quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coordenação do PAD visita telecentros que serão inaugurados em Russas


O coordenador geral do Projeto Ação Digital (PAD), João Paulo de Oliveira, juntamente com a coordenadora adjunta, profa. Ozenir Ferreira, realizaram neste ultimo sábado, 11/02/2012, visitas a três telecentros que ainda não foram inaugurados.


Os espaços visitados foram o Telecentro Maria Neném de Sousa na comunidade de Timbaúba dos Simplícios, Telecentro Maria do Livramento da Costa, na comunidade de Gracismões e o Telecentro Alexandre Correia, na comunidade de Ingá.

O objetivo dessas visitas, antes das cerimônias de inauguração, é o de informar melhor às comunidades sobre a utilidade desses espaços. Muitos ainda não tinham noção da grande quantidade de atividades que podem ser realizadas nesses telecentros e contaram com os organizadores do PAD e os líderes comunitários para maiores esclarecimentos.

Durante as reuniões, a equipe destacou o empenho da Prefeitura Municipal de Russas em expandir o Projeto Ação Digital, bem como da importância do apoio obtido junto ao Governo Federal através do Programa Telecentros.BR.


"O importante é que essas salas com onze computadores conectados à Internet pertencem à comunidade, a quem cabe preservar e utilizar, da melhor forma possível, todos os equipamentos recebidos", destaca João Paulo, coordenador do PAD.

As visitas prosseguem até a primeira quinzena de março e logo após será realizada a entrega oficial dos espaços às comunidades.

Ao todo, serão 13 novos telecentros inaugurados no município de Russas em decorrência da expansão do Projeto Ação Digital através do Programa Telecentros.BR.

Fonte: PAD

Chuva e vento forte deixam rastro de destruição em Russas no Ceará


Surpresa e medo foram os sentimentos demonstrados por cada morador da cidade de Russas durante uma chuva com fortes rajadas de ventos, que aconteceu nesta terça, 14, por volta das 16h. Mas o que causou temor mesmo foi o vento forte, haja visto, esse fenômeno natural, raramente acontecer na região.


Após o ocorrido, que não durou muito tempo, foi possível ver o rastro de destruição deixado pelas ruas e bairros da cidade. Uma placa de publicidade caiu sobre um veículo de passeio, várias outras placas de fachadas de lojas foram destruídas, parte do muro de um motel veio ao chão, a antena de transmissão de uma rádio também caiu, muitos galhos de árvores despencaram, parte de telhados de residências, prédios comerciais e públicos acabaram sendo destruídos e muitas antenas parabólicas foram danificadas.


Apesar de toda essa destruição, o prejuízo só foi material, segundo informações, felizmente não há registro de vítimas fatais ou lesionadas.

Fotos: TV Russas

Polícia prende acusados de praticarem latrocínio em Russas


Foram presos nesta terça-feira, 14, às 7h30min, na localidade de Parelhas, zona rural de Russas, após denuncia anônima, a dupla Ribamar dos Santos Filho, 22 anos, natural de Solonopole, residente na Rua Benjamin Constant, em Russas, e Jerferson Tiago de Sousa Almeida, 19 anos, natural de Russas, residente na Travessa Prefeito Manuel Matoso, mesmo Município. Eles confessaram terem praticado o latrocínio que vitimou fatalmente Manoel Alves de Oliveira, ocorrido no dia 13 de fevereiro, em Russas, além de outros crimes como roubo de moto, receptação e tráfico de entorpecentes.

A polícia recuperou também a motocicleta furtada da vítima na noite do latrocínio, no caso uma Honda NXR BROS, cor preta, ano 2009, placa NVE-3692, que estava parcialmente submersa nas águas do Rio Jaguaribe, na localidade de Parelhas.

Com os indivíduos foi apreendida uma motocicleta Honda CG 125 FAN, vermelha, ano 2011, que estava com a placa HXP-2347, placa esta pertencente a uma Honda BROS, cor vermelha, ano 2006/2007, que fora roubada na localidade de Lagoinha, zona rural de Quixeré-CE, no dia 02 de fevereiro deste, e que através do chassi da motocicleta apreendida foi identificada sua verdadeira placa, como sendo OCP-8961, que também constava como roubada na data de 28 de janeiro deste.

