domingo, 22 de abril de 2012

Quixeré: Lenhador morto com três disparos de revólver no peito

O homicídio aconteceu neste sábado, 21, por volta das 19h30min, no bar Caixa D’água, distrito de Lagoinha, município de Quixeré, Estado do Ceará.

O lenhador conhecido apenas por Nonato de São Luiz do Curú-CE, foi vítima de homicídio a bala, sendo atingido por três disparos provavelmente de revólver calibre 38 que os atingiu no peito direito. Ele foi socorrido por policiais militares ao hospital de Quixeré, onde o médico plantonista atestou o óbito.

Segundo informações da Polícia, colhidas junto a populares, o crime foi cometido por uma pessoa desconhecida que chegou em uma moto preta de placa não anotada, efetuou os disparos e se evadiu logo em seguida tomando rumo ignorado.

Diligencias foram realizadas no intuito de identificar e prender o acusado, mas sem êxito.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 21 PARA 22 / 04 / 2012.

sábado, 21 de abril de 2012

Plano Brasil sem Miséria lançado oficialmente em Russas

O município de Russas, no Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, em parceria com as Secretarias Municipais da Educação e Saúde, realizaram no dia 20 de abril, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a solenidade de lançamento oficial do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal.
Participaram do evento a Secretária Municipal de Assistência Social Adriana Ribeiro, Secretária Municipal da Educação Lindalva Pereira Carmo, Secretária Municipal da Saúde Marta Dantas, Chefe de Gabinete Nilberto Nogueira, Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores Chiquinho Cacholé, empresário Aureliano Ribeiro, representantes de diversos setores do Município e Sociedade Civil.

O momento teve como principal objetivo levar ao conhecimento da sociedade russana a grandeza do Plano, bem como as ações já desenvolvidas pelo Município de acordo com as exigências do Brasil sem Miséria, e o que será executado por Russas atendendo ao planejamento do Plano para elevar a renda e as condições de bem-estar das famílias extremamente pobres do Município.

O Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70,00 por pessoa, e através de um conjunto de ações realizadas numa grande parceria, Governo Federal, Estados e Municípios; o Plano vai agregar transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva, garantido assim a inclusão da população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

No Brasil, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros, em Russas são 11. 398 pessoas que vivem em extrema pobreza, um percentual de 16,1% dos russanos.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Plano. Em Russas, uma equipe volante já está montada para que seja realizada uma busca ativa, com o objetivo de localizar, cadastrar e incluir nos programas as famílias em situação de pobreza extrema, bem como identificar os serviços existentes e a necessidade de criar novas ações para que essa população possa acessar os seus direitos.

Um ponto muito forte e positivo do Brasil Sem Miséria, é a integração dos diversos setores e secretarias na execução das estratégias e ações. Em Russas, por exemplo, os serviços serão realizados numa consonância entre as Secretarias da Assistência Social, Educação, Saúde, Agricultura, entre outras.

Conheça o Plano Brasil Sem Miséria acessando www.brasilsemmiseria.gov.br.

Brasil Sem Miséria já é realidade em Russas

Uma equipe volante ligada aos CRAS está montada e pronta para a busca ativa das famílias extremamente pobres; o Programa Leite Fome Zero está sendo implantado; está assegurado recursos para a construção da Praça do PEC e Cozinha Comunitária; 8.160 alunos da rede municipal sendo atendidos pelo Programa Mais Educação com aulas em tempo integral e jornada ampliada, garantindo a permanência do aluno por mais tempo na Escola; Educação de Jovens e Adultos pelo Brasil Alfabetizado na busca incansável de erradicar o analfabetismo em Russas; Município contemplado com o Rede Cegonha na área da Saúde, que vai garantir atendimento humanizado durante o pré-natal, parto e pós-parto, assegurando a redução na mortalidade infantil e materna.

 Por/Cláudio Moura

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Farmácia Popular de Russas fecha para manutenção nas instalações elétricas


A Coordenação da Farmácia Popular do Brasil do Município de Russas comunica à população que nos dias 20 e 23 de abril, nesta sexta e segunda-feira, a citada farmácia estará fechada ao público, e que na terça-feira, 24, voltará a funcionar normalmente.

Durante esses dois dias será executada uma manutenção nas instalações elétricas do prédio, que devido algumas problemas vem dificultando o perfeito funcionamento dos equipamentos.

Desde já a Coordenação da Farmácia Popular local agradece a compreensão de todos.

Russano Josué Costa lidera Ranking da CBAt no Salto em Altura


O atleta Josué Lima da Costa, natural de Russas, da comunidade rural de Lagoinha, lidera ao lado do carioca Almir Cunha dos Santos, o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo, no Salto em Altura, categoria juvenil. O russano atingiu a marca de 2,05m em salto realizado dia 31 de maço na cidade de São Paulo, mesma marca do atleta Almir Cunha. Logo em seguida vem o paulista Thiago Julio Souza Alfano Moura, com a marca de 2,00m.

