sábado, 10 de dezembro de 2011

2ª Parada Regional da Diversidade Humana acontecerá neste Sábado dia 10


A II Parada Regional da Diversidade Humana é um movimento que resulta do trabalho realizado pela ARDH (Associação Russana da Diversidade Humana), com o objetivo de promover os direitos humanos e combate aos preconceitos de qualquer natureza.


Nesta sábado, 10 de Dezembro, a partir das 19:00hs com concentração na Av. Dom Lino em frente a 10ª CREDE, terá inicio a passeata com trio elétrico, animado com DJ, gogo boy’s e gogo girl’s. O percurso se estenderá pela Av. Dom Lino e com chegada ao pólo Lagoa da Caiçara, onde acontecerá as apresentações artísticas e culturais, além de toda animação prometida pelos organizadores.

Fonte: TV Russas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PAD arrecada brinquedos e doa para a Campanha faça uma criança russana feliz neste Natal


O Projeto Ação Digital (PAD) arrecadou aproximadamente 100 brinquedos durante a realização da III edição da Semana de Inclusão Digital (SEMID), realizada em Russas no período de 21 a 25 de novembro. Os brinquedos foram doados para a Campanha “Seja solidário e faça uma criança russana feliz neste Natal”, que está sendo desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Russas (SETAS).

A entrega oficial aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09, na Sede da SETAS, quando representantes do PAD repassaram os donativos para a Secretária Adriana Ribeiro de Lima. O momento contou com a presença do Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas.

A ação solidária do PAD é uma demonstração de que todos os segmentos sociais de Russas e população estão unidos para o sucesso da Campanha, que visa levar alegria as crianças carentes da área de cobertura dos CRAS do Planalto e Várzea Alegre.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mãe é presa sob suspeita de jogar gêmeos de 1 ano da janela em MG


Uma mulher foi presa na noite desta quarta-feira sob suspeita de ter jogado os dois filhos gêmeos, de um ano e cinco meses de idade, pela janela de um apartamento no quarto andar de um prédio em Sete Lagoas (79 km de Belo Horizonte).

A operadora de caixa Gisele Pereira da Fonseca, 25, confessou ter atirado os filhos pela janela durante um acesso de "raiva" após se desentender com sua mãe, segundo a delegada de homicídios, Mariza Andrade.

A avó das crianças relatou à polícia que os dois caíram sobre o jardim do prédio e foram imediatamente socorridos.

Um dos bebês foi internado no hospital municipal de Sete Lagoas e não corre risco de morte. O outro teve um hematoma no cérebro e foi levado para Belo Horizonte, onde está internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva), mas está estável e também não corre risco morrer.

"Ela disse que perdeu o controle porque precisava viajar a Nova Lima [MG] para ver o ex-namorado [que também é pai das crianças], mas não tinha com quem deixar os bebês", afirma a delegada.

Em depoimento, Gisele disse que estava segurando as crianças no colo e as atirou pela janela após a mãe ter se negado a cuidar dos meninos.

"A mãe [de Gisele] disse que explicou à filha que não poderia ajudá-la porque tinha de trabalhar. Quando saía de casa, se deu conta de que as crianças haviam sido jogadas", disse a delegada.

A polícia não soube precisar de que altura as crianças caíram nem o cômodo de onde a mãe supostamente as teria jogado. Na noite desta quarta, os peritos ainda trabalhavam no local.

Ainda segundo a polícia, a mãe dos bebês disse que sofria de depressão há um tempo e que precisava buscar dinheiro com o ex-namorado.

Gisele seria encaminhada ao Presídio de Sete Lagos ainda nesta noite. A delegada responsável diz que ela será indiciada sob suspeita de tentativa de homicídio. Até o momento, ela não tem advogado.

Fonte: www.bol.com.br

Apresentação de reservistas em Russas acontece de 09 a 16 de dezembro


Anualmente, no período de 9 a 16 de dezembro, ocorre, em todo o território nacional, o Exercício de Apresentação da Reserva (ExAR), que tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação, avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização, atualizar dados, cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva das Forças Armadas.

Participam do ExAR, os militares que foram licenciados ou passaram para a reserva nos últimos cinco anos.