Vale ressaltar que foi encontrado na residência de Ribamar 39 (trinta e nove) trouxas de maconha, o que caracteriza tráfico de entorpecentes.

A dupla foi conduzida a DRPC onde o 1º foi autuado por trafico de entorpecentes, latrocínio e receptação (Art. 33 da Lei dos Entorpecentes e Artigos 157 e 180 do CPB Latrocínio e receptação) e o 2º autuado em flagrante com base no Art. 157 § 3º do CPB (Latrocínio).

RUSSAS: ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA LESIONADA ENVOLVENDO PM

Dia 14.02.2012 – Por volta das 17h00, na Av. Governador Raul Barbosa, em Russas-CE, um soldado da polícia militar, natural de Pereiro-CE, residente no bairro Tabuleiro da Vaquejada, em Russas-CE, trafegava em uma motocicleta DAFRA SPEED, cor vermelha, placa NQM-6227, que ao fazer uma manobra para evitar uma colisão com uma veiculo VW SANTANA, cor verde, placa HVJ-5175, que era conduzido por JURANDIR VIDAL SANTIAGO, natural de Russas, residente no bairro Catumbela, em Russas, quando perdeu o controle da citada motocicleta e veio a cair, no acidente o policial militar sofreu escoriações no joelho direito, braço direito e no ombro, foi socorrido para o hospital por uma viatura do ronda do quarteirão onde ficou internado. Os PM do ronda do quarteirão atenderam a ocorrência e adotaram as medidas cabíveis.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 14 PARA 15 / 02 / 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Município de Russas irá realizar III Conferência Municipal de Cultura


O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria de Cultura e Turismo, vai promover no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), das 7h30min às 17h, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a III Conferência Municipal de Cultura, cujo tema abordado será “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.

Durante o evento, serão discutidos em grupos e plenária, os seguintes eixos: Produção simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

A Conferencia terá como objetivos principais discutir e aprovar propostas que futuramente poderão se tornar políticas públicas, bem como eleger delegados que representarão o Município na Conferencia Estadual da Cultura a ser realizada ainda neste ano em Fortaleza.

Participe! Sua presença será fundamental para a grandeza do evento.

Melhores escolas avaliadas pelo SPAECE-ALFA e SMAEF serão premiadas em Russas


O Município de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED vai realizar no dia 15 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, no Auditório do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) de Russas, a solenidade de premiação das escolas do Município que obtiveram os três melhores resultados no ano de 2010, na avaliação do SPAECE-ALFA (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará), bem como das três escolas que obtiveram os melhores resultados em 2011, no SMAEF (Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental).

O SPAECE-ALFA avalia de dois em dois anos as turmas de 2ª séries de todas as escolas municipais, e o SMAEF avalia bimestralmente, através de rede, todas as turmas de 3ª a 9ª séries das escolas municipais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Partilhar com todas as escolas e com a sociedade, que torce pela melhoria da qualidade do ensino em nosso Município, significa ratificar o compromisso e a seriedade do trabalho desenvolvido nas Escolas da rede municipal de ensino de Russas.

Participe! Sua presença será fundamental para a grandeza do evento.

Carnaval de Aracati 2012: De 17 a 21, cinco dias de folia


No Carnaval mais tradicional do Ceará a folia começa na Sexta (17) e só termina na Terça (21). E os foliões já podem começar os preparatórios para o Carnaval de 2012.

Confia as bandas que irão agitar Aracati.


