sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Alegria e contentamento no carnaval do clube do vovô em Russas


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município de Russas, através do Grupo de Convivência da 3ª Idade, reuniu dezenas de idosos integrantes dos grupos do Clube do Vovô, da sede, periferia e comunidades rurais, para a realização do carnaval do idoso. A festa aconteceu no início da noite desta quinta-feira, 16, no salão de eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR.


Ambiente decorado, autênticas marchinhas de carnaval, participação do grupo “Os Miudinhos”, foram os principais ingredientes que proporcionaram alegria e socialização para o público participante.


A Secretária Municipal da Assistência Social Adriana Ribeiro, que participou do momento, ressaltou que essa é uma maneira do Município valorizar todos aqueles que durante a vida inteira colaborou e ainda colabora com o desenvolvimento e progresso de Russas.

Município de Russas realizou III Conferência Municipal de Cultura


Promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo de Russas, aconteceu nesta quinta feira, 16, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a III Conferência Municipal de Cultura, cujo tema abordado foi “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.

Durante todo o dia, discussões, debates, trabalho em grupos, exposições em plenária, foram as principais atividades realizadas pelos participantes, cuja finalidade foi de levantar e aprovar propostas que serão posteriormente discutidas na Conferencia Estadual, com perspectivas que cheguem a Nacional, objetivando que estas possam se transformar em políticas públicas, para o fortalecimento da cultura em todo território brasileiro. Foram escolhidos também delegados para representar o Município na próxima etapa dos trabalhos.

Ainda durante a Conferencia foi avaliado e discutido o Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos, bem como discutido a mudança da nomenclatura do Conselho Municipal de Cultura e Turismo para Conselho Municipal de Política Cultural.


Participaram do evento o Secretário de Cultura do Estado Professor Pinheiro (foto), Presidente do Fórum de Cultura e Turismo do Vale do Jaguaribe Renato Remígio, Coordenador Municipal de Cultura e Turismo José Maria de Santiago, Autoridades Municipais, representantes de diversos segmentos municipais ligados ou não a cultura e Sociedade Civil.

Foi um momento oportuno onde sociedade civil e autoridades, tiveram a oportunidade de discutir e aprovar propostas objetivando fortalecer as políticas públicas voltadas para o fazer cultural do Município e país.

Russas futsal realiza apresentação visando a temporada 2012


A equipe do Russas Futsal se apresentou na tarde da quarta feira 15 de Fevereiro na quadra de esportes da escola municipal Raimundo Pelopidas. A fraca presença de torcedores não tirou o brilho e a inspiração do momento que contou também com a presença da imprensa local e estadual e do secretario de esporte do município Jorginho representando o prefeito Raimundinho.

Em conversa com nossa reportagem o supervisor Deivid Loureiro ressaltou que além do campeonato Cearense conquistado em 2011, a equipe também faturou esse ano o aberto do Sub 18 e aberto de Futsal do vale do Jaguaribe. Deivid destacou que mesmo a equipe precisando jogar bem no Certame Cearense, nesse primeiro semestre a prioridade será a Taça Brasil sub 20, disputado em julho na cidade de Catanduva no Rio Grande do Sul, onde segundo o supervisor, as maiores equipes do futsal Brasileiro estarão presentes.

O técnico Valdemir Gonçalves explicou que nesse momento esta sendo priorizada a prata da casa e que outros valores virão no caso de necessitar de reforço para o Cearense. O treinador acredita que os garotos da cidade vão dar conta do recado no sub 20 em julho, visto as boas apresentações do elenco.

Foram convidados a compor o elenco até o momento, cerca de 12 garotos da nova geração, que serão reforçados por 5 veteranos que devem jogar o campeonato Cearense. Entre eles Jardinha, Reginaldo, Paulo da Ingá e Gugu. O treinador será Valmir Gonçalves e o preparador de goleiros Bang, já muito conhecido do torcedor Russano.

Até o momento a equipe se chama Russas futsal, vês que a negociação com o patrocinador AFAGO ainda esta em andamento. Por enquanto o apoio para a delegação é toda da prefeitura municipal de Russas.

Por: Arnaldo Freitas.

