quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Russas recebe selo UNICEF

Os 65 municípios cearenses que conquistaram os melhores resultados nos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência receberam, ontem, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. 

Nessas cidades, a queda da mortalidade infantil foi de 24,96%. Além disso, o percentual de crianças menores de dois anos de idade desnutridas melhorou em 56,30%. Já o abandono escolar melhorou 56,30%. Para o governador do Ceará Cid Gomes, o Unicef fez uma revolução no Estado desde 1999, ano em que o projeto foi implantado. "Isso mostra que a criatividade vale muito mais do que as coisas materiais". 

Ele fez questão de destacar que a iniciativa nasceu no Ceará e, hoje, já se expandiu para outros 17 estados brasileiros. "Nesta edição, o nosso Estado se destacou tanto pela quantidade de municípios inscritos como também pelo número de ganhadores", declarou o governador. 

 Durante o evento, foi realizada a entrega de três carros a 20 município que mais evoluíram em dez dos 32 indicadores acompanhados pelo Selo Unicef. Cid Gomes explicou que isso foi feito para servir como um estímulo a mais aos participantes. 

"As políticas públicas relacionadas à infância e adolescência precisam ser permanentes, pois, temos que cuidar deles todos os dias", afirmou o governador. 

 De acordo com a coordenadora do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, neste ano, algumas cidades tiveram problemas devido à estiagem e também irregularidades na administração. 

Márcia acrescentou que durante os três anos desta edição do projeto, os servidores dos municípios passaram por capacitação. "Eles passaram a ter um leque de possibilidades de contribuição para uma gestão municipal voltada para crianças e adolescentes", disse. 

Continuidade 

O prefeito de Acopiara, distante 345 km da Capital, Antônio Almeida, acredita que os municípios que conquistaram o Selo Unicef mostraram compromisso com o presente e o futuro. "O legado vai ficar para a cidade, principalmente se as próximas gestões derem continuidade".

Ele destacou que foi importante para conquistar esse resultado a união de todos os setores da Prefeitura, pois, somente com todos trabalhando juntos e alcançado bons resultados é que Acopiara pode ganhar o Selo. 

O Selo Unicef Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora. Lançada em 1999 no Ceará, desde 2005 alcança todo o Semiárido Brasileiro, tendo chegado à Amazônia Legal Brasileira a partir do ano de 2009. 

Fonte: TV Russas

0 comentários:

Postar um comentário