sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ceará desfalcado de Mota e Fernando Henrique contra Crateús


Habilidade de improvisar e arranjar. O novo treinador do Ceará, Lula Pereira, tem sido exigido nestes quesitos desde que assumiu a equipe há uma semana. Para o próximo desafio, que será domingo (26), ele terá seis desfalques. Contundidos e suspensos não enfrentarão o Crateús, no estádio Juvenal Melo.

O volante sentiu uma contusão durante a partida contra o Icasa, nesta quinta-feira (23), no PV. De acordo com o médico Joaquim Garcia, o atleta sentiu uma dor muscular na região anterior da coxa. Ele se machucou sozinho. Já o atacante Mota (foto) passou por exames, mas ainda não tem condições de jogo. O camisa 9 se queixa de dores nas costelas.

Fernando Henrique também foi avaliado pelo médico. O goleiro voltou a sentir um desconforto muscular na parte posterior da coxa. O exame de imagem constatou “um discreto edema”. O arqueiro está vetado para a partida contra o Crateús.

Suspensos

Além destes dois desfalques, as baixas no meio campo e ataque aumentaram com suspensões. Juca, Leandro Chaves e Romário não poderão enfrentar a equipe interiorana. O volante vai cumprir o último jogo, dos 4, que pegou de punição por expulsão na primeira partida do Estadual. Os outros dois receberam o 3º cartão amarelo no último confronto.


Improvisando


Lula Pereira disse em entrevista, após a vitória sobre o Icasa, que está preocupado com o meio campo. O técnico quer fortalecer o setor e sinalizou um possível retorno de Heleno ao lado de Éverton. Assim, lançaria o garoto Potiguar na zaga. O treinador também quer manter Paulo Sérgio na lateral esquerda e também promover o retorno de Eusébio ao meio campo. Ederson e Misael disputam a vaga na frente.

Fonte: jangadeiro online

Prorrogado prazo para atualização cadastral do Programa Bolsa Família


O prazo de atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família foi prorrogado por um mês. Os municípios deveriam concluir o cadastramento até a próxima quarta-feira (29), mas agora terão o prazo estendido até 29 de março. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a adoção de um novo sistema de senhas deixou o Cadastro Único indisponível por duas semanas, por isso a necessidade de adiamento.

De acordo com o ministério, 729 mil famílias tiveram o pagamento do benefício bloqueado no início de 2012 por falta de atualização cadastral. Elas não terão o benefício cancelado caso façam a revisão até 29 de março. Aqueles que já fizeram a atualização poderão sacar o pagamento em março, juntamente com as parcelas de janeiro e fevereiro que ficaram indisponíveis. Os participantes do programa deverão procurar a prefeitura do município para concluir o processo.

Cadastro revisado

Na revisão do cadastro, o beneficiário deverá informar mudança de endereço ou renda e a localização da escola em que as crianças da família estudam para que a frequência escolar possa ser acompanhada. De acordo com o ministério, no início de cada ano o governo identifica os participantes cujo cadastro está há mais de dois anos sem atualização e comunica as famílias e o gestor local do Bolsa Família para que as informações sejam atualizadas.

Beneficiários que moram em cidades de Minas Gerais, do Rio de Janeiro ou Espírito Santo que tenham decretado situação de emergência ou calamidade por causa das chuvas no começo do ano, não tiveram o recurso bloqueado, mesmo que os dados estejam desatualizados. Os beneficiários dessas regiões devem ficar atentos e procurar os gestores do Bolsa Família no município até o prazo de 29 de março.

Fonte: jangadeiro online

Como fica a situação do ex-prefeito Weber com relação à Lei da Ficha Limpa


Com a votação do Supremo Tribunal aprovando a Lei da “Ficha Limpa” para estas eleições, ficou mais difícil para políticos e ex-gestores que tiveram suas contas desaprovadas quando administraram recursos públicos saírem candidatos este ano. O artigo 1º da Lei estabelece de acordo com o parágrafo 9º do art. 14 da Constituição federal na letra “g” que são inelegíveis “os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição”

O Ex-prefeito de Russas, Dr. Weber Araújo tinha um processo no Tribunal de Contas dos Municípios de nº 9088/05, referente à prestação de contas do governo no exercício de 2004, julgadas irregulares. Em 13 de Dezembro de 2007 o TCM desaprovou essas contas em julgamento definitivo, mas não foi aplicada a nota de improbidade administrativa. Em 28 de Abril de 2008 a Câmara Municipal de Russas por 9 votos a 1, confirmou o parecer do TCM desaprovando as contas, tornando o ex-prefeito inelegível para as eleições de 2008 com base na Lei complementar nº 64, de 18 de Maio de 1990, que estabelece casos de inelegibilidade.

