segunda-feira, 18 de junho de 2012

IJF registra 135 casos de violência no trânsito no último fim de semana

Os casos de violência no trânsito continuam sendo um dos maiores registros de atendimento no Instituto Dr. José Frota (IJF). Foram 135 casos só no final de semana entre às 19h de sexta-feira (15) e às 7h da manhã desta segunda (18).

Ainda foram registrados 60 acidentados de moto, 39 vítimas de colisões, 28 de atropelamentos, 4 abalroamentos, 2 quedas de carro em movimento e 2 vítimas de capotamento.

O IJF recebeu, ainda, 10 vítimas de lesões por arma branca, 25 por arma de fogo e 20 de agressões físicas. Também chegaram ao hospital 31 vítimas de quedas da própria altura, 14 de queimaduras e 13 de picadas de animais peçonhentos.

Com informações da Assessoria do IJF.

Fonte: cearaagora.com.br

Russano Josué Costa conquista medalha de ouro no Brasileiro/Caixa de Juvenis

O Russano Josué Lima da Costa, 19 anos, que há um ano e meio treina com o holandês Gerard Lenting no Centro Nacional de Treinamento Caixa/Sesi, da CBAt, na cidade mineira de Uberlândia conquistou medalha de ouro no Brasileiro/Caixa de Juvenis de atletismo realizado na cidade de Maringá/PR, nos dias 16 e 17 de junho.

No salto em altura, Josué venceu com a marca de 2,15m, obtendo o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt para o Campeonato Mundial Juvenil de Barcelona, a ser realizado no período de 10 a 15 de julho, na Espanha. O atleta melhorou 10 centímetros em uma semana, no dia 9 saltou 2,10m em Belo Horizonte, antes disso seu melhor resultado era 2,05m.

Indagado sobre o salto, Josué disse que ainda pode melhorar e quem sabe saltar 2,20m, no Troféu Brasil, acrescentou que está se sentindo muito bem e falta apenas corrigir pequenos problemas técnicos na parte anterior à impulsão, para que continue melhorando cada vez mais sua marca.

O atleta, apesar de está treinando em Uberlândia, ainda defende a cidade de Russas, onde começou no atletismo. Josué foi revelado e projetado para o mundo pela equipe de atletismo de Russas, coordenada pelo professor Jaques Guimarães, com total apoio da atual Gestão Municipal.

Futsal: Russas empata, Limoeiro goleia e Alto Santo perde invencibilidade na competição

A 12ª rodada da fase classificatória do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2012, aconteceu neste sábado, 16, com destaque para a vitória do Maracanã/Flamengo sobre o Alto Santo, até então único invicto e com 100% de aproveitamento na competição.

Maracanã e Alto Santo duelaram no Aécio de Borba, na capital cearense, o time jaguaribano defendia uma invencibilidade de 10 jogos, mas tropeçou diante da equipe metropolitana pelo placar mínimo de 1 a 0. Mesmo perdendo o time do técnico Elivésio Fernandes continua na liderança da chave “B” com 30 pontos. Maracanã vem logo em seguida com 24 e um jogo a menos. Alto Santo volta a jogar dia 26 de junho contra Sumov em seus domínios. Maracanã joga dia 23, em Paracuru contra o time local.

No mesmo dia o atual campeão Russas foi até a cidade de Canindé e conseguiu um excelente resultado contra a equipe local, 3 a 3 foi o placar do jogo. Com o empate o time jaguaribana assumiu momentaneamente a liderança do grupo “A” com 20 pontos, seguido pelo Horizonte com 19 e um jogo a menos. Canindé está em 5º com 14 pontos. Russas fecha a fase classificatória dia 30 de junho, contra Mombaça, em seus domínios. Canindé volta às quadras dia 23, em Limoeiro contra a equipe local.

Outro jaguaribano que esteve em ação e conseguiu um grande resultado foi o Limoeiro Futsal. Jogando em Fortaleza, no Ginásio Aécio de Borba, a equipe limoeirense goleou Uneuva por 6 a 1. Com a vitória o time do vale assumiu a 3ª colocação da chave "A" com 16 pontos, mesma pontuação do Mombaça que tem um jogo a menos. O limoeiro fecha sua participação na fase clasificatória dia 23, em seus domínios contra Canindé, que está na 5ª posição com 14 pontos e tem um jogo a menos. Para avançar de fase os limoeirenses precisam empatar o jogo e torcer por tropeço de Canindé diante do Uneuva na última rodada.

