sábado, 19 de maio de 2012

Jaguaruana: Homem executado com vários tiros no Bairro do Tabuleiro

O homicídio aconteceu nesta sexta-feira, 18, por volta das 19h30min, na Rua Antônio Gerardo Filho, Bairro do Tabuleiro, município de Jaguaruana, Estado do Ceará.

Francisco Edmar de Araújo, 26 anos, natural de Jaguaruana, que residia no endereço da ocorrência, segundo informações de populares seguia caminhando, quando foi perseguido por um indivíduo não identificado, a pé, que efetuou os primeiros disparos pelas costas, logo em seguida com a vítima já no solo o homicida efetuou mais vezes contra sua cabeça, que teve morte imediata no local. O infrator fugiu logo depois tomando rumo ignorado.

Não há informações sobre o que teria motivado o crime. Policiais diligenciaram por toda área no intuito de identificar e prender o homicida, mas não obtiveram êxito.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 18 PARA 19/05/2012

1º BPM terá novo comandante

O iguatuense Vilson Bezerra de Castro (foto), Tenente-Coronel da PM, será o novo comandante do 1º BPM, sediado em Russas, em subistituição ao Tenente-Coronel Sidney. A solenidade de transmissão de cargo acontecerá em Fortaleza na próxima segunda-feira.  

QUEM É

O oficial ingressou na PM há 26 anos como cadete. Ele é bacharel em Segurança Pública, com curso realizado pela Academia da Polícia Militar General Edgar Facó, com sede em Fortaleza. Também tem curso de pós-graduação em Aperfeiçoamento de Oficiais pela Academia Militar do estado da Paraíba.

Vilson afirma que sempre teve vocação para exercer uma carreira na área militar, e que por isso sempre procurou desempenhar o seu trabalho como muita dedicação na instituição, um esforço que lhe proporcionou alcançar um dos postos mais altos da Polícia Militar do Ceará, a patente de Tenente-Coronel.

Fonte: Blog Falecomricardotorres

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Distribuição de medicamentos da Farmácia Popular suspenso nos sábados 19/05, 02 e 23 de junho

A Coordenação da Farmácia Popular do Município de Russas comunica a população russana que durante os sábados 19 de maio, 02 e 23 de junho os serviços de distribuição gratuita de medicamentos da citada farmácia serão suspensos.

O motivo da suspensão é devido a ajustes no sistema de distribuição, a pedido da Fundação Oswaldo Cruz. Vale ressaltar que os serviços serão normalizados nas segundas-feiras subseqüentes. Desde já a Coordenação da Unidade agradece a todos pela compreensão.

Russas: Blitz sensibiliza população para o combate à violência contra crianças e adolescentes

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 18, uma blitz no semáforo da Avenida Dom Lino, centro de Russas, visando mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade russana a participar da luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Durante toda manhã, profissionais do CRAS do Planalto, CREAS, Conselheiros Tutelares e Conselheiras do Conselho Municipal da Mulher, adesivaram bicicletas, motos e carros, em um ato de conscientização da sociedade russana para o combate de todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Essa foi mais uma das atividades promovidas pelo município de Russas, através das Secretarias do Trabalho e Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para comemorar o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado anualmente na data de 18 de maio.

Vale ressaltar o importante apoio da empresa CAGECE, que durante a realização da Blitz distribuiu centenas de copinhos com água entre os participantes da atividade.

Ceará definido para a estréia na Série B

O Ceará estreia na série B do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira (19) às 21h no Estádio Presidente Vargas contra o América-MG, vice campeão mineiro deste ano. A equipe do técnico Paulo César Gusmão terá mudanças em relação ao time que foi bicampeão estadual no último domingo.

Além de perder Felipe Azevedo que se transferiu para o Sport, o treinador alvinegro não terá a sua disposição os atacantes Romário, suspenso e Mota liberado pela diretoria para resolver assuntos pessoais e não participou dos treinamentos durante a semana. Desta forma, a dupla de ataque será formada por Misael e Henrique Dias, que teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) e está apto a jogar. Tinga, Vitor Hugo e Jardel também estão regularizados.

