sábado, 24 de março de 2012

Jovens de Jaguaruana terão Escola de Educação Profissional


Os estudantes do município de Jaguaruana, na região do Baixo Jaguaribe, passam a contar com a Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva. A inauguração será nesta segunda-feira (26), às 19 horas, com a presença do governador Cid Gomes que entregará aos cearenses a 83ª unidade com essa modalidade de ensino. Foram investidos R$ 8,8 milhões, oriundos do Governo Federal e Tesouro do Estado, utilizados para construir, mobiliar e equipar a nova escola.

A unidade tem capacidade para atender 540 alunos, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas, em uma estrutura composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os alunos vão dispor de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena.

A Escola de Educação Profissional Francisca Rocha Silva ofertará o Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de tecelagem, comércio e cerâmica. Cada estudante tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pelo Governo do Estado, colocando em prática as habilidades e competências desenvolvidas durante a formação técnica. Para a definição dos cursos, a Secretaria da Educação (Seduc) considera a vocação econômica de cada região. A nova unidade integrará a 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), que já contava com quatro EEEPs nos municípios Aracati, Morada Nova, Russas e Tabuleiro do Norte sob sua abrangência.

O aluno Maurílio Kaique Barreto, matriculado no curso técnico de comércio diz que a escola vai prepará-lo não só para o mercado de trabalho, mas para a vida."Hoje eu sei que ter me apaixonado pelo projeto da Escola Profissional não foi em vão, pois ela me faz ver o mundo com outra perspectiva” - destaca o estudante.

A implantação do programa teve início em 2008, com 25 unidades. Em 2012, 95 Escolas Estaduais de Educação Profissional estarão em funcionamento, atendendo aproximadamente 31 mil jovens, em cursos técnicos com três anos de duração. Até o final da atual gestão o Ceará terá um total de 140 EEEPs. As construções seguem o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais e foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Serviço: INAUGURAÇÃO DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

83ª EEEP Francisca Rocha Silva – Data: 26/03/2012 – Horário: 19 horas
Endereço: rua João Celedônio Sobrinho, s/n – Jaguaruana

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante

Tabuleiro do Norte: Em plena luz do dia homem assalta estabelecimento comercial


Aconteceu nesta sexta-feira, 23, em plena luz do dia, por volta das 11h da manhã, na Rua Pio Afonso Chaves, Zona Urbana da cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, um assalto a estabelecimento comercial.

Segundo informações da proprietária, Ângela Cléia Pompeo Souza da Costa, um indivíduo não identificado, que trajava blusa e boné pretos, chegou a pé, e anunciou o assalto levando uma quantia em dinheiro não informada e um aparelho celular, cor preta e vermelha.

Vale ressaltar que segundo a vítima, o infrator não mostrou nenhuma arma, apenas fez fortes ameaças.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área, na tentativa de identificar e prender o assaltante, contudo sem sucesso.

JAGUARETAMA: PRISÃO POR FURTO DE ANIMAIS E FORMAÇÃO DE QUADRILHA

Por volta das 08h00min, de 23/03/2012, o Sr. Franciné Bezerra compareceu ao Pelotão PM em Jaguaretama-CE, dando conta que, na noite anterior haviam sido furtados de sua Fazenda Salvatório a quantidade de 57 animais (caprinos e ovinos) e, na ocasião, já delatou os suspeitos, pois foram vistos por populares pastoreando o rebanho em direção a outra localidade naquela área. Os PPMM do Pelotão daquele Município desencadearam uma operação policial que, por volta das 11:30min., resultou na prisão em flagrante de LUCIVAN REINALDO BORGES, onde foram apreendidos os animais furtados (37 ovinos e 20 caprinos); empreendendo mais diligências, no Centro de Jaguaretama-CE, a fração PM prendeu outro partícipe do crime identificado como sendo ANTÔNIO GRANJA FILHO. Os flagranteados apontaram mais dois autores desse furto: FRANCISCO MISAEL BORGES SENA, e JÚLIO HENRIQUE DE SENA CARNEIRO, os quais empreenderam fuga e encontram-se foragidos. Os dois presos ainda confessaram que, juntamente com esses demais autores, formavam um bando que arrombou o Fórum da Comarca de Jaguaretama-CE, fato ocorrido em 16/03/2012. Os infratores foram apresentados ao Delegado de Polícia Civil de Plantão, o qual ratificou a prisão e mandou lavrar o Auto de Prisão em Flagrante.

