sábado, 5 de novembro de 2011

Afagu/Russas, Limoeiro e Alto Santo brigam por vaga nas semifinais do Cearense


Um sábado marcado por jogos decisivos este 05 de novembro, as três equipes jaguaribanas lutam para conquistar vagas nas semifinais do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2011.

O Afagu tem situação mais cômoda, haja visto, ter vencido o Sumov por 5 a 0 no jogo de ida disputado em Fortaleza, e necessita apenas de um empate no tempo normal para avançar, caso aconteça o inesperado e o time russano sofra uma derrota, jogará pelo empate na prorrogação. O embate acontece logo mais, às 20h, na quadra coberta do Colégio Estadual Flávio Marcílio, centro de Russas.

O Limoeiro tem missão não muito fácil, no jogo de ida foi derrotado em Horizonte pelo time local por 2 a 1, e precisa vencer no tempo normal para então decidir a vaga na prorrogação, se isso acontecer o time jaguaribano jogará pelo empate no tempo extra. Há um fator muito importante para a equipe limoeirense, joga em casa, no Nilson Osternes, onde a pouco mais de 15 dias precisava vencer o São Gonçalo para avançar de fase e empurrado por sua torcida conseguiu. O jogo acontece logo mais, às 20h.

O Alto Santo tem parada duríssima na cidade de Quixeramobim contra a equipe de mesmo nome, no jogo de ida disputado em seus domínios, no Lafaiete Anselmo, o time do Prefeito Adelmo Aquino cumpriu com sua obrigação e venceu por 2 a 1. Para avançar precisa apenas de um empate no tempo normal, mas o jogo será disputado no caldeirão adversário, com o time da casa empurrado por sua torcida e ainda com a vantagem de se vencer no tempo normal, jogar pelo empate no tempo extra. A partida acontece, logo mais, às 20h.

A outra vaga das semifinais sairá do confronto entre Fortaleza e Espaço Jovem, a ser disputado logo mais, às 16h15min. No primeiro embate deu leão, 5 a 0, que precisa somente empatar no jogo de hoje para avançar de fase.

Aos jaguaribanos, resta somente desejar muita garra, determinação e sorte, para que o vale continue bem representado no certame.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

IFCE retoma aulas nesta segunda-feira (07)


O Instituto Federal do Ceará (IFCE) já retomou as atividades após o término da greve de servidores. Todos os campi terão as atividades letivas regularizadas a partir da próxima segunda-feira (7/11), acompanhando os campi de Acaraú, Aracati, Cedro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Umirim, os quais já haviam voltado aos trabalhos anteriormente.

Em reunião nessa quinta-feira (3/11), na reitoria do IFCE, gestores do órgão e representantes sindicais, no total de 41 pessoas, decidiram pelo início das atividades em cumprimento ao determinado nas assembléias dos servidores com o comando de greve.

O pró-reitor de Ensino, Gilmar Lopes Ribeiro, informa que o calendário letivo já está em discussão, a fim de estabelecer o cumprimento das metas de acordo com as peculiaridades de cada região em que estão inseridas as unidades. Tão logo fiquem conclusos os calendários, serão divulgados para a comunidade local.

Os pontos acordados para o cumprimento do calendário acadêmico nos campi do IFCE foram: garantia de 100 dias letivos por semestre; implantação de sábados letivos (a critério de cada campus); 45 dias de férias para os docentes; recesso natalino. Com isso, pretende-se que a finalização do semestre letivo 2012.2 se dê até o limite de 13/04/12.

Fonte: verdesmares.com.br

Profissão Repórter grava em Escola de Russas


Um final de tarde e inicio de noite diferente e para ficar na historia, foi o que viveu os moradores da comunidade rural de Bom Sucesso em Russas, aconteceu nesta quinta (03) quando a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima teve seu pátio totalmente lotado, por pais, alunos e populares que participaram de mais uma ação do projeto “Bom Exemplo” que contou com as participações dos educadores sociais do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) Subtenente Lealdo e Cabo Jacques e do garoto Dheymerson Lima, que é um fenómeno na Internet dublando a música Pintinho Piu, ele participou de uma sessão de autógrafos e viveu um momento de celebridade com o grande assedio de todos que estavam presentes, não importando a idade. Dheymerson será destaque no programa Profissão Repórter de Rede Globo que o acompanhou até a escola, e lá gravaram toda a manifestação de carinho para com o jovem talento que demonstrou tranquilidade com o atual momento vivido.

EMOÇÃO

Foram gritos, choro, sorrisos, de tudo um pouco promovido por todos que queriam chegar perto do Dheymerson que sempre tinha muita atenção para oferecer em retribuição a todo gesto de carinho manifestado. Cada um se acomodava como podia, tudo para ver ou até mesmo guardar um registro do momento, alguns se contentavam apenas em receber um aceno seu, mas outros queriam mais, e quem sabe até um beijo ganhar, presente que foi conquistado pela aluna Gabriela Hachala que não conseguia conter a emoção.

REPORTAGEM

O trabalho de reportagem do programa Profissão Repórter foi coordenado pela jornalista Eliane Scardovelli, que Formou-se pela Universidade de São Paulo e entrou na TV Globo em 2009 pelo Programa Estagiar. Antes disso, trabalhou em revistas e sites. No Profissão Repórter desde o começo de 2010, descobriu que sua praia é mesmo a reportagem: sair às ruas em busca de boas histórias e dividi-las com o público.
O trabalho contou com as imagens do cinegrafista Felipe Bentivegna.