Em Russas, a apresentação deverá ser realizada na Junta de Serviço Militar nº 118, localizada na Casa do Cidadão, que estará em condições de receber os reservistas que serviram de 2006 a 2010, nos dias 9, 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro de 2011, das 07h30min às 12h:30min.

A apresentação poderá ser realizada, também, pela internet no endereço http://www.exarnet.eb.mil.br de 1º de dezembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012, a qualquer hora, para todos que estão em dia com as apresentações anteriores, exceto a quinta e última apresentação, que deverá se realizada pessoalmente pelo reservista na Casa do Cidadão.

Fonte: TG 10 010

Município de Russas realizou solenidade de encerramento do Projovem Adolescente


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 08, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a solenidade de encerramento das atividades do Programa Projovem Adolescente etapa 2010/2011. Participaram do evento o Chefe de Gabinete Nilberto Nogueira; Secretária da Assistência Social Adriana Ribeiro; Coordenadora Municipal do Projovem Téssia Loureiro; profissionais dos CRAS; CREAS; orientadores, facilitadores e jovens do Programa, Sociedade Civil e imprensa.


Durante a solenidade, jovens dos coletivos do Distrito de Flores fizeram uma pequena amostra do que vinha sendo trabalhado no decorrer do Projeto. Foram apresentados trabalhos artísticos culturais, como música e dança, para abrilhantar o evento. Aconteceu também a exibição de um vídeo sobre as atividades dos coletivos e um outro sobre os trabalhos realizados pelos coletivos do Planalto.


Foi feita a entrega simbólica do certificado de conclusão à adolescente Vilena Maira, bem como comendas de destaque aos coletivos de Flores e uma comenda de reconhecimento à Secretária da Assistência Social Adriana Ribeiro.

O município de Russas, durante esta etapa, contava com 22 coletivos, distribuídos pelo centro, periferia e zona rural do Município, ao todo foram atendidos aproximadamente 350 jovens.

O Programa do Governo Federal Projovem Adolescente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos, que tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MPF quer anular 14 questões do ENEM no País


O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nesta terça, 06, ao Ministério da Educação (MEC) que se estenda para todo o País a anulação das 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foram invalidadas para os alunos do Colégio Christus. A informação é do procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, em coletiva concedida à imprensa.

Segundo o procurador, as investigações desenvolvidas pela Polícia Federal, que deveriam ter sido encerradas no dia 30 passado, foram prorrogadas por mais um mês. Isso porque a tomada de depoimentos na PF acerca das irregularidades no concurso apontam indícios de que as falhas podem não ter ocorrido apenas em Fortaleza e nem durante a fase da elaboração do pré-teste, que serve para a elaboração do Banco Nacional de Item (BNI) do Enem.

"Os indícios são de irregularidades na fonte", disse o procurador, antecipando a possibilidade de repasse de informações privilegiadas envolvendo o MEC e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). Com isso, o procurador pondera, ainda, que não há garantir de que a antecipação do conteúdo em provas divulgadas pelo Colégio Christus não tenho se repetido em outras Capitais do País.

O ofício expedido, ontem, pela procuradora da República Maria Candelária Di Ciero pede também que a investigação do vazamento das questões seja de competência da Polícia Federal em Brasília, e não em Fortaleza. No documento do Ministério Público Federal endereçado à presidente do Inep, Malvina Tânia Tuttuman, é solicitado que as providências sejam adotadas em um prazo de 10 dias. Do contrário, adiantou Oscar Filho, a saída será o MPF impetrar ação civil pública na Justiça requerendo a anulação das 14 questões em âmbito nacional.

No documento, a procuradora argumenta que devem ser investigados os cerca de 10 servidores e revisores do Inep, que participaram do processo de elaboração e seleção dos itens do pré-teste para compor a elaboração das provas do Enem.

Vale lembrar que a última decisão da Justiça havia mantido a anulação das 14 questões somente para 639 alunos matriculados no 3° ano do Ensino Médio do Christus. Os alunos do colégio teriam tido acesso antecipado às questões do Enem por meio de uma apostila distribuída pela escola dias antes da realização dos exames.

Fonte: TV Russas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Boletos do Garantia Safra já estão disponíveis aos agricultores de Russas


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Russas está divulgando aos agricultores que os boletos do Programa Garantia Safra 2011/2012, estão disponíveis na sede da Secretaria, situada no Campo Federal.