Carnaval de Todos em Palhano tem inicio sexta feira 17 de fevereiro


Você vai cair na folia, todos os dias com muita festa com as bandas Bota Pra Moer, Timbaleira, Pegada Black, Kiaué, Forró Moral, que vão fazer a animação do Carnaval de Palhano e não deixar você parado. Durante o dia a festa é na Barragem do Rio Palhano e a noite no Corredor da Folia, onde você contará com toda uma estrutura de Barracas Padronizadas, Camarotes e um aparato especial de segurança, com seguranças particulares, Policia Militar, Guarda Municipal, Pró-Cidadania e o Corpo de Bombeiro.

O Carnaval de Palhano inicia-se na sexta feira e só termina na manhã de quarta feira de cinzas. Denominado de CARNAVAL DE TODOS, Palhano é só FOLIA. A realização é da Prefeitura Municipal, Administração Construindo Um Palhano de Todos, Prefeito Nilson Freitas, e da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude gerenciada pelo secretario Elenilton Barros.

As informações chegadas até a redação do Portal da TV Jaguar é de que todas as pousadas da cidade, já estão com suas capacidades de reservas asseguradas, para os visitantes que se anteciparam com o intuito de garantirem suas acomodações, como também varias casas da cidade foram alugadas para o período da folia, sem se falar nas dezenas Palhanense que residem fora do município, e já confirmou aos parentes a vinda para o carnaval Palhanense.

Nos temos acompanhado nos últimos 6 anos a evolução do carnaval do Palhano e a cada ano, a estrutura é melhorada, bem como tem aumentado a participação dos foliões da cidade e dos visitantes, dado a organização desde a escolha das banda, o percurso do trio elétrico, o espaço dos camarotes e a segurança do evento.

Por / Flávio Costa

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Russas: Comissão batalha por projeto de reforma do Aeroporto João de Deus


Os comandantes Joari Loureiro e Iolam Santiago e o Radialista Didi Marreiro integram uma comissão que está solicitando junto à Prefeitura e ao Governo do Estado a reforma do aeroporto João de Deus. No último dia 15, uma equipe do Departamento de Estradas e Rodovias – DER, fez uma visita ao local para analisar suas condições e assim elaborar o projeto de reforma e ampliação.

De acordo com o Coronel Paulo Edson, assessor aeroportuário, o Governo do Estado está reformando pistas em várias cidades do interior dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, para que elas voltem a operar. O funcionamento da pista está previsto para o próximo aniversário da cidade. A próxima etapa será a construção de um terminal de passageiros.

Fonte: TV Russas

Russas premiou escolas que obtiveram melhores resultados no SPAECE-ALFA e SMAEF


Uma festa, para quem promove o saber, foi realizada pelo município de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED, nesta quarta, 15 de fevereiro, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico - CVT.


O evento teve como objetivo premiar as escolas municipais, que obtiveram os melhores resultados no ano de 2010, na avaliação do SPAECE-ALFA (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará), bem como as escolas que obtiveram os melhores resultados em 2011, no SMAEF (Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental).

O SPAECE-ALFA avalia de dois em dois anos as turmas de 2ª séries de todas as escolas municipais, e o SMAEF avalia bimestralmente, através de rede, todas as turmas de 3ª a 9ª séries das escolas municipais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

No SPAECE-ALFA as três escolas que obtiveram os melhores resultados foram: Tia Benilce (1º), CAIC Senador Carlos Jereissati (2º) e Inácio de Barros Neto (3º); já no SMAEF os melhores índices foram obtidos pelas escolas: Zina Moreira (1º), Alípio Rodrigues de Oliveira (2º) e Margarida Maria Martins (3º).

Durante o evento, cada unidade educacional agraciada recebeu um cheque simbólico correspondente ao valor do 14º salário, pago a seus professores, como uma das premiações proporcionada pela conquista, num valor total de R$ 256.169,24 (duzentos e cinqüenta e seis mil cento e sessenta e nove reais e vinte e quatro centavos). Além disso, cada escola recebeu um valor em dinheiro para ser utilizado em benefício de seus educandos.

Participaram da solenidade a Secretária Municipal da Educação Professora Lindalva Pereira Carmo; Secretária Municipal de Assistência Social Adriana Ribeiro; Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Dernival Barbosa, senhorita Luma Andrade representando a 10ª CREDE; Diretores, Coordenadores, Professores e alunos das escolas municipais, Técnicos da SEMED, Sociedade Civil e Imprensa.