Mesmo recebendo parecer contrário do Ministério Público (promotoria) e tendo o registro de candidatura indeferido pelo Juiz Eleitoral Local, em 2008 o ex-prefeito ganha o pedido de liminar junto a Vara da Fazenda Pública (mesmo não sendo este o órgão legítimo para julgar o caso) requerendo suspensão do parecer do TCM e do ato do Poder Legislativo de Russas (Câmara de Vereadores), conseguindo assim seu registro provisório para disputar a eleição para prefeito em 2008.
Mesmo com a Lei “Ficha Limpa” em vigor nestas eleições, haveria uma possibilidade remota do Dr. Weber conseguir uma Liminar e registrar sua candidatura, pelo fato de não ter sido aplicada nota de improbidade administrativa do processo 9088/05 referente à desaprovação das contas do exercício de 2004. Uma liminar tornaria o ex-prefeito novamente candidato.

O grande e grave problema do ex-gestor para as eleições de 2012 é outro processo julgado pelo Tribunal de Contas, de nº 9947/01, referente ao ano de 2000 quando então prefeito fez a reforma da Praça Monsenhor João Luiz e não apresentou o desembolso financeiro no valor de R$ 341.249,40 e não fez licitação para contratar a obra. O réu teve todas as oportunidades de apresentar documentos que sanassem as irregularidades e não o fez, gerando o acordão 6808/09 em 11 de Novembro de 2009, que teve como relator o conselheiro Artur Silva.

Em seu relatório o conselheiro Artur Silva diante da série de irregularidades aplicou multa de R$ 27.985,83 ao ex prefeito Raimundo Weber de Araújo e o reconhecimento, em tese, da prática de Improbidade Administrativa, com base no inciso VIII, art. 10 da Lei 8.429/92, referente ao item 16 do relatório (ausência de licitação).

Diante disso, de acordo com o Art. 15 da Lei “Ficha Limpa”, o candidato que tiver a inelegibilidade em julgamento ou publicada por decisão proferida por órgão colegiado, lhe será negado registro de candidatura, ou cancelado seja tiver sido feito, ou nulo caso diploma já tenha sido expedido.

Com base nos artigos da Lei “Ficha Limpa”, a condição do ex-prefeito Weber o torna inelegível até o ano de 2017, quando se encerra os 8 anos após ter as contas do processo 6808/09 reprovadas e publicadas em 2009, constatando prática de improbidade administrativa.

Fonte: tvrussas.com.br

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Russas: Autoridades, permissionários e sociedade civil se reúnem para discutir construção do novo mercado


Na tarde da quinta feira 23 de fevereiro esteve reunido no auditório do CVT (centro vocacional tecnológico) de Russas, o prefeito municipal Raimundo Cordeiro de Freitas, o representante da secretaria das cidades do Ceará e do governo do estado senhor Rogério Leite, parte do secretariado municipal e os permissionários do mercado velho Dr. José Martins de Santiago.

O prefeito Raimundinho, falou aos presentes, que estava muito apreensivo quanto ao deslocamento dos feirantes para as acomodações provisórias no espaço alugado na AABB. Segundo o prefeito, as providencias estão sendo tomadas no sentido de atender as necessidades dos locadores nas instalações provisórias da AABB Clube, colocando a toda a máquina administrativa a disposição dos mercadores. Na oportunidade o prefeito nomeou o assessor do gabinete Dilberto Baltazar para representar o município junto aos feirantes.

Em suas explanações, o representante da secretaria das cidades Rogério Leite frisou que pequenos ajustes foram feitos no projeto original a pedido do executivo municipal e dos usuários da nova edificação. Segundo ele nada que comprometa o projeto inicial do mercado modelo da cidade de Russas. Muito questionado pelos comerciantes, Rogério Leite explicou que as duvidas geradas com a mudança do prédio, serão tiradas pela comissão formada por eles mesmos e membro do executivo para gerenciar o novo mercado publica da cidade.

Já Dilberto Baltazar, o representante do município a frente da comissão que trata do traslado do comercio para o terreno da AABB, afirmou que a tarefa é árdua, mais que é satisfatório trabalhar visando o desenvolvimento do município. Dilberto também afirmou a nossa reportagem que ira trabalhar junto à comissão tirada dos permissionários buscando solucionar os problemas causados com a mudança de local.

Informações oficiais dão conta que, o traslado das bancas do mercado para a AABB e o aluguel do espaço físico, correram por conta do município. Também tomamos conhecimento que ate o final do mês de Abril, o senhor Rogério Leite virar a Russas, para informar as datas finais para licitação e construção do moderno mercado da cidade de Dom Lino.

Por / Arnaldo Freitas

Inscrições abertas para o curso Fundeb do programa Formação pela Escola do FNDE


Estamos com inscrições abertas para o curso Fundeb (120 vagas) do programa Formação pela Escola do FNDE. Nesse sentido, a SEDUC, através da coordenação estadual do programa Formação pela Escola orientou e deseja que todos os nossos profissionais da educação (professores, gestores, funcionários) e também conselheiro s tenham a oportunidade de fazer esse curso que se inicia em 15 de março e termina no dia 30 de abril, sendo a carga horária de 40 horas e através da plataforma moodle http://cursos.fnde.gov.br. O encontro presencial será feito na própria escola e no município.