Outra ausencia no time titular é o zagueiro Thiego, que a exemplo de Romário cumpre suspensão por ter sido expulso no jogo da Copa do Brasil contra o Paraná. Daniel Marques será o substituto. Nas demais posições o Ceará vai entrar em campo com a base bicampeã cearense. Tinga foi testado no lugar de Eusébio, mas vai ficar como opção para o segundo tempo. Portanto o Vovô deve começar o jogo com a seguinte formação: Fernando Henrique; Apodi, Daniel Marques, Potiguar e Márcio Careca; Heleno, Régis, Eusébio e Rogerinho; Misael e Henrique Dias.

O América-MG já está escalado pelo técnico Gilvanildo Oliveira. Sem poder contar com o lateral direito Rodrigo Heffner, o volante Moisés e o atacante Alessandro todos vetados pelo departamento médico, o Coelho terá as estreias de Boiadeiro e do meia Gilberto, ex-Seleção Brasileira contratados para a série B. O volante Dudu que não jogou a desisão do campeonato mineiro devido a uma suspensão retorna ao time. O América formará com Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton e Bryan; Leandro Ferreira, Dudu, Gilberto e Rodriguinho; Bruno Meneghel e Fábio Júnior.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

Limoeiro do Norte: Homem executado com pelo menos 06 disparos de arma de fogo

Um montador de estrutura metálica foi executado a bala nesta quinta-feira, 17, por volta das 17h30min, na Avenida Manoel Fidelis Maia, bairro Antônio Holanda de Oliveira, cidade de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará.

Marcleudo da Silva Araújo, 37 anos, natural de Russas, que residia na Avenida dos Expedicionários, centro de Limoeiro do Norte-CE e no distrito de Flores/Russas, encontrava-se montando uma placa de publicidade, quando foi surpreendido por um indivíduo, trajando calça jeans e blusa azul, de capacete azul e viseira preta, que trafegava em uma motocicleta de cor preta, este efetuou vários disparos de arma de fogo, atingindo a vítima com cerca de seis tiros no rosto e nas costas, que veio a óbito imediatamente no local. Logo em seguida o homicida fugiu tomando rumo ignorado.

Vale ressaltar que a Polícia Militar, após consulta no sistema de informações, constatou que a vitima responde, ou já respondeu a vários procedimentos na região como: porte ilegal de arma, estelionato, receptação e ameaça, e que segundo denuncias anônimas de populares, o mesmo tinha envolvimento com tráfico de drogas na região.

Diligencias foram realizadas por toda área no sentido de identificar e prender o autor do crime, contudo sem êxito.

QUIXERÉ: HOMICÍDIO À BALA

Dia 17/05/12, por volta das 21h40min na localidade de Tomé zona rural de Quixeré/CE, próximo à mercearia do TIM, distante 14(quatorze)km da sede do município, foi vitima de homicídio a bala o adolescente FRANCISCO NEUSENIR ADÃO DA SILVA, nascido aos 13/08/1994, natural de Limoeiro do Norte, residente na comunidade de Vila de Fátima, na referida localidade. Segundo informações de familiares, 02(dois) indivíduos armados com armas de fogo chegaram em uma motocicleta (sem características anotadas) na residência da vítima, onde somente, um indivíduo desceu, adentrou a casa e efetuou 04(quatro) disparos de arma na cabeça da mesma, e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado . A composição da CP-1094, juntamente com a patrulha do GPM Tomé compareceram ao local e tomaram as providências cabíveis. Vale salientar, que segundo informações de familiares a vitima era usuário de drogas.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 17 PARA 18/05/2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Morada Nova: Corpo de idoso encontrado dentro de carnaubal

Populares encontraram nesta quarta-feira, 16, por volta das 16h30min, na localidade de Sítio Conceição, zona rural de Morada Nova, Estado do Ceará, o corpo de um idoso de 63 anos.

O aposentado Francisco Wilson da Silva, que residia na comunidade já citada, foi encontrado a cerca de um quilômetro de sua residência. Ele havia desaparecido desde o dia 12 de maio. Devido ao avançado estado de decomposição não foi possível verificar se havia sinais de violências.

