terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Viviane Mosé ministrou palestra para educadores de Russas


O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED, visando fortalecer a prática pedagógica do município, crescimento individual e profissional dos educadores russanos, promoveu nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, na quadra da Escola CAIC Senador Carlos Jereissati, uma importante palestra sobre o tema “A Formação de Professores e os novos desafios na sociedade do conhecimento”.


A palestrante foi a capixaba Viviane Mosé, que além de professora, é psicóloga, psicanalista, especialista em “Elaboração e implementação de políticas públicas” pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestra e Doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


O encontro contou com a presença de um grande público, composto por professores, monitores e educadores dos Núcleos Gestores das Escolas Públicas Municipais, Técnicos da SEMED, além de representantes dos professores das redes estadual e particular de ensino.

Essa foi mais uma ação da Administração Municipal, que ao longo desses últimos anos tem como uma de suas prioridades o investimento na Educação. Muitas são as conquistas, vitórias e avanços do sistema educacional do município, basta citar a classificação de dez escolas “Nota 10” no ranking estadual, a conquista do Campus Avançado da UFC, ensino em tempo integral e ainda um salário acima do teto nacional para Professores de Educação Básica I.

A Secretária da Educação Lindalva Pereira Carmo, destacou que esse foi um momento oportuno para os educadores do Município, haja visto, está se iniciando mais um ano letivo, e a temática abordada servirá de tripé para que o professor reflita e busque cada vez mais melhorar o fazer pedagógico, fortalecendo assim, o ensino e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas russanas.

Distrito de Flores (Russas) recebe a Copa Jaguaribana de Futsal


Flores, “lugar de gente feliz”. É o que se lê na entrada do populoso distrito de Russas e que será uma das sedes da primeira fase da Copa Jaguaribana de futsal 2012, participando com duas equipes. Todos os jogos serão realizados no ginásio esportivo do colégio estadual Maria de Lourdes de Oliveira, nos dias 07,09 e 11 de Fevereiro. As partidas iniciarão sempre às 20h. Passarão pelo ginásio quatro equipes: Escola Estadual Lauro Rebouças de Oliveira (Limoeiro), Aliança de Barreiras (Quixeré), ASESF (equipe formada pela Associação dos Esportistas de Flores) e a quarta equipe formada pelo esportista Florence Jardelino, representantes de Flores e de Russas.

O Distrito tem tradição no esporte desde os tempos da Canarinha de Flores (agremiação que brilhou nas quadras durante a década de oitenta).

Fonte: Blog Diario Vale do Jaguaribe

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Jogos abertos: Sub 20 futsal masculino de Russas vence Limoeiro e fica com o título


Outra vez o futsal russano demonstrou superioridade e conquistou mais um título para a terra de Dom Lino, dessa feita o triunfo veio nos Jogos Abertos do Interior fase da região jaguaribana, realizada na cidade de Morada Nova nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro.

Os meninos de russas conquistaram a taça neste domingo, 05, diante da arqui-rival Limoeiro, em partida válida pela fase final do torneio disputada no ginásio coberto Jorge Luis Maia. No tempo normal o jogo terminou empatado em 0 a 0, com os russanos vencendo nos pênaltis por 2 a 1, destaque para o Goleiro Elan Bruno, que agarrou duas cobranças.

Além do troféu, a equipe russana conquistou a vaga para as disputas da fase regional de Quixadá que será disputada nos dia 02, 03 e 04 de março.

Feminino

Já no feminino, pela mesma competição e modalidade, as limoeirenses levaram a melhor e derrotaram as russans por 4 a 1, conquistando então o título do certame. Assim como no masculino ambas as equipes estão classificadas para a fase de Quixadá.

Homem é alvejado a bala em Limoeiro do Norte


Um homem identificado por Antônio Nino Moraes Lima, 36 anos, que residia no Sítio Quixaba, Zona Rural do município de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará, foi vítima de homicídio a bala, ocorrido nas primeiras horas desta segunda-feira, 06, por volta das 00h30min.

Segundo informações de populares, dois indivíduos, não identificados e encapuzados, chegaram a pé na residência de Nino e efetuaram vários disparos de arma de fogo, provavelmente revólver, causando-lhe o óbito imediatamente, logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

De acordo com o pai da vítima, ele já havia respondido a procedimento na justiça por lesão corporal.

Policiais Militares compareceram ao local, adotaram as medidas cabíveis, em seguida realizaram diligências no intuito de identificar e prender os autores do crime, mas não obtiveram êxito.

RUSSAS: T. C. O. POR PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA

Dia 05.02.2012, por volta das 12h00, no Alto do Velame, Russas-CE, o indivíduo JOSÉ MATEUS PEREIRA DA SILVA, foi flagrado com um “punhal” quando policiais militares realizavam uma abordagem, logo o indivíduo foi conduzido à DRPC de Russas para os devidos procedimentos.

LIMOEIRO DO NORTE: COLISÃO COM VÍTIMAS LESIONADAS

Dia 05/02/2012, por volta das 20h00, ocorreu um acidente de trânsito, envolvendo a motocicleta HONDA XL 125, ANO 88, COR BRANCA, PLACA HUY 2059, que era conduzida por FRANCISCO MARCELO FREITAS GOMES, o mesmo colidiu com a motocicleta HONDA CG 125 TITAN ES, COR VERMELHO, ANO 2006, PLACA HWV 4544, que era conduzida por FRANCISCO ITALO FREITAS DA SILVA. A viatura do RONDA DO QUARTEIRÃO, RD-2700, atendeu a ocorrência isolando o local e socorrendo as vitimas para o HR (Hospital Regional) de Limoeiro do Norte-CE, de acordo com o plantonista do HR, a pessoa de FRANCISCO MARCELO FREITAS GOMES sofreu apenas escoriações leves, sendo liberado, já FRANCISCO ITALO FREITAS DA SILVA, apresentou trauma abdominal interno e escoriações na cabeça, permanecendo em observação.

LIMOEIRO DO NORTE: PRISÃO DE FORAGIDO DA CADEIA PÚBLICA DE JAGUARIBARA-CE

Dia 05/02/2012, por volta das 10h50min, as viaturas do RONDA DO QUARTEIRÃO, RD-2700 e RD-2701 receberam a informação de que no Bairro Antônio Holanda (Cidade Alta) Limoeiro do Norte-CE, encontrava-se uma pessoa conhecida por “COSME” que é foragido da Cadeia Pública de Jaguaribara-CE, onde o mesmo, andava perambulando de bar em bar naquela localidade. Tão logo tomou conhecimento, o policiamento deslocou-se ao local, e numa minuciosa saturação, conseguiram identificar e prender o infrator, mesmo sobre recusa de identificação. Contudo, foi preso e conduzido à DPC local, onde em contato com o policiamento de Jaguaribara-CE, teve-se a confirmação de que tratava-se de COSME DE SOUSA VIEIRA, natural de Alto Santos. Diante das informações, foi verificado na Rede INFOSEG, onde consta um MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO, expedido no dia 28/04/2011, pela Vara Única de Jaguaribara-CE, por infringir a Lei 2848 - Art. 121 PARAGRAFO 2 INCISO II (Homicídio por motivo fútil), e que na sua extensa ficha criminal, já respondeu (1) INQUERITO, instaurado em 16/06/2001, na DELEGACIA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO NORTE, por infringir a LEI 2848 ARTIGO 129 PARAGRAFO 2 INCISO III ALINEA e IV ALINEA, (2) INQUERITO, instaurado em 02/10/2010, na DELEGACIA REGIONAL DE JAGUARIBE, por infringir a LEI 2848 ARTIGO 121 PARAGRAFO 2 INCISO III e LEI 4771 ARTIGO 121 PARAGRAFO 2 INCISO II e (3) INQUERITO, instaurado em 23/03/2011, na DELEGACIA REGIONAL DE JAGUARIBE, por infringir a LEI 2848 ARTIGO 163 PARAGRAFO ÚNICO, INCISO III.

ALTO SANTO: TENTATIVA DE HOMICIDIO

Dia 05.02.2012, por volta das 09h00, compareceu ao Destacamento Policial militar de Alto Santo, FRANCISCA VANÚZIA LIMA DE MOURA, informando que durante a madrugada, em sua quadra no Sitio Tibolo que fica aproximadamente a 02 quilômetros da sede do município de Alto santo, por ocasião de uma festa dançante a pessoa de AUGUSTO CARLOS SILVA BURITI, natural de Iracema, iniciou uma discussão com a pessoa de FRANCISCO CLODOMILSON ALMEIDA DE SALES, natural de Alto Santo, e efetuou 03 (três) disparos de arma de fogo, os quais vieram a atingir de raspão no braço direito a pessoa de ORLANDIR ALMEIDA DE SALES, irmão da vitima, que estava ao seu lado e se pôs à frente da mesma no momento em que o infrator efetuava os disparos. O autor dos disparos entrou em luta corporal com os seguranças do evento, os quais conseguiram tomar o revólver marca Taurus, calibre 38, nº 619588, capacidade para 06 tiros, com 03 cápsulas deflagradas. A referida arma foi entregue a proprietária do recinto onde ocorria o referido evento, a qual no horário acima citado compareceu ao destacamento de Alto Santo conduzindo a arma já mencionada. O infrator conseguiu fugir do local tomando rumo ignorado, e a polícia iniciou as diligências no sentido de localizar e realizar a prisão do mesmo.

JAGUARETAMA: ACHADO DE CADÁVER

Dia 05.02.2012, por volta das 10h00, na localidade do Sitio Serrote do Branco, que fica aproximadamente a 22 quilômetros da cidade de Jaguaretama, foi encontrado o corpo de PEDRO PAULINO DA SILVA, 32 anos, natural de Solonópoles, residente na localidade acima citada. A vítima apresentava afundamento no crânio provavelmente produzido por pauladas. O corpo foi encaminhado ao IML para os devidos procedimentos. A polícia foi informada que a vítima não devia nada a justiça e não vinha sofrendo ameaças de morte.

RUSSAS: DESACATO

Dia 05.02.2012, por volta das 17h30min, na Vila São José, em Russas-CE, durante uma abordagem policial foi conduzido FRANCISCO FLÁVIO DA SILVA, natural de Tabuleiro do Norte, em virtude do mesmo desacatar uma composição da polícia militar que realizava a ação policial. A polícia o conduziu a DRPC para os devidos procedimentos.

MORADA NOVA: APREENSÃO POR FURTO E PORTE DE ARMA BRANCA

Dia 06.02.2012, por volta de 01h00, na CE 265, em Morada Nova-CE, foi apreendido o menor de idade de iniciais: A M G B, nascido aos 19.12.1997, natural de Morada Nova, em virtude do mesmo haver furtado por volta das 00h30min, na Rua João Evangelista, no bairro Várzea, também em Morada Nova, a motocicleta Honda CG 125 TODAY, ano 1991, de cor prata, placa HVF 1597, pertencente a LUIS RAULINO FILHO, a qual estava estacionada em frente à residência da vítima. A polícia foi informada acerca do furto e iniciou as diligências que culminaram com a apreensão do infrator no local e hora acima mencionados. No momento da apreensão o veículo foi recuperado e foi também apreendida uma faca tipo peixeira que era portado pelo autor do furto. A polícia conduziu o infrator, o veículo e a arma apreendida a USI local para os devidos procedimentos.

TABULEIRO DO NORTE: VEÍCULO ABANDONADO

Dia 05/02/2012, por volta das 17h30min, na CE-358, que liga Olho D'Água da Bica à Tabuleiro do Norte-CE, foi apreendida a motocicleta Honda CG 125 Titan KS, cor vermelha, chassi N° 9C2JC30103R173883 de propriedade de MARIA MOREIRA MARTINS, o qual se encontrava abandonada no referido local. Os policiais militares da CP-1104, conduziram o veiculo para os procedimentos cabíveis.

JAGUARIBE: PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E VEÍCULO ROUBADO LOCALIZADO

Dia 05.02.2012, por volta das 15h30min, nas proximidades do Sitio Recreio, que fica aproximadamente a 05 quilômetros da sede do município de Jaguaribe, uma composição polícia militar foi informada por populares que haviam indivíduos com atitudes suspeitas a beira de uma estrada carroçável. Os policiais militares se dirigiram até o local, e ao entrarem no matagal conseguiram efetuara a prisão dos seguintes indivíduos: o menor de iniciais C. P. S., nascido aos 22/03/96, o qual responde por tráfico de droga; um outro menor de inicias T. M. F., nascido aos 14/11/94, o qual responde por prática de homicídio e FRANCISCO WEIMA ELIAS BELARMINO, o qual é irmão do pistoleiro PEBE, preso em Jaguaribe. Com o trio foi apreendido um revólver Taurus, nº BI 26986, cal. 38, capacidade para 05 (cinco) tiros, com 02 (dois) cartuchos intactos e 01 (um) cartucho deflagrado e uma moto Honda Titan 125, cor azul, ano 2003, placa HWZ-1746, que consta como roubada. O trio foi encaminhado a Delegacia de Jaguaribe para os procedimentos legais.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE: T C O POR PORTE DE ARMA BRANCA

Dia 05/02/2012, por volta das 16h00, no Sitio Nazária há 03(três) KM do Centro de São João do Jaguaribe-CE, foi conduzido por portar arma branca, a pessoa de FRANCISCO GLEISON DA COSTA. A polícia militar fez a condução do infrator à Delegacia plantonista de Tabuleiro do Norte-CE para os procedimentos cabíveis.

MORADA NOVA: ROUBO À PESSOA

Dia 04.02.2012, por volta das 07h30min, na localidade de Porções, zona rural de Morada Nova-CE, JOSÉ RODRIGUES DA SILVA, trafegava em um veículo Gol, de cor branca, ano 1988, placa HUV 1656, quando foi surpreendido por 02 (dois) indivíduos, (características não informadas), os quais trafegavam em uma motocicleta Honda CG 150 Titan de cor azul, (demais dados não informados), sendo que um deles armado com um revólver, surpreenderam a vítima e depois de anunciarem o roubo, levaram da mesma a quantia de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) em dinheiro; 01 (um) Pen Drive; 01 (um) controle remoto do aparelho de som do referido veículo e logo em seguida fugiram em direção a cidade de São João do Jaguaribe. Segundo a vítima só foi possível comunicar o roubo a polícia, por volta das 09h00, em virtude de não haver área de cobertura de telefonia móvel no local onde se encontrava. A polícia militar está diligenciando no sentido de localizar e prender os autores do delito bem como recuperar o que foi roubado.

ALTO SANTO: ROUBO A PESSOA (VEÍCULO)

Dia 04/02/2012, por volta das 20h30min, o Sr. Francisco Milton dos Santos, entrou em contato com o policiamento de Alto Santo-CE, informando que havia sido vítima de um assalto na BR-116, nas proximidades do triângulo de Alto Santo-CE. O mesmo conduzia um Cavalinho FORD 4031 cor branca, de placas MCN-9265-Omerobe-SC, que puxava uma carreta baú contendo o nome da empresa RAMTHUN, de placa MDX-8058, sentido sertão-praia, quando foi fechado, segundo a vítima, por um caminhão VM VOLVO, cor branca, com carroceria preta, placas não identificadas, de onde desceram (04) quatro elementos onde um deles efetuou um disparo para o alto e anunciou o assalto. Após anunciado o assalto, (03) três dos elementos levaram o cavalinho e a carreta e o outro indivíduo embrenhou-se no matagal com a vítima, onde só a liberou por volta das 19h00min. Informações posteriores dão conta que o cavalinho que puxava a carreta, foi encontrado no Posto Menino Jesus, em Pacajús-CE.

SÃO JOÃO DO JAGUARIBE: VEÍCULO LOCALIZADO

Dia 04/02/2012, por volta das 06h00min, na Passagem Molhada, próximo ao centro da cidade de São João do Jaguaribe-CE, foi localizado, o veiculo Ford Fiesta, cor Cinza, ano 2004, de placa: HUM-8312, inscrição de Limoeiro do Norte-CE, de propriedade do CLEDSON DALMA DA SILVA, veiculo este tomado de assalto (verificação via seproce) no dia 14/01/2012 por 02(dois) elementos armados, usando capacetes. Foi verificado que o veiculo se encontrava batido na parte dianteira, e com o pára-brisa dianteiro quebrado, apenas com documentos do proprietário original, sem a aparelhagem de som que originalmente pertencia ao mesmo. A equipe de policiais militares da CP-1114 conduziram o veiculo á DPC de Tabuleiro do Norte-CE pra os procedimentos cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE: TENTATIVA DE ROUBO

Dia 04/02/2012 (sábado), por volta das 10h00min, na rua Coronel Antonio Joaquim, Centro desta cidade, foi comunicado via 190, pelo Sr. RONALDO LIMA FERREIRA, que três indivíduos não identificados, que trafegavam em um veiculo Siena, cor preta, ano 2008, placa HYP0983-Fortaleza, após abastecer o carro com 60 reais, em combustível, anunciaram um assalto, fato que levou a vitima a sair correndo, tendo os indivíduos, acelerado o carro e evandirem-se, de acordo com a vitima os infratores não apresentaram armas. Os policiais militares do HONDA DO QUARTEIRÃO na RD-2700 e RD-2701 realizam diligências, para tentar identificar e prender os infratores.

LIMOEIRO DO NORTE: PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA

Dia 05/02/2012 (Domingo), por volta das 01h00, no Sitio Canafístula, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, foi preso pelos policiais militares da EQUIPE FTA(Força Tática de Apoio), a pessoa de FRANCISCO OZINEUDO SALDANHA. A pessoa acima foi abordada pelos policiais militares, após uma discussão, do mesmo com seus familiares, com ele foi encontrado uma faca tipo “peixeira”, em seguida os policiais conduziram o infrator a Delegacia de Policia Civil para os procedimentos cabiveis.

ICAPUÍ: HOMICIDIO A BALA

Dia 04.02.2012, por volta das 23h20, na entrada da praia de Barreiras, Icapui-CE, mais precisamente no bar Risca-faca, JOSIRAN BATISTA DE LIMA (22 anos, natural de Icapui-CE, residente na Serra de Cajuais, Icapui-CE), foi vitima de homicídio a bala, com cinco perfurações na cabeça, provavelmente de revolver cal. 38. Que segundo populares, dois indivíduos não identificados chegaram pelos fundos do referido bar e efetuaram os disparos contra a vitima e se evadiram em seguida. PM’s na CP 1531 e na RT 3019, compareceram no local e realizaram diligencias, porém se êxito. Vale salientar que JOSIRAN tinha envolvimento com tráfico de drogas.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIOS DOS DIAS 04 PARA 05 E 05 PARA 06 / 02 / 2012

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Solange Almeida da Aviões anunciou que vai casar


A vocalista da banda Aviões do Forró, Solange Almeida, vai casar com o empresário baiano Wagner Miau. O casal ficou noivo há menos de um mês.

“Pesquisei várias igrejas e teve uma que eu achei linda. Vou casar em setembro”, revelou a vocalista.

Os dois se conheceram no ano passado, durante a Vaquejada de Serrinha, na Bahia. Solange informou ainda que a cantora Ivete Sangalo está na lista de madrinhas do casamento.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Morre ex-prefeito de Limoeiro do Norte Ademar Celedônio

Faleceu na madrugada deste sábado, 04, aos 62 anos, o ex-prefeito de Limoeiro do Norte Ademar Celedônio Guimarães.

Em agosto do ano passado ele havia sofrido uma queda em casa, sofreu trauma no crânio e foi submetido a uma intervenção cirúrgica, ficando internado por todo esse período.

Ademar foi, por três vezes, vereador em Limoeiro, depois eleito prefeito em 1992. Era bastante querido na cidade. Homem de vida simples, era visto passeando pelas ruas ou conversando nas calçadas.

O Prefeito interino Nonato Pinheiro (PT) informou a imprensa da região que vai decretar luto oficial em Limoeiro por 03 dias.

Bloqueio do Bolsa Família atinge 49 mil famílias no Ceará


Beneficiários do Programa Bolsa Família no Ceará que não receberam a transferência de renda este mês, por falta de atualização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, têm até 29 de fevereiro para confirmar os dados na prefeitura.

No estado, 49.363 famílias estão com os benefícios bloqueados. Em todo o país, 729 mil famílias estão nessa situação. O prazo para que não houvesse bloqueio do benefício terminou no dia 31 de dezembro. Agora, as famílias precisam procurar as prefeituras de seus municípios para atualizar as informações e voltar a receber os recursos do Bolsa Família.

As famílias que atualizarem as informações até 29 de fevereiro terão seus benefícios desbloqueados e poderão sacá-los no mês seguinte. Caso contrário, o pagamento será cancelado.

A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda, que atende 13,3 milhões de famílias. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa.

O processo de revisão cadastral ocorre anualmente desde 2009 e é feito pelos municípios e Distrito Federal para todas as famílias que completam dois anos sem atualização ou confirmação em seus cadastros, conforme prevê o Decreto 6.135 de 2007.

Fonte: cearaagora.com.br

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vale do Jaguaribe: Jogos abertos do interior começam nesta sexta


A etapa Vale do Jaguaribe dos Jogos Abertos do Interior 2012 começa nesta sexta-feira (03) e segue até domingo (05). A abertura do evento acontece em Morada Nova, às 18 horas, no Ginásio de Esportes Dr. Jorge Luis Chagas Maia. No total, 766 atletas de 12 municípios participam da maior competição esportiva do Ceará neste fim de semana.

A cidade, localizada na Região do Vale do Jaguaribe, vai receber competições das modalidades futebol de campo, basquetebol, handebol, futsal e vôlei. Todas as categorias terão disputas femininas e masculinas. A Secretaria dos Jogos será instalada no mesmo local de abertura (Ginásio Jorge Luis Chagas Maia).

Os locais de competição ficaram com uma escala bem definida. No Ginásio Chagas Maia terão jogos de basquete, handebol, futsal e vôlei. No Colégio Estadual Maria Emília Rabelo terão as disputas de basquete e handebol. Na Escola Profissionalizante Osmira Eduardo de Castro Bairro acontece os jogos de vôlei, enquanto o futsal será simultaneamente no Centro de Educação Básica Cel. José Epifânio das Chagas e na Escola Egídia Cavalcante Chagas. O torneio de futebol de campo vai ocorrer no estádio Pedro Eymard.

Para esta Etapa do certame participam os municípios de Alto Santo, Limoeiro do Norte, Pereiro, Quixeré, Russas, Aracati, Tabuleiro do Norte, Morada Nova, Ibicuitinga, Jaguaribe, Jaguaretama e Potiretama.

Jogos Abertos do Interior

Os Jogos Abertos do Interior foram criados pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e tem por finalidade promover e intercâmbio esportivo entre os municípios participantes. A competição visa proporcionar boas relações entre atletas, ex-atletas e técnicos, além de apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense nas modalidades: voleibol, basquete, handebol, futsal e futebol.

Com informações do Governo do Estado
Blog Diário do Vale do Jaguaribe

Estão abertas as inscrições para o Projovem Adolescente em Russas


A Prefeitura Municipal de Russas, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) informa que estão abertas as inscrições para a nova etapa do Programa Projovem Adolescente. O processo de inscrição acontecerá até 13 de fevereiro, com realização na sede da SETAS, localizada na Avenida Dom Lino, antigo prédio da SENEC, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h30min às 13h30min.

Podem se inscrever jovens de 15 a 17 anos, devidamente matriculados em escolas públicas, que fazem parte de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, bem como jovens em situação de risco, independentemente de renda, encaminhados pelo CREAS, Conselho Tutelar ou Ministério Público.

O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pela Presidência da República, que exige esforço de integração de todos os gestores (municipais, estaduais e federal), com o objetivo de promover a inclusão de jovens de 15 a 17 anos, qualificando-os para o mercado de trabalho, por meio de atividades socioeducativa.

Outras informações, na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município ou pelo telefone (88) 3411 2005.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Russas: SEMED vai promover palestra para professores municipais


A Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED, visando fortalecer a prática pedagógica, com foco na melhoria da qualidade da educação do Município, vai promover uma importante palestra para professores, monitores e educadores dos Núcleos Gestores das Escolas Públicas Municipais.

O evento será realizado no dia 06 de fevereiro (segunda-feira), na quadra da Escola CAIC Senador Carlos Jereissati, bairro Mutirão, com início às 13h30min, e terá como tema “A Formação de Professores e os novos desafios na sociedade do conhecimento”.

A palestrante será a capixaba Viviane Mosé, que além de professora, é psicóloga e psicanalista. Atualmente é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento e apresenta diariamente na Rádio CBN, junto com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéu, um dos programas de maior audiência da rádio, o Liberdade de Expressão. Como palestrante e consultora, dedica-se a pensar os desafios das novas lideranças e as novas relações de trabalho na sociedade do conhecimento.

A SEMED tem a honra de convidar os educadores municipais a participarem desse grande momento, que além de fortalecer a prática pedagógica, proporcionará a todos, crescimento profissional e intelectual.

Vale ressaltar que na data do evento, não haverá aulas no período da tarde, nas escolas municipais.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 45 milhões no sábado


Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas na noite desta quarta-feira, 01, no concurso 1.359 da Mega-Sena. Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio ficou acumulado em R$ 45 milhões para o próximo sorteio, que será realizado no sábado, 04. Confira as dezenas sorteadas:

06 - 10 - 12 - 17 - 28 - 53

De acordo com a Caixa, 254 apostas fizeram a Quina e receberão R$ 10.009,69 cada. Outras 13.663 acertaram quatro dezenas e ganharão R$ 265,83.

Fonte: Terra

Russas: Calçamento da rua principal de Jardim de São José foi construído com verba federal


A reportagem do Blog Vale em Notícias esteve na terça-feira, 31 de janeiro, na comunidade de Jardim de São José, zona rural do município de Russas, Estado do Ceará, e pôde observar o sentimento de alegria da população do lugarejo, principalmente os moradores da Rua Padre Marcondes Matos Cavalcante. Toda essa satisfação tem um motivo especial, a construção da Pavimentação em Paralelepípedo da citada Rua.


Segundo a população, a obra trouxe mais valorização à comunidade proporcionando-lhe aspecto urbanístico; além de acabar de vez com a poeira causada pelo tráfego de veículos e as erosões na época invernosa. Foi comentado também, que o calçamento impulsionou o valor econômico dos imóveis da Padre Marcondes.


Todas as pessoas ouvidas foram unânimes em agradecer ao Prefeito Raimundinho pela importante obra, e destacaram também a sua maneira positiva de governar, em relação a sua flexibilidade de receber recursos oriundos de qualquer esfera governamental, adquiridos sejam por políticos aliados ou não, demonstrando que o mais importante é o desenvolvimento do Município.


A obra em destaque foi construída com recurso do Ministério do Turismo, no valor de R$ 498.446,39; adquirido através de emenda parlamentar do Ex-Deputado Federal Marcelo Teixeira, a pedido do Deputado Estadual Adail Carneiro, e contra partida do Município no valor de R$ 21.118,77; e ainda o grande apoio do Vereador Aureliano Ribeiro, que durante sua implantação disponibilizou máquinas e caçambas, para auxiliar na execução dos serviços.

Jardim de São José, encravada a margem esquerda do Rio Banabuiú, impulsionada economicamente pelo Projeto Tabuleiro de Russas, ganha sua mais importante obra de infraestrutura, implantada por uma Administração visionada, que percebendo o grande crescimento populacional e habitacional da comunidade, já busca sua preparação para quem sabe em um futuro bem próximo passar de localidade para Distrito.

Por: Cláudio Moura

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aposentados e pensionistas do INSS devem fazer recadastramento anual


A partir desta quarta-feira (01), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem o benefício no Bradesco, Itaú Unibanco e Caixa Econômica Federal, estão sendo comunicados do recadastramento anual.

No mês de março, o recadastramento passa a ser obrigatório para todos os segurados que recebem o benefício por conta-corrente ou poupança. Antes, a exigência valia apenas para quem recebe o pagamento por conta-benefício.

O segurado deve aguardar notificação do banco por meio de carta ou nos caixas eletrônicos. Cada banco adota uma data diferente para o mês de recadastramento.

No Bradesco, o cliente pode se recadastrar pelo sistema de leitura da palma da mão (chamado de biometria), direto no caixa eletrônico. Depois disso, não será necessário apresentar documentos na agência. No Santander, o comunicado sobre o cadastro obrigatório acontece há um mês. Já no Banco do Brasil, o procedimento já é feito desde dezembro.

Fonte: cearaagora.com.br

Portadores de deficiência são isentos de pagar o IPVA no Ceará


Pessoas com deficiência serão isentas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), segundo decreto do governador Cid Gomes, publicado no Diário Oficial, nesta terça-feira, 31.A isenção já começa a valer este ano.

De acordo com o decreto, o veículo automotor, novo ou usado, deverá ser adquirido diretamente pelo portador de deficiência e, no caso de interdição, pelo curador. A isenção poderá ser concedida mediante análise de requerimento formulado pelo beneficiário, instruído com laudo médico emitido por prestador de serviço público ou privado (que integre o SUS) de saúde, ou pelo Detran.

Também serão consideradas beneficiárias as pessoas portadoras de deficiência física que apresenta alteração completa ou parcial e que acarrete comprometimento da função física. Segundo o Governo do Estado, os portadores de deficiência visual que apresentar acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Shellen) e os portadores de deficiência mental severa ou profunda, ou autistas, conforme definido no Código Internacional de Doenças também serão beneficiados.
O não pagamento do IPVA para deficientes se soma à isenção do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que também é direito de pessoas com deficiência.

Redação O POVO Online

Russas: Inscrições para o concurso da PMR até 22 de fevereiro exclusivamente pela internet




As inscrições para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Russas para Provimento de 815 (oitocentos e quinze) Cargos Efetivos iniciou-se nesta quarta-feira, 01, e irão até o dia 22 de Fevereiro deste. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet no site www.ingagestao.org.br.

Caso tenha dúvidas de como se inscrever, o candidato deverá se dirigir ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT) local, onde uma Equipe Técnica do INGA estará à disposição dando todo o apoio necessário.

Estão sendo ofertadas vagas para os níveis fundamental, médio e superior, e a remuneração mensal varia entre R$ 622,00 até R$6.515,00, de acordo com o cargo pleiteado.

As informações completas no Edital aqui nesta página virtual.

PRF prende portador de CNH falsa em Russas


Em Russas dia 30 de janeiro de 2012, por volta das 23h30m, no Km 158 da BR 116, policiais rodoviários federais em fiscalização de rotina, abordaram o automóvel FORD/FIESTA, de placa MMV6958-CE. Ao verificar a documentação dos ocupantes do veículo, os policiais encontraram sinais de inautenticidade na CNH do passageiro Vicente Adriano Filho, de 23 anos. Ao ser consultado na rede INFOSEG, ficou constatado que o número de registro pertencia a outro condutor, e que no CPF de Vicente não havia habilitação cadastrada.

Entrevistado pelos policiais, Vicente confessou que havia comprado a CNH falsa de um desconhecido no DETRAN da Maraponga, em Fortaleza, pelo valor de R$ 500,00.

Diante dos fatos, o condutor foi encaminhado para a Delegacia Regional de Russas para os procedimentos policiais judiciários por portar documento falso.

Já em Aracati, também no mesmo dia, em fiscalização a um ônibus da Expresso Guanabara que fazia a linha Belém/Natal, no km 53 da BR 304, Policiais Rodoviários Federais prenderam Benedito Emídio da Costa, de 36 anos. Contra Benedito constavam seis mandados de prisão em aberto por homicídio. Todos os mandados eram da Comarca de Missão Velha/CE. A incomum ocorrência de seis mandados de prisão por homicídio chamou a atenção dos policiais, que realizaram então um levantamento de informações sobre o foragido. Descobriram que o detido é conhecido na região de Missão Velha como o pistoleiro Bené, considerado bastante perigoso. O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Aracati.

Fonte: ASCOM PRF - Neurismene Oliveira e Christian Ehbrecht Carvalho