terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Distrito de Peixe em Russas mobiliza-se para reivindicar por abastecimento d’água


Na segunda feira dia 30 de janeiro, a população da comunidade sede do Distrito de Peixe em Russas, realizou uma mobilização a margem do Canal secundário do Distrito de irrigação do Tabuleiro de Russas (DISTAR), mais precisamente em frente ou galpão de uma das empresas da fruticultura irrigada do projeto do DENOCS.

Estavam presentes no ato encabeçado pela comunidade alunos, professores e diretores da escola publica municipal da comunidade, também lideranças comunitários, sindicato rural de Russas, imprensa e população em geral. No decorrer da manifestação o prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas chegou ao local da manifestação trazendo com ele dois dos diretores do DISTAR representando também o DENOCS.

A comunidade de Peixe até poucos meses, era abastecida com água não tratada mais em abundancia. A água que mesmo não sendo de boa qualidade abastecia as residências comércios, escolas e pequenos empreendimentos que gerava renda na pacata comunidade encravada no meio ao Chapadão do projeto Tabuleiro de Russas. Hoje nem mesmo a água de má qualidade, não se tem, visto que a seis meses ou mais, não pinga nos baldes da comunidade, isso devido a falta de manutenção periódica na antiga tubulação.

O porquê da celeuma?

Para a alegria da comunidade, a cerca de aproximadamente anos a comunidade de Peixe foi beneficiada com a aprovação do projeto de abastecimento de água tratada. Conforme o projeto, uma adutora captaria a água no canal de irrigação do Tabuleiro de Russas, que conduzindo por bombeamento até a estação de tratamento na Comunidade, onde depois de devidamente tratada seria elevada a caixa onde desceria por preção da gravidade até as residências na sede do Distrito.

Aconteceu que, a obra foi iniciada ainda no ano de 2010, quando na oportunidade foram feitas a caixa D’água, a estação de tratamento e a adutora que levará a água do canal de irrigação até a estação de tratamento na localidade de Peixe. O comprimento da referida adutora e de aproximadamente 8 (oito) Quilometras. Realizada essa parte do projeto, as obras ficaram paradas por mais ou menos um ano e meio. Devido aos reclames da população pavorosa por falta do liquido precioso o prefeito Raimundinho reuniu-se com engenheiros do DNOCS em Fortaleza e consegui a liberação para começar a construção da casa de bombas a margem do canal de Irrigação. Por desconhecer a liberação do espaço para a construção por parte dos técnicos do órgão federal, na quinta feira dia 26 de janeiro, o gestor do DISTAR, Dr. Roberto Cadengue, mandou que parasse imediatamente a construção pois o mesmo não tinha sido comunicado do aval da presidência do DENOCS concededora da obra.

Tomando conhecimento do acorrido e pressionado pela comunidade, o prefeito Raimundinho com base no que foi acordado na capital ordenou que os trabalhos sejam retomados a todo vapor, e que só parassem mediante ordem judicial, o que de pronto foi atendido pelos operários.

Para a surpresa de todos, os moradores do Peixe se deslocou até ao local da construção para fazer um manifesto requerendo que o DENOCS não interferisse na conclusão do projeto, já que as informações do engenheiro da firma responsável, se não houver mais paralisação a água deverá chegar na comunidade em no máximo 30 dias.

O clima no local foi sempre de paz e em nenhum memento os ânimos estiveram alterados ou exaltados. Para alegria de todos o prefeito municipal e seus colaboradores conseguiram trazer até o local da construção dois dos diretores do DISTAR para representar o DENOCS. Mesmo não tendo autoridade para conceder a ordem eles permitiram que a obra tivesse continuidade, que até a chegada de ordem superior nada iria ser feito a respeito do ponto de captação de água para a comunidade.

No final o prefeito solicitou que fossem todos para suas casas, e que o tudo não passou de um mal entendido e uma falta de comunicação do órgão que gerencia o Tabuleiro de Russas.

Por / Arnaldo Freitas

0 comentários:

Postar um comentário