quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Esporte na Minha Cidade estará em Russas nesse final de semana


O município de Russas, localizado na Região Jaguaribana, é o destino do Projeto Esporte na Minha Cidade desse final de semana. O evento será realizado através da parceria das Secretarias de Esportes do Estado e município de Russas. A programação vai contar com diversas atividades culturais, recreativas, capacitação e palestra.

Durante todo o evento, profissionais vão estar disponíveis para fazer avaliações físicas para os adultos, com aplicação de questionário individual sobre as condições físicas da população e coleta das medidas corporais (peso, altura, circunferência, PA e glicemia). As atividades terão início na sexta-feira, 25, com a pré-abertura, às 19h na Praça do Estudante.

No sábado, 26, a programação continua, de 8h as 12h e de 16h às 19h, na Praça do Estudante, com atividades de recreação, massoterapia, avaliação física, esportes, jogos de tabuleiro e dança; às 9h acontecerá a palestra do atleta no auditório do Colégio Estadual; de 16h às 19h será realizado o Mini-Curso – Esporte Coletivo, no Auditório do Colégio Estadual; das 16h às 19h serão realizados jogos para crianças de 10 à 16 anos, na quadra do Colégio Estadual; às 19h encerramento das atividades do dia na Praça do Estudante.

No domingo, 27, de 8h às 12h acontecerão atividades de recreação, massoterapia, avaliação física, esportes, jogos de tabuleiro e dança, na Praça do Estudante; das 8h às 12h será realizado o Mini-Curso – Esportes Coletivos na quadra da Escola Manoel Matoso Filho; das 8h às 12h serão realizados jogos para crianças de 10 à 16 anos na quadra do Colégio Estadual e as 12h encerramento das atividades na Praça do Estudante.

Participe! Sua presença será fundamental para a grandeza do evento.

Russas realizou Seminário da 3ª etapa do PLHIS


Aconteceu nesta quarta-feira, 23, no auditório do PETI da Várzea Alegre, o Seminário da 3ª etapa de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, promovido pelo Governo Municipal de Russas.

A reunião foi ministrada pelos profissionais Augusto Capibaribe e Airam Teixeira, respectivamente Arquiteto e Técnica da Área Social, da Consultoria de elaboração do PLHIS e do Escritório de Planejamento e Administração Municipal – ESPLAM.

Um público bem seleto composto por representantes de diversos segmentos sociais do Município, tais como: Educadores; profissionais dos CRAS, CREAS, PETIS e Projetos Sociais; Associações Comunitárias; Defesa Civil; CARUS e Sociedade Civil participaram do Seminário.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação e Interesse Social (SNHIS), instituída pela lei federal 11.124/2005, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, regulamentar a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. Sua finalidade é facilitar na aquisição de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer.

O processo de elaboração do (PLHIS) consiste em 3 (três) etapas; a primeira é a proposta metodológica, a segunda o diagnóstico do setor habitacional e a terceira e última, as estratégias de ação, que resultarão em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social do Município, ou seja, nesta etapa a sociedade russana juntamente com os profissionais do ESPLAM, elaboraram o aprovaram o Plano Propriamente Dito.

Intermunicipal de Futsal: Limoeiro vence a 2º e está praticamente nas semifinais


A fase final do 39º Intermunicipal de Futsal está acontecendo na cidade de Mombaça com jogos sendo disputados até o dia 26 de novembro.

O Limoeiro Futsal que havia estreado com vitória diante de Senador Pompeu por 2 a 1, na noite de terça, 22, praticamente consolidou sua classificação ao vencer nesta quarta, 23, o Cruzada/Canindé por 5 a 1, em jogo válido pela segunda rodada da competição. No outro jogo da noite válido pelo Grupo “T”, Aracoiaba que havia vencido na estréia Cruzada/Canindé por 6 a 3, perdeu para Senador Pompeu por 7 a 3.

Com esses resultados a equipe limoeirense lidera com 6 pontos, seguido por Senador Pompeu com 03, Aracoiaba está na 3ª posição também com 03 e Cruzada/Canindé segura a lanterna com zero ponto.

Na rodada de logo mais, um empate diante de Aracoiaba garante a primeira colocação da chave para os jaguaribanos. Apenas duas equipes do grupo avançam às semifinais.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Resultado da prova de legislação da CNH Popular realizada em Russas foi divulgado


O resultado da Prova de Legislação para obtenção da Carteira de Motorista Popular (categoria A – motociclista), realizada em Russas no mês de outubro, foi divulgado nesta semana pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará.

Para que o candidato saiba se foi ou não aprovado basta acessar o site www.detran.ce.gov.br , ir em serviços e clicar em consulta de habilitação, logo depois clicar em resultado da Prova de Legislação e por último digitar o número do CPF e clicar ok.

Reunião de lançamento dos Jogos Abertos do Interior será dia 25 de novembro


Foi dada a largada para os Jogos Abertos do Interior. No próximo dia 25 de novembro, a partir das 8h30min será realizado a Reunião de Lançamento dos jogos, no auditório Blanchard Girão, na sede da Secretaria do Esporte do Estado, onde será apresentado aos gestores de esportes dos municípios o novo regulamento da competição. Na oportunidade e os municípios candidatos a sedes das etapas regionais e da etapa estadual oficializarão suas candidaturas.

Jogos Abertos do Interior

Os Jogos Abertos do Interior foi criado pela Secretaria do Esporte do Estado e tem por finalidade promover e intercambio esportivo entre os municípios participantes. A competição visa proporcionar boas relações entre atletas, ex-atletas e técnicos e apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense nas modalidades: voleibol, basquete, handebol, futsal e futebol.

