sábado, 2 de junho de 2012

Futsal: Alto Santo vence Paracuru e continua invicto na competição

Mais um massacre, outra chuva de gols, é sempre assim cada jogo do Alto Santo pelo Cearense de Futsal Adulto 2012. Dessa vez a vítima foi a equipe de Paracuru que tomou de 8 a 2, em jogo disputado em seus domínios, nesta sexta-feira, 01, no Ginásio Domingos Braga, na cidade praiana, válida pela 10ª rodada da fase classificatória do certame.

Com mais uma vitória, o time jaguaribano é o único invicto na competição, foram nove jogos, com 100% de aproveitamento. Liderança absoluta no Grupo “B” com 27 pontos e classificação assegurada antecipadamente para a fase seguinte. Paracuru ocupa a 7ª e última posição da chave com apenas 03 pontos.

O próximo embate do Alto Santo será dia 09 de junho, às 20h, em seus domínios, no Lafayete Anselmo, contra Espaço Jovem. Paracuru jogará no mesmo dia e horário, em Meruoca, contra o time local.

Confira demais jogos da 10ª rodada.

Sábado (02/06)

20h - Maracanã/Flamengo X Sumov
20h - Limoeiro Futsal X Russas Futsal
20h - Itapipoca X Meruoca
20h - Canindé X Horizonte Futsal Clube

Russas participa do IX Fórum Nacional de Defesa Civil

Será realizado na cidade de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, nos próximos dias 04, 05 e 06 de junho, o IX Fórum Nacional de Defesa Civil, que abordará o tema "Desastres Acontecem Quando não Estamos Preparados". Durante esses dias serão promovidas oficinas, apresentação de trabalhos, reuniões e palestras que vão incentivar a troca de experiências e fortalecer o sistema nacional de defesa civil.

O evento vai reunir cerca de 800 participantes entre representantes de defesas civis estaduais e municipais, além de pesquisadores e especialistas de todo o país, com o objetivo de discutir boas práticas de prevenção de riscos e desastre.

O município de Russas participará do evento, sendo representado pelo Coordenador Municipal de Defesa e Proteção Civil Tenente-Coronel José Maria Pinheiro Lima e a Assessora Técnica Vera Maria Ferreira Lima.

Consciente da importância do evento para elaboração de políticas públicas voltadas para a prevenção de riscos e desastres, é que a Administração Municipal de Russas disponibilizou total apoio para que seus representantes pudessem participar do Fórum.

Homens armados assaltam motocicleta de agricultor em Morada Nova

Uma motocicleta foi tomada de assalto nesta sexta-feira, 01, por volta das 18h, no Setor VII B do perímetro irrigado DENOCS, zona rural do município de Morada Nova, Estado do Ceará.

O agricultor Jefersson Wener Soares Cavalcante, trafegava por uma estrada carroçável na motocicleta Honda CG 125 FAN, cor vermelha, ano 2005, placa HYT-5889, quando derrepente saiu de um matagal dois indivíduos não identificados, armados de revólveres, que renderam a vítima e lavaram seu veículo, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

A polícia Militar foi acionada, realizou diligencias no intuito de identificar e prender os infratores, bem como recuperar a moto, mas não obtiveram sucesso.

JAGUARIBE: HOMICIDIO À BALA

Dia 01.06.2012 – Por volta das 07h00min, na CE 275, Km 10, Distrito de Aquinópoles, Jaguaribe-CE, foi encontrado por populares que residem no local, um cadáver, o qual apresentava indícios de ter sido assassinado com vários disparos de arma de fogo, após o policiamento chegar ao local, constatou-se que o corpo havia sido alvejado com 04(quatro) tiros de pistola calibre 09 mm e 05(cinco) de calibre .40, pois ao lado do cadáver estavam as cápsulas deflagradas. O policiamento identificou o corpo como sendo de FRANCISCO EUZO DE LIMA FILHO, 47 anos, natural de Quixadá-CE, residente na Rua Severolanda, Centro de Pereiro-CE. O policiamento entrou em contato com Delegado Regional de Jaguaribe-CE, a fim de que fosse realizado os procedimentos cabíveis, bem como realizam diligências no sentido de identificar e prender os autores do fato.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 01 PARA 02/06/2012