Josué é apontado como a grande esperança de Russas e do Ceará, em ter um representante nos jogos olímpicos brasileiros, que serão realizados em 2016, no Rio de Janeiro. Ele segue treinando forte no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Atletismo, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.

Um dos principais títulos da carreira do russano foi o mundial das Escolas Católicas, conquistado em 2010, na cidade de Tours, na França. Josué também coleciona títulos brasileiro e Sul-Americano.

O atleta é um dos talentos do esporte russano, descoberto e revelado para o mundo devido ao apoio integral do Governo Municipal de Russas.

Por/Cláudio Moura
Informações: www.cbat.org.br

Copa do Brasil: Fortaleza perde para o Náutico mas avança à 3ª Fase


Podendo perder por uma diferença de até três gols para avançar para a próxima fase da Copa do Brasil, o Fortaleza começou vencendo o Náutico, no estádio dos Aflitos, mas acabou permitindo a virada, sendo derrotado por 2 a 1. Mesmo assim, a classificação foi garantida com sobra, já que goleou no jogo de ida por 4 a 0. O adversário da próxima etapa será o Grêmio-RS.

Jogando um futebol calmo e sem preocupação, o Tricolor do Pici optou por cadenciar bem o jogo, levando ao desequilíbrio o time adversário. Mostrando superioridade, o time comandado por Nedo Xavier abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo, com gol de Jailson. Foi o quinto gol do atleta na competição.

Precisando marcar seis gols para avançar, o time Pernambucano voltou para o segundo tempo pressionando, disposto a pelo menos garantir uma vitória. Logo no primeiro minuto, conseguiu o empate com um gol de Marlon. Acomodado, o Fortaleza apresentou uma queda de ritmo.

Aos 36 minutos, Léo Santos marcou o gol da virada do time de Pernambuco. Mas era tarde para uma reação tão surpreendente, até porque o goleiro João Carlos garantiu boas defesas para o Leão.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Copa do Brasil: Ceará cede empate nos acréscimos e está eliminado da competição


Em um jogo bastante tenso, o Ceará deixou escapar no final a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Após sair na frente no placar, permitiu o empate do Paraná já nos acréscimos, no estádio Vila Capanema. O resultado de 1 a 1 beneficou o time curitibano, já que marcou um gol a mais fora de casa na partida de ida, que terminou em 2 a 2.

O primeiro tempo foi marcado pelo nervosismo dos jogadores. Muitas faltas foram cometidas e o juiz André Luiz de Freitas Castro fez uma grande dsitribuição de cartões amarelos. Do lado do Ceará, o técnico PC Gusmão esbravejava na beira do campo e acabou expulso por reclamação.

De lance de perigo, a melhor jogada veio aos 22 minutos, após um cruzamento de Mota, que o meia ROgerinho cabeceou colocado, mas o goleiro Luís Carlos fez uma grande defesa.

No segundo tempo, o time do Ceará pareceu ter aquietado os ânimos e voltou mais focado, criando mais jogadas de perigo. Por outro lado, a defesa do Paraná mostrava forte marcação. Logo aos dois minutos, após cruzamento de Rogerinho, Mota finalizou, mas a zaga do Paraná afastou.

Aos 22 minutos, Felipe Azevedo que chutou colocado, mas o goleiro Luis Carlos fez a defesa. Aos 24, o momento tão esperado: Rogerinho recebeu bom passe, avanaçou pelo lado direito e tocou colocado para o gol, abrindo o placar. Foi um momento importante para o jogador, cujo pai havia falecido na véspera e ele pediu para entrar em campo mesmo assim.

Com 42 minutos, o jogo foi parado por conta da fumaça dos sinalizadores. Na retomada, já quase aos 46 minutos, Douglas, do Paraná, recebeu passe na área e deixou tudo igual, frustrando os planos do alvinegro.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Inscrições abertas para o 9º Campeonato Aberto de Xadrez e Tênis de Mesa do Vale do Jaguaribe


A Escola Normal Rural de Limoeiro do Norte e a ALTEMEX (Associação limoeirense de tênis de mesa e xadrez), abriu inscrições para os interessados de toda a região Jaguaribana em participar, do 9º campeonato aberto de xadrez e tênis de mesa do vale do Jaguaribe.

O evento acontece no próximo sábado, dia 21, na sala de jogos da própria Escola Normal, no horário das 08h, para o torneio de xadrez e às 09h, para o torneio de tênis de mesa.