O corpo foi encaminhado ao IML de Quixeramobim, onde será submetido a exames cadavéricos para que seja identificada a causa morte.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 16 PARA 17/05/2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Última etapa das Olimpíadas Escolares Russana de Atletismo aconteceram na manhã desta quarta

Visando descobrir novos talentos para representar o Município de Russas nas competições escolares pelo o Brasil a fora, é que a equipe de atletismo de Russas coordenada pelo professor Jaques Guimarães, realizou as Olimpíadas Escolares Russana de Atletismo. A competição contou com a participação de mais de mil alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Russas.

Devido a grande quantidade de atletas as provas foram disputadas em três momentos. A última etapa foi realizada nesta quarta-feira, 16, na pista de atletismo do Estádio Olímpico César Cals, na Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR. Os competidores disputaram em duas categorias, Sub-12 (nascidos em 1998, 1999 e 2000) e Sub-15 (nascidos em 1995, 1996 e 1997), nos naipes masculino e feminino, classificando-se três atletas por prova. Uma solenidade de premiação será realizada para entrega de medalhas de ouro, prata e bronze aos atletas classificados.

O evento foi promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria da Educação e Secretaria do Esporte e Juventude, e organização da Associação de Atletismo Russana (AAR).

Russas: Café e Prosa discute ações para combater violência contra crianças e adolescentes

Dentro da programação alusiva ao Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, o município de Russas realizou nesta terça-feira, 15, na Sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, o momento “Café e Prosa”.
Participaram do encontro, representantes dos Núcleos Gestores das Escolas Públicas Municipais e Estaduais e Escolas Particulares, Secretários Municipais, Psicólogos, Assistentes Sociais, Advogada do CREAS, Conselheiros Tutelares e Representante da Assessoria de Comunicação do Município.

Durante o evento aconteceu uma grande discussão sobre prevenção, identificação e tratamento, relativos à violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como foram traçadas metas para serem desenvolvidas junto aos pais em parceria com as escolas, para combater qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Futsal: Limoeiro vence Horizonte e quebra invencibilidade do time metropolitano

Mostrando muita garra, união e acima de tudo raça, o Limoeiro Futsal venceu de virada o Horizonte pelo placar de 3 a 2, e ainda quebrou a invencibilidade do time horizontino, que vinha de 5 vitórias e um empate no Cearense de Futsal 2012. A equipe jaguaribana, que havia perdido os três primeiros jogos, está a quatro rodadas sem perder.

Um jogo eletrizante do começo ao fim, entre duas equipes com propostas de jogo bem distintas. Horizonte com jogadas mais trabalhadas e posse de bola superior, criou muito mais, portanto pecou nas finalizações. Limoeiro mais retraído, forte na marcação e buscando matar nos contra ataques, foi mais objetivo e saiu de quadra vitorioso.

O time metropolitano marcou primeiro, Luciano chutou de longe, a bola resvalou na defensiva, retraiu o goleiro Gerlânio e entrou. Os gols do empate e da virada limoeirense saíram dos pés do atleta Celinho, o 1º através de um chute forte do meio da quadra e o 2º após uma arrancada com finalização perfeita sem defesa para o goleiro adversário. O time horizontino ainda criou chances de empatar na primeira etapa, com duas bolas na trave que caprichosamente não entraram, 2 a 1 placar do 1º tempo.

Na volta do intervalo o Horizonte veio com tudo, e logo no início, numa desatenção da defensiva limoeirense, Tomaz assinalou o gol de empate. Daí por diante a equipe horizontina, com mais posse de bola, buscava a toda hora o gol da virada, mas as oportunidades criadas paravam na forte marcação ou nas boas intervenções de Gerlânio. Como no futebol quem não faz toma, numa jogada de contra ataque, Dedezinho arrancou, tabelou com seu companheiro e sem goleiro só empurrou para o fundo das redes, 3 a 2 Limoeiro. Em desvantagem no placar o técnico Francisco Aires lançou João César como goleiro linha, mas a estratégia não surtiu efeito e a equipe metropolitana não conseguiu empatar.

Mesmo com a derrota o time horizontino segue líder do grupo “A” com 16 pontos. Enquanto o Limoeiro segue crescendo na competição. Com esta vitória a equipe interiorana chegou à quarta partida sem saber o que é perder e de quebra assumiu a terceira posição do grupo com 10 pontos ganhos.

