segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Erro médico na Maternidade de Russas quase leva vítima a óbito

O que era para ser uma simples e tradicional cirurgia cesariana acabou se transformando em um grande pesadelo para toda uma família de pessoas simples e humildes de uma comunidade rural do município de Russas, no Estado do Ceará. Um erro médico quase leva uma jovem a óbito, sendo necessário muito esforço de profissionais da medicina, autos custos econômicos, e acima de tudo orações e muita fé em Deus, para que hoje ela esteja no nosso meio relatando sua história de sofrimento e esperança.

O Fato ocorreu na cidade de Russas-CE, dia 02 de maio de 2012, mais precisamente no Hospital e Maternidade Divina Providência de Russas, eram 14h30min, quando a vítima e paciente Emanuele Silva de Sousa, residente em Fortaleza-CE, realizou uma cirurgia cesariana particular para realizar o sonho de ser mãe pela primeira vez, parto este realizado pelo médico Dr. Francisco José Chaves.

 Segundo o médico, o procedimento cirúrgico foi um sucesso, mas algo de errado tinha acontecido. A paciente desde o momento após a cirurgia relatava dores na região próxima ao peito esquerdo, mas segundo o cirurgião era normal após o parto.

Passaram-se alguns dias e na data de 09 de maio, 07 dias após a cirurgia, a vítima sentiu várias dores no abdômen, e foi encaminhada a maternidade chegando lá, foi medicada e em seguida retornou para a casa dos pais na localidade de Sitio Paraíso, em Russas-CE.

No dia seguinte, retornou ao médico Francisco José Chaves, pois desde o dia do parto, sentia febre, inchaço e vários gases abdominais. Foi internada na maternidade, foram feitos alguns exames e foi diagnosticada apenas uma pneumonia. Os dias foram passando e a paciente continuava mais doente.

Foi quando no dia 12 de maio, seus familiares, depois de muita resistência por parte do médico plantonista da maternidade, conseguiram transferi-la para um Hospital Particular em Fortaleza-CE. Ao Chegar na capital, foi internada as pressas pois estava em choque séptico (Infecção Generalizada). Uma cirurgia de urgência (Laparotomia Exploradora)(foto) foi realizada para desvendar o mistério de tantas dores na região do abdômen e inchaço. Para surpresa dos familiares e amigos, o cirurgião do Hospital particular, informou que retirou de dentro da paciente uma compressa cirúrgica, ou seja, um pano do tamanho de uma fralda, esquecida na cirurgia do parto, feita pelo médico Francisco José Chaves na cidade de Russas-CE.

A resposta para infecção foi solucionada, mas a batalha ainda não tinha terminado, apenas começava. O cirurgião informou aos familiares que o caso era bastante grave, pois a compressa estava aderida ao corpo e não tinha conseguido realizar o procedimento com sucesso, pois devido à infecção que ali tinha se formado, o intestino estava bloqueado e tinha uma forte infecção no local. Daí então, a paciente foi transferida para o leito, para ser realizado o tratamento com antibióticos. Mas de nada adiantava, a situação estava complicada.

Então dias depois, ela foi transferida para a UTI, por causa de uma forte infecção e complicações pulmonares. Lá na UTI passou alguns dias, sendo necessário realizar outra cirurgia (Laparotomia Exploradora) e uma transfusão sanguínea. A mesma após a cirurgia seguiu para um leito e permaneceu por mais 14 dias em busca de uma perspectiva de melhora. Graças a Deus e as orações de familiares e amigos a mesma recebeu alta depois de 22 dias de muito sufoco.

E agora? Quais as conseqüências deixadas por este episódio que por pouco não ceifou uma vida precocemente? Ficaram as lágrimas derramadas, as dores, o desespero de uma família, a esperança de justiça, prejuízos psicológicos, financeiros, e uma criança que ficou sem amor e carinho maternal durante todo esse tempo, por causa da negligência de profissionais de saúde envolvidos nesse caso.

Vale ressaltar, que segundo familiares da paciente (vítima), o médico Dr. Francisco José Chaves, nunca procurou a família da vítima para prestar assistência, e que o caso está sendo apurado e já foi instaurado um inquérito policial para as devidas investigações.

Fonte: Informações da própria vítima

5 comentários:

MARIA LÊDA CABRAL disse...

MAIS UMA VÍTIMA DO DR. FRANCISCO CHAVES SEM PUNIÇÃO. HOJE TENHO PROBLEMAS DE SAÚDE DEVIDO A CIRURGIA MÁ FEITA.HOJE, PRECISO FAZER UMA CIRURGIA DE HÉRNIA,POIS O REFERIDO MÉDICO A TÍTULO DE FAZER UMA PLÁSTICA, CORTOU DEMASIADAMENTE E DE FORMA ENVIEZADA MINHA BARRIGA,HOJE TENTO CONSEGUIR UMA CIRURGIA REPARADORA. ALÉM DE TUDO, AINDA HOUVE FRAUDE. POIS FIZ PARTICULAR E O SR. DOUTOR INFORMOU A CIRURGIA PELO SUS.ELE FEZ A CIRURGIA SÓ COM AS ENFERMEIRAS. NÃO CONVOCOU NENHUM ANESTESISTA ELE MESMO FEZ O PROCEDIMENTO. NA ÉPOCA, HOUVE AUDITORIA, POIS DENUNCIEI O FATO, MAS NADA ACONTECEU. QUANTOS ERROS ELE AINDA VAI TER QUE COMETER??????

Anônimo disse...

meu de deus como é que um médico passa anos e mais anos dentro de uma faculdade sofrendo para ser médico e preste um papel desse tipo, total irresponsabilidade por parte dele ja mais fazia uma cirurgia.

Anônimo disse...

Não sei também o que realmente aconteceu comigo. Sou Vania Albrecht tenho hoje 25 anos. Dia 14-02-12 fiz uma cesaria, o medico disse que ocorreu tudo bem, mas logo após 3 dias passei mal vomitei verde e dores abdominais fortes aconteceu igual comigo vários exames tomografias e sem saber o que realmente aconteceu no final das contas uma laparotomia exploradora e retiraram minha apendicite e disseram que foi abdomen agudo não me conformo ate hoje com este resultado.

Anônimo disse...

como pode uma pessoa dessa por a vida deuma pessoa dessa forma em risco ele deveria ser afastado e nunca mas chegar perto de um hospital

Anônimo disse...

deus tu es bom por sauvar essa vida

Postar um comentário