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação. O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

As inscrições vão até o dia 09 de março e devem ser enviadas para esse e-mail professorluismoreira@gmail.com

Outras informações no endereço eletrônico: www.fnde.gov.br

Russas: SEAMA e Instituto Agropolos impulsionam financiamentos do Pronaf no Município


Em parceria com o Banco do Nordeste, o Instituto Agropolos trabalha para ajudar o agricultor familiar a melhorar de vida acessando o Pronaf que disponibiliza financiamentos para ampliar e diversificar a produção agrícola. Em Russas, a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) apóia essa parceria e impulsiona a assinatura de contratos.

O agricultor Osival Nogueira da Silva, por exemplo, morador do Poço Verde, conseguiu recursos para a construção de um poço tubular, a compra de acessórios de irrigação e para a reforma das cercas de sua propriedade que conta com a assistência técnica da Secretária de Agricultura de Russas e do Agropolos.

O crédito começa a surtir efeito. Osival tem 90 galinhas da raça carijó, metade delas botando em média 30 a 40 ovos por dia, continua produzindo cebolinha e coentro para o comércio local, já começou a construção do poço, a reforma da cerca e a compra de equipamentos para irrigação. Com esses investimentos o agricultor familiar aumentará a disponibilidade de água na propriedade, diminuindo os efeitos causados pela estiagem e ampliando sua área de produção de cebolinha, coentro e pimentão.

No Vale do Jaguaribe, o Agropolos tem atuado com as agências do BNB de Jaguaribe e Limoeiro. Já foram liberados projetos voltados para piscicultura, bovinocultura de leite, irrigação, custeios pecuários, produção de cebolinha, coentro e pimentão e projetos voltados para o armazenamento de água como poços e barragens, totalizando mais de R$ 300.000,00

Fonte: www.institutoagropolos.org.br

Prorrogada data de inscrições do Concurso Público de Russas


A Coordenadoria Executiva de Concursos Públicos (CECOP) do INGA, no uso de suas atribuições legais, considerando, a delegação de poderes contida no Edital PMR No. 001/2012 baixado pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Russas-CE, Raimundo Cordeiro de Freitas, percebendo a necessidade de tornar mais eficaz o princípio constitucional da publicidade na administração pública aumentando as possibilidades e acesso aos interessados em inscrever-se no citado certame, e devido o intervalo das inscrições em virtude do período carnavalesco de 2012, resolve, prorrogar as inscrições para o citado concurso público até às 22h do dia 02 de Março de 2012.

Edital completo e inscrições exclusivamente pelo site www.ingagestao.org.br. Os interessados podem também esclarecer suas dúvidas, junto à equipe de apoio do INGA, que atende diariamente no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas, de 8h às 13h.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Desfile de blocos foi o diferencial do carnaval popular de Russas


A cidade de Russas, a exemplo de milhares de município brasileiros, viveu momentos de alegria e socialização durante o carnaval 2012. A população russana teve a oportunidade de acompanhar a irreverência, a diversidade e o colorido dos blocos carnavalescos, que desfilaram pela Avenida Dom Lino proporcionando o grande diferencial do carnaval russano.


Foi notório o contentamento e a integração entre foliões e público durante a apresentação dos blocos, que desfilaram no domingo e terça-feira, pela principal avenida da cidade, saindo da frente do CEO Municipal com chegada na AACR. Destaque para o Bloco das Virgens, liderado pela educadora e presidente da Associação Russana da Diversidade Humana (ARDH) Luma Andrade, que reuniu gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis, levando a avenida muita alegria e glamour, além desse bloco desfilaram também os blocos Brincantes na Folia (OFICART), bateria e Bloco Coração Russano e Ai Se Eu Te Pego (homenagem ao carnavalesco Joaquim da Cabocla).


O carnaval popular de Russas contou também com os bailes realizados durante as quatro noites, no salão de eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR. As principais atrações musicais foram às bandas Paulo Ney e Pegada Black, além da Orquestra de Frevo Mestre Messias, que fez a festa dos foliões ao tocar as tradicionais marchinhas de carnaval.

O carnaval popular de Russas foi promovido pelo Governo Municipal objetivando garantir a permanência do russano durante o período momino em sua terra natal, atrair turistas e gerar emprego e renda.

Número de homicídios cai 41,5% no carnaval 2012


O número de homicídios registrados no período de Carnaval caiu de 53 no ano passado para 31 neste ano (-41,5%) em todo o Estado. Em Fortaleza, foram 11 homicídios em 2012 contra 15 no ano passado, representando queda de 26,7%.

Interior e macrorregiões

No interior, a redução do número de homicídios foi de 31 em 2011 para 10 neste ano, com queda de 67,7%. As macrorregiões de Sobral/Ibiapaba e Inhamuns não registraram nenhum homicídio doloso no período. Na macrorregião do Cariri também houve forte queda no número de homicídios: de nove para três.

Mortes violentas

O número total de mortes violentas (homicídios, afogamentos, acidentes de trânsito, suicídios, choques elétricos, quedas, achado de cadáver) caiu no período de Carnaval deste ano quando comparado a igual período do ano passado. Em 2011 foram registrados 83 mortes violentas contra 58 neste ano, numa redução de 30,12%.