RECONHECIMENTO

A direção da escola Municipal Nossa Senhora de Fátima fez questão de reconhecer o valor do trabalho desenvolvido pelo subtenente Lealdo como educador social do Proerd e lhe conferiu o certificado “Amigo da Escola”
O subtenente Lealdo ao lado do cabo Jacques orientaram as famílias e alunos presentes sobre a importância da escola na vida de todos e principalmente a parceria que deve acontecer com a família para que seja possível a construção de uma sociedade com mais cidadania.

TALENTO

A tarde teve inicio com a apresentação da esquete teatral " Pedinho volta ás aulas" que conta a historia de um garoto que se envereda pelo caminho errado, e que após uma conversa com seu pai, resolveu mudar de vida. Os atores são os alunos da escola Nossa Senhora de Fátima, e a esquete foi classificada para apresentação no Show de Integração Educacional.

Fonte: falecomricardotorres.blogspot.com

Jogador morre após passar mal durante partida de futebol em Russas


Um morador de Russas, de 37 anos, morreu na noite desta terça-feira (1) durante uma partida de futebol pelo Campeonato Russano de Futebol 2011.

Nos dez primeiros minutos da partida, o homem, identificado apenas como "Bibiu", passou mal e acabou caindo no gramado.

Apesar do rápido socorro e encaminhamento para o hospital de Russas, ele acabou falecendo.

Por: Kyara Gonçalves - FM 90,9

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Russas promoveu Etapa Regional do Currículo Vivo do VI Show da Integração



O Show da Integração Educacional é um evento promovido anualmente pela Secretaria da Educação e do Desporto Escolar do Município de Russas (SEMED), com a participação de todas as Escolas Municipais. As atividades acontecem por etapas, inicialmente as escolas produzem seus trabalhos e classificam os melhores, que vão para a Etapa Regional, desenvolvida nas Escolas Pólos, onde acontecem as apresentações e dentre elas são selecionadas uma de cada modalidade para a Etapa Municipal, que este ano acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro na Praça do Estudante, no centro da cidade.

As atividades são produzidas a partir de um tema, nesta edição, a sexta consecutiva, o assunto abordado foi “As Maravilhas da Aprendizagem: vencendo obstáculos, formando cidadãos”.


As escolas municipais de Russas, através das modalidades artísticas e culturais; poesia, dança, paródia, teatro, literatura de cordel, canção e conto, além de pinturas em telas, esculturas, salão de feitos históricos, cenários geográficos e experiências científicas, apresentam à comunidade russana o que vem aprendendo e produzindo durante todo o ano, relacionado ao tema em estudo.

O objetivo do Show é integrar as escolas, descobrir talentos e garantir a participação dos alunos em atividades extra curriculares.


A Etapa Regional do Currículo Vivo do VI Show da Integração Educacional aconteceu nos dias 17, 18, 19, 20, 21 e 26 de outubro, com atividades sendo desenvolvidas nas Escolas Pólos e participação de todas as Unidades Educacionais do Município. O que se viu foi um verdadeiro fantástico da vida, belíssimas apresentações, oriundas da imaginação fértil do alunado russano, demonstrando que a escola de Russas é uma escola viva, uma escola legal, uma escola nota 10.

Futsal: Afagu/Russas goleia o Sumov e está há um empate das semifinais


A fase mata-mata do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011, teve início neste final de semana com quatro jogos eletrizantes, os embates foram disputados todos no sábado, 29, válidos pelos confrontos de ida das quartas de finais da competição.

O Afagu/Russas comandado pelo treinador revelação Deivid Hadsom, foi a capital cearense e venceu o Sumov, por 5 a 0, em jogo realizado no Aécio de Borba. A goleada começou a ser construída logo nos primeiros minutos da partida, quando o atleta Luciano abriu o marcador, logo depois Frede marcou o segundo e Dedé fechou o placar da etapa inicial.

No segundo tempo o Sumov voltou pressionando um pouco mais e passou a usar o goleiro linha, mas o time russano mostrando muita maturidade aguardou a hora certa de contra atacar e ampliou com Frede e Vevé, dando números finais ao embate 5 a 0. O jogo da volta será sábado, 05, às 20h, em Russas, na Quadra Coberta do Colégio Estadual, com o time local jogando pelo empate para ir as semifinais.

Se avançar, Russas vai enfrentar o vencedor do confronto entre Limoeiro e Horizonte.

Outros jogos:

O Fortaleza confirmou sua hegemonia e goleou a equipe do Espaço Jovem por 5 a 0, em jogo realizado no Ginásio Aécio de Borba, e no próximo final de semana, joga pelo empate para avançar as semifinais.

O Limoeiro foi a Horizonte e perdeu por 2 a 1, para o time local, o gol da vitória horizontina foi assinalado no último minuto. O jogo da volta será sábado, em Limoeiro no Nilson Osterne, sendo que o time limoeirense precisa vencer no tempo normal e empatar na prorrogação para avançar de fase.

O Alto Santo fez o dever de casa e empurrado por sua torcida, derrotou a boa equipe do Quixeramobim por 2 a 1, em jogo realizado no Ginásio Lafaiete Anselmo. Com o resultado o time alto santense joga pelo empate, no próximo sábado, para ir as semifinais. O vencedor desse confronto vai enfrentar o vencedor de Fortaleza e Espaço Jovem.

O Campeonato Cearense de Futebol de Salão é promovido pela Federação Cearense de Futsal, no ano passado a competição foi conquistada pelo Horozonte, sagrando-se na ocasião bi-campeão da competição.