O jogo aconteceu nesta terça-feira, 15, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, válido pela 8ª rodada da 1ª fase do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2012.

Demais jogos da rodada:

Sábado: 19/05/2012 

20h Candido Neto Mombaça X Uneuva
9h30min Aécio de Borba Sumov X Espaço Jovem
20h Poliesportivo Deserto Itapipoca X Paracuru
20h José Mirim Meruoca X Alto Santo e Clube

Domingo: 20/05/2012

10h30min Raimundo Pelopidas Russas Futsal X Juazeiro

terça-feira, 15 de maio de 2012

Rei do Baião é destaque na 10ª Semana de Museus em Russas

O Tema Nacional da 10ª Semana Nacional de Museus, abordado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM para este ano é; ‘‘Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações’’, mas no município de Russas, além das atividades se voltarem para o tema nacional, a Coordenação do Museu Padre Pedro de Alcântara, está trabalhando o tema local “Centenário de Luiz Gonzaga”.

Uma exposição sobre a trajetória de vida do saudoso sanfoneiro nordestino, que devido ao grande sucesso e ritmos musicais foi eleito “Rei do Baião”, está à disposição do público jaguaribano, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, durante a Semana de Museus, que teve início no dia 14 e prossegue até 18 de maio.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer toda a história desse ícone da música nordestina, através de fotografias, banners, textos e objetos. Luiz, que através da música, levou para os meios de comunicação de massa, a cultura e os costumes nordestinos, se fosse vivo completaria 100 anos no próximo 13 de dezembro.

Na manhã desta terça-feira, 15, alunos, professores e representantes do Núcleo Gestor da Escola Municipal Alípio Rodrigues de Oliveira, da comunidade rural de Boa Vista, estiveram no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara em visitação a exposição sobre o Centenário de Luiz Gonzaga.

Durante toda a Semana de Museus, atividades como visitas guiadas, palestras, documentários e apresentações artísticas e culturais, entre outras, serão promovidas pela Coordenação do Museu local. Sua participação é fundamental para o sucesso do evento.

Detran atrasa envio de licenciamento

Os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, cujo período de licenciamento já expirou, reclamam do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) pelo fato de o órgão não ter enviado qualquer comunicado informando do atraso no recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mesmo após a taxa ter sido paga por esses condutores.

Proprietários alegam que só ficaram sabendo da portaria do Detran-CE, adiando o prazo de entrega do certificado, após terem ido aos Correios saber o motivo do não recebimento.

A indignação também diz respeito ao fato de que a portaria adiando a entrega do certificado só é válida no Estado, não permitindo que quem deseja sair do Ceará possa viajar sem o CRLV.

Segundo proprietários de veículos, o Detran-CE é perfeito no aviso das notificações quando elas chegam sem problemas aos seus destinos. De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, em 2012, 400 mil veículos com placas de terminação 1 e 2 estão registrados no órgão.

Prazo

Sobre o motivo do atraso na emissão do CRLV, a assessoria informou que "esta é a segunda vez que o prazo é prorrogado em função da demora na confecção dos documentos pela empresa que venceu a licitação com esse fim. A licitação sofreu as demoras inerentes ao processo pelo que a empresa vencedora não teve condições de processar uma demanda de quase 200 mil documentos no curto prazo de tempo". Ao todo, são 400 mil documentos divididos entre as placas de final 1 e 2.

Com relação à divulgação do adiamento do prazo, a assessoria disse que "no site do órgão foi disponibilizado a portaria e a informação em nota sobre o assunto". A nota informa que o Detran prorrogou para 10 de junho o prazo final para envio do CRLV relativo ao licenciamento de deste ano dos veículos com placas com terminação 1 e 2.

Tributos

A nota diz ainda que, até o dia 10 de junho, a apresentação dos comprovantes de quitação das taxas e tributos referente ao licenciamento de 2012 é o que suprirá a eventual ausência do documento relativo a este ano.

