quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pessoas com AIDS serão beneficiadas com ampliação de tratamento

O Ministério da Saúde vai ampliar a indicação de uso do tratamento com antirretroviral, que poderá ser administrado de maneira precoce. A medida, que integra novo Consenso Terapêutico da doença, tem como objetivos reduzir a ocorrências de infecções associadas à aids e minimizar a transmissão do vírus. A expectativa é beneficiar cerca de 35 mil pessoas que não estavam no grupo indicado para uso dos medicamentos, em todo país. No Ceará, 450 pessoas são portadoras do vírus HIV, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) .

“O Brasil será o único país de grande dimensão que ofertará este tipo de tratamento, que reduz o risco de infecções oportunistas como a tuberculose, que é a infecção associada que causa maior mortalidade associada ao HIV no País”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, a decisão foi tomada com base em “estudos recentes que demonstraram aumento na qualidade de vida e diminuição de eventos adversos imediatos e de longo prazo”.

Também como medida de prevenção, as novas recomendações do Ministério da Saúde incluem a possibilidade de antecipação do início do tratamento para evitar a transmissão entre parceiros sexuais fixos sorodiscordantes – relação em que um é soropositivo e o outro, não. A iniciativa complementa as estratégias de prevenção já existentes, com destaque para estímulo ao uso de preservativos.

O investimento federal estimado para inclusão dos dois novos grupos de pacientes – tratamento precoce e casais sorodiscordantes – é de aproximadamente R$ 120 milhões ao ano.

Incidência no Ceará 

No estado do Ceará, o último registro de incidência do vírus HIV constatou que 451 pessoas haviam sido infectadas, em 2011. Do total, somente em Fortaleza, haviam 241 pessoas com Aids, representando 53,4%.

De acordo com a Secretária de Saúde do Ceará (Sesa), de 1983 a 2011, foram registrados 10.816 casos no Ceará. Destes, 70% foram incidentes no sexo masculino e 30% em mulheres.

Taxa de mortalidade 

A taxa de mortalidade por municípios cearenses é maior em Fortaleza (5,6), Maracanaú (3,3) e Juazeiro do Norte (3,1). A avaliação realizada também analisa o sexo, sendo o índice de mortalidade é mais elevado para o sexo masculino em, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca e Juazeiro do Norte. Já para as mulheres, destacam-se Fortaleza, Maracanaú, Tauá e Juazeiro do Norte.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

0 comentários:

Postar um comentário