sábado, 22 de outubro de 2011

Alto Santo empata com o Fortaleza no Paulo Sarasate


Em partida disputada na tarde deste sábado, 22, no Ginásio Paulo Sarasate, na capital cearense, o Alto santo arrancou um empate heróico diante do Fortaleza, pela última rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2011, 1 a 1 foi o placar do jogo.

O resultado garantiu ao time da capital a primeira colocação no grupo “D” com 19 pontos, já o Alto Santo com o empate ocupa a 2ª posição com 16 pontos, mas pode ser ultrapassado por Limoeiro ou São Gonçalo, que jogam ainda hoje. Caso haja empate nesse confronto o time alto santense permanece onde está.

O Fortaleza vai enfrentar o Espaço Jovem, 4º colocado do grupo “C”, pelas quartas-de-finais, com a vantagem de disputar a partida de volta em seus domínios.

O Alto Santo vai aguardar a definição da última rodada para conhecer seu adversário, da próxima fase.

Jogos sendo realizados no momento:

Limoeiro X São Gonçalo
Afagu/Russas X Espaço Jovem

Advogado russano Dr. Alex Santiago ministrou palestra no município de Russas


Como uma das ações objetivando a proteção social de crianças e adolescentes, em especial no combate a exploração sexual, foi realizada em Russas, na manhã do dia 21 de outubro, no auditório do centro Vocacional Tecnológico – CVT, uma importante palestra que teve como tema “A Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes na Comunidade”, promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.


O diálogo foi ministrado pelo jovem advogado Dr. Alex Santiago, graduado em direito pela UFC, sócio do Escritório de Advocacia Paulo Quezado, Pós-Graduando em Processo Penal, Pós-Graduando em Processo Civil, recém aprovado no Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Autônima de Sevilha-Espanha, Membro da Comissão de Direito Internacional-OAB/CE e Coordenador do Núcleo de Estudos de Ciência Criminal da UFC, que nesta oportunidade prestou sua relevante parcela de contribuição ao socializar seus conhecimentos com a população de sua terral natal.


Um grande público composto por representantes dos diversos Segmentos Sociais, Entidades e Sociedade Civil, lotou o auditório do CVT, numa demonstração de que a sociedade russana está unida, buscando conhecimentos e acima de tudo objetivando desenvolver medidas preventivas que contribuam no combate ao crime de exploração sexual infanto-juvenil.


Na abertura do evento a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adriana Ribeiro, agradeceu em nome do Prefeito Raimundo Cordeiro, a presença de todos, e fez um breve relato sobre as importantes ações que vem sendo desenvolvidas no Município através da parceria entre Administração Municipal, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Promotoria, Defensoria, Poder Judiciário, Polícias e Sociedade, objetivando a proteção social de crianças e adolescentes, em especial no combate a exploração sexual.


Dr. Alex Santiago proferiu uma palestra bastante interativa onde a platéia teve a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas sobre a recente lei 12.015/2009, “Lei dos Crimes Contra a Dignidade Sexual”, sendo que o palestrante buscou esclarecer melhor o conteúdo da Lei que reza sobre a dignidade sexual de crianças e adolescentes, ressaltando a fundamental importância da família e da sociedade para que os princípios de uma lei sejam cumpridos, haja vista, que as pessoas precisam denunciar esses crimes e ter coragem de fazer os encaminhamentos necessários para que a justiça seja feita.

Russas realizou cerimônia de entrega de CDI aos jovens dispensados do serviço militar


A 8ª Delegacia da 25ª CSM (Circunscrição do Serviço Militar) com o apoio do Governo Municipal, realizou em Russas no dia 20 de outubro, na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante), a cerimônia de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e Compromisso à Bandeira Nacional dos cidadãos da classe de 1993 e classes anteriores, dispensados da prestação do Serviço Militar Obrigatório do ano de 2011.