RUSSAS: FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 23.03.2012, por volta das 15h30min, na Rua Padre Raul Vieira, bairro centro em Russas-CE, foi apreendido o menor de idade (A.R.A.F), 14 anos de idade, pois o mesmo furtou 01 (um) boné da loja Bazar Bijoux, localizada na Rua Padre Raul Vieira, centro em Russas-CE, de propriedade da Sra. Natalia Costa Rodrigues. O menor foi conduzido ate a DRPC e apresentado a autoridade competente para serem adotadas as providências cabíveis.

ARACATI: APREENSÃO DE MATERIAL ILICITO NA CADEIA PÚBLICA

Dia 23.03.2012, por das 21h15min, na Cadeia Publica de Aracati-CE, localizada na Av. Deputado Caetano Guedes, bairro Cacimba do Povo, policiais militares realizando rondas no exterior da cadeia, quando perceberam que dois homens a pé jogaram um pacote para o interior do presídio e em seguida tomaram rumo ignorado, diante do exposto, policiais militares realizaram uma busca no interior da referida unidade prisional e conseguiram apreender os seguintes objetos: 01(uma) faca de 8 polegadas, 01(pedra) de crack e 01(uma)trouxinha de maconha. A polícia militar apreendeu todo material e apresentou à autoridade policial para os devidos procedimentos.

RUSSAS: TCO POR DIREÇÃO PERIGOSA

Dia 23.03.2012, por volta das 13h00min, na Rua Cônego Agostinho, Russas-CE, foi conduzido a DRPC de Russas-CE para os devidos procedimentos, EMANUEL VINICIUS PAZ BARBOSA, o mesmo estava em 01 (uma) motocicleta Honda CG 150 Titan ES, de cor preta, ano 2011, de placa OCK-3840, praticando direção perigosa.

LIMOEIRO DO NORTE: APREENSÃO DE MENOR AO VOLANTE

Dia 23/03/2012(sexta-feira), por volta das 17h30, a Equipe da CP-1084 abordou na Rua Francisco Nunes Guerreiro, Limoeiro do Norte-CE, o menor (J.B.C.S.), nascido em 30/06/1996, que conduzia a motoneta HONDA/C100 BIZ, fabricação/modelo 2005, de cor PRETA, placa HYT-7014, registrada em nome de DELVA MARIA ARAUJO COSTA. Tanto o menor quanto o veículo foram conduzidos à DPC local para procedimentos cabíveis.

PACAJUS: PRISÃO POR FURTO

Dia 23.03.2012, por volta das 10h50min, no município de Pacajus, foi vítima de furto o pescador FRANCISCO GENILSON BATISTA DA SILVA. Segundo informações da vítima, ele deixou 01 (uma) Bicicleta de sua propriedade em frente a sua residência, onde percebeu instantes depois, que o objeto havia desaparecido. Ao perceber de longe 02 (dois) indivíduos em uma bicicleta, solicitou a presença da Polícia Militar no local. Em companhia da vítima, a composição da RD 1164 fez diligências pela cidade, e ao chegar no bairro Buriti o proprietário da Bicicleta avistou um indivíduo carregando uma bicicleta que ele imediatamente a identificou como sendo de sua propriedade. O indivíduo, então, foi abordado e preso em flagrante delito pelo crime de furto. Trata-se do servente FRANCISCO ALDICLÉCIO LEANDO DA SILVA. Vítima e acusado foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Pacajus, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. O indivíduo apontado foi autuado em flagrante delito pelo crime de furto.

PACAJUS: PRISÃO POR HOMICÍDIO A BALA

Dia 23.03.2012, por volta das 00h30min, no Polo de Lazer do Bairro Coaçu (próximo a parede do canal), foi encontrado o corpo de JOSÉ NILSON DA SILVA, Vulgo “Bicheira”, 39 anos, natural de Pacajus/CE.A RD-1163 foi quem atendeu a ocorrência colheu os dados e acionou a Perícia e o Rabecão. Segundo informações repassadas pelo perito, a vítima foi atingida com 03 disparos de revolver, um no peito e 02 na região da Cabeça. Por volta das 09h30min, no bairro Coaçu, a composição da RD 1163 fizeram diligências, no sentido de localizar e prender o autor do crime, e se depararam com o indivíduo EDIVAN OLIVEIRA FLOR. Antes da abordagem, os Policiais do Ronda do Quarteirão avistaram o indivíduo em atitude muito suspeita, e apresentando estar bastante nervoso, passou a ser indagado, momento em que confessou a prática do homicídio ocorrido na madrugada.O indivíduo foi apresentado na DPC de Pacajus, sendo autuado em flagrante delito pelo crime de Homicídio Doloso.

