sábado, 29 de outubro de 2011

Parede desaba e mata trabalhador rural em Quixadá


Provavelmente um descuido, imaginaram amigos do trabalhador rural Antônio Geovânio Cajazeira, 52, anos, mais conhecido pelo apelido de “Chacal”. Ele morreu na tarde desta sexta-feira, 28, quando derrubava as alvenarias de uma casa de taipa na localidade de Junco Novo, na zona rural de Quixadá. A última parede do imóvel que estava sendo demolido caiu sobre ele por volta das 16 horas. Uma hora depois, ao dar pela falta dele o amigo Emanuel Lopes de Sousa encontrou o corpo de “Chacal” sobre os escombros. ele e outros vizinhos retiraram os restos de parede de cima dele. Não apresentava mais nenhum sinal de vida. A casa matou o amigo. No início da noite a Polícia foi acionada.

O amigo disse ter ouvido o estrondo e visto a poeira subindo enquanto ordenhava alguns animais na sua propriedade, a pouco mais de 100 metros de distância do local da demolição. Como no dia anterior já havia visto poeira subindo com a queda das paredes não deu muito importância. Mas dessa vez “Chacal’ demorou a aparecer após a nuvem de poeira baixar. Era a ultima parede. Uma vizinha chegou a sugerir a ele para deixar o término do serviço para o dia seguinte. “Ou eu acabo com essa casa hoje ou ela acaba comigo”, foi a resposta.

Segundo um policial civil que esteve no local, pelos levantamentos a vítima estava de costas quando a parede desabou sobre ele. Pela posição do corpo “Chacal” não viu a alvenaria desmoronando. Foi apanhado de surpresa. Embora sejam feitas apenas com gravetos de madeira e barro prensado esses tipos de alvenaria são mais pesados do que as de casas normais. O peso chega a ser três vezes maior. Indiscutivelmente a parede foi a responsável pela morte do agricultor. Resta saber as causas do óbito, se por traumatismo craniano ou asfixia. O corpo foi encaminhado para necropsia no Núcleo de Perícia Forense (Pefoce) de Quixeramobim.

Fonte: Diário do Nordeste

Quadro de Luciano melhora, mas não há previsão de alta


O cantor Luciano deve permanecer mais um dia no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR), onde está internado desde a sexta-feira pela manhã, após ter uma queda no nível de potássio e apresentar um quadro de arritmia cardíaco, provocado pelo uso de diuréticos. Segundo o coordenador médico da UTI Geral do hospital, Hipólito Carraro Júnior, o cantor apresentou melhoria no quadro, mas ainda deverá realizar novos exames.

"Os exames de controle do potássio no sangue apresentaram valores crescentes, sendo a última medida igual a 3,2 mEq/L. Quando atingir o ideal, entre 4,0 e 4,5 mEq/L teremos condições de liberar", afirmou. Além disso, o cantor já apresenta uma normalização do eletrocardiograma. Com isso, foi descartada uma possível transferência para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, como chegou a ser especulado.

Conforme o boletim médico, Luciano teve uma noite de sono estável e está realizando fisioterapia motora com uso de videogames na UTI. "Não apresentando riscos de novas arritmias ou parada cardíaca". Durante a madrugada, ele recebeu visitas e esteve acompanhado dos pais, Francisco e Helena Camargo, o irmão Emanuel e a mulher Flávia Fonseca.

Na avaliação do médico, alguns fatores interferiram no estado de saúde do cantor. O ritmo de turnê, que o obriga a alterar alguns hábitos foi um deles. "Por conta de se alimentar mal, dormir mal, ter as agitações; o uso do remédio é maior nesse período e o Luciano tem o intestino muito preso, o que o força ao uso de laxantes. Ele tem dieta saudável, mas no período de turnê existe essa mudança no hábito alimentar. Acredito que o gatilho foi a mudança de alimentação, principalmente".

Para Hipólito, não há mais risco de morte. "Vamos realizar os exames à tarde (sábado) antes de qualquer medida. Mas o quadro está sendo positivo", completou.

Do lado de fora do hospital, o número de fãs era menor do que o registrado no dia em que Luciano foi internado. Uma de suas fãs, Jurema Turatti, foi levar um cartão para o artista. "Acompanho eles há 20 anos, desde que começaram as carreiras. No meu cartão pedi que não se separassem. Problemas de família todos têm. Seria uma pena muito grande se eles se separassem", afirmou Jurema.