O evento contou com a presença do 1º Tenente Francisco Martins Monteiro, Delegado da 8ª Delegacia de Serviço Militar; Chefe de Gabinete, Nilberto Nogueira; Secretária do Trabalho e Assistência Social, Adriana Ribeiro; Chefe de Instruções do Tiro de Guerra 10 010, Subtenente Maurício Tavares Garcia; além de autoridades locais; familiares dos jovens dispensados; sociedade civil e imprensa.


Participaram também do momento solene a Banda de Música Municipal Maestro Orlando Leite, Guarda Civil Municipal e o contingente de monitores do Tiro de Guerra 10 010.


Durante a solenidade, três jovens receberam simbolicamente seus Certificados de Dispensa de Incorporação e os demais foram orientados a receber o citado documento na sede da Junta do Serviço Militar de Russas, que funciona na Casa do Cidadão, localizada na Avenida Dom Lino, Centro.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fortaleza terá até dois jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo


A Fifa anunciou na tarde desta quinta-feira (20), em Zurique, na Suíça, que Fortaleza receberá jogos da Copa das Confederações em 2013, bem como sediará 2 jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 2014.

Com prestígio, a capital cearense receberá o segundo jogo da seleção na primeira fase da Copa do Mundo e, caso o Brasil passe em 1º do grupo A, as quartas-de-final. Caso o Brasil termina a 1ª fase em 2º do grupo, a seleção jogará no Castelão logo nas oitavas-de-final. Na primeira fase, o Brasil jogará ainda em São Paulo e Brasília.

Fortaleza receberá 6 jogos do Mundial. Todas as cidades sedes receberão, no mínimo, 4 jogos cada, com pelo menos uma partida do cabeça-de-chave.

Na Copa das Confederações, em 2013, Fortaleza é uma das 4 sedes, ao lado de Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nossa capital recebe ainda uma das semifinais (a outra é em Belo Horizonte).

Cinco equipes já estão classificadas para o torneio de 2013: o Japão, campeão asiático; o México, campeão da Copa Ouro da CONCACAF; o Uruguai, que venceu a Copa America, e mais o Brasil, anfitrião, e a Espanha, atual campeã do mundo.

Datas dos jogos em Fortaleza

Fortaleza receberá 6 jogos na Copa do Mundo, sendo 4 da primeira fase. A primeira partida da Copa do Mundo que Fortaleza receberá será em 14 de junho (sábado), entre 2 equipes do grupo D.

O jogo seguinte, na terça, 17 de junho, será a segunda partida do Brasil no Mundial. No dia 21, sábado, Fortaleza recebe uma partida do grupo G e, 3 dias depois, mais um do grupo C.

Nas fases seguintes, mais 2 jogos. No dia 29 de junho (domingo), Fortaleza recebe o 2º colocado do grupo A (o do Brasil), contra o 1º colocado do grupo B. No dia 4 de julho, sexta-feira, o Castelão terá uma partida das quartas-de-final, com a participação do Brasil, caso ainda esteja na disputa.

Na Copa das Confederações, que ainda não teve a tabela confirmada, a capital cearense receberá uma semifinal. Ainda não há confirmação se haverá ou não outro jogo no Castelão, até porque a participação de Recife e Salvador ainda está pendente, de acordo com o andamento das obras.

Abertura e encerramento

Na solenidade, também foi confirmado que o estádio do Itaquerão, em São Paulo, será o local do jogo de abertura da Copa. A grande final do mundial de Seleções acontecerá no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Na Copa das Confederações, a abertura acontecerá em Brasília e a final também no Rio de Janeiro.

Horários dos jogos na Copa do Mundo

Partida de abertura: 17h
Partidas da fase de grupos: 13h – 16h – 19h – 22h
Oitavas de final e Quartas de final: 13h – 17h
Semifinais: 17h
Disputa de 3º lugar: 17h
Final: 16h

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ceará enfrenta o Atlético-PR com três desfalques no time titular


Para o confronto direto contra o Atlético-PR, o Ceará fica sem seu principal jogador e mais dois atletas.Osvaldo, que foi expulso já no fim da partida contra o Flamengo, fica de fora. O volante Heleno também expulso depois de trocar empurrões com Ronaldinho Gaúcho, cumpre suspensão.Já o meio-campista Leandro Chaves tomou o terceiro cartão amarelo e é mais um atleta que não enfrenta o Furacão.

