quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Limoeiro do Norte inicia VII Encontro Mestres do Mundo

O município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe (a 198 km de Fortaleza), se tornou, desde 2005, sede do Encontro Mestres do Mundo, que, este ano, acontece a partir de amanhã. Até a noite de sábado, pessoas e coletivos que se tornaram referências culturais cearenses compartilham suas habilidades em oficinas, debates e festejos, difundindo as tradições locais, e recepcionam convidados de outros estados, mantendo a característica de confraternização já estabelecida pelo evento. 

Programação 

O Encontro de Mestres inicia com um cortejo pelas ruas de Limoeiro, às 19 horas. O trajeto finda com a apresentação de um dos Tesouros Vivos: o sineiro de Canindé, Mestre Getúlio, executa, no alto da Igreja Matriz de Limoeiro, alguns dos muitos repiques que sabe desde os 15 anos de idade. 

Às 20 horas, a praça da cidade se torna palco de danças e cânticos: a Congada de Mestre Doca, de Milagres; a Caninha Verde, da fortalezense Dona Gerta; o cordel e a viola de Mestre Lucas Evangelista, de Crateús; e os aboios e causos da vaqueira Dona Dina, de Canindé, com seu grupo "A Rainha e os Vaqueiros". A atração nacional da primeira noite vem da Bahia: o cantor e compositor Raimundo Sodré. 

 Durante os próximos dias, segue-se um mesmo formato. Pela manhã, os mestres compartilham suas habilidades em oficinas nomeadas "corpo" (dança), "mãos" (artesanato), "sons" (instrumentos e música), "oralidade" (poesia, trovas e ladainhas) e "sagrado" (ervas medicinais, orações e ritos). À tarde, há debates e relatos de experiências; e, à noite, celebram-se as tradições. Pastoril, Reisado, Maneiro Pau e rabeca estão entre as atrações do encontro. O encerramento ocorre ao som do Coco de Toré Pandeiro do Mestre, de Pernambuco. Com 15 anos de história, o grupo recifense, criado pelo músico Nilton Júnior, é uma síntese de diversos estilos de coco praticados em Pernambuco, sobretudo um tipo de coco fortemente influenciado pelos rituais indígenas de etnias como pankararu, xucuru, kapinawá, potiguara e cariri-xocó, índios do nordeste brasileiro. 

Homenagens 

Com o tema "Cantos e Festas do Sertão: homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e 100 anos de publicação do livro Terra de Sol, de Gustavo Barroso", o evento assume o compromisso de se voltar para o sertão, festejando e refletindo sobre seus costumes, ritos e sujeitos. 

Merecidamente, os dois homenageados, o pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) e o cearense Gustavo Barroso (1888-1959), dedicaram-se à preservação da memória do sertão brasileiro, na música e na literatura, respectivamente. Como escreveu a professora doutora Afonsina Moreira, do Departamento de História da UFC, Gustavo Barroso foi também um "descobridor do Norte". 

Dizia ele que, entre os primeiros anos de 1900, era moda no Rio de Janeiro "descobrir o Norte", que até 1920 ainda era também denominação para o Nordeste. Após 22 anos em Fortaleza, o advogado e escritor mudou-se para a capital carioca, mas enveredou pelo caminho da saudade. "Suas primeiras obras editadas, sobretudo entre 1912 e 1932, foram classificadas de ´sociologia sertaneja´ e ´estudos do folclore´, na época de publicação", situa a professora Afonsina. "Terra de Sol", de 1912, reúne as observações do autor sobre o "typo exacto do brazileiro do Norte", sua terra, seus sujeitos, sua subsistência e seus costumes, sempre em tom memorialista, típico de Gustavo Barroso. 

Já Luiz Gonzaga do Nascimento, o eterno Rei do Baião, cantou - como nenhum outro - o sertão nordestino. Basta acessar sua discografia para descobrir, através das composições de alguns dos principais poetas nordestinos (Humberto Teixeira, José Clementino, José Marcolino, João Silva), o perfil da vida sertaneja: a seca, o São João, a vaquejada, as devoções, a lida no campo, o amor matuto. Foi o sertão o tema principal de seus mais de 260 discos gravados. 

SAIBA MAIS 

Amanhã, dia 20/12 

8h às 17h - Recepção e credenciamento dos Mestres 

18h30 - Concentração dos grupos e mestres. Local: Centro Cultural de Limoeiro do Norte 

19h - Cortejo terminando com o sineiro Mestre Getúlio tocando o sino da Matriz. Local: Ruas de Limoeiro 

20h - Atrações: Congada (Mestre Doca Zacarias); Caninha Verde (Mestra Dona Gerta), Cordel e Viola (Mestre Lucas Evangelista), Aboios: O Som do sertão (Grupo A Rainha e os Vaqueiros) e o cantor e compositor Raimundo Sodré / Salvador-BA. Local: praça. 

 Sexta-feira, dia 21/ 12 

 09h às 12h - Roda de Mestres (Oficinas: Corpo, Mãos, Sons, Oralidade e Sagrado). Local: IFCE 

14h às 17h - Seminário: Cantos e Festas do Sertão O Sertão de Gustavo Barroso: 100 anos de "Terra do Sol" Palestrantes: Prof. João Rameres (FAFIDAM) Prof. Oswald Barroso (UECE/CNF) Mediador: Prof. Henrique Rocha (FAC/CCF). Local: IFCE 

14h30 às 17h30 - Relato de Experiências entre os Mestres. Local: Hotel São Francisco (Bastião das Tripas) 

19h30 - Atrações: Dança de São Gonçalo (Mestre Joaquim da Silva), Cordel (Mestre Stênio Diniz), Maneiro Pau (Mestre Cirilo), Rabeca (Mestre Antonio Hortêncio), Alvíssaras ao Rei Luiz (João do Crato) e Orquestra de Tambores de Alagoas / SE. Local: praça 

Sábado, dia 22/12 

09h às 12h - Roda de Mestres (Oficinas: Corpo, Mãos, Sons, Oralidade e Sagrado). Local: IFCE 

14h às 17h - Seminário: Cantos e Festas do Sertão - A Poética Sertaneja: Luiz Gonzaga e Outros Mestres Palestrantes: Profa. Elba Braga Ramalho (UECE) Prof. Gilmar de Carvalho (UFC) Mediadora: Prof. Simone Castro (IFCE/CNF). Local: IFCE 

14h30 às 17h30 - Relato de Experiências entre os Mestres. Local: Hotel São Francisco (Bastião das Tripas) 

19h - Missa de encerramento. Local: Igreja Matriz 

20h30 - Atrações: Reisado de Couro (Mestre José Pedro), Pastoril Nossa Senhora de Fátima (Grupo Nossa Senhora de Fátima), Violino (Mestre Totonho), Lucy Alves e Banda Clã Brasil / João Pessoa - PB e Coco de Toré Pandeiro do Mestre / Recife - PE.

Por: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário