quinta-feira, 17 de maio de 2012

Morada Nova: Corpo de idoso encontrado dentro de carnaubal

Populares encontraram nesta quarta-feira, 16, por volta das 16h30min, na localidade de Sítio Conceição, zona rural de Morada Nova, Estado do Ceará, o corpo de um idoso de 63 anos.

O aposentado Francisco Wilson da Silva, que residia na comunidade já citada, foi encontrado a cerca de um quilômetro de sua residência. Ele havia desaparecido desde o dia 12 de maio. Devido ao avançado estado de decomposição não foi possível verificar se havia sinais de violências.

O corpo foi encaminhado ao IML de Quixeramobim, onde será submetido a exames cadavéricos para que seja identificada a causa morte.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 16 PARA 17/05/2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Última etapa das Olimpíadas Escolares Russana de Atletismo aconteceram na manhã desta quarta

Visando descobrir novos talentos para representar o Município de Russas nas competições escolares pelo o Brasil a fora, é que a equipe de atletismo de Russas coordenada pelo professor Jaques Guimarães, realizou as Olimpíadas Escolares Russana de Atletismo. A competição contou com a participação de mais de mil alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Russas.

Devido a grande quantidade de atletas as provas foram disputadas em três momentos. A última etapa foi realizada nesta quarta-feira, 16, na pista de atletismo do Estádio Olímpico César Cals, na Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR. Os competidores disputaram em duas categorias, Sub-12 (nascidos em 1998, 1999 e 2000) e Sub-15 (nascidos em 1995, 1996 e 1997), nos naipes masculino e feminino, classificando-se três atletas por prova. Uma solenidade de premiação será realizada para entrega de medalhas de ouro, prata e bronze aos atletas classificados.

O evento foi promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria da Educação e Secretaria do Esporte e Juventude, e organização da Associação de Atletismo Russana (AAR).

Russas: Café e Prosa discute ações para combater violência contra crianças e adolescentes

Dentro da programação alusiva ao Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, o município de Russas realizou nesta terça-feira, 15, na Sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, o momento “Café e Prosa”.
Participaram do encontro, representantes dos Núcleos Gestores das Escolas Públicas Municipais e Estaduais e Escolas Particulares, Secretários Municipais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Advogada do CREAS, Conselheiros Tutelares e Representante da Assessoria de Comunicação do Município.

Durante o evento aconteceu uma grande discussão sobre prevenção, identificação e tratamento, relativos à violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como foram traçadas metas para serem desenvolvidas junto aos pais em parceria com as escolas, para combater qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Futsal: Limoeiro vence Horizonte e quebra invencibilidade do time metropolitano

Mostrando muita garra, união e acima de tudo raça, o Limoeiro Futsal venceu de virada o Horizonte pelo placar de 3 a 2, e ainda quebrou a invencibilidade do time horizontino, que vinha de 5 vitórias e um empate no Cearense de Futsal 2012. A equipe jaguaribana, que havia perdido os três primeiros jogos, está a quatro rodadas sem perder.

Um jogo eletrizante do começo ao fim, entre duas equipes com propostas de jogo bem distintas. Horizonte com jogadas mais trabalhadas e posse de bola superior, criou muito mais, portanto pecou nas finalizações. Limoeiro mais retraído, forte na marcação e buscando matar nos contra ataques, foi mais objetivo e saiu de quadra vitorioso.

O time metropolitano marcou primeiro, Luciano chutou de longe, a bola resvalou na defensiva, retraiu o goleiro Gerlânio e entrou. Os gols do empate e da virada limoeirense saíram dos pés do atleta Celinho, o 1º através de um chute forte do meio da quadra e o 2º após uma arrancada com finalização perfeita sem defesa para o goleiro adversário. O time horizontino ainda criou chances de empatar na primeira etapa, com duas bolas na trave que caprichosamente não entraram, 2 a 1 placar do 1º tempo.

Na volta do intervalo o Horizonte veio com tudo, e logo no início, numa desatenção da defensiva limoeirense, Tomaz assinalou o gol de empate. Daí por diante a equipe horizontina, com mais posse de bola, buscava a toda hora o gol da virada, mas as oportunidades criadas paravam na forte marcação ou nas boas intervenções de Gerlânio. Como no futebol quem não faz toma, numa jogada de contra ataque, Dedezinho arrancou, tabelou com seu companheiro e sem goleiro só empurrou para o fundo das redes, 3 a 2 Limoeiro. Em desvantagem no placar o técnico Francisco Aires lançou João César como goleiro linha, mas a estratégia não surtiu efeito e a equipe metropolitana não conseguiu empatar.

