sábado, 15 de outubro de 2011

Município de Russas realizou evento para comemorar o Dia Mundial da Mulher Rural


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município - SETAS, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Russas - CMDM, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas, realizaram na manhã do dia 14 de outubro, um momento de atividades para celebrar o Dia Mundial da Mulher Rural, comemorado internacionalmente no dia 15 do mesmo mês.

O evento foi realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e contou com a participação do Chefe de Gabinete, Sr. Nilberto Nogueira; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sr. José Cândido; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sra. Suenira Gonçalves; demais conselheiras do CMDM; Imprensa local, além da presença de autoridades e mulheres da cidade e do campo.

Inicialmente foi servido um café da manhã, logo em seguida houve a abertura oficial com as falas das autoridades, sequencialmente aconteceram três palestras sobre os temas: A Participação das Mulheres nos Espaços do Poder, ministrada pela Sra. Margarida Martins Pimenta Gotz (Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social e Conselheira do CMDM); A Nova Mulher Rural – Mudanças de Paradigmas, ministrada por Raíra Berg Almeida Silva (Coordenadora de Mulheres do Vale do Jaguaribe) e Previdência Social: A necessária inclusão e proteção social da mulher”, ministrada por Karla Emanuelle Rocha Nogueira (Assistente Social da Previdência Social). Para finalizar houve o momento de interação entre platéia e palestrantes, através de perguntas e respostas.

O Dia Mundial da Mulher Rural foi institucionalizado em 1995, durante a 4ª Conferência Sobre a Mulher, realizada pelas Nações Unidas, em Beijing. Esse foi o segundo ano consecutivo que o município de Russas celebrou a data, disponibilizando um espaço para reflexão e confraternização entre as mulheres do campo e da cidade.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Show da Integração promove socialização entre as Escolas Municipais de Russas


A Secretaria da Educação e do Desporto Escolar em parceria com as Escolas Municipais de Russas irão realizar a Etapa Regional do Currículo Vivo do VI Show da Integração Educacional. O evento acontecerá durante o período de 17 a 21 de outubro deste, nas Unidades Educacionais (Pólos), cujo tema trabalhado será “As Maravilhas da Aprendizagem: vencendo obstáculos, formando cidadãos”. Os alunos de cada escola estarão apresentando através de diferentes modalidades artístico-culturais, os trabalhos que vem sendo produzidos ao longo deste ano sobre o tema em estudo.

As produções escolhidas em cada Pólo participarão posteriormente da Etapa Final do Show da Integração que será realizada na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante). Confira abaixo o cronograma das atividades, que começarão sempre a partir das 8h:

Dia 17/10/2011 (Segunda-feira)
Local: Esc. Dr. Ésio de Sousa (Peixe)
Escolas: Dr. Ésio de Sousa/João Rebouças do Amaral/Uirandé Augusto Borges.

Dia 18/10/2011 (Terça-feira)
Local: Esc. Joana Alves e Sousa (Lagoa Grande)
Escolas: Adolfo José da Silva/Francisco das Chagas Lima/Joana Alves de Sousa.

Dia 18/10/2011 (Terça-feira)
Local: Esc. Padre Pedro de Alcântara (Retiro)
Escolas: Pe. Pedro de Alcântara/Francisco Sérgio Rebouças/Lino Gonçalves/Nossa Senhora de Fátima.

Dia 19/10/2011 (Quarta-feira)
Local: Esc. Inácio de Barros Neto (Flores)
Escolas: Inácio de Barros Neto/Pe. Marcondes /Prefeito Zilzo Evangelista/São Gerardo.

Dia 19/10/2011 (Quarta-feira)
Local: Esc. Maria Martins de Carvalho (Pitombeira I)
Escolas: Maria Martins de Carvalho/Margarida Maria Martins/Dr. José Martins/Juarez Santiago.

Dia 20/10/2011 (Quinta-feira)
Local: CAIC Senador Carlos Jereissati (Mutirão)
Escolas: Ana Xavier Lopes/CAIC Senador Carlos Jereissati/Coração de Jesus/Coronel Murilo Serpa/José Raimundo de Deus/Raimundo Pelópidas de Araújo.

Dia 21/10/2011 (Sexta-feira)
Local: Luís Ferreira Lima (Melancias)
Escolas: Luís Ferreira Lima/Alípio Rodrigues de Oliveira/Joaquim Simplício da Costa/José Ricardo de Matos.

Dia 21/10/2011 (Sexta-feira)
Local: Escola São João de Deus (São João de Deus)
Escolas: Elias Ferreira Costa/São João de Deus/Zina Moreira/Nicolau Rodrigues Lima.

Município de Russas realizará Cerimônia de Entrega de CDI aos cidadãos dispensados do Serviço Militar


A Prefeitura Municipal de Russas em parceria com a 8ª Delegacia da 25ª CSM (Circunscrição do Serviço Militar), irão promover a Cerimônia de Entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), aos jovens que foram dispensados do Serviço Militar neste ano de 2011. O Evento vai acontecer no dia 20 de outubro, às 7h30minh, na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante), no centro da cidade.