Companhia do Pagode vai abir Carnaval 2012 em Quixeré


O município de Quixeré vai repetir o sucesso dos anos anteriores e fará um dos maiores carnavais de água doce do vale do Jaguaribe. A festa acontecera como já e de costuma na barragem do Rio Jaguaribe bem na entrada da cidade. O local já e conhecido por contar o maior contingente de foliões misturando Rio-Grandenses e Cearenses de todas as tribos carnavalescas.

Para botar fogo na galera, a abertura do carnaval em Quixeré no Sábado, 18, tem banda Montana, e às 15h Companhia do Pagode da Bahia e a dança da boquinha da garrafa nas areis do Rio Quixeré além da apresentação da banda Baiana Galera Bach.

No Domingo, 19, a festa também iniciara com a banda Montana, mais no final da tarde será a vez da banda Amor Amil de Aracati incendiar as areias do rio Quixeré. Na segunda feira, 20, a banda Montana se despede do carnaval de Quixeré, no fim da tarde do mesmo dia a folia será por conta da banda Pegada Black. Na terça feira, 21, ultimo dia de folia a festa terá inicio com a apresentação da Banda Potiguar Abadala e a folia vai se despedir ao som da banda Mania da cidade de Aracati. Todos os dias a festa terá inicio a partir das 13h e o término programado para as 17h.

Toda a estrutura da arena da folia necessária a boa acomodação esta sendo montada desde os banheiros, bares, praça de alimentação, segurança e aparato de saúde, estão quase que concluídos, além de um amplo camarote VIP para os foliões melhor se acomodarem. Esta sendo esperado para este ano, uma aglomeração de aproximadamente 30 mil foliões por dia na Barragem de Quixeré.

Por: Arnaldo Freitas

IFCE de Limoeiro abre 200 vagas para cursos técnicos


O Campus Limoeiro do Norte do IFCE recebe, até 8 de março, inscrições para seu exame de seleção 2012.1, com 200 vagas distribuídas em cinco cursos técnicos, que serão ministrados em sua sede e em dois campi avançados. A prova está programada para o dia 18 de março, domingo, pela manhã. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha concluído o primeiro ano do Ensino Médio.

Os cursos oferecidos, cada um com 40 vagas, são: Panificação (em Limoeiro do Norte), Edificações e Aquicultura (em Morada Nova), e Manutenção Automotiva e Petróleo e Gás (em Tabuleiro do Norte). As inscrições serão feitas somente pela internet. Mais informações no seguinte endereço: http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=1520. O resultado deve ser divulgado dia 22 de março, com matrículas dias 28 e 29 do mesmo mês.

Curso técnico é um curso de nível médio, que tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Um de seus propósitos é o acesso mais ágil ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação.

Fonte: TV Russas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coordenação do PAD visita telecentros que serão inaugurados em Russas


O coordenador geral do Projeto Ação Digital (PAD), João Paulo de Oliveira, juntamente com a coordenadora adjunta, profa. Ozenir Ferreira, realizaram neste ultimo sábado, 11/02/2012, visitas a três telecentros que ainda não foram inaugurados.


Os espaços visitados foram o Telecentro Maria Neném de Sousa na comunidade de Timbaúba dos Simplícios, Telecentro Maria do Livramento da Costa, na comunidade de Gracismões e o Telecentro Alexandre Correia, na comunidade de Ingá.

O objetivo dessas visitas, antes das cerimônias de inauguração, é o de informar melhor às comunidades sobre a utilidade desses espaços. Muitos ainda não tinham noção da grande quantidade de atividades que podem ser realizadas nesses telecentros e contaram com os organizadores do PAD e os líderes comunitários para maiores esclarecimentos.

Durante as reuniões, a equipe destacou o empenho da Prefeitura Municipal de Russas em expandir o Projeto Ação Digital, bem como da importância do apoio obtido junto ao Governo Federal através do Programa Telecentros.BR.


"O importante é que essas salas com onze computadores conectados à Internet pertencem à comunidade, a quem cabe preservar e utilizar, da melhor forma possível, todos os equipamentos recebidos", destaca João Paulo, coordenador do PAD.

As visitas prosseguem até a primeira quinzena de março e logo após será realizada a entrega oficial dos espaços às comunidades.

