sexta-feira, 4 de maio de 2012

Russas recebe da EMBRAPA 1860 mudas de laranja e limão para plantio em pomares

O processo de revitalização da citricultura no município de Russas vem acontecendo passo a passo ao longo dos últimos três anos, durante esse período foram realizados no Município dois Seminários de Revitalização da Citricultura no Vale do Jaguaribe, o primeiro em 2009 e o segundo em fevereiro de 2011.

O que foi discutido nesses encontros começa a ser posto em prática, haja visto, o Município, numa parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, através do Doutor Orlando Sampaio Passos, pesquisador de citricultura há 40 anos na empresa, ter adquirido 1860 mudas, sendo 1700 de laranja oriundas das variedades de Russas e 160 do Limão tipo Tahiti, para serem plantadas em solos russanos.

Todo esse material foi produzido e fornecido gratuitamente pela EMBRAPA do município de Cruz das Almas, Estado da Bahia, que reconhece o grande esforço desenvolvido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SEAMA, no intuito de revitalizar o cultivo da laranja de Russas.

As mudas chegaram a Russas nesta quinta, 03 de abril, e posteriormente serão distribuídas para implantação de pomares com áreas de 0,5ha, localizados nas comunidades rurais de Boa Vista, Poço Verde, Bom Sucesso, Córrego da Catita, Retiro e outras. Localidades estas que devido ao seu histórico são aptas ao cultivo da citricultura. Uma equipe de Técnicos da SEAMA está realizando visitas a essas comunidades para seleção de áreas e perfil dos agricultores.

Todo o trabalho de implantação desses novos pomares será acompanhado passo a passo, por uma equipe técnica da SEAMA, coordenada pelo Secretário de Agricultura Dernival Barbosa, e o Doutor Álvaro Guimarães, pesquisador da EMBRAPA.

0 comentários:

Postar um comentário