Acidente de trânsito com vítima lesionada em Russas

Uma colisão com vítima lesionada envolvendo dois veículos acorreu nesta sexta-feira, 01, por volta das 16h45min, na localidade de Miguel Pereira, zona rural do município de Russas, Estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar os veículos envolvidos no acidente foram; uma Mobilete de cor preta, que era conduzida por José Valdeci da Silva, residente na localidade acima citada, e o veículo Toyota Bandeirante, cor branca, placa HVG 6985, conduzido por Kerginaldo de Deus Estácio, residente na localidade de Jardim de São José, zona rural de Russas. Em conseqüência do impacto, além de danos materiais, o condutor da motoneta fraturou o braço esquerdo e a perna direita, sendo socorrido ao hospital de Russas por uma equipe do DEMUTRAN.

Policiais militares estiveram no local do sinistro e adotaram todas as medidas cabíveis.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 01 PARA 02/06/2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Russas conquista Prêmio do Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2009-2012

O Prefeito do Município de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas, foi reconhecido Prefeito Amigo da Criança, categoria Reconhecimento Pleno, do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) Edição 2009-2012, promovido pela Fundação Abrinq – Save the Children.

A Fundação Abrinq é uma Instituição sem fins lucrativos, criada em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.

O PPAC foi criado em 1996 e tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os Municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Esta é a quarta edição do Programa, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012. O PPAC tem abrangência nacional e presença em todas as regiões e estados do país.

Ao final de cada edição são reconhecidos os Gestores Municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, com avanços nos indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento, nos quatro anos de gestão.

Raimundinho é um dos 182 Gestores, reconhecidos pela Fundação Abrinq como Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno, dentre 1.566 gestores que tiveram seus nomes inscritos para a premiação em todo território brasileiro.  

O evento de premiação será realizado dia 27 de junho de 2012, na Câmara dos Deputados – Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Brasília/DF), onde todos os gestores dos municípios premiados serão reconhecidos Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno.


Residência é incendiada criminosamente em Jaguaruana

O sinistro aconteceu nesta quinta-feira, 31, as 19h50min, na localidade de Figueiredo do Epifânio, zona rural do município de Jaguaruana, Estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar a residência da doméstica Katia Oliveira Rocha, natural de Fortaleza, foi arrombada e incendiada criminosamente por pessoa (s) não identificada (s). No interior do imóvel foram queimadas roupas e colchões.

Policiais militares estiveram no local e adotaram as medidas cabíveis.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 31/05 PARA 01/06 DE 2012.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Russas: Luminárias das Ruas Ocion Lopes da Silveira e São Francisco estão sendo substituídas

Recentemente as Ruas Ocion Lopes da Silveira, no Bairro Várzea Alegre, e São Francisco, no Bairro Lagoa do Toco, receberam obras de pavimentação em paralelepípedo, construídas com recursos oriundos do Governo Federal e contrapartida do Município, o que garantiu desenvolvimento, valorização e aspecto urbanístico para os citados setores.

No momento essas mesmas ruas estão recebendo mais um benefício que vai garantir maior comodidade e segurança para seus moradores. O Município, através do Setor de Iluminação Pública, está realizando a substituição de todas as luminárias velhas por equipamentos novos e modernos.

Os trabalhos estão sendo executados na Ocion Lopes da Silveira, e logo em seguida serão desenvolvidos na São Francisco.

Essa é mais uma ação do Governo Municipal, objetivando levar bem estar aos seus munícipes.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia do Desafio: Russas disputa com cidade cubana

Nesta quarta-feira, (30) está sendo realizado o Dia do Desafio, campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Vários países participam anualmente da ação que é promovida sempre na última quarta do mês de maio. Este ano o tema da campanha é “Dia do Desafio: Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

O município de Russas (69.833 hab.) está competindo com a cidade cubana de Gibara (71.225 hab), e para vencer, é necessário que o Município mobilize o maior número de habitantes a realizar pelo menos 15 minutos de atividade física, neste dia.