Outros resultados da rodada:

Sábado (16/06) 

PARACURU 3x2 ESPAÇO JOVEM
SUMOV 2x3 MERUOCA

Após luta corporal indivíduos se lesionam mutuamente a faca em Alto Santo

Após discussão banal dois homens entraram em briga corporal que resultou em lesões mútuas a faca, com uma das vítimas gravemente ferida.

O fato ocorreu neste domingo, 17, por volta das 3h, em frente ao clube Flor Clebe, município de Alto Santo, Estado do Ceará. Segundo informações da Polícia Militar, Francisco Marco Nogueira de Oliveira, 42 anos, entrou em luta corporal com Erismildo Gomes, 38 anos, sendo que Francisco estava armado com uma faca, o que motivou Erismildo a recuar e se deslocar a sua residência para também se armar. Minutos depois eles voltaram a brigar onde ambos se lesionaram à faca, o primeiro teve uma perfuração no tórax do lado direito sendo conduzido a Fortaleza em estado grave, e o segundo teve ferimentos leves, foi medicado e conduzido à Unidade Policial local para os procedimentos legais.

Segundo populares, o que teria motivado a briga de facas, foi uma discussão banal entre Francisco Marco e um irmão de Erismildo.

Policiais militares apreenderam no local do fato duas facas de 7 e 8 polegadas, que foram apresentadas as autoridades policias para os procedimentos cabíveis.

JAGUARUANA: TENTATIVA DE HOMICÍDIO A BALA

Dia 17.06.2012, por volta das 10h50min, na Rua Coração de Jesus, bairro Lagoa, em Jaguaruana-CE, em plena via pública foi vítima de tentativa de homicídio a bala o ex-presidiário FRANCISCO SAN DIEGO DE SOUSA, natural de Jaguaruana, residente na Rua 15 de Novembro, no mesmo bairro e cidade, o qual foi atingido em várias partes do corpo (entre elas na boca) por 08 (oito) disparos de arma de fogo, desferidos por um indivíduo identificado apenas pela alcunha de “EIÊ”, que fugiu logo em seguida a prática do crime. A vítima foi socorrida por familiares ao hospital local e em seguida encaminhada ao IJF em Fortaleza, em estado gravíssimo. Os PPMM na CP 1541, estiveram no local do ocorrido e se encontram realizando diligências no sentido de localizar e prender o autor do delito.

TABULEIRO DO NORTE: LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 17/06/2012(domingo), por volta das 20h30 populares ligaram para a USI informando que no Bar da Palha, localizado no Sitio Taperinha, zona rural desta urbe, as margens da CE-377, que liga a sede do município à Peixe Gordo, houveram alguns disparos de arma de fogo, que uma pessoa tinha sido atingida, trata-se de OSIAS BENTO FEITOSA DE FREITAS, natural de Morada Nova-CE, residente na rua Jerônimo Batista, Tabuleiro do Norte-CE, o mesmo foi atingido com um tiro de raspão no braço direito e não corre risco de morte, que ninguém soube informar o autor dos disparos. A composição da RP-1104 está realizando diligências a fim de identificar e prender o autor do delito.

QUIXERÉ: ROUBO A PESSOA

Dia 17/06/2012(domingo), por volta das 21h10min, o Senhor João Jesus da Costa, natural de Quixeré-CE, nascido aos 24/06/1944, residente na Volta do Córrego, Zona Rural de Quixeré-CE, estava em sua casa, quando um indivíduo chegou pedindo água, quando a vítima foi atendê-lo, o indivíduo anunciou o assalto e entrou dentro da casa da vítima e subtraiu um celular Samsung, R$ 40,00 reais em espécie, e tentou pegar a moto da vitima, foi quando a mesma percebeu que a arma do indivíduo era de brinquedo, vindo a reagir e entrou em luta corporal com o indivíduo, que fugiu para dentro de um cercado por trás da casa. Os policiais militares da CP-1094, ao tomarem conhecimento, se dirigiram até o local e fizeram diligências com intuito de identificar e prender o infrator, porém até o momento sem êxito.