Fonte: www.esporte.ce.gov.br

Saúde palhanense esta realizando semana de prevenção e tratamento ao Tabagismo


Em parceria da Prefeitura Municipal de Palhano, através da Secretaria de Saúde do Município esta realizando desde o dia 21 indo até 25 de novembro a Semana de Prevenção e Tratamento de Tabagismo. O objetivo é despertar a sociedade palhanense para as consequências advindas do fumo, e ao mesmo tempo, orientar aos cidadãos as formas de evitar o consumo do cigarro e outras substâncias que contenha teor de nicotina e tabaco.

A Semana de Prevenção e Tratamento de Tabagismo teve início no dia 21 de novembro, segunda-feira, as 16hs, com a realização de uma blitz educativa, em frete ao Fórum, visando o controle do Tabagismo.

Na terça-feira 22 de novembro foi realizada uma passeata Comemorativa do Dia Nacional de combate ao câncer, e teve concentração as 15h, em frente a Secretaria de Saúde, seguindo na Avenida Possidônio Barreto, com chegada na Praça da Matriz as 17hs.

Na quarta-feira 23 de novembro, foi ministrado capacitação em Tabagismo, com o tema “Os aspectos cognitivos no tratamento do tabagismo”, e tinha como expositora a Dra. Maria Eurice Marques de Morais, Membra da coordenação de tabagismo do estado do Ceará.

Dia 24 de novembro, quinta-feira, a capacitação traz como tema “Aspectos operacionais no tratamento do tabagismo”. Já para o dia do encerramento da semana, 25 de novembro, sexta-feira, a capacitação aborda o tema “O tratamento Medicamentoso no controle do tabagismo, tendo como expositora a Drª Maria da Penha Uchoa Sales, Coordenadora do controle do tabagismo do hospital de Mesejana.

O evento tem a coordenação da secretaria de saúde do Município, através da secretaria Celia Soares Ferreira e toda sua equipe técnica, com total apoio do gabinete do prefeito Nilson Freitas.

Por:Celestino Fonseca.

Icasa fica sem Arnaldo Lira para a última rodada da Série B


Apesar da diretoria ter negado a saída do técnico Arnaldo Lira, o treinador está fora do Icasa. Lira ligou para amigos em Fortaleza e confirmou que o presidente do clube, Cícero Damião, o demitiu por telefone e que seu auxiliar Raimundinho vai assumir a equipe na última partida contra a Portuguesa.

A diretoria icasiana anunciou uma coletiva com a imprensa para esta tarde, a partir das 15h, no CT Praxedão. Agora a expectativa é a reapresentação do meia Júnior Xuxa hoje à tarde. O jogador já está na estrada rumo a Juazeiro do Norte.

Arnaldo Lira estava em Fortaleza desde o último domingo. O treinador casou ontem e se apresentaria hoje à tarde para realizar o coletivo visando o jogo de sábado contra a Portuguesa.

Fonte: cearaagora.com.br

PMDB de Russas realiza encontro regional e confirma a presença do senador Eunício Oliveira


O PMDB de Russas realizará Encontro Regional do Partido no próximo sábado (26) no Auditório da UNECIM, a partir das 09h00, onde terá à presença do líder maior da agremiação no estado, o Senador Eunício Oliveira, além de secretários de estado, deputados federais e estaduais, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, filiados, lideranças políticas e simpatizantes. O objetivo principal do encontro é debater “As Bandeiras de Luta e a Preparação do Partido para as Eleições de 2012”.

Em Russas, o partido está indicando o vereador Aureliano Ribeiro como pré-candidato a prefeito para suceder Raimundinho. O ex-vereador Carlos Félix é quem preside o partido na terra de Dom Lino.

Comissão da SESPORTE fará entrega das camisas do Bolsa Esporte no município de Russas


A Secretaria do Esporte do Estado enviará uma comissão técnica para o município de Russas na próxima quinta-feira, 24 de novembro. Na oportunidade, os atletas de Russas e demais municípios da região jaguaribana contemplados pelo Bolsa Esporte, receberão as camisas do Programa e assinarão o Termo de Compromisso. O evento acontecerá das 8hs às 12hs, no Ginásio Poliesportivo Joel Correia Lima, situado na Rua Catumbela. A presença do atleta é obrigatória. É necessário também apresentar os documentos de RG e CPF.

Em todo o Estado, 1.737 atletas de baixa renda serão beneficiados com o incentivo da Sesporte. Neste ano, o investimento foi de R$ 2,4 milhões. O Programa visa incentivar a prática esportiva dos alunos das escolas públicas do Ceará, bem como reconhecer os atletas com destaque em competições regionais e nacionais que necessitam de apoio financeiro. É direcionado a pessoas que têm renda mensal abaixo de meio salário mínimo e que são residentes em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos. Os benefícios visam custear parte das despesas com alimentação, medicamentos, transporte e material esportivo e tem validade de até um ano, a partir da data de concessão.

As bolsas são divididas em três níveis: 1.237 bolsas no Nível I, no valor de R$ 100,00 para atletas iniciantes e que integram escolinhas de iniciação esportiva desenvolvidas nas escolas ou em projetos sociais; 300 bolsas de R$ 130,00 no Nível II para atletas que já participaram de competições chegando até o 10º lugar; e 200 bolsas no valor de R$ 260,00 para os atletas entre os seis primeiros colocados em competições.

SETAS lança em Russas Campanha Solidária de arrecadação de brinquedos


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, no Auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) a solenidade de lançamento da Campanha “Seja solidário e faça uma criança russana feliz neste Natal”.