Comunica também que é de responsabilidade de cada representante das comunidades receber os boletos e repassar aos agricultores beneficiados, que terão até o dia 30 deste para efetuar o pagamento do valor de R$ 6,80.

Os boletos estão sendo entregues durante os dias úteis na sede da Secretaria, das 7h30min às 13h30min.

Olimpíadas do Vale Jaguaribano retornam com a participação de 08 cidades da região


Criada no dia 05 de setembro de 1965 na cidade de Limoeiro do Norte com a participação de dez cidades, conforme relatos de um de seus fundadores, o Padre Francisco de Assis Pitombeira que ainda hoje reside na cidade sede da realização da olimpíada Jaguaribana e que desde o ano de 2003 aconteceu sua última edição na cidade de Morada Nova, e que agora retorna depois de quase dez anos, com calendário definindo sua realização na cidade de Aracati.

A Olimpíada do Vale Jaguaribano acontecerá no período de 16 a 18 de dezembro com as modalidades de Vôlei, Basquete, Handebol e Futsal em ambos os sexos. Já o Futebol será somente na modalidade masculino, e os atletas participantes terá idade na faixa etária de 14 à 21 anos de idade.

As Olimpíadas Jaguaribana retornam com a participação de 08 cidades; Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Morada Nova, Pereiro, Fortim, Jaguaruana, Itaiçaba e Aracati cidade sede da realização dos jogos. Uma questão interessante é que Limoeiro do Norte, cidade idealizadora e que sediou a realização dos primeiros jogos em 1965 não vai participar da competição. Outro detalhe é que a realização dos jogos será tudo custeado pelas secretarias de esporte dos municípios participantes.

Levantar a bandeira de resgate das olimpíadas é reconstruir na memória de muitas gerações a lembrança de um passado de gloria a partir da competição, e que era espécie de um marco na vida da juventude de nossa região. Apoiar o retorno é uma ação de auto-estima dos desportistas da região do vale Jaguaribano, prestigiando este grande evento que surge novamente com todo fervor esportivo... Vá torcer pelo seu município e vibrar a cada cesta, a cada ponto e a cada gol, onde a emoção vai rolar entre os amantes do esporte do Vale Jaguaribano.

Por / Flávio Costa

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jovem é assassinado após discussão sobre disputa entre Vasco e Flamengo


O jovem Marcelo Correia de Menezes, de apenas 20 anos de idade, foi assassinado na noite deste domingo (05) na cidade do Crato. Uma discussão banal surgiu durante o jogo de futebol entre Vasco e Flamengo, vítima e acusado teriam apostado a quantia de R$ 10,00, quando em um certo momento, Marcelo teria jogado um copo de suco no rosto do acusado, conhecido como Welton Nascimento, 30 anos.

Welton deixou o bar em uma moto Honda. Instantes depois Marcelo foi abordado por Welton e seu cunhado, Cícero Duarte dos Santos,30 anos. Ambos puxaram a vítima do interior do veiculo para que Cícero pudesse esfaqueá-lo. Após a pratica do crime os autores tomaram rumo ignorado e a vitima foi socorrida por populares e levado ao hospital São Francisco dando entrada neste já sem vida.

Na manhã desta segunda-feira (5), um inquérito policial foi instaurado na Delegacia Regional de Policia Civil do Crato, onde a dupla deverá ser acusada. Ficando ao cargo do Delegado expedir ou não as prisões preventivas dos dois cunhados.

Fonte: cearaagora.com.br

Corinthians fica no 0 a 0 com Palmeiras e conquista o penta em jogo marcado por confusão no final


O Corinthians é pentacampeão brasileiro. No mesmo estilo sofrido, de muito marcação e obediência tática, que caracterizou toda campanha durante a temporada, a equipe de Tite segurou o empate por 0 a 0 diante do Palmeiras, no Pacaembu, e garantiu a festa de aproximadamente 38 mil torcedores alvinegros.

A conquista ficou marcada por uma confusão generalizada depois que Jorge Henrique, no final do jogo, deu um chute no vácuo na lateral do campo. Os jogadores do Palmeiras se revoltaram e houve agressão dos dois lados. O zagueiro Leandro Castán e o lateral João Victor foram expulsos.