Inscrição

Fazendo a inscrição antecipada o participante vai para somente R$ 2,00, enquanto que no dia pagará R$ 3,00.

Premiação

1º lugar medalha, 2º lugar medalha, melhor feminino medalha e melhor sub-12 medalha.

A competição é aberta para todas as idades, participe! Para quem vai prestigiar a entrada é gratuita.

Apoio da Escola Normal, Rádio Educadora, Rádio Vale e TV Jaguar, Paulo Noronha e ALTEMEX.

Mais informações e inscrições fone 88-9964-0012, professor Juarez Alves de Freitas.

Fonte: TV Jaguar

Comissão da CNH Popular vai a Quixeré atendendo oficio do Prefeito Pitiuba


A garantia da vinda da Comissão de inscrição para emissão da CNH popular, que virá a cidade de Quixeré, atenderá aos cidadãos quixereense, que corresponderem aos fatores exigidos pela legislação da comissão de habilitação, conforme regras governamentais nos critérios sociais.

O prefeito de Quixeré Raimundo Nonato Guimarães Maia, o conhecido Pitiuba, vendo a necessidade de regularizar os condutores de automóveis e de motocicletas de seu município das cidades circo vizinha, apresentou no DETRAN em Fortaleza, correspondência oficial ao superintendente da Instituição Dr. João Pupo, solicitando dele, que o município pudesse dispor da visita da comissão de habilitação popular do governo do estado em sua cidade.

A CNH Popular é um programa social do governo do estado, que visa contemplar as pessoas de baixa renda com a emissão da habilitação totalmente gratuita. Em Quixeré, o município já colocou sua estrutura física para que o DETRAN possa desenvolver suas atividades no processo de seleção, e aplicação das provas. O prefeito Pitiuba determinou sua equipe de secretários a facilitar todo o trabalho da equipe técnica do DETRAN, não só com a estrutura, mais com o apoio presencial.

Alem da primeira habilitação tipo A, totalmente gratuita também poderão fazer o ré teste os cidadãos que não conseguiram ser aprovados no primeiro período em que a comissão esteve no município de Quixeré.

Por / Arnaldo Freitas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Futsal: Alto Santo vence Espaço jovem por 6 a 1 na Capital cearense


O Ginásio Paulo Sarasate, na capital cearense, foi palco de mais um show do Alto Santo Futsal, que goleou Espaço Jovem por 6 a 1, em jogo realizado nesta terça, 17, válido pela 4ª rodada do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2012. O time comandado pelo experiente treinador Elivésio Fernandes, chega a sua quarta vitória em quatro jogos, e já desponta como um dos fortes candidatos ao título do certame.

Alto Santo volta às quadras no próximo dia 28, às 20h, quando receberá Maracanã/Flamengo em seus domínios, no Lafayete Anselmo.

Confira demais jogos da 4ª rodada:

Sábado (21/04)

20h - CANINDÉ x MOMBAÇA
20h - UNEUVA x RUSSAS FUTSAL
20h - PARACURU x MERUOCA
20h - ITAPIPOCA x MARACANÃ/FLAMENGO
20h - LIMOEIRO FUTSAL x JUAZEIRO

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atleta russana se classifica para o campeonato brasileiro escolar de karate 2012


A atleta russana Isabele Ferreira de Sousa, 9 anos, se classificou neste sábado (14) para o campeonato brasileiro escolar de karate 2012. A atleta conquistou a medalha de bronze na categoria luta, no campeonato cearense escolar de karate.

Isabele representou a escola municipal José Raimundo de Deus, localizada no centro de Russas. Essa conquista só foi possível devido ao esforço das empresas Kadoo e Adeziva, que apoiaram e incentivaram a atleta na competição, inclusive custearam todas as despesas da jovem promessa no evento.

Vale ressaltar que a atleta também já esta convocada para a disputa do campeonato brasileiro mirim infantil 2012 pela confederação brasileira de karate, que se realizará na cidade de Vitório, no Espírito Santo, em julho deste.

Essa é uma prova que os alunos do município de Russas têm talento de sobra pra chegar cada vez mais longe.

Por Mauricio de Sousa

Aracati vence primeira DANÇA DA GALERA, no Domingão do Faustão


Parabéns, Aracati! Parabéns, galera da vila de Canoa Quebrada! A turma aracatiense venceu a primeira disputa da Dança da Galera, no Domingão do Faustão.

A cada programa, duas cidades se enfrentam ao apresentar grandes coreografias. Aracati concorreu com Diamantina, de Minas Gerais. A cidade cearense teve a preferência do público que votou e receberá R$ 100 mil reais em benefícios via Pastoral da Criança de Limoeiro do Norte, que abrange Aracati. A moçada dançou ao som da música “Pedras que Cantam”, do também cearense Fagner. Foram cinco dias de ensaios. No total, 20 horas com 1.350 pessoas em coreografia.
A Pastoral da Criança de Diamantina (MG) receberá R$ 25 mil.