Participaram do evento a Secretária do Trabalho e Assistência Social e idealizadora da ação Adriana Ribeiro; Presidente do CDL Francisco Martins Dantas; garoto propaganda da Campanha, o estudante Dheymerson do pintinho piu; Coordenadoras e funcionários dos CRAS do Planalto e Várzea Alegre; Pastor Antenor e Sociedade Civil.

A Campanha está sendo promovida pelo município de Russas através da SETAS, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), e tem por finalidade arrecadar através de doações o maior número de brinquedos possíveis, seja novos ou usados, que serão posteriormente doados às crianças das áreas de cobertura dos CRAS do Planalto e Várzea Alegre.

Os brinquedos estão sendo arrecadados até o dia 22 de dezembro, em todas as lojas conveniadas ao CDL, Empresas parceiras da Campanha e Repartições Públicas do Município.

Participe! Doe um brinquedo e garanta a alegria de uma criança nesse natal. Faça como o estudante Dheymerson do Pintinho Piu, que não cobrou cachê para ser o garoto propaganda da Campanha.

Futsal: Limoeiro estréia com vitória na fase final do Intermunicipal


A fase final do 39º Intermunicipal promovido pela Federação Cearense de Futsal, está sendo disputada na cidade de Mombaça, Estado do Ceará, durante o período de 22 a 26 deste.

O Limoeiro Futsal, único representante do Vale do Jaguaribe na competição, está no grupo "T" ao lado de Aracoiaba, Senador Pompeu e Cruzada/Canindé. A equipe jaguaribana busca o bicampeonato, haja visto, ter conquistado o título da competição no ano passado.

Na partida de estréia realizada no início da noite desta terça, 22, o time limoeirense derrotou Senador Pompeu por 2 a 1, com dois gols do atleta Lequinha. Logo mais a noite o Limoeiro vai encarar o Cruzada/Canindé, e se vencer novamente poderá garantir a classificação antecipada para as semifinais. Apenas dois times da chave se classifica.

MEC pune faculdade cearense que atingiu nota abaixo de 1,45


A Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza (FCTFOR) está entre as 60 instituições de ensino superior com Índice Geral de Cursos (IGC) abaixo de 1,45 em 2010, punidas por medida cautelar pelo ministério da Educação (MEC), divulgadas nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União.

O IGC é uma nota atribuída à instituição, que vai de 0 a 5, durante o processo avaliativo do ministério. A avaliação analisa o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), infraestrutura e corpo docente.

As instituições punidas ficam impedidas de elevar a oferta de vagas em seus cursos de graduação e pós-graduações lato sensu. Além de ficarem suspensos os recredenciamentos e autorizações de cursos (processos que validam os diplomas dos alunos) que ficarão sob supervisão do ministério até que sanem as deficiências. As faculdades têm 30 dias para informar as providências que serão adotadas.

Fonte: cearaagora.com.br

Descoberta vacina contra câncer


Cientistas brasileiros conseguiram criar uma vacina contra o câncer utilizando o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. A pesquisa mereceu publicação na prestigiosa revista científica americana PNAS.
Os pesquisadores escolheram uma cepa de Trypanosoma não-patogênica, ou seja, incapaz de causar a doença. Depois, modificaram-na geneticamente para que o micro-organismo produzisse uma molécula característica de células tumorais: o antígeno NY-ESO-1.

Desta forma, quando o organismo inicia o combate ao protozoário, entra em contato com o antígeno que passa a ser visto pelo sistema imune como um bom indicador das células infectadas pelo protozoário.
As defesas do organismo começam a destruir as células que possuem o antígeno NY-ESO-1 imaginando que lutam contra a infecção do Trypanosoma. Na realidade, foram induzidas a combater tumores.

O estudo reuniu cientistas do Centro de Pesquisas René Rachou (Cpqrr-Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Ludwig, em Nova York.

O artigo publicado na PNAS apresenta dados promissores em camundongos para prevenção e tratamento de melanomas. Os cientistas também testaram o Trypanosoma transgênico em células humanas in vitro e comprovaram que ele induz a resposta imunológica esperada contra alguns tipos de câncer.

Ricardo Gazzinelli, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e um dos autores do trabalho, afirma que, antes de iniciar os testes clínicos em humanos, será preciso vencer a resistência em se utilizar um parasita transgênico para combater uma doença. Até lá, o grupo iniciará os testes em cachorros.

Oficarte é contemplada com mais um prêmio federal


A Fundação Nacional de Artes divulgou a relação de selecionados do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011. Com premiações de até R$ 150 mil, o edital contempla artistas, produtores, associações, cooperativas, companhias, grupos e empresas teatrais de todo o país. O processo seletivo está dividido em duas categorias:
A) circulação de espetáculos e B) montagem de espetáculos e/ou manutenção de atividades teatrais de grupos e companhias.

A Oficarte Teatro e Cia foi contemplada com mais um projeto, este irá proporcionar a circulação do espetáculo CUIA por quatro estados da região nordeste no ano de 2012. Vale salientar que projeto da Oficarte foi o único na categoria circulação selecionado do estado do Ceará. Mais uma vez vem confimar o talento dos artistas russanos e o belissimo trabalho desenvolvido pela Oficarte.

Começa sexta-feira a inscrição para concurso da PMCE


A partir da próxima sexta-feira, dia 25, indo até 16 de dezembro estarão abertas as inscrições do concurso público para soldado da Polícia Militar do Ceará (PM). A corporação está ofertando mil vagas para a carreira de praça. Destas, 950 são destinadas a candidatos do sexo masculino e 50 para o sexo feminino. Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/pmce2011. A taxa de inscrição está fixada em R$ 80,00. O salário oferecido pela PMCE é de R$ 1.606,01.