CASCAVEL: ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 23.03.2012, por volta das 19hs, houve um assalto ao posto de combustíveis “Rota da Praia II”, situado na CE 253, na localidade de Curralinho, em Guanaces/Cascavel, onde três indivíduos, sendo um armado a revolver, chegaram a pé e renderam o frentista Natanael Silva Medeiros, que teve seu celular e a quantia de R$ 320,00 reais pertencente ao posto roubados. A CP 1155 compareceu ao local, porem os autores já haviam se evadido em direção ao matagal e não foi possível prende-los.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 23 PARA 24 / 03 / 2012

Clássico-Rei terá a arbitragem de Avelar Rodrigo


O árbitro Avelar Rodrigo vai apitar o Clássico-Rei na próxima rodada do Campeonato Cearense. O sorteio que escolheu o nome do juiz aconteceu na tarde desta sexta-feira (23), na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF).

Os assistentes serão Thiago Brígido e Mardônio Ribeiro. Para a função de quarto árbitro, Cleuton Lima foi o escolhido. A Comissão de Arbitragem da FCF foi responsável pela escalação do quadro que vai comandar o jogo.

Avelar Rodrigo desbancou três companheiros do apito. Almeida Filho, Luzimar Siqueira e Wladyerisson Oliveira também tiveram seus nomes cotados para arbitrar o clássico.

Fortaleza x Ceará

Fortaleza x Ceará vai acontecer próximo domingo (25) no estádio Presidente Vargas, a partir das 16horas. A partida será válida pela 17ª rodada do Estadual. O Leão lidera a competição com 41 pontos, enquanto o Vovô é o segundo colocado com 36 pontos.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Aos 80 anos morre Chico Anysio, o mestre do humor


O humorista, ator e escritor Chico Anysio morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, em decorrência de falência múltiplos dos órgãos. Chico não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital Samaritano, onde ele estava internado, no Rio de Janeiro.

O velório de Chico acontece neste sábado no Theatro Municipal do Rio, e será aberto ao público a partir do meio-dia. O corpo do comediante será cremado no domingo, ainda sem previsão de horário.

Chico estava internado desde o dia 30 de novembro de 2011. O humorista chegou a ter alta no dia 21 de dezembro, mas retornou à unidade médica no dia seguinte, 22 de dezembro, depois de apresentar hemorragia digestiva.

Chico sofreu uma piora na última quarta (21), quando apresentou queda da pressão arterial e falência dos rins e foi submetido a sessões de hemodiálise. Na quinta à tarde, passou por um processo de drenagem torácica, para remoção de um "grande hematoma pleural". Na manhã desta sexta, o humorista sofreu uma parada cardiorespiratória e chegou a ser reanimado. Durante o período de internação, foi submetido a uma cirurgia abdominal e diagnosticado com pneumonia. Ele também dependia de ajuda de aparelhos para respirar, e, durante a internação, foram feitas tentativas de retirar o respirador, sem sucesso.

Nos últimos dois dias, recebeu a visita de muitos parentes, como os filhos Bruno Mazzeo e André Lucas, os sobrinhos Marcos Palmeira e Cininha de Paula, além da mulher Malga di Paula.

Ao longo de 2011, Chico passou por consecutivos períodos de internação. Em março, deixou o Samaritano após 110 dias hospitalizado, quando enfrentou complicações cardiorrespiratórias. Ele foi submetido a angioplastia e tratou uma pneumonia na UTI.

Em outubro, voltou ao hospital por cinco dias, dessa vez para aliviar uma crise de dores nas costas.

Em agosto de 2010, o humorista passou 19 dias internado no mesmo hospital, depois de ser submetido a uma cirurgia para retirada de parte do intestino grosso.