Ao todo, serão 13 novos telecentros inaugurados no município de Russas em decorrência da expansão do Projeto Ação Digital através do Programa Telecentros.BR.

Fonte: PAD

Chuva e vento forte deixam rastro de destruição em Russas no Ceará


Surpresa e medo foram os sentimentos demonstrados por cada morador da cidade de Russas durante uma chuva com fortes rajadas de ventos, que aconteceu nesta terça, 14, por volta das 16h. Mas o que causou temor mesmo foi o vento forte, haja visto, esse fenômeno natural, raramente acontecer na região.


Após o ocorrido, que não durou muito tempo, foi possível ver o rastro de destruição deixado pelas ruas e bairros da cidade. Uma placa de publicidade caiu sobre um veículo de passeio, várias outras placas de fachadas de lojas foram destruídas, parte do muro de um motel veio ao chão, a antena de transmissão de uma rádio também caiu, muitos galhos de árvores despencaram, parte de telhados de residências, prédios comerciais e públicos acabaram sendo destruídos e muitas antenas parabólicas foram danificadas.


Apesar de toda essa destruição, o prejuízo só foi material, segundo informações, felizmente não há registro de vítimas fatais ou lesionadas.

Fotos: TV Russas

Polícia prende acusados de praticarem latrocínio em Russas


Foram presos nesta terça-feira, 14, às 7h30min, na localidade de Parelhas, zona rural de Russas, após denuncia anônima, a dupla Ribamar dos Santos Filho, 22 anos, natural de Solonopole, residente na Rua Benjamin Constant, em Russas, e Jerferson Tiago de Sousa Almeida, 19 anos, natural de Russas, residente na Travessa Prefeito Manuel Matoso, mesmo Município. Eles confessaram terem praticado o latrocínio que vitimou fatalmente Manoel Alves de Oliveira, ocorrido no dia 13 de fevereiro, em Russas, além de outros crimes como roubo de moto, receptação e tráfico de entorpecentes.

A polícia recuperou também a motocicleta furtada da vítima na noite do latrocínio, no caso uma Honda NXR BROS, cor preta, ano 2009, placa NVE-3692, que estava parcialmente submersa nas águas do Rio Jaguaribe, na localidade de Parelhas.

Com os indivíduos foi apreendida uma motocicleta Honda CG 125 FAN, vermelha, ano 2011, que estava com a placa HXP-2347, placa esta pertencente a uma Honda BROS, cor vermelha, ano 2006/2007, que fora roubada na localidade de Lagoinha, zona rural de Quixeré-CE, no dia 02 de fevereiro deste, e que através do chassi da motocicleta apreendida foi identificada sua verdadeira placa, como sendo OCP-8961, que também constava como roubada na data de 28 de janeiro deste.

Vale ressaltar que foi encontrado na residência de Ribamar 39 (trinta e nove) trouxas de maconha, o que caracteriza tráfico de entorpecentes.

A dupla foi conduzida a DRPC onde o 1º foi autuado por trafico de entorpecentes, latrocínio e receptação (Art. 33 da Lei dos Entorpecentes e Artigos 157 e 180 do CPB Latrocínio e receptação) e o 2º autuado em flagrante com base no Art. 157 § 3º do CPB (Latrocínio).

RUSSAS: ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VITIMA LESIONADA ENVOLVENDO PM

Dia 14.02.2012 – Por volta das 17h00, na Av. Governador Raul Barbosa, em Russas-CE, um soldado da polícia militar, natural de Pereiro-CE, residente no bairro Tabuleiro da Vaquejada, em Russas-CE, trafegava em uma motocicleta DAFRA SPEED, cor vermelha, placa NQM-6227, que ao fazer uma manobra para evitar uma colisão com uma veiculo VW SANTANA, cor verde, placa HVJ-5175, que era conduzido por JURANDIR VIDAL SANTIAGO, natural de Russas, residente no bairro Catumbela, em Russas, quando perdeu o controle da citada motocicleta e veio a cair, no acidente o policial militar sofreu escoriações no joelho direito, braço direito e no ombro, foi socorrido para o hospital por uma viatura do ronda do quarteirão onde ficou internado. Os PM do ronda do quarteirão atenderam a ocorrência e adotaram as medidas cabíveis.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 14 PARA 15 / 02 / 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Município de Russas irá realizar III Conferência Municipal de Cultura


O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria de Cultura e Turismo, vai promover no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), das 7h30min às 17h, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a III Conferência Municipal de Cultura, cujo tema abordado será “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.