Durante a Cerimônia serão entregues simbolicamente o Certificado de Dispensa de Incorporação a três jovens, os demais cidadãos dispensados receberão o documento na 118ª (centésima décima oitava) Junta de Serviço Militar com sede na Casa do Cidadão, em Russas.

O evento contará com a presença do Delegado da 8ª Delegacia de Serviço Militar, 1º Tenente Francisco Martins Monteiro, autoridades locais, imprensa e sociedade civil.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CAPS de Russas vai realizar II Semana da Saúde Mental


A Secretaria Municipal de Saúde de Russas, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vai realizar a II Semana de Saúde Mental do Município, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Mental, cujo tema será “Preconceito é Loucura”. A abertura será no dia 17 de outubro, às 8h30min, na sede do CAPS, no Bairro Catumbela, transcorrendo com uma ampla programação por toda a semana até o dia 21. Durante este período irão acontecer diferentes atividades como; palestras ministradas por diversos profissionais, valorização da auto-estima e cuidados de saúde.

O momento visa promover o envolvimento da sociedade russana e profissionais de saúde, estimular a participação popular e construir junto aos usuários de transtornos mentais e a própria sociedade em si, novos olhares, novas perspectivas, buscando vivenciar a cidadania, a humanização, a inclusão. Confira abaixo a programação completa.

17/10/11 – Abertura 8h30

Apresentação da FANFARRA Municipal

Palestra: Direitos das pessoas com transtorno mental a luz do Código Civil/Penal (Dr. Jorge Andrade – Psicólogo/Bacharel em Direito)
Palestra: Benefícios Previdenciários – (Karla Emanuelle Nogueira – Assistente Social – INSS)

18/10/11 – 8h30

Palestra: Transtorno de Personalidade (Dra. Adelina – Psiquiatra)
Palestra: Emergência Psiquiátrica (Anderson Silva de Oliveira – Enfermeiro)

19/10/11 – 8h30

Palestra: Saúde Mental e atividade física (Sebastião Hermes Freire de Queiroz – Educador Físico)
Palestra: Qualidade de Vida (Cícera Lôbo - Enfermeira)

20/10/11- 8h30

Palestra: Preconceito é Loucura (Dra. Célia Costa Lima - Psiquiatra)
Palestra: Saúde Mental na perspectiva Psicossocial
(Felipe Teófilo Ponte - Psicólogo CREAS/Russas)

21/10/11 – 8h30

Palestra: Saúde Mental e Família (Samara Freitas - Assistente Social)
Encerramento

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Município de Russas realizará evento para celebrar o Dia Mundial da Mulher Rural


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município de Russas, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Russas - CMDM, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, irão realizar uma manhã de atividades para celebrar o Dia Mundial da Mulher Rural, que é comemorado em todo o mundo na data de 15 de outubro. O evento vai acontecer no dia 14 de outubro, a partir das 8h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas.

O Dia Mundial da Mulher Rural foi institucionalizado em 1995, durante a 4ª Conferência Sobre a Mulher, realizada pelas Nações Unidas em Beijing.

Esse é o segundo ano consecutivo que o município de Russas celebra a data objetivando criar um espaço para reflexões e confraternizações entre as mulheres do campo e da cidade.

Confira a programação abaixo:

• 8h – Café da manhã
• 8h30min – Abertura Oficial
• 9h – Exposição do Tema: “A Participação das Mulheres nos Espaços do Poder” – Margarida Martins Pimenta Gotz (Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social e Conselheira do CMDM );
• 9h:20min – Exposição do Tema: “A Nova Mulher Rural – Mudanças de Paradigmas” - Raira Berg Almeida Silva (Coordenadora de Mulheres do Vale do Jaguaribe);
• 9h:40min – Exposição do Tema: “Previdência Social: A necessária inclusão e proteção social da mulher” – Karla Emanuelle Rocha Nogueira (Assistente Social da Previdência Social);
• 10h – Espaço aberto para perguntas e respostas;
• 10h:30min – Encerramento.

Ceará perde Fabrício e Nicácio para quarta, mas terá retornos importantes


Além do empate em casa, o Ceará tem a lamentar a perda do xerife Fabrício, que cumprirá suspensão na partida desta quarta-feira (12), diante do América/MG, fora de casa. O zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo em série.

Outra ausência considerável é do atacante Marcelo Nicácio. O jogador pediu para não ser relacionado e nem viajou com o restante do elenco. Para a posição dele, o meia-atacante Sinho, das categorias de base, voltou a ser escalado.