Fonte: bol.com.br

sexta-feira, 23 de março de 2012

Russas promove vasta programação para celebrar a Festa Anual das Árvores


O município de Russas através das Secretarias, da Agricultura e Meio Ambiente e da Educação e do Desporto Escolar, estará realizando durante o período de 27 a 29 de Março, uma programação especial alusiva a Festa Anual das Árvores, comemorada na Região Nordeste durante o mês de março.

Nesses dias serão realizadas diferentes atividades para celebrar a data, tais como: Palestras, distribuição e plantio de mudas, participação das escolas, participação da comunidade russana nos seus diversos segmentos, arborização e reflorestamento que serão realizados nas áreas de reserva legal do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas - DISTAR.

Sua participação será fundamental para a grandeza do evento. Confira abaixo a programação da Festa Anual das Árvores do município de Russas.

• Dia 27/03/2012: Manhã e tarde - Palestra nas Escolas municipais com distribuição de mudas para as comunidades;

• Dia 27/03/2012: Manhã - Distribuição de mudas na Praça Monsenhor João Luís e panfletagem de conscientização contra a poda drástica.

• Dia 28/03/2012: Manhã e tarde - Distribuição de mudas nas escolas municipais, estaduais e privadas com blitz educativa e arborização de avenidas da cidade.

• Dia 29/03/2012: Manhã - Recuperação das áreas de reserva legal do Distrito Irrigado Tabuleiro de Russas – DISTAR com participação dos irrigantes;

• Dia 29/03/2012: Manhã - Distribuição de mudas nas Associações Comunitárias e panfletagem de conscientização contra a poda drástica.

Por/Cláudio Moura

Segundo boletim médico, estado de saúde de Chico Anysio é crítico


O estado de saúde do humorista Chico Anysio, 80 , é considerado crítico, de acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Hospital Samaritano, no Rio.

De acordo com o boletim, ele passou por uma sessão de hemodiálise na noite desta quarta-feira (21), e está recebendo alta dose de medicamento para controlar a pressão arterial.

Anysio está sedado, respira com a ajuda de aparelhos e seu estado ainda é considerado grave.

O comediante está internado desde o dia 22 de dezembro, por problemas cardiorrespiratórios. Desde então, o artista passou por diversas complicações.

Fonte: verdesmares.com.br

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ministério Público suspende provisoriamente Concurso Público de Russas


O Concurso Público de Russas que estava previsto para acontecer no próximo dia 1º de abril, foi suspenso provisoriamente pelo Ministério Público do Estado do Ceará, que ingressou com ação civil pública distribuída para a 1ª. Vara da Comarca de Russas-CE sob o No. 13864-60.2012.8.06.0158/0, no qual, o Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito, deferiu medida liminar suspendendo provisoriamente o certame.

Em nota divulgada no site do Instituto Nacional de Gestão Avançada – INGA, considerando, que a medida é meramente provisória, o INGA e a Prefeitura
Municipal agiram e estão agindo sempre dentro da legalidade e que estão tomando as medidas judiciais cabíveis para restabelecer a continuidade do certame no prazo mínimo possível.

O edital com todas as informações da suspensão provisória está disponível no site www.ingagestao.org.br.

FETRAECE vale do Jaguaribe realizou manifesto pelas principais ruas de Russas


A sede regional da FETRAECE vale do Jaguaribe, localizada na cidade de Russas, recebeu na manhã do dia 21 de março quarta feira, representantes dos sindicatos rurais de todo o vale do Jaguaribe. O encontro se deu como forma de continuidade ao ato das mulheres sindicalistas denominado de Macha das Margaridas. A manifestação teve sua abertura em Brasília no dia 8 de março, dia internacional da Mulher e segue com atos organizados durante todo o mês de março, em varias das regionais da FETRAECE em todos os municípios brasileiros.

As caravanas das margaridas do vale do Jaguaribe foram recepcionadas no pátio externo da sede regional da FETRAECE pelo coordenador da regional Joseane Silveira, pela secretária de política para as mulheres da regional Rosangela Moura, e pelo coordenador de juventude Bandeira maia. No local da concentração foi servido um farto café da manhã a base de produtos da agricultura familiar.

Eram esperadas pela organização cerca de 600 (seiscentas) mulheres, mais o número de margaridas se aproximou de 1.000 (mil) que pacíficas e ordeiramente marcharam em fila dupla pelas ruas de Russas, até chegarem ao paço municipal e câmara de vereadores, situadas na Avenida Dom Lino no centro de Russas.