Fonte: Agência Estado

Tasso Jereissati pode disputar vaga de vereador de Fortaleza em 2012


Depois de ter anunciado o fim de sua carreira política, o ex-senador Tasso Jereissati pode voltar a enfrentar as urnas nas eleições do ano que vem. Segundo a revista Veja que chega neste domingo as bancas, Tasso pode concorrer a vereador de Fortaleza. Além dele, a publicação sustenta que outros grandes nomes da política nacional derrotados no ano passado preparariam seu retorno ao tabuleiro eleitoral via corrida a uma vaga em câmaras municipais.

Tasso Jereissati atualmente preside o Instituto Teotônio Vilela, do PSDB, e não tem dado sinais de que pretendia concorrer a um cargo eletivo. A informação da Veja é exclusiva e deve surpreender tanto ao governador Cid Gomes quanto a prefeita Luizianne Lins. Se realmente disputar uma vaga de vereador pelo PSDB, Tasso teria chances de se eleger e de fazer uma grande bancada tucana na Câmara de Fortaleza.

Fonte: cearaagora.com.br

Lula é diagnosticado com tumor na laringe


O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, de 66 anos, foi diagnosticado com tumor localizado de laringe após realizar exames neste sábado, 29, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A presidente Dilma Rousseff passou em 2009 por tratamento para linfoma não-Hodgkin.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Russas realizou a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


O Governo Municipal de Russas através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social promoveu no dia 26 de outubro, no Auditório da Escola Profissionalizante Walter Cavalcante Maia, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos, de criança e adolescentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) com o apoio do Banco do Nordeste.


Participaram do momento a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adriana Ribeiro de Lima; Secretária da Educação e do Desporto Escolar, Lindalva Pereira Carmo; Presidente do CMDDCA, Bernadete Santiago; demais conselheiras do CMDDCA; Conselheiros Tutelares; Presidente da APAE, Kélvia Viana; Diretores e Professores de Escola Municipais; Profissionais do CREAS, CRAS e dos Projetos Sociais: PETI, AABB e ABC, Funcionários Públicos, adolescentes, Sociedade Civil e Imprensa.


Abrindo oficialmente o evento, foi apresentada a esquete teatral intitulada “Pedinho volta às aulas”, que conta a história de dois adolescentes que entraram no mundo das drogas, e são salvos pelo trabalho conjunto família e Escola. O teatro foi produzido e executado pelos alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima, da comunidade do Bom Sucesso.

Prosseguindo com os trabalhos foi realizada uma palestra magna sobre o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos, de criança e adolescentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”, ministrada pela Assistente Social Ana Rebeca Araújo Vasconcelos.

De forma bem diversificada, através de debate, trabalho em grupo e plenária, foram discutidos os eixos temários e escolhidas as ações que serão encaminhadas à VIII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como eleitos os delegados que participarão do evento.

O encontro teve como objetivo discutir e elaborar propostas que posteriormente irão fortalecer as políticas públicas voltadas para o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará está sendo realizada em Russas


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, em parceria com o Instituto Stela Naspolini, está promovendo em Russas o evento “Estrela Criança – 1ª Mostra de Cinema Infantil do Ceará”. As Sessões de filmes começaram na última terça-feira, 25, e prosseguem até sábado, 29 de outubro.

Diariamente são projetadas quatro sessões para um público alvo de crianças e pré-adolescentes de 06 a 11 anos, que estão cursando da 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, nas Escolas Públicas Municipais. São aproximadamente 800 crianças por dia assistindo aos filmes que estão sendo exibidos pela manhã e tarde, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT.

Vale ressaltar que no sábado, 29, serão exibidas somente duas sessões, uma pela manhã começando às 9h e outra a tarde iniciando às 16h, e serão abertas ao público em geral, dentro da faixa etária de 06 a 11 anos.

Confira abaixo o horário diário de cada sessão, até sexta.

Manhã: 1ª Sessão – De 7h30min às 9h e 2ª Sessão – De 9h às 11h

Tarde: 1ª Sessão – De 13h30min às 15h e 2ª Sessão – De 15h30min às 17h

O evento visa disseminar a linguagem cinematográfica e promover a socialização entre o público alvo. Incentive seu filho a participar.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Orlando Silva decide deixar o Ministério do Esporte e vai entregar carta de demissão a Dilma


O ministro do Esporte, Orlando Silva, vai entregar sua carta de demissão nesta quarta-feira em encontro com a presidente Dilma Rousseff, marcado para as 15h. Orlando Silva vai reafirmar sua inocência a presidente e dizer que a sua saída do comando da pasta será melhor para o Brasil. O nome de consenso do PCdoB para substituí-lo é o do deputado federal Aldo Rebelo, ex-ministro de Relações Institucionais do governo Lula. Também concorre à vaga o maranhense Flávio Dino, advogado, ex-juiz e ex-deputado do PCdoB.

A decisão foi tomada durante reunião no Palácio do Planalto, pela manhã, para discutir o agravamento de sua situação, com a abertura do inquérito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar as denúncias de desvio de verbas do Programa Segundo Tempo . Participaram da reunião o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, além dos líderes do partido na Câmara, Osmar Júnior, e no Senado, Inácio Arruda.

Fonte: globo.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Russas promove I Maratona Estudantil Pré-mirim


O Governo Municipal, através da Secretaria da Educação e do Desporto Escolar, com apoio da Associação de Atletismo Russana – AAR irão promover a I Mini Maratona Estudantil Pré-Mirim 2011.

O evento esportivo será realizado no dia 29 de outubro, com início previsto para as 7h, na Avenida Banjamin Constant, sede do Município, estando aptos a participar garotos e garotas da faixa etária de 08 a 13 anos.

As inscrições estão sendo efetuadas nas Escolas Municipais e Sede da AACR, e prosseguirão até o dia da prova, sendo que o interessado poderá se inscrever momentos antes, no local da corrida. Os três primeiros colocados irão ganhar respectivamente R$ 200,00; R$ 150,00 e R$ 100,00 em premiação.

O objetivo principal do evento é promover socialização, incentivar a prática esportiva e descobrir novos talentos do atletismo russano. Outras informações pelos telefones: (88) 9690-2348 e 9620-9929, falar com Jaques Guimarães e Professora Juliana.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Está acontecendo o XII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil


Está sendo realizado nesta semana, de 24 a 28 de outubro o XII – ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil), em São Luis no Maranhão. A delegação do Ceará embarcará as 12h do dia 24 (segunda feira).

O evento é denominado como o Encontro Maranhense para Governanças das Águas, os desafios dos Comitês de Bacia na construção de pactos pelas águas.

O Encontro acontece há treze anos e vem se fortalecendo na construção de políticas públicas integradas, sistematizadas e participativas.

A programação do evento é ampla e nos cinco dias do encontro aconteceram cursos e oficinas para capacitação dos participantes, onde haverá troca de experiências e a discussão de várias temáticas como: Gestão participativa; A importância do uso racional das águas; Preservação de margens e matas ciliares dos rios; Boas práticas de conservação; Uso da água na agricultura; Uso e reaproveitamento da água na indústria; Usos múltiplos da água; Geração de energia; Papel dos Comitês; Abastecimento e saneamento básico; Turismo e sustentabilidade e a Importância da Informação, Mobilização e Comunicação.

Os interessados no assunto acessar www.encob.org

Prefeitura de Russas recebe Menção Honrosa da Assembleia Legislativa pela implantação do PAD


Nessa sexta, 21/10, a Secretária Muicipal do Trabalho e Assistência Social, Professora Adriana Ribeiro, recebeu durante a I Feira de Barbalha, menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em reconhecimento ao compromisso com a erradicação da extrema pobreza no ceará através da implantação do Projeto Ação Digital (PAD) em Russas. Estiveram presentes na solenidade, o coordenador geral, João Paulo, a coordenadora pedagógica, Ozenir Ferreira e o bolsista Antoniel Jadson do PAD.

A solenidade aconteceu durante a I Feira de Conhecimento de Barbalha e faz parte do prêmio PNUD PNUD/Assembleia do Ceará-eucurtoessacidade.

O objetivo é reconhecer, incentivar e difundir práticas para a erradicação da pobreza no Estado.

O concurso considerou o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), apresentado pelas Nações Unidas e pela Universidade de Oxford, e baseia-se nas dimensões: educação, saúde e padrão de vida como forma de avaliação da pobreza.

Os autores dos nove (09) projetos vencedores apresentaram suas ações durante a realização da I Feira do Conhecimento - Capacidades e Soluções, que aconteceu na cidade de Barbalha (CE), de 19 a 22 de Outubro.

Fonte: SETAS/Russas