Por conta disso, os proprietários de veículos terão que apresentar, no momento da abordagem pela fiscalização, os comprovantes de quitação de taxas e tributos referentes ao licenciamento anual, realizados a partir de 1º de fevereiro de 2012.

Quem desejar viajar e não tiver recebido o documento, explica a assessoria, deve imprimir o licenciamento em uma sede do Detran-CE.

Frota

400 mil veículos no Ceará, com placas terminadas com os números 1 e 2, foram registrados, neste ano, no Detran-CE

FIQUE POR DENTRO

Documento do carro garante a sua legalidade O CRLV é um documento veicular de porte obrigatório, que deve ser renovado anualmente e que lhe garante a legalidade de circulação do veículo.

Para renová-lo, o Detran-CE expede, através dos Correios, à residência do proprietário, o extrato para pagamento da taxa de licenciamento juntamente com as multas, se houver.

Após o pagamento da taxa, o proprietário receberá, em sua casa, o CRLV com validade para mais um exercício legal.

Fonte: Jornal O Povo

Liminar é suspensa e Concurso Público do Município de Russas terá continuidade

Segundo informações postadas nesta segunda, 14 de maio, no site do Instituto INGA Gestão Avançada, a liminar concedida pelo Meritíssimo Juiz da Comarca de Russas, que suspendeu o andamento do Concurso Público Municipal de 2012, foi suspensa na data de 14 de maio deste, pelo Excelentíssimo Senhor Presidente do Colendo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Desta forma, a Comissão Organizadora do Concurso Público iniciará ainda esta semana, os trabalhos para dar continuidade ao certame público municipal.

Em seguida será divulgado no site do Instituto, www.ingagestao.org.br e em todos os meios de comunicação, o novo calendário de continuidade do concurso.

O INGA estará a disposição a partir de segunda-feira, 21 de Maio de 2012, para prestar esclarecimentos efetivos sobre o novo calendário.

Fonte: Coordenadoria Central de Interação -CCI/INGA

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Professores e servidores do IFCE paralisam atividades nesta terça-feira

Os professores e servidores técnico-administrativos dos campi do Instituto Federal de Educação das cidades de Canindé, Sobral, Limoeiro do Norte, Tauá, Maracanaú e Umirim vão parar as atividades na próxima terça-feira (15). Eles vão aderir à paralisação nacional dos professores de universidades federais marcada para o mesmo dia.

De acordo com David Moreno, secretário de política sindical do Sindicato dos servidores do instituto federal de Educação do Ceará, a categoria reivindica reajuste salarial. Segundo o SIDSIFCE, os professores não recebem aumento salarial há três anos.

Fonte: cearaagora.com.br

Ceará empata com o Fortaleza e conquista o Bicampeonato

O Ceará empatou em 1 a 1 com a equipe do Fortaleza neste domingo (13) no Presidente Vargas e conquistou o Bicampeonato Cearense. Os dois gols foram marcados na etapa final da partida. Jaílson marcou, de cabeça, aos 16 minutos, e, aos 31, Felipe Azevedo assinalou de pênalti, fechando o contador da partida.

Por ter realizado a melhor campanha entre os clubes que disputaram o Cearense, a equipe do Ceará Sporting Club jogou a final da competição com a vantagem de dois empates. O primeiro jogo, realizado no domingo (6 ), terminou em 0 a 0 no Presidente Vargas. Com o empate deste domingo (13), o Ceará carimbou o Bicampeonato.

Fonte: verdesmares.com.br

domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem do "Blog Vale em Notícias" ao Dia das Mães

No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:

- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?

E o Senhor Deus respondeu-lhe:

- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.

O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:

- Seis pares de mãos Senhor?

- Parece impossível !?! Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus

- E os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?

O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:

 - E tem isso no modelo padrão?

O Senhor Deus assentiu:

- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.

E o anjo mais uma vez comenta-lhe:

- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.

Mas o Senhor Deus explicou-lhe:

- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:

- É muito delicada Senhor!

Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:

- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!

O anjo, analisando melhor a criação, observa:

- Há um vazamento ali Senhor...

- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.

- Vós sois um gênio, Senhor!

- disse o anjo entusiasmado com a criação.

- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...

                                                                                                                                  (autor: desconhecido)