No Rio, o Vasco, que precisava vencer e torcer por uma derrota do Corinthians para ficar com o título, ficou no 1 a 1 com o Flamengo, no Rio de Janeiro, e não assustou.

Tite e seus comandados registram o nome na história do clube de Parque São Jorge no mesmo dia em que o futebol brasileiro perdeu Sócrates, ídolo corintiano, que morreu durante a madrugada, vítima de infecção generalizada.

O título coroa uma campanha regular, com um começo histórico (nove vitórias e um empate) e um arranque no final, com três triunfos e um empate. O Corinthians foi líder durante mais de 70% do certame.

O clássico foi truncado durante praticamente os 90 minutos. Na etapa inicial o Palmeiras foi melhor. Na final, o Corinthians melhorou e teve sua vida facilitada após Valdivia ser expulso, logo aos 9min. Mesmo assim levou sustos, como em uma cabeçada na trave de Fernandão, aos 26min do segundo tempo.

O nervosismo corintiano durante o primeiro tempo ficou evidente com a quantidade de passes errados. Os comandados de Tite sequer se aproximaram do gol defendido por Deola.

Enquanto isso, os palmeirenses tomaram conta da partida. O perigo vinha principalmente nos lances de bola parada, nos pés de Marcos Assunção. Porém a defesa alvinegra se portou bem e conseguiu neutralizar a arma do time de Felipão.

A tensão para os donos da casa aumentou quando a torcida do Palmeiras, reduzida a 2 mil torcedores no setor de visitantes, comemorou o gol do Vasco, no Rio. O serviço de som do Pacaembu não anunciou o gol.

O lance de maior perigo ocorreu aos 41min, quando Cicinho chutou rasteiro, da entrada da área, Leandro Amaro desviou e a bola saiu à esquerda da meta defendida por Julio Cesar.

Aos 45min, saiu a única boa jogada de ataque para os donos da casa. Em um contra-ataque pela direita, Alessandro e Willian tabelam, o camisa 7 invade a área e cai no chão. Os corintianos reclamaram de pênalti, mas o árbitro mandou seguir.

Logo aos 3min, Valdivia foi expulso direto, sem receber o amarelo antes, após entrar dura em uma bola dividida. “Acho que o juiz caiu na pressão da torcida”, disse, ao sair de campo.

Aos 9min, o Pacaembu veio abaixo com o gol de empate do Flamengo diante do Vasco. Ou seja, toda tensão do primeiro tempo virou euforia em dez minutos.

Aos 28min, uma falta por trás de Wallace gerou o primeiro vermelho para o Corinthians. Mas foi um susto. A torcida já comemorava a conquista a partir dos 30 minutos do segundo tempo.

Fonte: www.bol.com.br

Ceará perde para o Bahia e está rebaixado para a série B


O sonho acabou para o Ceará. A equipe que se preparou para a partida contra o Bahia encarando como uma final, não resistiu ao melhor futebol da equipe baiana. Além de não fazer a sua parte o time alvinegra viu o Cruzeiro golear o Atlético Mineiro por 6 a 1 e se livrar do rebaixamento. Mas como disse o goleiro Diego no final da partida resume bem o campeonato do Ceará: "O Ceará não foi rebaixado no jogo de hoje".

Na primeira etapa o Ceará começou pressionando. Osvaldo perdeu um gol incrível cara a cara com Marcelo Lomba, logo aos 7 minutos. Apesar da pressão alvinegra o Bahia aproveitou bem os contra ataques e marcou aos 13 minutos com Camacho que chutou de fora da área abrindo o placar para a equipe baiana, depois do gol o Bahia continuou chegando e o Ceará diminuiu o ritmo, a equipe tricolor chegou ao segundo gol aos 43 minutos, Lulinha chutou fraco, mas pegou Diego no contrapé e ampliou para os baianos. O Ceará ainda teve forças com Felipe Azevedo aos 45 minutos em chute de fora da área.

Na segunda etapa os jogadores do Ceará voltaram com maior animo e o time alvinegro retornou mais agudo e criando oportunidades, Felipe Azevedo perdeu gol feito no começo do segundo tempo. Washington deu maior mobilidade ao Ceará e levou perigo em pelo menos três cabeçadas, mas esbarrou na falta de pontaria e na bela atuação do goleiro Marcelo Lomba.