Os candidatos deverão ter concluído o ensino médio completo ou um curso técnico equivalente, e estarem com idades entre 18 e 30 anos incompletos. Homens que queiram participar da seleção devem ter a altura mínima de 1,62 metro e as mulheres, 1,57 metro.

Os inscritos serão submetidos às seguintes etapas de exame: prova objetiva, inspeção de saúde, com exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, e curso de formação com 1.020 horas/aula dirigidas à capacitação profissional do candidato. Além disso passarão por prova de capacidade física, avaliação psicológica e investigação social.

Todas as etapas do concurso serão realizadas em Fortaleza. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 26 de fevereiro de 2012.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mesa redonda marcou a abertura da III Semana de Inclusão Digital em Russas


Aconteceu nesta segunda-feira, 21, às 18h30min, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Russas, a solenidade de abertura da III Semana de Inclusão Digital – SEMID. O evento que é realizado pelo Governo Municipal, através do Projeto Ação Digital – PAD, terá programação até sexta-feira, 25.

Participaram do momento de abertura, a Secretária Municipal da Educação Lindalva Pereira Carmo; Chefe de Gabinete Nilberto Nogueira; Secretária Municipal da Assistência Social Adriana Ribeiro; Coordenador Geral do PAD João Paulo; Coordenador Nacional do Programa de Inclusão Digital do SERPRO, Antonio Carlos; representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário – Projeto Territórios Digitais, Bruna Sousa; estudantes; educadores, Sociedade Civil e Imprensa.

Após o momento oficial da abertura que contou com o discurso do Coordenador Geral do PAD João Paulo, fala das autoridades e apresentações culturais, aconteceu uma mesa redonda onde foi abordado com mais profundidade o tema da SEMID, “Telecentros Comunitários: cidadania digital ao alcance de todos”, pelos debatedores Antônio Carlos e Bruna Sousa, que vieram de Brasília para participar do evento.

Até sexta-feira, 25, uma vasta programação composta por palestras, mini-cursos, oficinas, mesas-redondas e simpósio de inclusão científica, estará sendo realizada no Centro Vocacional Tecnológico e Projeto ABC. Toda a programação do evento está postada no site www.projetoacaodigital.com.br .

A SEMID tem como propósito mobilizar gestores de telecentros, telecentristas, ativistas de inclusão sócio-digital, gestores de projetos de inclusão digital e educadores das Instituições de Ensino do Ceará em torno da discussão da função social e dos impactos causados nas comunidades beneficiadas com a implantação de Telecentros Comunitários. As temáticas prioritárias da III SEMID são: Implantação de novos Telecentros; Programa Telecentros.BR; Formação de bolsistas; Projetos de inclusão digital; Cultura Livre; Desenvolvimento e Sustentabilidade dos Telecentros Comunitários; Educação e Inclusão Digital; Ferramentas e Soluções.

Participe! Contribua com o maior evento de inclusão digital do Vale do Jaguaribe.

Dimas tem dúvida para definir o substituto de Felipe Azevedo


Para a partida decisiva contra o Cruzeiro, no próximo domingo (27), às 16h (horário local), no estádio Presidente Vargas, o técnico do Ceará, Dimas Filgueiras, não terá em campo o atacante Felipe Azevedo.

Artilheiro do time com 10 gols, Felipe completou a série dos 3 cartões amarelos na partida diante do Grêmio e cumprirá suspensão automática contra a Raposa.

Adepto ao esquema ofensivo utilizando dois jogadores velozes, Dimas Filgueiras poderá mudar sua estratégia se priorizar a escalação de um atacante de área,. A dúvida prevalece na cabeça do comandante alvinegro. “O reserva imediato da posição é o Washington, mas eu ainda tenho até sexta-feira (25) para definir. Posso também utilizar o Paulinho, que é um jogador que eu formei na (categoria de) base ou ainda o Sinho”, argumentou o técnico.

Dimas também ressaltou o estilo de jogo de Roger, mas desconversou quando indagado se poderia utilizá-lo contra o Cruzeiro. “O Roger é um grande jogador. Faz bem aquele trabalho ali na frente, mas só vou decidir quem vai entrar no final da semana”. Concluiu sem mencionar nada sobre Marcelo Nicácio.

Fonte: diariodonordeste.com.br

Futsal: Federação bate o martelo e jogos da final serão mesmo na capital



Foram divulgadas as datas e locais dos jogos da grande final do Campeonato Cearense de Futebol de Salão Adulto 2011. Mesmo envolvendo duas equipes do interior do Estado, no caso Afagu/Russas e Alto Santo, os dois confrontos serão disputados na capital cearense.


A primeira partida acontecerá nesta sábado, 26, às 16h15min no Ginásio da Faculdade Católica e o segundo jogo será disputado na terça-feira, 29, às 20h no Ginásio Paulo Sarasate. Ambos os embates serão transmitidos ao vivo pela TV Diário.

Após os dois jogos se nenhuma das equipes obtiver quatro pontos, o grande campeão será conhecido após cobranças de penalidades máximas.

Decisão

Os jogos em Fortaleza, na realidade não foi uma decisão, e sim o cumprimento a risca do que reza o 1º parágrafo do 22º artigo do regulamento da competição: "Nessa fase (Final), as equipes classificadas da fase anterior, farão uma disputa de melhor de quatro (4) pontos, sendo que os dois jogos serão realizados em Fortaleza no Ginásio que a FCFS indicar."

Russano Maestro Orlando Leite morre em Brasília


Morreu em Brasília, o russano maestro Orlando Leite, 85 anos, um dos maiores incentivadores da cultura cearense, estava hospitalizado havia dez dias e sofreu falência múltipla dos órgãos.