O grande momento do Dia do Desafio, que conta com atividades desenvolvidas e registradas durante todo o dia em escolas, academias, repartições públicas, setores privados, etc, será logo mais a noite, a partir das 19h, no Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, onde todos os russanos estão convidados a participarem de inúmeras atividades que serão ministradas por profissionais de Educação Física do Município.

 Em 2011, 22 países participaram da ação, representados por mais de 4 mil cidades, mobilizando 64 milhões de pessoas. Há 17 anos, o Brasil participa do evento.

Homem executado a bala no centro da cidade de Russas

Bartolomeu da Costa Filho, vulgo “Leudo”, 41 anos, natural de Russas, que residia na Rua Projetada, próximo a CONAB, mesmo Município, foi executado com vários disparos de pistola calibre 380.

Segundo informações da polícia militar, Leudo trafegava na motocicleta Honda CG 150 Titan, de placa HYA 7920, pela Travessa Tabelião Teodorico Veloso, centro de Russas, quando foi surpreendido por dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta de cor vermelha, sendo que o garupeiro disparou várias vezes contra a vítima que foi atingida pelas costas e teve morte imediata no local, logo em seguida os homicidas fugiram tomando rumo ignorado. No local do crime foram encontradas 07 (sete) cápsulas deflagradas de pistola calibre 380.

O homicídio ocorreu nesta terça-feira, 29, por volta das 18h15min, na Travessa Tabelião Teodorico Veloso, centro da cidade de Russas, Estado do Ceará.

Policiais realizaram diligencias no intuito de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram sucesso.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 29 PARA 30/05/2012

terça-feira, 29 de maio de 2012

Aconteceu em Russas 2º Fórum Comunitário para avaliação do Selo Unicef 2009/2012

A Comissão Municipal Pró-Selo Unicef 2009/2012 e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram na manhã desta terça-feira, 29 de maio, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas, o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2009/2012, para avaliação das ações desenvolvidas pelo Município visando a conquista de mais uma edição do Selo.

Quarenta e cinco avaliadores de diversos segmentos sociais do Município participaram do processo de avaliação sob a observação da mediadora do Selo Unicef Sra. Marcella Mello, onde responderam um questionário avaliando os indicadores de Educação, Saúde e Ação Social, trabalhados durante o período 2009/2012, visando não somente a conquista do selo, mas principalmente a garantia de qualidade de vida e dos direitos de crianças e adolescentes.

Participaram do momento o Gestor Municipal Raimundo Cordeiro de Freitas, Primeira Dama Sônia Chaves, Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores Chiquinho Cacholé, Secretários Municipais, Conselheiros do CMDCA, Integrantes da Comissão Pró-Selo, educadores e alunos das Escolas Públicas Municipais, profissionais das Secretarias da Saúde e Assistência Social, Sociedade Civil e Imprensa da região.

Uma amostra de todas as ações e projetos desenvolvidos pelo Município, envolvendo as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, de forma intersetorial, foi montada nas dependências do CVT. Uma forma de explicitar ao público o resultado de um trabalho árduo e constante, visando garantir a melhoria de vida de crianças e adolescentes do semiárido brasileiro.

Agora é aguardar o resultado final e torcer para que Russas possa continuar sendo município aprovado Selo Unicef, será a quinta conquista do Selo, uma demonstração de que as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, é prioridade no Município de Russas.

Presidiário executado com cinco disparos em Tabuleiro do Norte

O presidiário do regime fechado José Assuélio da Silva, vulgo “Dedé Budeu”, 58 anos, natural de Limoeiro do Norte, que residia no Conjunto Habitacional Costa e Silva, periferia de Tabuleiro do Norte, foi executado a bala nesta segunda-feira, 28, por volta das 20h40min, na CE 338, comunidade de Sítio Juazeiro, zona rural de Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar a vítima transitava pela citada CE na motocicleta Honda CG/125 Titan ES, cor vermelha, ano/modelo 2000, placa HWB-1275, quando foi alvejado por aproximadamente 05(cinco) disparos de arma de fogo, que os atingiram na cabeça(04) e costas(01), tendo morte imediata. Não há informações sobre a autoria do crime.