Afogamentos

O Corpo de Bombeiros também registrou redução do número de pessoas mortas por afogamentos. Em 2011, 12 pessoas morreram no mar ou nos espelhos d’água do interior do Ceará. Neste ano, o número caiu para 10, numa redução de 20%.

Estradas

Nas rodovias estaduais foram registrados 77 acidentes em 2012 contra 85 em 2011, numa redução de 9,4%. Já o número de mortes passou de oito no ano passado para nove neste ano. A quantidade de feridos caiu de 74 para 50 em igual período.

A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu neste ano 132 veículos, contra 51 no ano passado (a maioria motos). Também registrou 102 procedimentos por alcoolemia (embriaguez ao volante) contra 61 no ano passado, num aumento de 67,2%.

Fonte: jangadeiro online

Jaguaruana: Raimundo Francisco anuncia apoio a Aninha Barbosa


O ex-prefeito de Jaguaruana, Raimundo Francisco Freitas Jaguaribe, para surpresa de todos participou do União Notícias desta quarta-feira (22) e falou sobre as eleições municipais de 2012. Raimundo Francisco garantiu que mais uma vez vai apoiar a pré-candidata a prefeita Aninha Barbosa (PT) já que nas eleições de 2000 contou com o apoio da própria Aninha na disputa pela prefeitura mesmo com Manezinho (então prefeito em 2000 e pai de Aninha) apoiando o outro candidato (Zé Augusto).

O ex-prefeito se mostrou bastante chateado com as últimas especulações que envolvem seu próprio nome e garantiu também que jamais conversou com ninguém a respeito da possibilidade de fechar um acordo com o atual prefeito Bebeto Delfino (PMDB) para as eleições de outubro próximo.

Ele deixou bem claro que não tem nada contra Bebeto e que por não morar em Jaguaruana não pode fazer nenhuma crítica ou elogio sobre a atual gestão.

Fonte: radiouniaofm.com

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 22 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.365 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (22), em São Paulo. A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (25), é de R$ 22 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 02 - 24 - 26 - 32 - 35 - 50.

A Quina vai premiar 52 apostas com R$ 23.397,34. A Quadra registrou 3.368 apostas certas e cabe a cada uma delas R$ 516,05.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer uma das 11,2 mil lotéricas da CEF. A aposta mínima é de R$ 2,00.

Fonte: globo.com.br

Unidos da Tijuca é a campeã do carnaval carioca 2012


A Unidos da Tijuca foi eleita a campeã do carnaval carioca nesta quarta-feira (22). A escola da Zona Norte é a vencedora pela terceira vez em sua história após uma acirrada disputa na apuração do Grupo Especial que aconteceu nesta tarde na Sapucaí. Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A. O desfile das campeãs acontecerá no dia 25 de fevereiro (sábado), com a apresentação das seis primeiras classificadas.

A Unidos da Tijuca, campeã em 1936 e 2010, apostou mais uma vez na criatividade do carnavalesco Paulo Barros, famoso por trazer inovação para a Passarela do Samba. A escola trouxe vaqueiros, sanfonas e baião para celebrar Luiz Gonzaga, que completaria cem anos em 2012 se estivesse vivo.

O enredo teve o título de "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão". A Tijuca alcançou 299,9 pontos, somente 0,2 a frente da Salgueiro.

Fonte: globo.com.br

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo


A Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo. O anúncio foi feito pela Liga Independente das Escolas de Samba por volta das 23h da segunda-feira (21), cinco horas após a interrupção da apuração devido a um tumulto durante a leitura das últimas notas.

De acordo com a Liga Independente das Escolas, a decisão de manter os pontos apurados até o início do tumulto foi tomada por sete votos a cinco. A segunda colocada foi a Rosas de Ouro.

Nos momentos finais da apuração, quando eram lidas as notas do último quesito julgado, o samba-enredo, um integrante de uma das agremiações pulou o alambrado e rasgou os papéis que definiriam a escola campeã.

Uma confusão generalizada instalou-se no Sambodrómo e outros intregrantes de escolas de samba também começaram a invadir o local onde os votos estavam sendo lidos, jogando os papéis com os votos dos jurados para o alto. A polícia tentou conter o tumulto, afastando as pessoas da área reservada para os organizadores e retirando os torcedores.

Fonte: verdesmares.com.br

Atualização de cadastro do Bolsa Família pode ser feito até dia 29


Beneficiários do Bolsa Família que não receberam as parcelas de janeiro e fevereiro têm até o dia 29, para procurar a prefeitura a fim de confirmar ou alterar as informações que constam do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e evitar o cancelamento do pagamento em março.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informou que 729 mil famílias tiveram os benefícios bloqueados por não atualizarem as informações, que devem ser periódicas e funcionam como um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda, que atende a 13,3 milhões de famílias.

O programa atende famílias com renda por pessoa de até R$ 140 por mês. Os valores dos benefícios variam de R$ 32,00 a R$ 306,00 de acordo com o perfil de renda e o número de integrantes. Para receber o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar, pelo menos a cada dois anos, os dados de renda, número de integrantes, endereço e escola dos filhos.