A produção do Domingão percorreu 19 mil quilômetros por todo o Brasil e escolheu seis cidades para participar da primeira temporada da Dança da Galera.

Fonte: Blog Diário Vale do Jaguaribe

TG 10/010 em Russas comemora Semana do Exército Brasileiro


Na semana de 16 a 20 de abril, o Exército Brasileiro realizará atividades alusivas ao “Dia do Exército”, que é comemorado no dia 19 de abril, data de sua criação. São 364 anos de história e dedicação à Pátria. Voltando o olhar para o passado, vemos, nos Montes Guararapes, brasileiros das três raças, unidos já pelo sentimento de Pátria, expulsando o invasor e criando as bases de um Exército genuinamente brasileiro.

Mais recentemente, vemos um Exército solidário na reconstrução da paz e da harmonia entre os povos, em todos os continentes.

O Tiro-de-Guerra 10/010, visando à semana comemorativa, realizará atividades de visitação às escolas estaduais e municipais do município e competições esportivas internas.

“EXÉRCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE, DEFENDENDO O BRASIL! MÃO AMIGA, PROTEGENDO O CIDADÃO!”

Fonte: TG 10 010

Russas realiza 1ª Fase das Olimpíadas Escolares Brasileiras


Visando descobrir novos talentos para representar o Município de Russas nas competições escolares pelo o Brasil a fora, é que a equipe de atletismo de Russas coordenada pelo professor Jaques Guimarães, irá realizar a 1ª Fase das Olimpíadas Escolares Brasileiras.

A competição terá a participação de mais de mil alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Russas, e será realizada em dois momentos. Nesta terça, dia 17, participarão os estudantes das escolas da sede, e no dia 24 será a vez dos alunos das unidades educacionais da zona rural. As provas serão realizadas na Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR, a partir das 7h.

Os competidores serão divididos em duas categorias, Sub-12 (nascidos em 1998, 1999 e 2000) e Sub-15 (nascidos em 1995, 1996 e 1997), nos naipes masculino e feminino. Se classificarão três atletas por prova, que serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

O evento terá a promoção do Governo Municipal, através da Secretaria da Educação e Secretaria do Esporte e Juventude, e organização da Associação de Atletismo Russana (AAR).

Russas realizará solenidade para lançamento do Plano Brasil Sem Miséria


O Governo Municipal de Russas, através da parceria entre as Secretarias; do Trabalho e Assistência Social, Saúde e Educação, realizará no dia 20 de abril (sexta-feira), às 8h, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a solenidade de lançamento do Plano Brasil Sem Miséria.

O Plano Brasil Sem Miséria tem por objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar das famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas nos mais diversos programas sociais, essas pessoas serão localizadas e incluídas nesses programas de acordo com suas necessidades.

O Plano é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70,00 por pessoa, e vai agregar transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.

O Prefeito de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas tem a honra de convidar a população russana para prestigiar esse grande momento.

Abertas as inscrições para concursos culturais sobre prevenção ao uso de drogas


Estudantes, fotógrafos e músicos de Russas e de todos os Municípios brasileiros podem enviar seus trabalhos para os concursos promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça, com o tema “Prevenção ao uso de drogas. Compromisso de todos”.

Os concursos são oferecidos em cinco áreas: cartazes, fotografia, jingle, vídeos e monografia, com inscrições efetivadas através do envio do objeto concorrente de cada certame a SENAD, até o dia 27 de abril. Os participantes vão concorrer a prêmios de até R$ 6 mil. A entrega da premiação está prevista para ocorrer em cerimônia oficial, durante a comemoração da XIV Semana Nacional sobre Drogas, a ser realizada em Brasília, de 19 a 26 de junho de 2012.

Cartazes: podem participar estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas ou privadas de todo o país, que serão divididos em quatro categorias. Serão premiados três cartazes por região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) em cada categoria.

Fotografia: aberto a profissionais e amadores, que disputam um único prêmio por região.

Jingle: voltado a músicos profissionais ou amadores e premiará o melhor trabalho de cada região.

Vídeo: alunos do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas ou privadas de todo o país. O concurso premiará um vídeo de cada região, por categoria.

Monografia: podem participar estudantes universitários devidamente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Serão premiados os três melhores trabalhos em nível nacional.

A finalidade desses concursos, realizados anualmente, é incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas nos ambientes escolares e universitários, e no dia-a-dia do cidadão brasileiro. Os regulamentos estão disponíveis nos sites www.senad.gov.br e www.obid.senad.gov.br.

Fonte: SENAD