Aluno do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, no Rio de Janeiro, foi aluno de Heitor Villa Lobos e utilizou a bagagem de conhecimento no Ceará, criando condições para o desenvolvimento do ensino musical no estado, despertando a vocação e o talento musical de muitos cearenses. O maestro atuou ao lado de grandes artistas do estado nas artes cênicas e plásticas, promovendo a poesia, a música, o ballet o teatro e o cinema.

O corpo de Orlando Leite vai ser velado nesta terça-feira, 22, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, onde será enterrado à tarde.

Em Russas a Banda de Música do Município leva seu nome. “BANDA DE MÚSICA MAESTRO ORLANDO LEITE”. A cidade de Russas está de luto e lamentando a perda de um filho ilustre.

Comissão da Infância debate em Russas violência sexual contra crianças


A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão da Infância e Adolescência, vai realizar nesta terça-feira (22/11), no município de Russas, o VIII Seminário Regional da campanha “Quem Cala, Consente: violência sexual contra criança e adolescente é crime!”. O evento - promovido em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), acontece a partir das 8 horas, na Associação Atlética e Cultural.

Durante o seminário, a psicóloga e escritora Helena Damasceno vai explicar as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais, os meios de denúncias, bem como a legislação relacionada ao tema.

A presidente da comissão, deputada Bethrose (PRP) (foto), disse que a importância do seminário consiste em mobilizar o maior número de pessoas e incentivá-las a denunciar o crime. “Estamos formando multiplicadores”, ressaltou a deputada, que lamentou a diminuição de notificações em 2011 através dos disques denúncias nas três esferas de governo. No entanto, ela acredita que a partir da realização dos seminários as denúncias aumentem no Estado.

A parlamentar explicou que a cada seminário as escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual são instruídas a fazer um plano de ação estratégica no combate à violência sexual. O documento é enviado posteriormente à comissão, que fará os devidos encaminhamentos.

O ciclo de debates está ocorrendo nas principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. O fórum já foi realizado em sete municípios: Itapipoca (07/06), Acaraú (21/06), Camocim (12/08), Tianguá (31/08), Baturité (28/09), Canindé (07/10) e Jaguaribe (27/10).

A expectativa é que até junho de 2012 o evento aconteça ainda nos municípios de Sobral, Horizonte, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.
LS/CG

Fonte: Agência de Notícias da Assembléia Legislativa

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Colisão na CE 377 ligando Quixeré a Baraúna deixa uma vítima fatal e seis feridos


O acidente aconteceu Segunda-feira, dia 21 de novembro, por volta das 11:30hs na CE 377, a conhecida Estrada do Melão. Três veículos se envolveram no acidente. Um Fiat Doblô de Placas - MYX 9705, um Santana de Placas CTJ - 0691 ambos com inscrição da cidade de Russas e um caminhão Mercedes Benz de Placas KFG 6947, de inscrição não identificada. O Fiat Doblô era dirigido por Luiz Carlos, genro do suplente de vereador Lopinho, da cidade de Russas. Luiz Carlos fazia a linha Mossoró/Russas conduzindo cinco (5) passageiros. Mesmo tendo capotado três vezes, todos os ocupantes do carro tiveram apenas escoriações leves.


Já o motorista do Santana, o Sr. Assis, que também fazia o trajeto Mossoró/Russas e colidiu de frente com o caminhão Mercedes, não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O motorista do caminhão Mercedes não foi identificado, ele evadiu-se do local logo após acidente. Segundo informações do Sr. Luiz Carlos, condutor do Fiat Dublo, quem ocasionou o acidente foi o motorista do caminhão Mercedes que queimou a faixa de rolamento.

Fonte: TV Jaguar

II edição da Exposição “Os Negros” foi lançada em Russas


Aconteceu na sexta-feira, 18, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, em Russas a solenidade de lançamento da II edição da exposição “Os Negros”, promovida pelo Grupo de Trabalho Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial pró-selo Unicef, coordenado pela curadora Lúcia Silva, com o patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, e apoio do Governo Municipal, Vereador Chiquinho Cacholé e Adeziva Comunicação Visual. A Exposição, que conta através de imagens, textos e objetos um pouco da história da cultura negra, ficará a disposição para visitação até 18 de fevereiro.

Participaram do evento a Curadora Lúcia Silva; Secretária Municipal da Assistência Social, Sra. Adriana Ribeiro; Professora Bernadete Santiago representando a Secretaria da Educação; Coordenador Municipal de Cultura e Turismo, José Maria de Santiago; Vereadora Noilda Rocha; Relações Públicas do Qurartel do 1ª BPM, Major Humberto; alunos e professores de Escolas Públicas Municipais; Fanfarra Fera; Sociedade Civil e Imprensa.

Um cortejo liderado pelo som da Fanfarra Fera e seguido por autoridades e populares, objetivando despertar a sociedade russana para o lançamento da Exposição, concentrou e saiu do CEO Municipal, percorreu pela Avenida Dom Lino até o Centro Cultural.

Logo em seguida foi realizada a solenidade de lançamento que contou com a fala das autoridades, apresentação de danças afro-brasileiras, pelos alunos das Escolas Municipais; João Rebouças do Amaral (Capim Grosso), Maria Martins de Carvalho (Pitombeira I) e Alípio Rodrigues (Boa Vista); abertura do Museu para as visitas e muita música ao vivo com a banda Rebolado do Forró, da comunidade de Santa Terezinha.

