassados por sua companheira Maria Eliane de Lima. O mesmo foi alvejado com (05) cinco tiros de arma de fogo tipo revólver, sendo um na altura do pescoço, dois na altura do peito direito, um na região lombar direita e um na região lombar esquerda, segundo o perito que esteve no local juntamente com o rabecão nº 7053. Ainda segundo a companheira da vítima o mesmo havia entrado em vias de fatos com o indivíduo identificado como sendo Francisco Tiago Saraiva dos Santos, há duas semanas, onde o mesmo desferiu algumas pauladas contra seu desafeto, que hoje veio em uma moto de cor preta e atirou contra ele, como foi descrito anteriormente.

CASCAVEL: FUGA DE PRESO

Dia 14/09/2011, por volta de 12h40min. O Agente Prisional Éder, diretor da Cadeia Pública de Cascavel, determinou que o Agente Luciano que se encontrava de serviço naquela Unidade Prisional, fizesse uma contagem dos presos. Este juntamente com policiais militares, fizeram a referida contagem e constataram a falta do detento Francisco Bernardo da Silva Neto, vulgo “Paulo Neto”, filho de João Paulo de Souza e de Vera Lúcia do Nascimento, nascido no dia 01.05.1988, residente na rua Leonize Alves da Silva, nº 410, Aldeia Park, Pacajus-CE, o qual responde ao art.155 do C.P.B. Ao indagar aos demais detentos sobre o referido preso, os mesmos informaram que este havia fugido durante o banho de sol do dia 12.09.2011. Após o conhecimento do fato por parte desta Cia, foram acionadas as VTR’S da área, que passaram a diligenciar, mas, até o fechamento deste radiograma o mesmo não foi recapturado.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 15 09 2011