LIMOEIRO DO NORTE: PRISÃO POR LESÃO CORPORAL A FACA

Dia 17/06/2012(domingo), por volta das 11h00, no Setor NH6, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, foi preso a pessoa ANTONIO FERREIRA DA SILVA, natural de Mora Nova-CE, residente no Setor NH6, após discussão o mesmo lesionou à faca a pessoa de CLOTINES CHAGAS RABELO, natural de Morada Nova-CE, residente no Setor NH6. Populares informaram que tanto vitima como agressor, encontravam-se no comercio de uma pessoa conhecida por GIDINEUDO, quando o fato ocorreu, a vitima foi levada para HR(Hospital Regional) de Limoeiro do Norte-CE e de acordo o plantonista sofreu um ferimento no braço esquerdo e passa bem. A equipe de policiais militares da FTA, na CP-1084 foi ao local e conduziu o infrator à DPC local para os procedimentos cabíveis.

RUSSAS: PORTE DE ARMA BRANCA

Dia 17.06.2012, por volta das 15h30min, na Rua Elisa Santiago Maciel, em Russas-CE, foi conduzido JOACIR PAIVA DE SANTANA, natural de Iracema, residente no Conjunto Abdon Valério, na cidade de Russas, em virtude do mesmo se encontrar portando uma arma branca (faca tipo peixeira). Os PPMM NA RD 2775, conduziram o infrator e arma acima mencionada a DRPC para os devidos procedimentos.

 ARACATI: LESÃO CORPORAL A BALA

Dia 17.06.2012, por volta das 19h30, no Conjunto Tabajara, Rua C, foram vitimas de bala perdida a Sra. MARIA EUNICE CORREIA DE FREITAS, 42 anos, natural de Aracati, a qual sofreu um tiro de raspão no ombro esquerdo. E a criança A. F. S., 02 anos, que foi atingida com 02 (dois) tiros nas duas pernas, sendo que os projeteis ficaram alojados. Os autores dos disparos foram 04 (quatro) indivíduos, que trafegavam em duas motocicletas Sendo 01 (uma) motocicleta Honda BROS, cor vermelha (demais dados não anotados) e 01 (ma) motocicleta Honda CG, cor escura, (demais dados não anotados), que após os disparos fugiram tomando ignorado. Os PM do ronda do quarteirão estão em diligencias no intuito de identificar e prender os infratores.

MORADA NOVA: ATO INFRACIONAL (Tráfico de Droga)

Dia 17.06.2012, por volta das 06h30min, na Avenida Cel. Tibúrcio, no bairro Girilândia, em Morada Nova-CE, mais precisamente nas proximidades do “Posto de Combustível Morada Nova I” depois de uma denúncia anônima e de uma abordagem realizada nos passageiros do ônibus da Empresa FretCar que fazia a linha Quixadá/Limoeiro do Norte, foram apreendidos os menores de idade de iniciais: (F D F S), nascido aos 18.06.1995, natural de Morada Nova, e (J L C S), nascido aos 26.10.1995, natural de Morada Nova, em virtude dos mesmos haverem sido encontrados com 15 (quinze) trouxas de maconha e um tablete de maconha prensada pesando aproximadamente 50 (cinquenta) gramas. Os PPMM NA RD 2275, do ronda do quarteirão abordaram, apreenderam e conduziram os menores infratores juntamente com a droga acima mencionada a USI local para os devidos procedimentos.

ARACATI: PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO (espingarda)

Dia 17.06.2012, por volta das 21h15, no assentamento Zumbi dos Palmares, zona rural de Aracati-Ce, após denuncia anônima foi preso RAIMUNDO NONATO MARTINS DA SILVA, 48 anos, natural de Capistrano, residente no citado assentamento, o qual estava em meio a uma bebedeira portando 01 (uma) espingarda de fabricação caseira (socadeira). Os PM efetuaram a prisão do acusado e conduziram a USI de Aracati, onde o mesmo foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 17 PARA 18/06/2012

Jovem sofre acidente de trânsito e morre em Morada Nova

Um acidente de trânsito com vítima fatal aconteceu nas primeiras horas deste domingo, 17, por volta das 2h, na Avenida Manoel Castro, cidade de Morada Nova, Estado do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar o jovem Francisco Jarineudo da Silva, 22 anos, que residia na Rua Francisco Leal e Silva, mesmo Município, trafegava na motocicleta Honda CG-125 de Cor Azul, ano/modelo 1998/99, de Placa HVY-5882, pela citada avenida quando bem em frente a praça perdeu o controle do veículo vindo a cair. Ele foi socorrido ainda com vida ao hospital local, mas devido a gravidade dos ferimentos não resistiu e veio a óbito por volta das 5h, do mesmo dia.