Mesmo o manifesto sendo regional e não apenas do município de Russas, uma pauta de reivindicações foi entregue ao prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, e uma outra aos vereadores Fernando Amaral, José de Fátima e João Torquato representantes do presidente da câmara vereador Chiquinho Cachole.

Seguindo em passeata os manifestantes chegaram ao posto regional do INSS de Russas, onde foram recebidos cordialmente em uma sala de reunião improvisada pelo coordenador da regional Otacílio Mota e pela Dra. Débora, assistente social, e representante do gerente executivo do INSS Dr. Júlio Cezar.

Na pauta de reivindicações estava entre outras questões, a solicitação de atendimento mais humanizado por parte dos entrevistadores e pelos médicos peritos. O cumprimento do horário de trabalho por parte dos profissionais médicos da instituição. A abertura dos postos do INSS já concluídos nas cidades da região Jaguaribana. A reunião aconteceu em clima amistoso e respeitoso. Os dirigentes do órgão previdenciário se comprometeram em acolher e procurar dar soluções, através de encaminhamento das reivindicações apresentadas pelos manifestantes.

Por / Arnaldo Freitas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Russas: Caixa Econômica e Prefeitura assinam Contrato de Repasse da Praça do PEC


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21, no Auditório do CAIC Senador Carlos Jereissati, no Bairro Mutirão, em Russas, a solenidade de assinatura do contrato de repasse do recurso para a construção da Praça dos Esportes e da Cultura (Praça do PEC). Assinaram o documento o Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas e José Ney Monteiro Pereira, Gerente Regional da Caixa Econômica Federal para Estados e Municípios, representando a Superintendência da CEF.


A Praça do PEC é uma obra pertencente à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, com recursos na ordem de R$ 2.115.000,00 (dois milhões, cento e quinze mil reais), oriundos do Ministério da Cultura, com contrapartida do Município. O montante será repassado ao município pela Caixa Econômica Federal - CEF, que também terá a missão de acompanhar a execução da obra.

O equipamento será edificado na Avenida Nicanor Baltazar de Oliveira, Bairro Lagoa do Toco, periferia de Russas, inclusive o terreno para sua construção já foi disponibilizado pelo Município. A citada Praça ocupará uma área de 3.000 m², constituída por diferentes equipamentos como quadra poliesportiva coberta, bicicletário, pista de skate, área com equipamentos de ginástica, mesa de jogos, pista de caminhada, área verde e play ground. A obra tem por objetivo integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em comunidades de alta vulnerabilidade social.


Ainda durante a solenidade foi anunciado pelas autoridades municipais, a conquista da Cozinha Comunitária, onde em breve será realizado um momento solene para assinatura de contrato de repasse da referida obra, que também será construída no Bairro Lagoa do Toco, nas proximidades da Praça do PEC. Segundo informações apenas 17 municípios cearenses serão contemplados por esse benefício. A Cozinha Comunitária é uma obra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), destinada ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que serão disponibilizadas a preços acessíveis à um público, composto por pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). A obra custará ao Governo Federal com contrapartida do Município o valor de R$ 469.000,00 (quatrocentos e sessenta e nove mil reais).

Durante sua fala a Secretária Municipal da Educação e do Desporto Escolar, Professora Lindalva Pereira Carmo, anunciou que será construída uma pista de atletismo, vizinho a Praça do PEC. Segundo a educadora será mais um espaço disponível a prática esportiva objetivando o incentivo e revelação de novos talentos nessa modalidade, haja visto, o grande potencial russano nesse esporte.

Participaram da solenidade o Prefeito Raimundo Cordeiro; Gerente Regional da CEF para Estados e Municípios José Ney Pereira; Gerente Geral da CEF Agência de Russas Enoch Pinto Filho; Deputado Estadual Adail Carneiro; Vereadora Noilda Rocha representando a Câmara Municipal; Secretários Municipais; da Educação Lindalva Pereira, Assistência Social Adriana Ribeiro, Saúde Marta Dantas, Esporte e Juventude Jorge Rodrigues, Planejamento e Gestão Carlos Cordeiro, Agricultura Dernival Barbosa, Finanças Rosélia Fonseca e de Infraestrutura Valdecir Nogueira; Coordenador de Projetos do Município Nilrenor de Oliveira; Empresários, Sociedade Civil e Imprensa da Região.