Vale ressaltar que Dedé Bedeu respondia pelos crimes de Roubo (Artº.157), Porte Ilegal de Arma de Fogo (Lei 10.823/2003, Estatuto do Desarmamento) e crimes de trânsitos (Artº. 309 e 311 da Lei 9.503), e prestava serviços durante o dia, na Unidade de Segurança Integrada-USI, e a noite pernoitava no presídio local.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender o (s) homicida (s), mas não obtiveram êxito.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 28 PARA 29/05/2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Futsal: Alto Santo goleou, Russas e Limoeiro perderam

Em Jogo válido pela 9ª rodada da Fase Classificatória do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2012, realizado sábado 26, no Ginásio Lafayete Anselmo, o mandante Alto Santo goleou a fraca equipe do Itapipoca por 9 a 4 e segue invicto com 100% de aproveitamento na competição. O time jaguaribano lidera o grupo “B” com 24 pontos em oitos jogos disputados, Maracanã/Flamengo está em segundo com 15 em sete jogos. Alto Santo volta às quadras no próximo sábado, 02, às 20h, em Paracuru, contra a equipe local.

No mesmo dia jogando em casa no José Nilson Osterne, o Limoeiro não teve a mesma sorte, e foi derrotado diante de sua torcida pelo Mombaça por 4 a 1. O resultado negativo fez a equipe jaguaribana cair da 3ª para a 4ª colocação na chave “A” com 10 pontos, Mombaça até então 4º subiu para 3º com 12. O Limoeiro volta a jogar no próximo sábado, 02, ás 20h quando receberá o atual campeão Russas.

Pela mesma rodada o Russas encarou Horizonte no Domingão, em jogo de seis pontos, já que se os russanos tivessem vencido teriam ficado com a mesma pontuação do adversário, na chave “A”, mas os horizontinos fizeram valer o mando de quadra e derrotaram os jaguaribanos por 2 a 0, permanecendo na ponta com 19 pontos, Russas continua na 2ª colocação com 13.

Demais jogos da rodada: 

Sábado (26/05)
PARACURU 1x2 SUMOV

Sexta-feira (25/05)

JUAZEIRO 4x4 CANINDÉ

Russana Lídia Lorena conquista medalha de ouro no Norte-Nordeste/Caixa Juvenil

A atleta russana Lídia Lorena conquistou o título de campeã na prova do Lançamento do Dardo do 15º Troféu Norte Nordeste/Caixa Juvenil de Atletismo, realizado na cidade de Simões Filho, no Estado da Bahia, nos dias 26 e 27 de maio.

A jovem promessa do atletismo russano foi uma das atletas integrantes da equipe cearense que disputou a competição. Lídia cravou a marca de 41,53m, conquistando o lugar mais alto do podium e ainda 13 pontos por equipe. A medalha de prata ficou com a Piauiense Bruna Sabrina, que obteve a marca de 32,03m e o bronze foi para a Baiana Rebeca Pinho com a marca de 31,16m.

Além da russana Lídia Lorena, vários atletas da equipe cearense, chefiada pelo professor russano Jáques Guimarães, obtiveram bons resultados, com destaque para José Jardilino Batista, eleito pela comissão técnica melhor atleta masculino da competição, vencedor dos 1.500m e 5.000m, além de estabelecer o novo recorde nos 10.000m com o tempo de 33:08.8. Outro destaque foi a cearense Lorayna Targino, que estabeleceu novo recorde nos 400m cravando a marca de 56.66.

Vale destacar que o Ceará foi o campeão geral do torneio, somando 450 pontos, seguido do Rio Grande do Norte (436), Pernambuco (355), Piauí (182) e Maranhão (129). No feminino, o campeão foi o Rio Grande do Norte, com 240 pontos, enquanto o Ceará ganhou no masculino com 229.

CEO regional em Limoeiro do Norte atenderá 11 municípios

“Os bons empregos, os empregos dignos são para as pessoas da terra. Com equipamentos como este, nós queremos oferecer um serviço público especial, principalmente se for ligado à saúde”. Essas foram as palavras do governador Cid Gomes, ao inaugurar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Limoeiro do Norte, na manhã deste sábado (26). Na ocasião, Cid Gomes anunciou investimentos para a microrregião do Vale do Jaguaribe. “Por esses dias, vamos assinar, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um investimento de mais de duzentos milhões, para desenvolver ações estruturantes para o desenvolvimento da região, principalmente Limoeiro do Norte. Dentre outras coisas, estamos trabalhando para trazer um porto seco e um ramal ferroviário, para fomentar o escoamento das produções”, disse.