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 16 PARA 17/06/2012

Indivíduos armados assaltam 4 mil reais de ceramista em Russas

O assalto aconteceu no sábado, 16, por volta das 11h, na cerâmica do Francisco Francine Freire da Silva Junior, situada na localidade de Ingá, zona rural do município de Russas, Estado do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar a vítima estava no escritório do citado estabelecimento quando foi surpreendida por dois indivíduos, armados a revólver, que chegaram numa motocicleta Honda CG FAN, cor preta, os quais renderam o ceramista e roubaram a quantia de quatro mil reais em espécie, que seria usado para pagamento de funcionários, e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os infratores, bem como recuperar o valor roubado, contido sem êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 16 PARA 17/06/2012

sábado, 16 de junho de 2012

Russas: Dia de combate a violência contra o idoso é comemorado com blitz educativa

No dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, nesta data, entidades não governamentais, instituições e Conselhos, entre outros, se mobilizam e realizam diferentes atividades objetivando conscientizar a população mundial sobre os direitos e deveres da pessoa idosa.

 No município de Russas não foi diferente, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI, com apoio do Governo Municipal, em parceria com o Lar Santa Clara De Assis e Pastoral da Pessoa Idosa – Paróquia de Russas, promoveram no principal semáforo da Avenida Dom Lino, centro da cidade, uma blitz, com panfletagem e exposição de faixas com dizeres de conscientização, buscando sensibilizar a população sobre o combate a violência aos idosos.

Participaram do momento conselheiras do CMDI, representantes do Lar Santa Clara De Assis e Pastoral da Pessoa Idosa, além de idosos dos Clubes do Vovô.

Os transeuntes participaram ativamente do acontecimento, muitos até comentaram que ações dessa natureza despertam a população para o combate a todo tipo de violência contra aqueles que contribuíram por uma vida inteira e agora necessitam de respeito, reconhecimento e tratamento digno.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Queima da fogueira de 12 metros será uma das atrações da FENERUSSAS Junina

A 26ª edição da Feira de Negócios de Russas – FENERUSSAS, vai acontecer nesta sexta-feira, 15, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEAMA, situada no antigo Rancho, próximo ao Clube Kangalha. O evento tem a promoção do Governo Municipal e realização da SEAMA numa parceria com o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, EMATERCE, SINRURAL, UNACR e Instituto Agropolos.

Uma fogueira gigante de 12 metros de altura, simbolizando o período junino, será uma das atrações da festa. Sua queima está prevista para acontecer às 20h. Logo em seguida, às 21h, terá início a festa dançante com a atração musical Nedis e Forró Pegue & Balance.

Ao longo do dia o foco se voltará para os negócios, objetivo principal do evento. Animais dos rebanhos bovinos, ouvinos e caprinos de diferentes raças, serão comercializados. Setenta e um projetos do Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste – AGROAMIGO serão liberados para pequenos agropecuaristas. Esse montante será investido na compra de animais fortalecendo assim a economia familiar e do Município.

O evento contará também com a comercialização de diversos produtos da agricultura familiar, artesanatos, além da praça de alimentação e bares, movimentando a feira por todo o dia e ao longo da noite.

A FENERUSSAS é um projeto da Administração do Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, com objetivo de desenvolver a socialização e principalmente garantir o fortalecimento da economia local. É uma oportunidade de o pequeno produtor comercializar seus produtos e fortalecer sua economia.

O Secretário Municipal de Agricultura Dernival Barbosa tem a honra de convidar todas as famílias jaguaribanas para o evento. A presença de todos será fundamental para a grandeza e sucesso da feira. Participe!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atletas russanos disputarão Brasileiro/Caixa de Juvenis em Maringá/PR

Os atletas russanos; Lídia Lorena da Silva, recentemente campeã no lançamento do dardo, título conquistado no Norte/Nordeste realizado em maio, na cidade de Simões Filho/BA, e Josué Lima da Costa, que segue treinando no Centro de Treinamento de Uberlândia/MG, irão representar o Estado do Ceará no Campeonato Brasileiro/Caixa de Juvenis de Atletismo. Ao todo são 07 atletas cearenses que representarão o Estado na competição nacional.