Logo após a assinatura do contrato, todos os presentes, acompanharam o Prefeito Raimundinho em visita ao terreno onde serão construídas as citadas obras.

Segundona: Limoeiro perde para o Barbalha no Romeirão, na abertura da 4ª rodada


Em jogo realizado no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, nesta terça, 20, válido pela abertura da 4ª rodada do Cearense da 2ª Divisão, o Limoeiro Futebol Clube foi derrotado pelo Barbalha pelo placar de 2 a 0, gols de Wesley e Ismael.

Em quatro jogos disputados o Jaguar venceu apenas um, 3 a 0 no Juazeiro em Trairi. Com apenas 03 pontos e saldo negativo de 03 gols, a equipe jaguaribana caiu para a lanterna do grupo A02. Já o Barbalha, até então último colocado do grupo, subiu para a 3ª posição com 06 pontos.

Na próxima rodada, o Limoeiro recebe a equipe do São Benedito no estádio Barrosão, em Trairí, no domingo (25), as 16h. Também no mesmo dia e horário, o Barbalha vai encarar o Juazeiro, no estádio Romeirão.

terça-feira, 20 de março de 2012

Piora estado de saúde do humorista cearense Chico Anysio


O humorista Chico Anysio, de 80 anos, apresentou piora no estado de saúde. A informação é do último boletim médico do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde está internado desde o dia 22 de dezembro de 2011, por causa de uma hemorragia digestiva. O cearense voltou a respirar com a ajuda de aparelhos por tempo integral.

De acordo com o hospital, o estado de saúde dele é grave e não há previsão de alta para o humorista, que continua fazendo fisioterapia respiratória e motora. No último dia 27 de fevereiro, Malga di Paula, mulher de Chico, relatou o estado de saúde do marido.

Ela mostrou ter consciência de que a recuperação poderia demorar. “Muitos fãs acreditam que em poucos dias estaremos de volta pra casa, mas, dolorosamente posso afirmar que esta data não está tão próxima como gostaríamos. Falo isso pela experiência vivenciada no último ano e sabendo que o período de recuperação é bastante longo”.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Russas: Contratos da Praça do PEC e Cozinha Comunitária serão assinados nesta quarta (21)


Acontecerá nesta quarta-feira, 21, às 9h, no Auditório do CAIC Senador Carlos Jereissati, a solenidade de assinatura do contrato de repasse das obras da Praça dos Esportes e da Cultura (Praça do PEC) e Cozinha Comunitária, pelo Superintendente da Caixa Econômica Federal e Prefeito Municipal de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, bem como será realizada uma visita ao local onde serão construídas as obras, na Avenida Nicanor Baltazar de Oliveira, Bairro Lagoa do Toco.

A Praça do PEC é uma obra pertencente à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, do Governo Federal, com o objetivo de integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção a violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. O recurso para a construção do equipamento será da ordem de R$ 2.115.000,00 (dois milhões, cento e quinze mil reais), oriundos do Governo Federal com contrapartida do Município.

Em Russas a obra será construída em uma área de 3.000 m², constituída por diferentes equipamentos como quadra poliesportiva coberta, bicicletário, pista de skate, área com equipamentos de ginástica, mesa de jogos, pista de caminhada, área verde e play ground.

Cozinha Comunitária

A Cozinha Comunitária é uma obra implantada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), destinada ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que são disponibilizadas a preços acessíveis à um público, composto por pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidade social, preferencialmente aquelas indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

A obra custará ao Governo Federal com contrapartida do Município o valor de R$ 469.000,00 (quatrocentos e sessenta e nove mil reais), e será construída no mesmo bairro da Praça do PEC, por ser uma área de vulnerabilidade social.

Russas: Assoc. dos Agric. de Poço de Onça recebe certificado de obtenção da DAP Jurídica


Foi realizada no sábado, 17 de março, na Sede da Associação dos Agricultores de Poço de Onça, localizada na comunidade de mesmo nome, zona rural de Russas, a solenidade de entrega do certificado de obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica) obtida pela referida Associação junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na ocasião o presidente da Entidade Associativa José Vandemberg da Costa Oliveira, recebeu das mãos dos técnicos do Instituto Agropolos o referido documento.