Fonte: cearaagora.com.br

69 corpos deram entrada no IML de Fortaleza, durante período momino


Neste Carnaval, 69 corpos deram entrada no Instituto Médico legal (IML) de Fortaleza. De acordo com o órgão, das 19h da última sexta-feira (17) às 7h desta Quarta-feira de Cinzas (22), a maioria das vítimas foram assassinadas.

Segundo o IML, foram 24 mortes por homicídio, 20 em acidentes de trânsito, cinco por afogamento, duas por queimaduras e uma por choque elétrico.

Os registros dizem respeito a Capital e aos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Fonte: jangadeiroonline

Polícia Militar registra 12 óbitos na área do 1º BPM durante período carnavalesco


Um deles ocorrido durante a noite de segunda (20) para terça-feira (21), na Avenida Beira Rio, mais precisamente as margens do Rio Jaguaribe, no município de Jaguaribe, Estado do Ceará.

Populares encontraram por volta das 06h, no citado local, o corpo de Juliana Gomes da Silva, 28 anos, natural de Jaguaribe, que residia no Bairro Américo Bezerra, mesmo Município. Ela foi morta com vários golpes de faca na altura do pescoço.

Está sendo apontado como principal suspeito do crime o companheiro da vítima, Reginaldo Moura da Silva, que segundo informações de populares eles discutiam constantemente, e no dia anterior estavam na delegacia local discutindo partilha de bens.

Policiais militares, após diligencias, realizaram a prisão de Reginaldo, que foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis. Vale ressaltar que o acusado já respondeu por um crime com as mesmas características.

OUTROS ÓBITOS

Foram três por afogamento, todos na cidade de Beberibe; quatro vítimas de acidentes de trânsito ocorridos nas cidades de Russas, Iracema, Pacajus e Cascavel; um suicídio por enforcamento em Jaguaruana; uma morte natural em Pereiro e dois homicídios a bala, um em Aracati e outro em Limoeiro do Norte. Relatos completos neste blog, em postagens anteriores.

CONFIRA ABAIXO AS OCORRÊNCIAS DAS ÚLTIMAS 24 HORAS

BEBERIBE: MORTE POR AFOGAMENTO

Dia 21.02.2012 – Por volta das 14h00min, no município de Beberibe, deu entrada na Emergência do hospital municipal, vítima de um afogamento, o corpo da aposentada HÉLVIA DE QUEIROZ COUTINHO, 75 anos, natural de Campos dos Boitacás – RJ, residente em Niterói – Rio de Janeiro. Segundo informações, a aposentada entrou nas águas da “Lagoa do Uruaú”, que fica pouco mais que 02 (dois) km de distância do Centro de Beberibe, quando de repente foi vista nas águas da lagoa já em estado de óbito. O corpo deu entrada na emergência do hospital às 14h00, mas o fato só foi comunicado à Polícia Militar às 20h00, quando foi deslocado para o local uma composição do Ronda do Quarteirão, a RD 1298, que fez o registro da ocorrência. O Rabecão 7096 instantes depois removeu o corpo da vítima para Fortaleza, para os procedimentos cabíveis.

LIMOEIRO DO NORTE: HOMICIDIO A BALA

Dia 22.02.2012 – Por volta das 01h30, populares informaram que acabara de ocorrer um acidente de moto (queda), na CE 377, estrada pavimentada que liga Limoeiro do Norte-CE à Quixeré-CE. Tão logo tomou-se conhecimento, a CP 1114 deslocou-se no local onde encontrou TARCÍSIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO, ex-presidiário, natural de Assú(RN), residente no Sítio Km 60, Chapada do Apodi, Limoeiro do Norte-CE, que perdeu o controle da motocicleta HONDA/CG 125 TITAN ES, ano 2001, cor VERMELHA, placa HWF5367, informando que, ao voltarem para Quixeré-CE, ele e mais dois amigos, foram perseguidos e alvejados a bala: 1º - FRANCISCO EVALDO XAVIER SANTIAGO, vulgo “DIN”, ex-presidiário, residente no Sitio Cercado do Meio, Quixeré-CE; 2º – JOSÉ IVAN DA SILVA, natural de Limoeiro do Norte-CE, residente na localidade de Sítio Tomé, zona rural de Quixeré-CE. Contudo, o policiamento saiu a procura dos outros dois, onde encontrou, já sem vida, o JOSÉ IVAN DA SILVA, e ao lado do corpo a motocicleta HONDA/NXR150 BROS ES, ano 2006, cor Vermelha, placa HYE9378. Minutos depois, foi repassada a informação que o outro chegou conduzindo a motocicleta HONDA/CG 125 FAN, ano 2008, cor PRETA, placa HYT-3436. Uma parte do policiamento, socorreu o Tarcísio ao Hospital Regional de Limoeiro do Norte-CE com algumas escoriações pelo corpo devido a queda, porém sem perfurações dos tiros efetuados, segundo a vítima; assim como isolaram o local do Homicídio até a chegada da Polícia Civil juntamente com a viatura da Perícia Forense, onde, identificaram aparentemente, apenas uma perfuração a bala na parte das nádegas, ficando a dúvida se óbito se deu devido a queda.