MELA-MELA (Av. Cel. Pompeu)

Sexta

Los Kakos
Chico de Janes
Malukos da Folia
Frennesy
Ouro Elétrico

Sábado

Malukos da Folia
Louca Mania
Amor a Mil
Tabakana
Badala

Domingo

Amor a Mil
Swing Louco
Aché mil
Bicho Arretado
Banda Tribal

Segunda

Bala Chic
Seu Maxixe
Louca Mania
Amor a Mil
Zunzumbaba

Terça

Louca Mania
Ouro Elétrico
Aché Novo
Banda Tribal
Maria Bahiana

PRAIA DE MAJORLÂNDIA

Sábado

Los Kakos
Pegue Aché

Domingo

Banda tribal
Swing Louco

Segunda

Maria Bahiana

Terça

Ouro Elétrico

FONTE: http://www.aracatiemfoco.com/

Futsal: Lauro Rebouças e Fluminense avançam à 2ª fase da Copa Jaguaribana


Aconteceram nos dias 07, 09 e 11 de fevereiro, na quadra coberta da Escola Maria de Lourdes de Oliveira, os jogos do grupo “A” da 1ª Fase da 12ª Copa Jaguaribana de Futebol de Salão, promovida pela Liga Limoeirense de Futsal, presidida pelo Radialista Paulo Noronha.

Após três dias de disputas e jogos acirrados, as equipes Lauro Rebouças de Limoeiro do Norte e Fluminense de Quixeré obtiveram suas classificações para a segunda fase da competição. O time limoeirense obteve 100% de aproveitamento, venceu na estréia o Fluminense por 4 a 2, no jogo seguinte derrotou ASSEF de Flores por 7 a 0 e fechou a fase vencendo a outra anfitriã, CEF, por 5 a 4. Já o Fluminense, se recuperou da derrota sofrida na estréia e venceu as outras duas, 4 a 2 no CEF e 4 a 1 contra o ASSEF, fechando a fase em segundo lugar do grupo com 06 pontos. As equipes anfitriãs, CEF 3ª com 03 pontos e ASSEF 4º com zero ponto, foram desclassificadas.

Lauro Rebouças e Fluminense vão aguardar a decisão da chave “B”, composta por Sport de Tabuleiro, Jaguaribara, CEMER de Morada Nova e Beira Rio do Córrego de Areia. Os jogos desse grupo serão disputados nos dias 28 de fevereiro, 01 e 03 de março, na quadra coberta Radialista Flávio Brilhante, em Tabuleiro do Norte.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Madeireira Matos e Água Santa decidem título do Campeonato de Futsal de Tabuleiro


A grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Salão de Tabuleiro do Norte, promovido pela Liga Tabuleirense de Desportos (LTD), vai acontecer nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a partir das 19h, na quadra coberta Flávio Brilhante na CNEC.

Na preliminar Beira Rio e Alternativo decidirão o título do Sub 15. Logo em seguida no jogo de fundo, a grande decisão da categoria adulto envolvendo as equipes Madeireira Matos e Água Santa. No primeiro duelo, realizado no último dia 07, o time da Madeireira venceu por 5 a 3, e joga pelo empate para ficar com o título do certame.

Será um jogo muito disputado e emocionante, haja visto, o grande número de jogadores renomados que estarão em quadra. No Madeireira Matos destaque para os atletas Felipe, Kadú (SUMOV), Fred (Ex-seleção brasileira), Dedé de Lauristo e Carté; já pelo Água Santa estarão em quadra os jogadores Igor, Luciano (atual campeão cearense), Marconi e Thiago.

O presidente da LTD, Alcides Eliano Nobre Evangelista, está convidando todos os desportistas e imprensa da região para prestigiarem essa grande decisão.

Por: Cláudio Moura com informações de Sindeval Almeida

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Concurso de beleza negra “Tia Baía” escolhe mais belo casal afro de Russas


Aconteceu nesta quinta-feira, 09 de fevereiro, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, em Russas, a 1ª Edição do Concurso de Beleza Negra “Tia Baía”. O evento fazia parte da programação da II Edição da Exposição “Os Negros”, aberta para visitações no Museu do Centro Cultural desde o final do ano passado.


Quinze (15) jovens do sexo masculino e feminino mostraram na passarela a elegância, simpatia e beleza do povo afro descendente, para a escolha do mais belo casal negro do município russano. O desfile contou com dois momentos bem distintos, no primeiro os candidatos desfilaram caracterizados de orixás, objetivando transmitir ao público um pouco da história dessas divindades que representam os elementos da natureza. No segundo momento os concorrentes voltaram à passarela com figurinos comuns patrocinados pelas lojas de confecções do Município.