Em janeiro, dia 12, como parte da programação da Exposição, será realizado no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara um concurso de beleza negra, para a escolha do mais belo casal afro russano. Em fevereiro, por ocasião do encerramento acontecerá uma roda de samba e outras apresentações musicais com a participação de músicos russanos.

A sociedade de Russas e demais municípios da região está convidada a prestigiar a exposição, que tem por objetivo difundir e valorizar a cultura negra. Além de marcar as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no Brasil em 20 de novembro.

Hospital de Tabuleiro ganha reforma e novos equipamentos


O Hospital e Materninade Celestina Colares, de Tabuleiro do Norte, está com duas novas salas de parto e duas salas de cirurgia reformadas e com novos equipamentos. O hospital é particular (filantrópico), mas é o que há na cidade. As obras foram realizadas graças à parceria entre a direção do hospital e a prefeitura municipal, além de recursos de emenda parlamentar do deputado Ariosto Holanda, para compra dos equipamentos do centro cirúrgico.

A REFORMA física das quatro salas teve custo aproximado de meio milhão de reais, e os equipamentos do centro cirúrgico custaram R$ 30 mil.

Blog Diário vale do jaguaribe

UFC e Prefeitura encaminham providências para campus em Russas


Para tratar dos assuntos relativos à implantação do campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, reuniram-se, na manhã dessa quinta-feira (17), o Reitor Jesualdo Farias e sua equipe com o Prefeito daquele município, Raimundo Cordeiro de Freitas, e grupo formado por representantes do poder público e sociedade civil de Russas. No encontro, o Coordenador de Obras e Projetos da UFC, Rafael Henriques de Araújo Neto, passou às mãos do Prefeito documento no qual relaciona as providências que a Prefeitura deve tomar para que possa ser dado inicio o processo de instalação do novo campus.

Para dar apoio e colaborar com as ações que precisam ser efetivadas, visando à construção e funcionamento do campus em Russas, foi criado o Comitê Pró-Construção do Campus, que, entre seus integrantes, tem o Prof. Lindberg Gonçalves, da UFC, nascido no município.

O Reitor Jesualdo Farias, ao ser indagado sobre o início das atividades do campus, observou que se as etapas a serem cumpridas obedecerem os prazos estabelecidos, as obras começam em 2012 e a UFC passa a funcionar ali em 2014. Ressalta o Prof. Jesualdo que é imprescindível a participação da Prefeitura no processo, a partir dos trabalhos de infraestrutura que devem ser realizados na área onde se instalará o campus, que terá, aproximadamente, 51 hectares.

No encontro dessa quinta-feira (17), o Reitor comunicou que assinará Portaria designando o Prof. Sérgio Armando de Sá Benevides como coordenador dos trabalhos de implantação dos novos campi de Russas e Crateús, tendo em vista sua experiência à frente do campus da UFC de Sobral.

Fonte: www.ufc.br

Mega-Sena deve pagar R$ 2,3 milhões na quarta-feira


O concurso número 1.339 da Mega-Sena, que será sorteado na quarta-feira (23), deve pagar R$ 2,3 milhões para a aposta que acertar sozinha as seis dezenas, conforme estimativa da Caixa.

No sábado (19), um apostador de Salvador (BA) acertou as seis dezenas do concurso 1.338 e levou R$ 5.448.452,03.

Os números sorteados na ocasião, em Campo Bom (RS), foram: 01 - 18 - 19 - 33 - 43 - 60.

Ao todo, 102 bilhetes acertaram a quina e vão levar R$ 17.484,40 cada um. Outras 6.329 apostas levaram a quadra e ganharam R$ 402,54 cada uma.

A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

MEGA DA VIRADA

O valor acumulado para o sorteio da Mega da Virada, que ocorre no último dia do ano, já passa de R$ 50 milhões. De acordo com a Caixa, o valor acumulado é de R$ 56.613.446,19. A Mega da Virada de 2010 bateu recorde e pagou um prêmio de R$ 194 milhões, dividido por quatro apostas.

De acordo com a Caixa, a Mega da Virada recebe 5% do valor destinado à premiação de cada sorteio regular da Mega-Sena, além da arrecadação específica do concurso. Somente no sorteio do último sábado, foram adicionados mais R$ 469 mil ao prêmio.

Nos últimos anos, as regras da Mega da Virada não permitiam que o prêmio acumulasse. Se não houvesse ganhadores na faixa principal, o prêmio seria rateado entre os acertadores da quina ou quadra.

domingo, 20 de novembro de 2011

Futsal: Afagu e Alto Santo farão final inédita do Cearense


A tradição de sempre ter na final do Cearense de Futsal Adulto um representante da capital ou região metropolitana, cedeu lugar para o ineditismo de uma disputa interiorana entre o debutante Alto Santo que desbancou o Fortaleza e Afagu/Russas, que frustrou o sonho do tricampeonato do Horizonte. O título, garantido antecipado para a região jaguaribana, será disputado em dois confrontos a serem realizados nos dias 23 e 30 de novembro.

No sufoco

Após ter vencido o Horizonte em seus domínios por 3 a 2 no jogo de ida, o Afagu precisava apenas de um empate para chegar a grande decisão do campeonato. Em jogo realizado no sábado, 19, na quadra coberta do Colégio Estadual, em Russas, o time russano foi surpreendido e perdeu por 5 a 2 no tempo normal, mas assegurou a vaga nas cobranças das penalidades ao vencer por 4 a 2. A equipe do prefeito e empresário Raimundo Cordeiro vai buscar o bicampeonato, haja visto, ter conquistado o título de campeão em 2006.