MORADA NOVA: PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICIDO A FACA

Dia 21.02.2012, por volta das 02h30, no distrito de Aruaru, Morada Nova-CE, JOSÉ ALISSON MATOS SOUSA, natural de Fortaleza-CE, foi lesionado a faca no abdômen, por JOÃO PAULO RAMOS, natural de Cascavel-CE, o qual foi preso em flagrante. Que ALISSON foi socorrido ao hospital de Morada Nova e em seguida encaminhado para o IJF. PM’s na CP 1361, realizaram a prisão de JOÃO PAULO e o conduziram à USI além de prestaram os primeiros socorros à vitima.

ARACATI: LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 21.02.2012 – Por volta das 21h20, na Rua José de Alencar, em Aracati-CE, a Sra. MARIA CLEMILDA DA SILVA, 61 anos, residente na Rua Francisco Sá, bairro Carlito Pamplona em Fortaleza-CE, estava em pé na calçada de uma residência, quando ouviu um disparo de arma de fogo, e sentiu um impacto no abdômen, em seguida percebeu que tinha sido atingida por uma bala perdida, a mesma foi socorrida para o hospital de Aracati, medicada e liberada, haja vista a lesão foi superficial. Os PM efetuaram diligenciais, porém, não localizaram nenhum suspeito.

RUSSAS: ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL (posto de combustível)

Dia 22.02.2012 – Por volta das 0h45, o Posto de combustível Chapadão situado na BR-116, Km 160, em Russas-CE, foi roubado por um individuo, alto, pele branca, armado com uma faca, que trafegava em uma bicicleta, o qual rendeu o frentista, e roubou uma quantia de R$ 200,00 (duzentos reais) em dinheiro e em seguida fugiu na citada bicicleta. Os PM do ronda do quarteirão, efetuaram diligenciais, mas não localizaram o infrator.

MORADA NOVA: ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 21.02.2012 – Por volta das 20h00, na Rua Alto Tiradentes, em Morada Nova-CE, a comerciante MARIA JOSÉ SOUSA DE OLIVEIRA, natural de Morada Nova-CE, estava em seu estabelecimento comercial, situado no endereço acima, quando foi abordada por 03 (três) indivíduos, características não anotadas, sendo que um estava armado com um revolver, renderam a vitima, roubaram cereais e uma quantia não especificada em dinheiro, em seguida fugiram. Os PM do ronda do quarteirão, efetuaram diligencias, mas não localizaram os infratores.

MORADA NOVA: ROUBO A PESSOA

Dia 21.02.2012 – Por volta das 20h30, na Rua Amâncio Rodrigues, centro de Morada Nova-CE, o FRANCISCO DE ASSIS COUTINHO, estava parado na rua acima, quando foi abordado por 03 (três) indivíduos, características não informadas, sendo que um estava armado com um revolver, renderam a vitima e roubaram sua carteira porta cédulas com uma quantia de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) em dinheiro, cartões de crédito, e documentos pessoais, em seguida fugiram. Os PM do ronda do quarteirão, efetuaram diligencias, mas não localizaram os infratores.

MORADA NOVA: PRISÃO E APREENSÃO POR ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL E ROUBO A PESSOA

Dia 22.02.2012 – Por volta das 03h50, na Av. Presidente Geisel, em frente a Churrascaria São Francisco, após uma abordagem policial foram presos as seguintes pessoas, 1º MICHAEL GUEDES DE LIMA, residente no bairro Aerolandia em Fortaleza; 2º RUDENGLEYSON CARVALHO DA COSTA, residente no bairro Aerolandia em Fortaleza; 3º JAIMILSON FAUSTINO DA SILVA, residente no bairro São João do Tauape em Fortaleza; 4º LUNIXSON BRENO DA SILVA BEZERRA, residente no bairro São João do Tauape, em Fortaleza; 5ª RAIANA KELE DE MELO, residente no bairro Curió em Fortaleza, 6ª GLICIA CAMILA DE MELO SOUSA, residente no bairro Curió em Fortaleza e apreendida sua irmã M. M. M. S., 16 anos. As pessoas acima estavam em um veiculo FIAT Siena, cor prata, ano 2011, placa NUZ-0350, que estar em nome da Empresa LOC CERTO (locadora de veiculo), com sede em fortaleza, e uma motocicleta Honda CG 150, TITAN, cor cinza, ano 2011/2012, placa OCF-2729, que estava em nome da Sra. Maria Mirian da Silva. Os homens presos na abordagem foram reconhecidos pela comerciante vitima de um roubo praticado por eles ao seu comercio e pelo o Sr. que também foi vitima de roubo praticados pelos os indivíduos (radiogramas nº 108 e 109/ 21.02.2012). Vale ressaltar que no interior do veiculo havia 01 (um) revolver ROSSI especial, calibre 38, nº J186778, capacidade para 06 (seis) cartuchos, contendo 05 (cinco) intactos e 01 (um) deflagrado além de uma quantia de R$ 523,00 (quinhentos e vinte três reais). Os PM, juntamente com os PM do ronda do quarteirão, efetuaram a prisão e apreensão dos envolvidos e conduziram a USI de Morada Nova, para os procedimentos.

RUSSAS: VEÍCULOS LOCALIZADOS

Dia 20.02.2012, por volta das 07h00, nas localidades de Carpina e Flores, zona rural de Russas-CE, foram localizados os veículos: 01 - motocicleta Honda CG 125 FAN, ano 2008, de cor preta, placa HYY 1277, de propriedade de GEORGE DE ARAÚJO OLIVEIRA, 02 - motocicleta Honda CG 125 TITAN, ano 1999/2000, de cor vermelha, placa HXB 5180, de propriedade de FRANCISCO CELIO BANDEIRA DE MACEDO, as quais foram roubadas na noite 20.02.2012, no Sitio Pedro Ribeiro, Russas-CE. PM’s. na RP 1481, recolheram as motos ao Subdestacamento de Flores, para serem recambiadas à DRPC de Russas-CE.

LIMOEIRO DO NORTE: VEÍCULO LOCALIZADO

Dia 21.02.2012 – Por volta das 09h30, a equipe de policiais militares da RD 2700 recebeu a informação que, às margens do Rio Banabuiú, Sítio ilha, limoeiro do Norte-CE, encontrava-se uma motocicleta abandonada. Tão logo tomou-se conhecimento, a equipe deslocou-se ao local onde conduziram à DP local para procedimentos cabíveis a motocicleta HONDA/CG 125 TITAN KS, ano 2001, cor VERMELHA, placa HXY1060, Limoeiro do Norte-CE, registrada em nome de Maria da Consolação Guimarães Lima, que foi furtada dia 19/02/12 (domingo), na Rua CE. Antônio Joaquim, Limoeiro do Norte-CE, conforme Radiograma Nº 082, datado em 19/02/12.

LIMOEIRO DO NORTE: VEÍCULO LOCALIZADO

Dia 21.02.2012 – Por volta das 13h00, a equipe de policiais militares da CP 1114 recebeu uma informação que às margens da Barragem das Pedrinhas, ao Pé da Serra, Limoeiro do Norte-CE encontrava-se uma motocicleta abandonada. Tão logo tomou-se conhecimento, a equipe deslocou-se ao local onde identificaram a motocicleta HONDA/CG 125, ano 1984, placa HUQ 0270, Quixeré-CE, registrada em nome de ALUÍZIO JERONIMO DE BRITO, que encontrava-se sem as rodas. Vale salientar que não consta queixa de furto/roubo no Sistema de Informações de Segurança (INFOSEG) tão pouco no Sistema do DETRAN. A referida motocicleta foi conduzida à DPC local para procedimentos cabíveis.

QUIXERÉ: PRISÃO POR FURTO DE VEICULO

Dia 21.02.2012 – Por volta das 20h00, os policiais militares do destacamento de Quixeré-CE, fizeram a abordagem a um indivíduo de nome ANTÔNIO DEUZIMAR DE SOUSA OLIVEIRA, natural de Fortaleza-CE, residente em Sitio Tomé Zona Rural de Limoeiro do Norte-CE, que andava na motocicleta HONDA CG 125 TITAN, vermelha, ano 1996, placa: HVT-2262 e como o mesmo não apresentou documentos da motocicleta nem pessoais, os policiais resolveram conduzi-lo ao destacamento da policia militar para fazer uma melhor averiguação. Logo em seguida chegou também ao destacamento a pessoa de GERLÂNDIO RODRIGUES GOMES, natural de Quixeré-CE, informando que sua moto tinha sido furtada de frente ao mercado público onde havia deixado. Logo os policiais informaram que sua motocicleta tinha sido apreendida à poucos instantes em uma abordagem policial. E de pronto a vítima reconheceu como sua a moto apreendida, bem como apresentou a documentação da mesma. Diante dos fatos os policiais militares deram voz de prisão ao acusado e conduziu o mesmo juntamente com a motocicleta para a unidade de policia civil de Quixeré onde foi autuado em flagrante.

TABULEIRO DO NORTE: APREENSÃO DE MENOR POR DESACATO E RESITENCIA

Dia 22.02.2012 – Por volta das 02:30h, na Praça de Eventos, centro de Tabuleiro do Norte-CE, na realização do tradicional carnaval desta cidade, foi apreendido o menor (W.S.A.), natural de Russas, (17 anos), por resistir, desacatar e lesionar o ombro direito(tirando do lugar) de um dos PM’s que realizavam o policiamento ostensivo do referido evento. O Policial foi levado até o hospital local e em seguida encaminhado até o hospital regional de Limoeiro do Norte-CE, para receber o atendimento adequado inerentes ao fato. Os policiais militares desta USI juntamente com a FTA de Limoeiro do Norte-CE, encontravam-se fazendo o policiamento do citado evento(carnaval), quando o fato aconteceu, tendo apreendido e conduzido o menor até a USI, para serem feitos os procedimentos de praxe.