Após uma análise criteriosa de um corpo de jurados composto por cinco membros, que observaram beleza, simpatia, presença de palco e evolução, foi escolhido como sendo o mais belo casal afro descendente de Russas os jovens Otton Natache Ferreira Lourenço e Maria das Graças da Costa (Tereza).


O concurso foi idealizado pela Professora e Historiadora Lúcia Silva, e teve a realização do Grupo de Trabalho Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial pró-selo Unicef, com o objetivo de além de homenagear a saudosa Tia Baía, russana negra guerreira e batalhadora, revelar belezas e valores dos jovens afro descendentes de Russas.

Futsal: Lauro Rebouças goleia e avança a 2ª Fase da Copa Jaguaribana


Em partida válida pela 2ª rodada da 1ª fase da Copa Jaguaribana de Futsal, grupo “A”, disputada nesta quinta-feira, 09, na Quadra Coberta da Escola Maria de Lourdes de Oliveira, no Distrito de Flores/Russas, o time da Escola Lauro Rebouças de Limoeiro goleou a equipe anfitriã do ASSEF por 7 a 0. O resultado deixou os limoeirenses na primeira colocação da chave, com 06 pontos e 09 gols de saldo, o que lhes garante matematicamente a classificação antecipada para a 2ª fase do certame. Já o ASSEF, que também havia perdido na estréia, não tem mais chances de classificação.

No 2º jogo da noite, o Fluminense de Quixeré venceu a outra representante de Flores, o CEF, por 4 a 2, adiando a decisão da outra vaga para a última rodada. Ambas as equipes somam 03 pontos, sendo que o CEF tem saldo de um gol negativo e o Fluminense saldo nulo.

Neste sábado, 11, a partir das 20h, no mesmo local, será realizada a 3ª e última rodada da fase. Na preliminar o Fluminense precisando da vitória joga contra o ASSEF, e na partida de fundo o CEF também precisando vencer enfrentará o líder Lauro Rebouças.

Pelo regulamento da competição, realizada pela Liga Limoeirense de Futsal, as duas melhores classificadas do grupo avançam a 2ª fase.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TG 10 010 realizará seleção de atiradores para formação da turma de 2012


O Exército brasileiro representado em Russas pelo Tiro-de-Guerra 10/010, comunica aos jovens relacionados que nos dias 14 e 15 de fevereiro deste, às 06h, serão iniciadas as atividades visando à formação da Turma Única de Atiradores/2012.

É importante que o cidadão designado para a apresentação supracitada compareça na sede do Tiro-de-Guerra para o início dos trabalhos. O jovem que não comparecer passará a situação de “REFRATÁRIO”, ou seja, em débito com o Serviço Militar, o que impossibilitará, dentre outras, da emissão de Carteira de Trabalho e inscrição em concurso público.

“EXÉRCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE, DEFENDENDO O BRASIL! MÃO AMIGA, PROTEGENDO O CIDADÃO!”

Fonte: TG 10 010

Russas terá carnaval das águas na Ilhota


Os foliões russanos e da região jaguaribana terão mais uma opção para brincar o carnaval 2012. O Grupo Boa Vista vai promover três dias de muita festa no maior pólo de lazer do Município, o Rio da Ilhota.

O objetivo é promover a integração da população numa das maiores festas populares do Brasil, gerar emprego e renda, além de dar oportunidade às bandas locais de mostrarem seu trabalho.

O carnaval das águas, como foi intitulado pelos idealizadores, terá no domingo, 19, a magia das bandas “Forró Namorar” e “Pegada Black”; na segunda, 20, a irreverência da banda “Nova Timbaleira”; e para fechar na terça, 21, novamente “Pegada Black” fará a animação dos foliões.

Participe! Russas te aguarda de braços abertos par um dos maiores carnavais dos últimos tempos.

Por: Cláudio Moura

Governo Municipal realizará carnaval popular em Russas


Visando a permanência do russano durante o período momino em sua terra natal, atrair turistas e gerar emprego e renda, é que o Governo Municipal de Russas, vai promover o carnaval popular no Município.

Os festejos acontecerão durante os quatro dias, com desfiles de blocos pela Avenida Dom Lino, centro, e atrações musicais, embalando os foliões, na mais antiga casa de shows da cidade, o salão de eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR.

A festa tem como principal objetivo promover a socialização da população de Russas e cidades vizinhas, sejam de qualquer classe social, raça, cor ou sexo, a ordem é deixar a alegria aflorar e entrar para uma única classe, a dos foliões.

Confira abaixo a programação completa:

CARNAVAL FOLIA RUSSANA: DE 18 Á 21/02/1012

 SÁBADO 18/02/2012 ÁS 21H30MIN AACR: CARNAVAL DA SAUDADE – MARCHINHAS DE CARNAVAL COM A ORQUESTRA DE FREVO MESTRE MESSIAS

 DOMINGO 19/02/2012: CARNAVAL DE RUA NA AVENIDA DOM LINO
SAIDA: EM FRENTE AO CEO MUNICIPAL ATÉ A AACR
HORA: 21H
BLOCOS CARNAVALESCOS:
1º BRINCANTES NA FOLIA (OFICART)
2º BLOCO DAS VIRGENS (ADVERSIDADE)
3º BATERIA E BLOCO CORAÇÃO RUSSANO
4º AI SE EU TE PEGO (HOMENAGEM AO JOAQUIM DA CABOCLA)

 DOMINGO 19/02/2012 ÁS 21H30MIN AACR: MARCHINHAS DE CARNAVAL COM A ORQUESTRA DE FREVO MESTRE MESSIAS

- PAULO NEY E BANDA
- PEGADA BLACK

 SEGUNDA-FEIRA 20/02/2012 ÁS 21H 30MIN AACR: MARCHINHAS DE CARNAVAL COM A ORQUESTRA DE FREVO MESTRE MESSIAS
- PAULO NEY E BANDA

 TERÇA-FEIRA 21/02/2012: CARNAVAL DE RUA NA AVENIDA DOM LINO
SAIDA: EM FRENTE AO CEO MUNICIPAL ATÉ A AACR
HORA: 21H
BLOCOS CARNAVALESCOS:
1º BRINCANTES NA FOLIA (OFICART)
2º BLOCO DAS VIRGENS (ADVERSIDADE)
3º BATERIA E BLOCO CORAÇÃO RUSSANO
4º AI SE EU TE PEGO (HOMENAGEM AO JOAQUIM DA CABOCLA)

 TERÇA-FEIRA 19/02/2012 ÁS 21H30MIN AACR: MARCHINHAS DE CARNAVAL COM A ORQUESTRA DE FREVO MESTRE MESSIAS
- PEGADA BLACK

OBSERVAÇÕES:
01 - ENSAIO GERAL 16/02, ÁS 20H, NO PARQUE URBANIZADO LAGOA DA CAIÇARA.
02 – ENTRADA GRATUITA NA AACR

Por: Cláudio Moura

Russas: Comunidade de Sítio Paraíso é beneficiada com perfuração de poço profundo


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Recursos Hídricos, está realizando a perfuração de um poço profundo na localidade de Sítio Paraíso, zona Rural do município de Russas. Os serviços foram iniciados na última terça-feira, 07, e segundo os técnicos responsáveis tem prazo de no máximo cinco dias para sua conclusão.


O poço, que terá 60 metros de profundidade por um diâmetro de 150 mm, será a fonte de captação de água que vai abastecer a população de sítio paraíso e localidades adjacentes, através de um projeto de dessalinizador conquistado pela comunidade junto ao Governo Estadual. Segundo informações do representante da empresa responsável pela instalação do equipamento, em no máximo quinze dias após a perfuração do poço, o dessalinizador estará sendo instalado.


A obra foi uma solicitação da comunidade, através da Associação Comunitária Rafael Ivo Xavier, ao Deputado Estadual Adail Carneiro, que conseguiu sua liberação junto a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado.


Sua implantação vai beneficiar a aproximadamente 350 famílias das comunidades de Sítio Paraíso, Jardim II e Passagem de Russas, que antes percorriam uma distância de 04 km para ter acesso à água para o consumo humano.

Por: Cláudio Moura