O jogo acontecerá domingo, 23, no estádio Arena da Baixada, em Curitiba/PR, às 16h, válido pela 31ª rodada do brasileiro.

O Ceará ocupa a 15ª posição na tabela de classificação, com 32 pontos. O Atlético-PR figura na temida zona do rebaixamento. O time é o 18º colocado, com 28 pontos ganhos.

Fonte: verdesmares.com.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CARUS e Prefeitura promovem o XIII Encontro Cultural Russano


A Casa dos Amigos de Russas – CARUS com o apoio do Governo Municipal, está realizando em Russas, o XIII Encontro Cultural Russano, que teve início nesta segunda-feira, 17, e prosseguirá até o dia 22 de outubro (Sábado), com sua programação sendo realizada na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante), Colégio Estadual Flávio Marcílio e Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara.

O evento é destinado ao incentivo, divulgação e desenvolvimento dos dotes artísticos e culturais dos filhos de Russas, como também de todo o povo da Região Jaguaribana, numa tentativa de unificar a cultura da Região. De uma forma geral, o Encontro promove a cultura como um todo e a manutenção do patrimônio histórico, como também das tradições literárias, musicais, religiosas e folclóricas da Região do Jaguaribe e, principalmente, de Russas.

Confira abaixo toda a programação do XIII Encontro Cultural Russano.

17/10
Praça dos Estudantes

17h30m – Cortejo Artístico (da Caiçara à Praça dos Estudantes)
(com Oficarte Teatro & Cia., Ponto de Cultura Brincantes de Teatro, Grupo Fera, Fanfarra da Escola Ana Xavier Lopes, grupos artísticos das escolas do município, educadores e artistas russanos)
19h30m – Abertura Oficial do XIII Encontro Cultural Russano – Praça dos Estudantes
(com a presença de representantes da CARUS, da Prefeitura de Russas, das escolas municipais e estaduais de Russas, das instituições civis, dos grupos artísticos, dos educadores e artistas russanos)
20h – Apresentação do Núcleo de Dança Bailado Pé no Chão
Roda de Capoeira

18/10
Auditório do Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio

19h – Seminário de Cultura e Educação de Russas
Palestrantes: Thiago Arrais, Frank Lourenço, Hider Albuquerque Lima
Mediador: Alan Mendonça
Debatedores: Rômulo Santiago, Rochester Lima, Conceição Alves, Rennê Oliveira, Eliane Machado, André Araújo
Tema: Economia e sustentabilidade da cultura
(diálogos sobre a efetivação de um plano de políticas públicas para a cultura de Russas)

19/10
Auditório do Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio

19h – Seminário de Cultura e Educação de Russas
Palestrantes: Frank Lourenço, Talvanes Moura, Sidarta Cabral
Mediador: Alan Mendonça
Debatedores: Hider Albuquerque Lima, Rômulo Santiago, Rochester Lima, Conceição Alves, Rennê Oliveira, Eliane Machado, André Araújo
Tema: Economia e sustentabilidade da cultura
(diálogos sobre gestão cultural a partir das experiências do Oficarte Teatro & Cia – Russas/CE, Projeto Som das Carnaubeiras – Russas/CE e Projeto Enxame – Fortaleza/CE)

20/10
Praça dos Estudantes

8h – Feira do Livro
18h30m – Encontro das Bandas Municipais de Música do Vale do Jaguaribe
Banda Municipal de Russas
Banda Municipal de Limoeiro de Norte
Banda Municipal de Morada Nova
19h30m – Abertura Oficial da I Feira do Livro do Vale do Jaguaribe
20h – Lançamentos de Livros
Antônio Filho (O Carneiro Jasmim)
Eugênio Leandro (A noite dos manequins)
Francélio Figueredo (Mariposas são feitas de cobre)
Kelson Oliveira (Os trabalhos de amor e outras mandingas: a experiência mágico-religiosa em terreiros de umbanda)
21h – shows – Eugênio Leandro, Tom Canhoto