No entanto, o tecnico Estevam Soares tem boas notícias para o confronto. Os volantes João Marcos e Michel, além do atacante Roger, cumpriram suspensão automática e podem retornar diante do Coelho. Além deles, o meia Leandro Chaves também está à disposição. Ele não enfrentou o Figueirense por pertencer ao clube catarinense, estando no Ceará por empréstimo.

“O Campeonato Brasileiro é muito disputado e a gente não tem tempo para ficar pensando em jogos que já passaram. Nosso foco agora já é o próximo jogo, que será muito importante. Vamos trabalhar para vencer o América Mineiro e buscar a nossa recuperação”, ressaltou o técnico Estevam Soares, após o empate diante do Figueira.

América/MG e Ceará enfrentam-se às 16h desta quarta. O jogo será à tarde devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Lista de relacionados:

Goleiros: Fernando Henrique e Dionantan.
Laterais: Boiadeiro e Vicente.
Zagueiros: Daniel Marques, Thiago Matias e Cléber.
Volantes: Michel, João Marcos, Heleno, Rudnei, Eusébio e Careca.
Meias: Leandro Chaves e Thiago Humberto.
Atacantes: Osvaldo, Roger, Felipe Azevedo, Sinho e Washington.

Fonte: Diário do Nordeste

Roberto Carlos compra iate de US$ 25 milhões


Roberto Carlos, que sempre assumiu a paixão que sente por automóveis, parece ter encontrado um novo amor: os iates. O Rei comprou um Iate da marca italiana Falcon e pagou US$ 25 milhões, o equivalente a mais de R$ 42 milhões.

Com 115 pés, o Iate tem 35 metros de comprimento, cinco suítes, amplas salas de estar e de jantar, cozinha completa e escadaria circular. Só para a tripulação são cinco camas e três banheiros. Batizado de Lady Laura IV, o brinquedinho dará sequência à série de iates que leva o nome da mãe do cantor.

O "mimo" está em Maceió e só deve chegar ao Rio de Janeiro nos próximos dias, mas Roberto já foi até a cidade para conhecer sua nova aquisição. O Lady Laura III, que foi fabricado sob medida para Roberto Carlos em Manaus, está sendo reformado em um estaleiro, enquanto os dois anteriores foram vendidos e já mudaram de nome.

Fonte: msn.com.br

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Futsal: Limoeiro arranca empate heróico diante do Fortaleza, Afagu goleia e conquista confiança do torcedor


Um dos maiores campeonatos de Futsal do Brasil segue disputadíssimo e com jogos emocionantes. No último sábado, 08 de outubro, pela 8ª rodada da 2ª fase do Cearense Adulto 2011, tivemos partidas de tirar o fôlego do torcedor.

O Limoeiro foi até a capital cearense enfrentar a fortíssima equipe do Fortaleza, e o inacreditável aconteceu, a equipe jaguaribana perdia por 3 a 0, e teve uma reação épica liderada pelo bom defensor Gerlânio, que jogando na posição de goleiro linha, foi a peça fundamental para a conquista do empate, 3 a 3, placar final. Para os visitantes sabor de vitória, para os donos da casa ficou a sensação de derrota e o gosto amargo de não conseguir vencer os jaguaribanos nesta fase, no jogo de ida em Limoeiro foi 4 a 3 para o mandante.

O Fortaleza mesmo com o tropeço segue líder do grupo “D” com 17 pontos, São Gonçalo é o vice-líder com 13, Limoeiro também com 13 é o 3º, Alto Santo está na quarta posição com 12, Sumov é o 5º com 11 e Antônio Bezerra assegura a lanterna com zero ponto.

O Limoeiro volta a jogar na próxima quinta-feira, 13, em Fotaleza, contra o Sumov, em um jogo de seis pontos, haja visto, a situação em que ambas se encontram na tabela classificatória.

Afagu faz 10 a 1 no Nordeste

Em Russas, na quadra coberta do Colégio Estadual, o Afagu recebeu o fraquíssimo Nordeste e goleou pelo placar de 10 a 1, consolidando de vez a classificação para a fase eliminatória, deixando o torcedor russano mais confiante na conquista do bi-campeonato.

Com o resultado o time jaguaribano é líder absoluto do grupo “C” com 21 pontos; seguido por Quixeramobim 2º com 18 e Horizonte 3º também com 18. Completam a classificação Espaço Jovem em 4º com 09, Camocim em 5º com 06 e Nordeste é o 6º com zero ponto.

Afagu volta às quadras no próximo sábado, 15, em Horizonte, contra o time local.

Confira os outros resultados da rodada e próximos jogos:

Sábado, 08/10

Camocim 1x4 Horizonte Futsal
Quixeramobim 3x2 Espaço Jovem


Quinta-feira: 13/10

19:00 - Espaço Jovem x Camocim
19:00 - Nordeste x Quixeramobim
20:30 - Ant. Bezerra/Uneuva x Alto Santo

Sábado, 15/10

20:00 - São Gonçalo x Fortaleza