Com tranqüilidade

Em partida disputada também no sábado 19, no Ginásio Aécio de Borba, capital cearense, o Alto Santo não tomou conhecimento do fator mando de quadra, e derrotou o todo poderoso Fortaleza por 4 a 2, com gols de Japonês, Lilinho, Izavan e Ribeirão, descontaram para o leão Wendel e Levi. Como havia vencido por 2 a 1 em casa, o time do Prefeito Adelmo Aquino carimbou com tranqüilidade o passaporte para a grande decisão. Essa é a primeira vez que o time alto santense participa da competição, e já garantiu pelo menos o vice-campeonato.

Decisão

Pelo regulamento, os jogos da decisão serão realizados em Fortaleza, mas como nenhum representante da capital ou região metropolitana disputa o título, há uma grande esperança por parte do torcedor de ver essa disputa na região jaguaribana. Cabe aos dois prefeitos, Raimundinho e Adelmo Aquino, buscarem junto a Entidade Futebolística a promoção dessa mudança.

sábado, 19 de novembro de 2011

Virada Cultural Russana tem início neste sábado


Artistas das mais diversas linguagens, estudantes e a sociedade realizam a I Virada Cultural Russana. Serão 12 horas ininterruptas de programação cultural com teatro, dança, circo, cinema, pintura, poesia, capoeira, karatê e shows musicais. O projeto é realizado pela ONG Oficarte Teatro & Cia, com apoio de artistas e estudantes russanos. Coordenada pelos artistas-educadores Frank Lourenço e Márcia Oliveira, a Oficarte é um dos principais centros de formação artística do Interior. No ano passado completou 20 anos.

A VIRADA CULTURAL começa às 18h deste sábado,19, e segue até às 6h do dia 20 (domingo). O objetivo é tornar pública a necessidade de transformar o prédio do Clube Recreativo de Russas (CRER), que estava abandonado desde 1988, no Centro Cultural Galpão das Artes – GARTES. O espaço desativado era reduto de usuários de droga e para depósito clandestino de objetos roubados. O galpão voltou a ganhar vida graças aos trabalhos dos jovens artistas da Oficarte.

Confira quem estará na programação da Virada Cultural:

Grupos de Teatro e Dança do Murilo Serpa, Grupos de Teatro e Dança da Escola Raimundo de Deus, Grupos de Teatro e Dança do CAIC, Trupe Brincantes de Teatro (com os espetaculos K-Bum e Ela casa ou não casa?), Trupe Bailado Pé no Chão.
Bandas musicais: RG Autêntico, Alforria, K-Zumbar, ELes e Elas, Agamenon, Nilo Pinheiro, Elane Régia.
Haverá recitais de poesia.

Dentre os filmes exibidos estão Doce de Coco e Mato Alto (ambos já foram temas de matérias no Diário do Nordeste.

Fonte: blogfalecomricardotorres

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 5 milhões neste sábado


A Mega-Sena sorteia neste sábado (19) um prêmio de R$ 5 milhões, após acumular na última quarta-feira (16), quando foram sorteados os números: 02 - 20 - 35 - 38 - 45 - 51.

Na ocasião, 94 apostas acertaram a quina e levaram R$ 26.184,33; 7.457 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 471,52.

Outras duas loterias também ficaram sem ganhador na quarta-feira e estão com seus prêmios acumulados: a Timemania, que está com o prêmio principal previsto para R$ 5,1 milhões, e a Lotomania, que tem o maior prêmio da semana, prometendo R$ 7,5 milhões para este sábado.

Tanto o prêmio da Mega-Sena como o da Timemania podem garantir uma aposentadoria de quase R$ 30 mil mensais ao ganhador, caso ele invista o dinheiro na poupança. Já o prêmio da Lotomania renderia, aproximadamente, R$ 40 mil por mês, na mesma aplicação.

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país. A aposta da Mega-Sena e da Timemania custam a partir de R$ 2,00. Na Lotomania o valor é único, R$ 1,50.

Produtores rurais com dívidas do Pronaf poderão parcelar débito em até 10 anos


Os pequenos produtores rurais atendidos pelas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), poderão renegocias suas dívidas de até R$ 30 mil durante 10 anos com taxa de 2% ao ano.

As medidas foram aprovadas nesta sexta-feira (18) através do Conselho Monetário Nacional (CMN) e irão contemplar tantos os produtores inadimplentes como aqueles que estão com a prestação em dia, mas enfrentam dificuldades financeiras para efetuar o pagamento.

Os produtores adimplentes terão até o dia 29 de fevereiro do próximo ano para aderir ao programa, enquanto os devedores terão até fevereiro de 2013 para avaliar se têm condições de renegociar as dívidas.

Fonte: cearaagora.com.br

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Adolescente tem a perna decepada após cair de trem em movimento


Um adolescente teve uma perna decepada no início da tarde desta sexta-feira (18) no bairro Montese após cair de um trem em movimento. Segundo informações de populares, ele estava tentando subir em cima do trem, uma prática conhecida como “surfe”.

As informações do Ronda do Quarteirão do Montese constam que o adolescente já tinha tentado subir do trem outras vezes. “Os populares disseram que ele subiu duas vezes e caiu. Já na terceira acabou se acidentando”, informou.

Logo que teve a perna decepada, o jovem foi socorrido pela vizinhança. O jovem foi socorrido por uma unidade do Samu e foi encaminhado para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Fonte: diariodonordeste.com.br

Ônibus da Expresso Guanabara tomba na CE-060


Por volta das 4 horas desta sexta-feira, um ônibus da Expresso Guanabara - placas NQY 6230, que fazia a linha Fortaleza-Juazeiro do Norte, tombou na CE 060, nas proximidades do Sítio Retiro, em Iguatu (Centro-Sul). Segundo informações dos passageiros, o veículo perdeu o controle e tombou numa ribanceira de quase 10 metros.
Houve vítimas, que foram levadas para o Hospital Regional de Iguatu por motoristas que passavam no local. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e prestou socorro a vários passageiros que estavam assustados e alguns que continuavam dentro do ônibus. “Tivemos que socorrer alguns passageiros que estavam em estado de choque e alguns que pediam uma atenção especial, pois estavam com várias dores pelo corpo” afirmou o SGT-CB-Hildebrando.