A conquista da declaração só foi possível porque a citada Associação reúne todos os critérios exigidos e possui 70% dos seus associados cadastrados na DAP individual.

A DAP Jurídica vai possibilitar a Associação dos Agricultores de Poço de Onça, conquistar o Selo da Agricultura Familiar, bem como garantir a participação de seus produtores nas chamadas públicas para inclusão de seus produtos na merenda escolar.


Durante a solenidade foram expostos, para apreciação do público, todos os produtos produzidos pela citada entidade e que são inseridos no cardápio escolar, entre eles: tapioca, bolos, frutas, verdura, galinha caipira, feijão, etc.

Participaram da solenidade o Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas; 1ª Dama Sônia Chaves; Vice-Prefeito Dr. Paulo Augusto Campelo Bessa; Senhores Moisés e Silva Filho Técnicos do Instituto Agropolos, Sr. Evandro representando a EMATERCE, Autoridades Municipais, Associados da Associação, Agricultores e Sociedade Civil.


O Prefeito Raimundinho falou da importância desse grande passo galgado pela Associação junto aos órgãos federais, o que garante aos produtores associados participarem das linhas de créditos dos programas estaduais e federais, pagando juros baixos, e ainda fortalece a economia do pequeno produtor, com a garantia da compra de seus produtos para inserção na merenda escolar.

Russas: Inscrições abertas para seleção de bolsista que atuarão nos telecentros


A Prefeitura de Russas, através da Coordenação do Projeto Ação Digital, lançou, no último dia 10 de março, o edital de seleção de bolsistas do CNPq para atuarem nos telecentros do município.

O valor da bolsa é de R$ 241,00 e as 20(vinte) vagas serão distribuídas para as seguintes comunidades: Sede (Centro de Russas); Lagoa do Toco; Córrego da Catita; Pitombeira I e II; Sítio Lagoinha; Capim Grosso; Ingá; Poço de Onça e Ramal de Flores.

As inscrições são efetuadas exclusivamente pela internet no site www.projetoacaodigital.com.br e são inteiramente gratuitas. Confira abaixo o cronograma do processo seletivo.

• Lançamento do edital: 10/03/2012
• Inscrições on-line: 10/03/12 a 10/04/12
• Confirmação de inscrição (por email): 11/04/12
• Entrega de documentos: 12/04/12 e 13/04/12
• Divulgação de local de provas: 14/04/12
• Prova escrita: 15/04/12
• Resultado da prova escrita: 17/04/12
• Entrevista: 22/04/12
• Resultado final: 25/04/12
• Implementação da bolsa: 27/04/12 e 28/04/12

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cearense: Limoeiro cai diante do Boa Viagem no Barrosão


Em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Cearense da 2ª Divisão, realizada neste domingo, 18, no Barrosão, em Trairi, o mandante Limoeiro não repetiu o bom rendimento do jogo passado quando derrotou o Juazeiro, e saiu de campo goleado pelo Boa Viagem pelo placar de 3 a 0.

Essa foi a 3ª vitória do Boa Viagem, que lidera o grupo A02, com 09 pontos, 100% de aproveitamento; já o Limoeiro com duas derrotas e uma vitória, está na 5ª colocação com 03 pontos ganhos.

O Jaguar do Vale volta a campo nesta terça-feira, 20, às 20h20min, no Romeirão, em Juazeiro do Norte, contra Barbalha. Já Boa Viagem joga na quarta, 21, no Romeirão contra a equipe do Juazeiro.

Confira os outros resultados da rodada.

Sábado, 17/03/2012

São Benedito 1 x 2 Barbalha
Arsenal 1 x 2 Maranguape
Juazeiro 4 x 1 Quixadá

Domingo, 18/03/2012

Uniclinic 2 x 0 Uruburetama

Classificação após três rodadas:

Grupo: A01

1 Maranguape 5
2 Maracanã 4
3 Pacatuba 4
4 Uniclinic 3
5 Arsenal 1
6 Uruburetama 1

Grupo: A02

1 Boa Viagem 9
2 Quixadá 6
3 Juazeiro 3
4 São Benedito 3
5 Limoeiro 3
6 Barbalha 3

Por/Cláudio Moura

Craques do Flamengo fazem a festa em Russas!