Acompanhado do secretário da Saúde, Arruda Bastos, Cid descerrou a placa de inauguração e realizou uma visita ao equipamento de saúde, que recebeu recursos da ordem de R$ 2.198.519,33, investidos na obra e na aquisição de equipamentos. O CEO de Limoeiro é equipado com salas de Raio X, sala de pequenas cirurgias, sala de paciente especial, administração e nove cadeiras de atendimento.

Segundo Arruda Bastos, “devido ao sistema de consórcio público de saúde microrregional, um modelo de grande acerto desenvolvido no governo de Cid Gomes, o CEO de Limoeiro, do tipo regional, ao invés de atender apenas a Limoeiro do Norte, proporcionará um atendimento a 11 municípios circunvizinhos da região, o que beneficia cerca de 216 mil habitantes”, comentou.

O governador Cid Gomes já entregou 10 CEOs regionais em Crato, Russas, Ubajara, Baturité, Juazeiro do Norte, Sobral, Acaraú, Crateús, Brejo Santo e Itapipoca, e quatro policlínicas regionais em Baturité, Camocim, Tauá e Pacajus.

A solenidade de inauguração contou com as presenças dos deputados estaduais Antônio Granja, Maílson Cruz, Dra. Silvana; dos prefeitos de Limoeiro do Norte, Dilmar; de Limoeiro do Norte, Raimundo Cordeiro; de Ererê, Nelson Martins; de Quixeré; Pitiúba, de Iracema; Otacílio, de Jaguaretama; Bena, de Jaguaribara; Bacural, de Alto Santo; Adelmo Aquino, de São João do Jaguaribe; Zé Carlos, de Potiretama; Raimundinho, de Russas, e de Itaiçaba, Frank. Também estiveram presentes a diretora do CEO de Limoeiro, Dra. Márcia Gomes e o superintendente adjunto do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Cláudio Nelson.

Fonte: www.ceara.gov.br

Agricultor é executado com vários disparos de pistola PT 40 em Jaguaruana

O agricultor José de Arimatéia Vieira de Sousa, 35 anos, natural de Jaguaruana, que residia na Rua Nossa Senhora das Graças, Bairro Córrego das Melancias, mesmo Município, foi executado com vários disparos de arma de fogo.

Segundo informações da Polícia militar a vítima se encontrava em sua residência quando foi surpreendido por quatro indivíduos que chegaram em uma saveiro branca, se identificando como sendo policiais, eles adentraram e executaram Arimatéia com vários disparos de pistola ponto 40, e logo em seguida fugiram seguindo rumo ignorado. Vale ressaltar que no local do crime foram encontrados 18 cápsulas PT 40.

O homicídio aconteceu neste domingo, 27, por volta das 23h40min, em Jaguaruana, Estado do Ceará.

Policiais diligenciaram no sentido de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 27 PARA 28/05/2012.

Indivíduos armados assaltam motocicleta em Limoeiro do Norte

O assalto aconteceu no sábado, 26, por volta das 18h40min, na CE 377 que liga os municípios de Limoeiro a Tabuleiro do Norte.

Segundo informações da polícia Militar, a Técnica Agrícola Maria Jacira Mendes de Lima, trafegava pela citada CE na motocicleta Honda NXR BROZ ES, cor vermelha, ano 2008, placa HYZ-6231, com destino a Limoeiro do Norte, quando próximo ao Folclore clube, localidade de Córrego de Areia, foi abordada por dois indivíduos em uma motocicleta FAN preta, demais características não anotadas, sendo um deles armado de revólver, o qual anunciou o assalto e levou sua motocicleta e sua bolsa com todos os seus documentos pessoais e do veículo, tomando, em seguida, rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no sentido de identificar e prender os infratores, bem como recuperar o veículo, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 26 PARA 27/05/2012