Um dos passageiros falou para a reportagem do Portal Iguatu.Net sobre um milagre que praticamente aconteceu neste acidente: “Foram momentos de terror. Eu tenho um tio que estava na poltrona 03 e foi jogado para fora do veículo. Fiquei desesperado, pois ele feito uma cirurgia em um dos olhos e, quando observei, ele estava sentado no asfalto e sofreu apenas alguns arranhões. Foi Deus” disse o sobrinho da vítima, Pedro Cruz.

Fonte: iguatunet

Redes criam colorido na Praça do Ferreira


A Praça do Ferreira ganhou uma atração especial. Com um toque regional e que valoriza o artesanato e a cultura cearense, uma árvore de Natal foi montada. Mas não se trata de uma estrutura tradicional. Em vez dos enfeites natalinos bastante conhecidos, as responsáveis pelo colorido da árvore de 25 metros de altura são as inúmeras redes de dormir.

A armação da árvore faz parte dos preparativos para o 15º Ceará Natal de Luz, com abertura oficial prevista para acontecer no próximo dia 25. E não é apenas no Centro da Cidade que os fortalezenses poderão conferir as atrações que estão sendo preparadas. As árvores compostas por redes também estão sendo montadas na Avenida Washington Soares e na Praça Portugal. Nesta, a estrutura terá 50 metros de altura. Juazeiro do Norte e Sobral são os outros municípios que recebem a ação.

Valorização cultural

Segundo o produtor executivo do evento, Paulo Albuquerque, além das redes, outro elemento importante no Ceará Natal de Luz é o fuxico, que deverá estar presente nas guirlandas do Hotel Excelsior, nas varandas das redes, no presépio a ser montado ao lado da Coluna da Hora e nas estruturas metálicas espalhadas pela cidade.

"A nossa ideia é valorizar o artesanato local por meio da utilização do fuxico e das redes nas peças natalinas, caracterizando a cultura do Ceará. No caso da árvore, que já tínhamos montado anteriormente, pretendemos torná-la oficial", afirma.

Reginaldo Araújo, 50 anos, estava de passagem pela Praça do Ferreira, mas parou para registrar a árvore de Natal de redes, que, conforme destaca, chama a atenção pela criatividade e beleza. "É muito diferente. Deveríamos ter mais estruturas relacionadas à cultura do Ceará".

Outro espaço que será decorado por meio do Ceará Natal de Luz é a fachada do Cine São Luiz. Esta receberá uma peça metálica com iluminação LED que lembrará uma enorme "colcha de fuxico". As avenidas Beira-Mar e Monsenhor Tabosa, aterro da Praia de Iracema, Praça José de Alencar e os calçadões do Centro da Cidade estão entre os outros locais que receberão decorações.

De acordo com Paulo Albuquerque, na Praça do Ferreira, a partir do dia 25 até 23 de dezembro, o Coral da Luz, composto por 170 crianças, se apresentará diariamente às 18 horas nas janelas do Hotel Excelsior. Em seguida, às 19 horas, acontecerá apresentação de concertos natalinos, que contará com a presença de grupos como a Orquestra Filarmônica do Ceará e a Camerata de Cordas e do Coral da Universidade de Fortaleza (Unifor). No local, haverá também uma feira de artesanato, e as crianças poderão entregar as suas cartas e fazer os seus pedidos na Casa do Papai Noel.

O Ceará Natal de Luz 2011 é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e conta com o apoio do Sistema Verdes Mares.

Forte: diariodonordeste.com.br

Russas realizará III Semana de Inclusão Digital





O Governo Municipal de Russas-CE, através do Projeto Ação Digital – PAD realizará no período de 21 a 25 de novembro de 2011 a III Semana de Inclusão Digital – SEMID.
As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 21/11/11 pelo site http://semid.projetoacaodigital.com.br, onde já consta toda a programação das atividades. Para acompanhar o evento no facebook, basta acessar: http://www.facebook.com/semid2011.

A abertura será no dia 21, às 18h, no auditório do CVT e contará com a presença de várias autoridades. Na oportunidade, será realizada uma mesa redonda com o sr. Antônio Carlos (Coordenador Nacional do Programa de Inclusão Digital do SERPRO) e a sra. Bruna Sousa (Ministério do Desenvolvimento Agrário – Projeto Territórios Digitais). Ambos debaterão o tema principal do evento: “Telecentros Comunitários: cidadania digital ao alcance de todos!”

A SEMID tem como propósito mobilizar gestores de telecentros, telecentristas, ativistas de inclusão sócio-digital, gestores de projetos de inclusão digital e educadores das Instituições de Ensino do Ceará em torno da discussão da função social e dos impactos causados nas comunidades beneficiadas com a implantação de Telecentros Comunitários.

As temáticas prioritárias da III SEMID são: Implantação de novos Telecentros; Programa Telecentros.BR; Formação de bolsistas; Projetos de inclusão digital; Cultura Livre; Desenvolvimento e Sustentabilidade dos Telecentros Comunitários; Educação e Inclusão Digital; Ferramentas e Soluções.

Participe! Venha contribuir com o maior evento de inclusão digital do Vale do Jaguaribe.

Fonte: projetoacaodigital.com.br