Na tarde deste sábado (17) a cidade de Russas viveu um dia especial, quando recebeu a presença de ex-jogadores do Flamengo que fizeram parte da geração mais vencedora da historia do clube, como Nunes, Adílio, Julio César, Claudio Adão, Rondinelli e Renato Carioca.

Os craques que hoje percorrem o país jogando amistosos com o Flamaster, participaram do Futebol da Solidariedade, que faz parte da programação da Ação Cidadania Rubro Negra, coordenada pelo projeto social Dia do Flamenguista e em 2012 tem como seu embaixador Rondinelli o conhecido Deus da Raça.

A partida teve como intuito a arrecadação de alimentos, para ser distribuído com famílias carentes do município.

O placar foi 2x1, para a equipe dos ídolos rubro negros e convidados, com a gol de Nunes o artilheiro das Decisões. Chiquinho Cacholé marcou o segundo gol, enquanto Doía Marcou para equipe de torcedores do Flamengo.


Flamengo e convidados


Junior Lemos (Gilvan), Denílson (Zé Claudio), (Doval) Celso Gavião (Alan), Rondinelli e Evaldo (Diógenes); Osanã, Renato e Adílio; Julio Cesar (Chiquinho), Claudio Adão e Nunes.


Torcedores do Fla

Jean, Doía, Hilgard, Ocelio, Dagmauro, Edmar, Carlinhos, Leandro, Deivid, Marquinhos, Roberto Ribeiro, Coquinho, Aldemir e Pança.

Técnico Maurão do Carmo

Por/Ricardo Torres

domingo, 18 de março de 2012

Incentivo financeiro para agentes comunitários terá reajuste de 16,3%


O incentivo financeiro repassado mensalmente pelo Ministério da Saúde aos municípios brasileiros, através do Piso da Atenção Básica (PAB) variável, para 250.903 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na estratégia Saúde da Família, terá reajuste de 16,3%.

O número é retroativo ao último mês de janeiro, e eleva o valor do incentivo de R$ 750 para R$ 871. Para garantir este benefício, o investimento do ministério será de R$ 403 milhões por ano, recursos que poderão ser ainda maiores, uma vez que a quantidade de ACSs tem sido crescente.

Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles realizam ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade.

Com o reajuste, o financiamento anual do Ministério da Saúde para a garantia do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde passa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,9 bilhões.

“Essa previsão considera o número atual de ACSs no país (referente ao mês de fevereiro). Mas, com a expansão da cobertura do Saúde da Família, esse valor poderá chegar a R$ 500 milhões até o final deste ano”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Segundo ele, esses recursos são para remuneração direta dos agentes e pagamento de encargos trabalhistas. Cada Agente Comunitário de saúde é responsável pelo acompanhamento de, no máximo, 150 famílias ou 750 pessoas.

O acompanhamento do trabalho destes profissionais é feito por um enfermeiro da equipe da estratégia Saúde da Família, lotado na respectiva Unidade Básica de Saúde. O agente deve ser vinculado ao município, que deverá aderir à estratégia para receber o incentivo financeiro do governo federal.

“Atualmente, quase 97% das cidades contam com a atuação destes profissionais, o que representa uma cobertura de 122.555.622 brasileiros, ou seja, mais de 64% da população. A nossa intenção é estimular, cada vez mais, a adesão dos municípios pela importância do trabalho que os Agentes Comunitários de Saúde realizam”, acrescenta Helvécio Magalhães.

Para ser um ACS, é preciso que o profissional seja morador (há pelo menos dois anos) da área onde exercerá as atividades, saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e disponibilidade de tempo integral para exercer a função de agente comunitário.

O recrutamento destes profissionais deve se dar por meio de processo seletivo promovido pela município, com o acompanhamento da secretaria estadual de saúde.

Fonte: cearaagora.com.br

Dengue: Mais de 2 mil casos confirmados no Ceará


Confirmados 2.247 casos de dengue somente este ano, no Ceará, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (16).

Entre os municípios com maior número de casos da doença, destacam-se os municípios de Fortaleza e Juazeiro do Norte, com 1.158 e 522 do total de casos confirmados, respectivamente.

Na capital cearense, o bairro João XXIII apresenta 54 casos de dengue, sendo o maior índice entre os bairros de Fortaleza. As principais vítimas são do sexo feminino, com idade entre 21 a 30 anos.

Fonte: jangadeiroonline.com.br