21/10
Praça dos Estudantes

8h – Feira do Livro
18h30m – Encontro das Bandas Municipais de Música do Vale do Jaguaribe
Banda Municipal de Russas
Banda de Música da Fundação Tubo Art Móveis, de Jaguaribe
Banda Municipal de Palhano
Banda Municipal de Ibicuitinga
20h – Lançamentos de Livros
Alan Mendonça (A desmedula da seta)
Cleudene Aragão (Quantas de nós)
Dércio Braúna (Como um cão que sonha a noite só)
Jackson Sampaio (Transvida)
Kelsen Bravos (Cruck, crock, creck, crick... crack)
21h – shows – Verso Imaginário, Rômulo Santiago,
Rita de Cássia e Banda Som do Norte

Associação da Passagem de Russas
9h – Inauguração da Biblioteca Infantil da Passagem de Russas e reinauguração das bibliotecas comunitárias do Distrito do Peixe e Jardim de São José

Auditório do Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio
16h – Encontro com os Escritores
e Fórum Estadual de Literatura, Livro e Leitura (FLLLEC)
Mediadores: Mileide Flores, Alan Mendonça, Hider Albuquerque Lima, Cleudene Aragão e Kelsen Bravos
(Assembléia do FLLLEC com a cadeia do Livro, Leitura e Literatura do Vale do Jaguaribe)

22/10
Praça dos Estudantes

8h – Feira do Livro
18h30m – Encontro das Bandas Municipais de Música do Vale do Jaguaribe
Banda Municipal de Russas
Banda Municipal de Quixeré
Banda Municipal de Jaguaruana
20h – Lançamentos de Livros
Hider Albuquerque Lima (A Canoa do Tempo)
Márcia Oliveira (Qorpo-Santo: O Anjo do Absurdo e Outros Textos Para Teatro)
Thiago Sousa Félix (Filosofia em onze atos)
Vânia Freitas de Alencar (Com o pé em Limoeiro)

Em destaque: lançamento de coletânea e de obras completas
ABC do Poeta Jaguaribano – obra completa do poeta Henrique José da Silva
Antologia Poética – obra completa do poeta Dimas Mateus
Palavra Russas – coletânea de escritores russanos (com textos de Airton Maranhão, Alan Mendonça, Allan Deberton, Almir Martins, Antônio Agostinho, Aulícino Mendonça, Beija-flor, Claudiana Nogueira, Conceição Alves, Dezim Bandeira, Dimas Mateus, Frank Lourenço, Hider Albuquerque Lima, Horácio Matoso, Lúcia Silva, Márcia Oliveira, Nuno Gonçalves, Olgarita da Silva, Thiago Sousa Félix, Verônica Oliveira)
21h – shows – K-Zumbar, Fernando Rosa

Campo Estadual
8h - Campanha plante uma árvore

Av. Dom Lino
8h – Blitz educativa

CVT Russas
8h – Encontro com os Universitários
Café Cultural
9h – Homenagem da Câmara Municipal de Russas ao Deputado Federal Mauro Benevides
9h30m – Debate com o tema: o Campus da UFC e as perspectivas de desenvolvimento cultural, econômico e social do Vale do Jaguaribe.
(com a presença dos Deputados Mauro Benevides, Antônio Balman, Eudes Xavier, do Senador José Pimentel, do Dr. Paulo Lustosa, do Presidente da CARUS Gilberto Rodrigues e do Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro)

Auditório do Colégio Estadual Gov. Flávio Marcílio
16h – Encontro dos Historiadores
Palestrantes: Olivenor Chaves, João Rameres Regis, Cicinato Ferreira, Rômulo Jerri.
Mediador: Hider Albuquerque Lima
Tema: Preservação da memória e do patrimônio imaterial