Mesmo com a derrota o time horizontino segue líder do grupo “A” com 16 pontos. Enquanto o Limoeiro segue crescendo na competição. Com esta vitória a equipe interiorana chegou à quarta partida sem saber o que é perder e de quebra assumiu a terceira posição do grupo com 10 pontos ganhos.

O jogo aconteceu nesta terça-feira, 15, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, válido pela 8ª rodada da 1ª fase do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2012.

Demais jogos da rodada:

Sábado: 19/05/2012 

20h Candido Neto Mombaça X Uneuva
9h30min Aécio de Borba Sumov X Espaço Jovem
20h Poliesportivo Deserto Itapipoca X Paracuru
20h José Mirim Meruoca X Alto Santo e Clube

Domingo: 20/05/2012

10h30min Raimundo Pelopidas Russas Futsal X Juazeiro

terça-feira, 15 de maio de 2012

Rei do Baião é destaque na 10ª Semana de Museus em Russas

O Tema Nacional da 10ª Semana Nacional de Museus, abordado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM para este ano é; ‘‘Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações’’, mas no município de Russas, além das atividades se voltarem para o tema nacional, a Coordenação do Museu Padre Pedro de Alcântara, está trabalhando o tema local “Centenário de Luiz Gonzaga”.

Uma exposição sobre a trajetória de vida do saudoso sanfoneiro nordestino, que devido ao grande sucesso e ritmos musicais foi eleito “Rei do Baião”, está à disposição do público jaguaribano, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, durante a Semana de Museus, que teve início no dia 14 e prossegue até 18 de maio.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer toda a história desse ícone da música nordestina, através de fotografias, banners, textos e objetos. Luiz, que através da música, levou para os meios de comunicação de massa, a cultura e os costumes nordestinos, se fosse vivo completaria 100 anos no próximo 13 de dezembro.

Na manhã desta terça-feira, 15, alunos, professores e representantes do Núcleo Gestor da Escola Municipal Alípio Rodrigues de Oliveira, da comunidade rural de Boa Vista, estiveram no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara em visitação a exposição sobre o Centenário de Luiz Gonzaga.

Durante toda a Semana de Museus, atividades como visitas guiadas, palestras, documentários e apresentações artísticas e culturais, entre outras, serão promovidas pela Coordenação do Museu local. Sua participação é fundamental para o sucesso do evento.

Detran atrasa envio de licenciamento

Os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, cujo período de licenciamento já expirou, reclamam do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) pelo fato de o órgão não ter enviado qualquer comunicado informando do atraso no recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mesmo após a taxa ter sido paga por esses condutores.

Proprietários alegam que só ficaram sabendo da portaria do Detran-CE, adiando o prazo de entrega do certificado, após terem ido aos Correios saber o motivo do não recebimento.

A indignação também diz respeito ao fato de que a portaria adiando a entrega do certificado só é válida no Estado, não permitindo que quem deseja sair do Ceará possa viajar sem o CRLV.

Segundo proprietários de veículos, o Detran-CE é perfeito no aviso das notificações quando elas chegam sem problemas aos seus destinos. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, em 2012, 400 mil veículos com placas de terminação 1 e 2 estão registrados no órgão.

Prazo

Sobre o motivo do atraso na emissão do CRLV, a assessoria informou que "esta é a segunda vez que o prazo é prorrogado em função da demora na confecção dos documentos pela empresa que venceu a licitação com esse fim. A licitação sofreu as demoras inerentes ao processo pelo que a empresa vencedora não teve condições de processar uma demanda de quase 200 mil documentos no curto prazo de tempo". Ao todo, são 400 mil documentos divididos entre as placas de final 1 e 2.

Com relação à divulgação do adiamento do prazo, a assessoria disse que "no site do órgão foi disponibilizado a portaria e a informação em nota sobre o assunto". A nota informa que o Detran prorrogou para 10 de junho o prazo final para envio do CRLV relativo ao licenciamento de deste ano dos veículos com placas com terminação 1 e 2.

Tributos

A nota diz ainda que, até o dia 10 de junho, a apresentação dos comprovantes de quitação das taxas e tributos referente ao licenciamento de 2012 é o que suprirá a eventual ausência do documento relativo a este ano.