Durante o evento, serão discutidos em grupos e plenária, os seguintes eixos: Produção simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

A Conferencia terá como objetivos principais discutir e aprovar propostas que futuramente poderão se tornar políticas públicas, bem como eleger delegados que representarão o Município na Conferencia Estadual da Cultura a ser realizada ainda neste ano em Fortaleza.

Participe! Sua presença será fundamental para a grandeza do evento.

Melhores escolas avaliadas pelo SPAECE-ALFA e SMAEF serão premiadas em Russas


O Município de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED vai realizar no dia 15 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, no Auditório do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) de Russas, a solenidade de premiação das escolas do Município que obtiveram os três melhores resultados no ano de 2010, na avaliação do SPAECE-ALFA (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará), bem como das três escolas que obtiveram os melhores resultados em 2011, no SMAEF (Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental).

O SPAECE-ALFA avalia de dois em dois anos as turmas de 2ª séries de todas as escolas municipais, e o SMAEF avalia bimestralmente, através de rede, todas as turmas de 3ª a 9ª séries das escolas municipais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Partilhar com todas as escolas e com a sociedade, que torce pela melhoria da qualidade do ensino em nosso Município, significa ratificar o compromisso e a seriedade do trabalho desenvolvido nas Escolas da rede municipal de ensino de Russas.

Participe! Sua presença será fundamental para a grandeza do evento.

Carnaval de Aracati 2012: De 17 a 21, cinco dias de folia


No Carnaval mais tradicional do Ceará a folia começa na Sexta (17) e só termina na Terça (21). E os foliões já podem começar os preparatórios para o Carnaval de 2012.

Confia as bandas que irão agitar Aracati.


MELA-MELA (Av. Cel. Pompeu)

Sexta

Los Kakos
Chico de Janes
Malukos da Folia
Frennesy
Ouro Elétrico

Sábado

Malukos da Folia
Louca Mania
Amor a Mil
Tabakana
Badala

Domingo

Amor a Mil
Swing Louco
Aché mil
Bicho Arretado
Banda Tribal

Segunda

Bala Chic
Seu Maxixe
Louca Mania
Amor a Mil
Zunzumbaba

Terça

Louca Mania
Ouro Elétrico
Aché Novo
Banda Tribal
Maria Bahiana

PRAIA DE MAJORLÂNDIA

Sábado

Los Kakos
Pegue Aché

Domingo

Banda tribal
Swing Louco

Segunda

Maria Bahiana

Terça

Ouro Elétrico

FONTE: http://www.aracatiemfoco.com/

Futsal: Lauro Rebouças e Fluminense avançam à 2ª fase da Copa Jaguaribana


Aconteceram nos dias 07, 09 e 11 de fevereiro, na quadra coberta da Escola Maria de Lourdes de Oliveira, os jogos do grupo “A” da 1ª Fase da 12ª Copa Jaguaribana de Futebol de Salão, promovida pela Liga Limoeirense de Futsal, presidida pelo Radialista Paulo Noronha.

Após três dias de disputas e jogos acirrados, as equipes Lauro Rebouças de Limoeiro do Norte e Fluminense de Quixeré obtiveram suas classificações para a segunda fase da competição. O time limoeirense obteve 100% de aproveitamento, venceu na estréia o Fluminense por 4 a 2, no jogo seguinte derrotou ASSEF de Flores por 7 a 0 e fechou a fase vencendo a outra anfitriã, CEF, por 5 a 4. Já o Fluminense, se recuperou da derrota sofrida na estréia e venceu as outras duas, 4 a 2 no CEF e 4 a 1 contra o ASSEF, fechando a fase em segundo lugar do grupo com 06 pontos. As equipes anfitriãs, CEF 3ª com 03 pontos e ASSEF 4º com zero ponto, foram desclassificadas.

Lauro Rebouças e Fluminense vão aguardar a decisão da chave “B”, composta por Sport de Tabuleiro, Jaguaribara, CEMER de Morada Nova e Beira Rio do Córrego de Areia. Os jogos desse grupo serão disputados nos dias 28 de fevereiro, 01 e 03 de março, na quadra coberta Radialista Flávio Brilhante, em Tabuleiro do Norte.