Exposição:
Exposição sobre as Bandas de Músicas de Russas
(em Homenagem à Assis Maranhão)
De 18 a 22 de outubro de 2011
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara

Concurso:
Comunidade Tabuleiro do Juazeiro
Concurso Mutirão de Limpeza
Dia 21 de outubro de 2011, de 8h às 16h

Oficinas:

Literatura, leitura e expressividade
(sensibilização para a leitura, estratégias interpretativas e expressividade leitora)
com Antônio Filho
Dias 18, 19, 20/10, de 8h às 12h
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara

Contação de Histórias
com Cleydson Catarina
Dias 18, 19, 20/10, de 8h às 12h
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara

Desenho animado
com o Núcleo de Animação Carnaubeira – NAC e Talvanes Moura
Dias 18, 19, 20/10, de 8h às 12h
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara

Admirável mundo da diversão: jogos e dinâmicas para a sala de aula
com Alexsandra Santiago
Dia 20/10, de 8h às 12h e de 14h às 18h
Dia 21/10, de 8h às 12h
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara

Arte em E.V.A.: ideias para a educação infantil
com Erika Patricia
Dia 20/10, de 8h às 12h e de 14h às 18h
Dia 21/10, de 8h às 12h
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara

Quadrinhos: a diversão está no gibi
com Ivana Chaves
Dia 20/10, de 8h às 12h e de 14h às 18h
Dia 21/10, de 8h às 12h
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara

Curso de Agricultura Sustentável
De 17 a 21/10, de 8h às 11h
CVT Russas

Contações de Histórias

Grupo Cia. Sonhar de Artes Cênicas
Fernando Durand e Rodrigo Ferreira
Dia 21/10, às 10h e 19h
Dia 22/10, às 10h e 19h
Praça dos Estudantes

Advogados Dr. Paulo Quezado e Dr. Alex Santiago ministrarão palestra em Russas


Uma importante palestra será realizada em Russas, no dia 21 de outubro (sexta-feira), a partir das 8h30min, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, sobre o tema “A Dignidade Sexual da Criança e do Adolescente na Comunidade”, ministrada por dois dos melhores advogados do Estado do Ceará; o renomado Dr. Paulo Quezado (foto) e o russano Dr. Alex Santiago.

O encontro tem como principal objetivo transmitir conhecimentos sobre os meios legais de proteção à crianças e adolescentes, por meio do advento da recente lei 12.015/2009, e será destinado para representantes de todos os segmentos da sociedade russana e principalmente para os responsáveis por crianças e adolescentes.

O evento tem a promoção do Governo Municipal através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Participe! Sua presença é de fundamental importância para a grandeza do encontro.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Município de Russas realizará evento para comemorar o Dia das Crianças


O Governo Municipal através da Secretaria da Cultura e Turismo vai realizar no dia 21 de outubro, a partir das 18h, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, um evento para comemorar o dia das Crianças. A festa terá música ao vivo com os alunos das oficinas de música da Secretaria de Cultura, pula-pula, apresentação do Ballet Municipal, show de palhaços e o concurso “Qual o seu Talento?”.

O concurso “Qual o seu Talento?” objetiva revelar e premiar estudantes do ensino fundamental (escola pública e particular) que possuem algum talento artístico nas áreas de dança, música, interpretação, atividades circenses, etc. Uma seletiva entre os inscritos selecionará no máximo 10 trabalhos que disputarão o título no dia do concurso. O grande vencedor além de ganhar o reconhecimento dos russanos, vai receber um troféu e mais um prêmio surpresa; o 2º e 3º colocados ganharão um prêmio surpresa, cada.

A Administração Municipal tem a honra de convidar todas as crianças e suas respectivas famílias para participarem desse momento, que visa homenagear os talentos russanos e promover momentos de alegria e lazer para o público mirin da cidade de Russas.