Com o resultado o Ceará termina na 18ª colocação com 39 pontos, e foi rebaixado para disputar a segunda divisão em 2012. Já o Bahia terminou na 14ª posição e conquistou a ultima vaga para a Copa Sulamericana 2012.

Fonte: artilheiro.com.br

domingo, 4 de dezembro de 2011

Jovem jaguaribana vence concurso de Miss Teen Brasil


Nascida em Aracati, Lídia, 16 anos, acabou participando do concurso, realizado em Curitiba, no Paraná, por acaso. As inscrições foram feitas por meio da internet. Inúmeras garotas do Ceará enviaram fotos para a seleção, mas a beleza tropical da garota chamou a atenção do coordenador da categoria teen do "Miss e Mister Ceará Tour" Júnior Bittencourt. "Quando eu vi a foto percebi logo o potencial da Lídia", recorda o organizador. E acertou! A cearense tirou o 1° lugar no concurso e desbancou 13 candidatas de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Curitiba, Maranhão, Pernambuco, Acre, Florianópolis, Rio Grande do Norte e Paraná.

Em destaque

No desfile, os quesitos analisados foram passarela, beleza, postura e o traje típico. Dona de um corpo escultural, Lídia fez questão de homenagear o Ceará e mostrar um pouco das nossas riquezas e da cultura local. "Meu traje foi inspirado nas falésias, com cores quentes e muita renda", conta a jovem, ainda animada com a conquista.

Júnior, que acompanhou Lídia na competição, frisa que o traje escolhido era "simples", porém um dos mais bonitos do evento.

Agora, a Miss Teen Brasil terá a oportunidade de representar o Ceará internacionalmente. Seu próximo concurso de beleza será o Miss Intercontinental, que está previsto para ser realizado no Peru, em fevereiro de 2012.

A candidata passará uma semana no país vizinho com as concorrentes para se preparar. Ela não esconde a felicidade. "Estou muito ansiosa, mas sei que tenho que controlar isso. Ficar nervosa, na maioria das vezes, atrapalha na hora de desfilar", reforça.

A jovem ainda não sabe muitos detalhes, mas o concurso também exige um traje típico. Sua maior preocupação, no momento, é com sua próxima roupa. "Com certeza iremos tentar montar um traje tão bonito quanto o passado. E quero que ele também represente a cultura cearense", diz.

Além do traje, Lídia ressalta que acredita em um diferencial. "A beleza das brasileiras é considerada diferente e acaba, de alguma forma, chamando mais atenção. É uma beleza mais tropical", classifica a morena cearense.

Embora esteja ansiosa, Lídia garante: "estou preparada para perder ou ganhar. Já estou me sentindo muito honrada em participar de um concurso de fama nacional e ter a oportunidade de representar o Brasil lá fora. É uma grande responsabilidade".

Ela faz questão de citar as dificuldades que meninas das regiões Norte e Nordeste enfrentam quando participam de um concurso de beleza. "Acredito que é uma responsabilidade maior ser do Ceará. No meio de tantas meninas do Sul e do Sudeste me escolheram", observa.

Agora, é só torcer para que ano que vem o Ceará tenha mais uma representante da sua beleza ganhando o mundo e se destacando cada vez mais.

Morre aos 57 anos ex-jogador Sócrates


Morreu nesse domingo, 4, às 4h30, o ex-jogador Sócrates. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a noite de quinta-feira, 1º, em razão de uma infecção intestinal causada por bactéria. Sócrates, sua mulher e um amigo passaram mal após um almoço, no restaurante de um hotel em São Paulo. Essa era terceira internação do ex-jogador nos últimos quatro meses.

No sábado, o ex-jogador havia apresentado uma leve melhora, mas o quadro se agravou durante a madrugada. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do hospital, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu em conseqüência de uma infecção generalizada. O ídolo corintiano estava sedado e respirava por aparelhos.

Sócrates deixa seis filhos. Foi internado pela primeira vez em 19 de agosto, com uma hemorragia digestiva causada pelo consumo prolongado de álcool. Foram nove dias hospitalizado. Em 5 de setembro, ele voltou a ser internado - desta vez, por mais 17 dias. Com o fígado comprometido por uma cirrose hepática, o ex-atleta - uma das estrelas da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 - precisava de um transplante para voltar a ter vida normal.

Fonte: msn.com.br