Por conta disso, os proprietários de veículos terão que apresentar, no momento da abordagem pela fiscalização, os comprovantes de quitação de taxas e tributos referentes ao licenciamento anual, realizados a partir de 1º de fevereiro de 2012.

Quem desejar viajar e não tiver recebido o documento, explica a assessoria, deve imprimir o licenciamento em uma sede do Detran-CE.

Frota

400 mil veículos no Ceará, com placas terminadas com os números 1 e 2, foram registrados, neste ano, no Detran-CE

FIQUE POR DENTRO

Documento do carro garante a sua legalidade O CRLV é um documento veicular de porte obrigatório, que deve ser renovado anualmente e que lhe garante a legalidade de circulação do veículo.

Para renová-lo, o Detran-CE expede, através dos Correios, à residência do proprietário, o extrato para pagamento da taxa de licenciamento juntamente com as multas, se houver.

Após o pagamento da taxa, o proprietário receberá, em sua casa, o CRLV com validade para mais um exercício legal.

Fonte: Jornal O Povo

Liminar é suspensa e Concurso Público do Município de Russas terá continuidade

Segundo informações postadas nesta segunda, 14 de maio, no site do Instituto INGA Gestão Avançada, a liminar concedida pelo Meritíssimo Juiz da Comarca de Russas, que suspendeu o andamento do Concurso Público Municipal de 2012, foi suspensa na data de 14 de maio deste, pelo Excelentíssimo Senhor Presidente do Colendo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Desta forma, a Comissão Organizadora do Concurso Público iniciará ainda esta semana, os trabalhos para dar continuidade ao certame público municipal.

Em seguida será divulgado no site do Instituto, www.ingagestao.org.br e em todos os meios de comunicação, o novo calendário de continuidade do concurso.

O INGA estará a disposição a partir de segunda-feira, 21 de Maio de 2012, para prestar esclarecimentos efetivos sobre o novo calendário.

Fonte: Coordenadoria Central de Interação -CCI/INGA

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Professores e servidores do IFCE paralisam atividades nesta terça-feira

Os professores e servidores técnico-administrativos dos campi do Instituto Federal de Educação das cidades de Canindé, Sobral, Limoeiro do Norte, Tauá, Maracanaú e Umirim vão parar as atividades na próxima terça-feira (15). Eles vão aderir à paralisação nacional dos professores de universidades federais marcada para o mesmo dia.

De acordo com David Moreno, secretário de política sindical do Sindicato dos servidores do instituto federal de Educação do Ceará, a categoria reivindica reajuste salarial. Segundo o SIDSIFCE, os professores não recebem aumento salarial há três anos.

Fonte: cearaagora.com.br

Ceará empata com o Fortaleza e conquista o Bicampeonato

O Ceará empatou em 1 a 1 com a equipe do Fortaleza neste domingo (13) no Presidente Vargas e conquistou o Bicampeonato Cearense. Os dois gols foram marcados na etapa final da partida. Jaílson marcou, de cabeça, aos 16 minutos, e, aos 31, Felipe Azevedo assinalou de pênalti, fechando o contador da partida.

Por ter realizado a melhor campanha entre os clubes que disputaram o Cearense, a equipe do Ceará Sporting Club jogou a final da competição com a vantagem de dois empates. O primeiro jogo, realizado no domingo (6 ), terminou em 0 a 0 no Presidente Vargas. Com o empate deste domingo (13), o Ceará carimbou o Bicampeonato.

Fonte: verdesmares.com.br

domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem do "Blog Vale em Notícias" ao Dia das Mães

No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:

- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?

E o Senhor Deus respondeu-lhe:

- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.

O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:

- Seis pares de mãos Senhor?

- Parece impossível !?! Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus

- E os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?

O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:

 - E tem isso no modelo padrão?

O Senhor Deus assentiu:

- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.

E o anjo mais uma vez comenta-lhe:

- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.

Mas o Senhor Deus explicou-lhe:

- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:

- É muito delicada Senhor!

Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:

- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!

O anjo, analisando melhor a criação, observa:

- Há um vazamento ali Senhor...

- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.

- Vós sois um gênio, Senhor!

- disse o anjo entusiasmado com a criação.

- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...