HORIZONTE: LESÃO CORPORAL

Dia 21.02.2012 – Por volta das 12hs, a Srª Tereza Pereira da Silva, natural de Pacajus, foi espancada pelo seu filho, o ex-presidiario Lazaro Gonçalves da Silva, natural de Pacajus. O autor chegou a causar lesões leves em sua genitora. Que a RD 1162 compareceu ao local e conduziu o autor a DPC de Chorozinho, onde foi autuado no art. 129 do CPB.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 22 PARA 22 / 02 / 2012

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Chuva de mais de 100 mm atingiu cidades da Região Jaguaribana nas últimas horas


A região do Vale do Jaguaribe foi atingida por fortes chuvas nas últimas 24 horas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 79 municípios cearenses.

A maior precipitação do dia aconteceu em Itaiçaba, onde choveu 116 milímetros. Também registraram fortes pancadas os municípios de Jaguaribara (115mm), Deputado Irapuan Pinheiro (110mm) e Alto Santo (100mm).

Carnaval

Nos principais destinos dos foliões no Ceará, o carnaval foi debaixo de chuvas. Em Beberibe choveu 77 milímetros. Também foram registradas pancadas em Fortim, Trairi, Paracuru e Camocim.

Previsão

A previsão é de que as chuvas continuem em todo o Estado. Em Fortaleza, a expectativa é de céu parcialmente nublado com possibilidade de precipitações durante o dia. A temperatura máxima pode chegar aos 32 °C enquanto a mínima não deve passar de 23 ºC.

Fonte: jangadeiroonline

Acidentes deixam oito mortos nas CE's neste carnaval


Desde o início da Operação Carnaval 2012, na última sexta-feira (17), foram registradas oito mortes nas CE’s. De acordo com o balanço da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foram contabilizados 66 acidentes com 41 feridos.

O último acidente grave aconteceu no município de Cascavel, Litoral Leste do Estado, na noite desta segunda-feira (20). Uma colisão frontal entre carro e moto teve como vítima Paulo Francisco da Silva, de 45 anos.

De acordo com os policiais, o condutor da motocicleta não era habilitado, estava sem capacete, trafegando na contramão e embriagado.

PRF

O balanço das últimas 24 horas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou sete acidentes com três feridos e dois mortos, um em Madalena e Tianguá, interior do Estado.

Sentido único

Nesta terça (21) e quarta-feira (22), os três primeiros quilômetros da CE 085 terão sentindo único Paracuru/Caucaia. A PRE orienta que os motoristas entrem no município de Caucaia e pegue a CE 451, conhecida como antiga estrada velha.

Fonte: jangadeiroonline

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Polícia registra 54 acidentes em estradas estaduais do Ceará


A Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE) já registrou 54 acidentes com sete mortes e 34 feridos nas estradas cearenses. Os dados compreendem o período de sexta-feira (17) até esta manhã de segunda-feira (20).

Segundo com a PRE-CE, o último acidente com morte ocorreu no município de Tianguá, no quilômetro 139 da CE-187, durante a madrugada do domingo (19). Um atropelamento seguido de tombamento, envolvendo duas motos, deixou duas pessoas mortas. As vítimas foram o pedestre Isaías Souza Amaral e a passageira de uma das motos, Maria Ivonete Ferreira de Araújo.

De acordo ainda com PRE-CE, foram realizadas 45 autuações por embriaguez. Seis pessoas foram detidas após realizarem o teste do bafômetro e outras 39 recusaram realizar o teste e tiveram os veículos multados e apreendidos.

Fonte: verdesmares.com.br

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Polícias rodoviárias registram 43 acidentes com três vítimas no Ceará


As polícias rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual (PRE-CE) registraram 43 acidentes nas estradas cearenses nas últimas 24 horas, período que compreende as 6h de sábado (18) até as 6h de domingo (19). Três pessoas morreram e 12 ficaram feridas´.

No Crato, quilômetro 34 da CE-386, o condutor de uma motocicleta morreu após perder o controle do veículo e cair. A vítima tinha 30 anos e o acidente ocorreu por volta das 23h30m de sábado (18).

Já em Pentecostes, no quilômetro 42 da CE-341, duas pessoas morreram durante a colisão entre uma moto e uma bicicleta. As vítimas foram o condutor da moto, de 24 anos, que estava sem capacete, e o condutor da bicicleta, um homem de 57 anos, segundo informações da PRE-CE.

Casal é assassinado durante Carnaval na Prainha


Um homem identificado como Pedro Jorge e a esposa foram assassinados, na tarde deste sábado (19), na Prainha, no município de Aquiraz.

De acordo com a Polícia, o casal estava participando das comemorações carnavalescas na praça do município. Um homem mascarado abordou as vítimas, efetuou os disparos e fugiu em direção a comunidade do Japão.

As vítimas foram socorridos no posto de saúde da localidade, mas não resistiram aos ferimentos. Segundo os policiais, o homem tinha envolvimento com tráfico de drogas.

Fonte: Jangadeiro online