O Campeonato Brasileiro/Caixa de Juvenis em sua 42ª edição masculina e 40ª feminina será disputado neste final de semana, nos dias 16 e 17 de junho, no Estádio Willie Davids, em Maringá, no noroeste do Paraná. O evento se constitui em mais uma oportunidade para os atletas buscarem os índices de qualificação para o Mundial de Juvenis (para atletas com até 19 anos), que será disputado de 10 a 15 de julho em Barcelona, na Espanha.

Resta-nos torcer para que os russanos possam ter êxito na competição, e consigam não somente medalhas, mas principalmente o índice para o Mundial.

O atletismo de Russas é uma referência para o vale do Jaguaribe e Estado do Ceará, isso devido a seriedade dos investimentos da Administração Municipal e competência da equipe de profissionais que trabalham a modalidade no Município.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Abertura da 7ª Semana do Meio Ambiente de Russas aconteceu nesta terça

Está acontecendo em Russas com promoção do Governo Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) e Secretaria da Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Comitê de Defesa do Meio Ambiente de Flores – CODEMAF, a 7ª Semana do Meio Ambiente. O evento, que tem como tema “Sustentabilidade: O que você faz o planeta sente”, teve início na manhã desta terça, 12, e prosseguirá até sexta-feira, 15 de junho.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta terça, 12, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, com a participação de Autoridades locais, alunos de Escolas Públicas, Sociedade Civil e Imprensa. Nesse primeiro momento foi ministrada uma rodada de palestras sobre relevantes sub-temas voltados para o tema central da Semana. O Filósofo e representante da CARITAS José Wilson Correa palestrou sobre “Sustentabilidade, o caminho para valorização e uso racional dos recursos naturais”; logo em seguida o Presidente do Comitê de Defesa do Meio Ambiente de Flores (CODEMAF) Francisco de Assis Mendes ministrou sobre “Experiências Sustentáveis: Coleta Seletiva em Flores” e fechando as palestras o agricultor orgânico e membro da Associação Optar Orgânico João Paulo palestrou sobre o Projeto Quintais Produtivos.

Ainda durante a abertura do evento a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social promoveu a entrega de certificados as Empresas Amigas do Meio Ambiente, por contribuírem para uma Russas mais sustentável. Essas empresas fazem a doação de óleos e gorduras residuais para reciclagem, garantindo assim a não poluição de solos, lençol freático e esgotos, além de contribuir com a geração de emprego e renda. Todo o material recolhido passa pela Estação de Tratamento Primário de Óleos e Gorduras Residuais – ETPO. Participaram do momento as empresas Gutos Pizzaria, Debby’s Doces e Salgados e Sorveteria Diana. Aproximadamente 20 estabelecimentos aderiram ao projeto, mas por motivos de força maior não estiveram presente na solenidade.

A 7ª Semana do Meio Ambiente de Russas segue com ações até sexta-feira, 15. Durante esse período atividades como Oficinas, Palestras, Fórum, Gincanas Ecológicas e Apresentação da A3P serão promovidas. O evento tem a promoção do Governo Municipal de Russas e apoio da CARITAS.

INGA divulga novo calendário de realização do Concurso Público de Russas

A Coordenadoria Executiva de Concursos Públicos – CECOP, do Instituto Nacional de Gestão Avançada – INGA, considerando a delegação de poderes contida no Edital da Prefeitura Municipal de Russas nº 001/2012 baixado pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal e aprovação pela Comissão Organizadora do Concurso Público da proposta do novo calendário do evento, aprovou o novo calendário de eventos do Concurso Público Municipal de Russas e divulgou em seu endereço eletrônico, através do edital INGA/PMR Nº 008/2012, as novas datas da realização do certame.

Sendo assim as provas escritas serão aplicadas dia 01 de Julho de 2012, e os cartões de identificação com local de prova, estarão disponíveis, a partir de 8 horas do dia 25 de Junho de 2012, via internet no site do INGA no endereço www.ingagestao.org.br .

O calendário com todas as datas de realização do certame está disponível no endereço www.ingagestao.org.br.