                                                                                                                                  (autor: desconhecido)

sábado, 12 de maio de 2012

Futsal: Russas empata com Mombaça e segue sem perder há 4 jogos

Em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Cearense de Futsal, disputada nesta sexta-feira, 11, no Ginásio Cândido Neto, na cidade de Mombaça, Russas empatou em 2 a 2, contra a equipe local. Para o time russano um resultado considerado bom, haja visto, o jogo ter acontecido na casa do adversário, e ser a quarta partida seguida sem perder, nos últimos quatro jogos foram três vitórias e um empate.

Com mais um resultado satisfatório a equipe jaguaribana ocupa a 2ª colocação do grupo “A”, com 10 pontos, atrás apenas do líder Horizonte que tem 13.

Para o restante da competição, o Russas ganhou mais dois reforços de peso, estão de volta ao elenco, os jogadores Luciano e Fred, ambos foram fundamentais para a conquista do título cearense de 2011, o bi do time russano. A reestréia de ambos está prevista para o confronto diante do Juazeiro, a ser realizado em Russas, abrindo os jogos da volta da primeira fase do certame.

Confira demais jogos da rodada:

Sábado (12/05)

18h - Maracanã/Flamengo X Meruoca
20h - Itapipoca X Espaço Jovem
20h - Horizonte Futsal Clube X Juazeiro
20h - Uneuva X Canindé

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cearense de Limoeiro do Norte pode entrar para o UFC

O cearense Zé Maria “Sem Chance” garantiu na noite da última quarta-feira (9 de maio) mais uma vitória, e em sua cidade. O atleta bateu o peruano Jerry Tolentino, no Limo Fight 9, realizado no Ginásio José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte. Sem perder desde 2008, o lutador da categoria Peso Mosca (até 57,3kg) conta com um cartel respeitável, com 29 vitórias e três derrotas.

Com a boa fase, o limoeirense tem grandes chances de entrar para o seleto grupo de lutadores do maior torneio de MMA do mundo: o UFC. Sua entrada na franquia já vinha sendo especulada desde a criação da categoria (ocorrida em março deste ano), e, com mais uma vitória, a possibilidade se torna ainda mais sólida.

Em tempo: como a categoria Peso Mosca ainda está em fase de formação (ainda sequer há um campeão definido, já que Joseph Benavidez aguarda a revanche entre Demetrious Johnson e Ian McCall para disputar o cinturão), Zé Maria tem tudo para logo ser alavancado entre os tops da categoria. Certamente figura entre os melhores brasileiros do seu peso, ao lado de John Lineker, Jussier Formiga e Alexandre Pequeno. Bom para o Brasil, bom para o Ceará, que não conta com muitos nomes na competição. Depois de ter Hermes França em tempos áureos, atualmente apenas Thiago “Pitbull” Alves (da categoria Meio Médio, até 77kg) conseguiu maior projeção.

Desafio para Pitbull

Falando em Thiago Alves, depois de ser derrotado para Martin Kampmann em março, ele já conta com novo adversário: o afegão Siyar Bahadurzada, no UFC 149, que será realizado no dia 21 de julho, no Canadá. Inicialmente ele enfrentaria o japonês Yoshihiro Akiyama, que foi cortado por contusão.

O desafio não será fácil para “Pitbull”, porém, será um teste que pode fazer recuperar a moral perdida na última luta. Bahadurzada vem de sete vitórias seguidas, sendo a última (em sua estreia no UFC) um nocaute impressionantes sobre o brasileiro Paulo Thiago em apenas 23 segundos. O adversário inicial, Akiyama, por sua vez, vive péssima fase, acumulando quatro derrotas consecutivas.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Quixeré: Agricultor executado com cinco disparos que atingiram cabeça e costas

O homicídio aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 11, por volta das 2h, na Rua Aninha Matos, Distrito de Lagoinha, município de Quixeré, Estado do Ceará.

O agricultor Francisco Carneiro da Silva, 38 anos, natural de Morada Nova, que residia no Distrito de Lagoinha/Quixeré, foi executado com cinco disparos de arma de fogo sendo 04 nas costa e um na nuca, tendo morte imediata no local.

Segundo informações da polícia militar, a vítima trafegava na motocicleta Honda CG125 Titan, de cor azul, 1999, Placa HVA 1975, que havia sido emprestada por Moacir Cirilo de Sousa, quando foi surpreendido por duas pessoas em uma motocicleta de característica não anotadas, sendo um homem e uma mulher, que usavam capacetes, ambos armados a revólveres, efetuaram os disparos e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Vale ressaltar que no local do crime foi encontrado um projétil intacto de revólver calibre “32”.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram sucesso.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 10 PARA 11/05/2012