sexta-feira, 29 de junho de 2012

Radialista ´Mução´ preso acusado de pedofilia

O radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, o ´Mução´, foi preso, ontem, no bairro Meireles, nesta Capital, por agentes da Polícia Federal. O comunicador, natural do Rio Grande do Norte, é um dos suspeitos de integrar uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil na internet. Até o fim da noite de ontem, ele permanecia preso na carceragem da PF, mas pode ser transferido para Pernambuco.

O advogado do radialista, Waldir Xavier, disse, ontem, que "tudo não passou de um mal entendido. Tudo será esclarecido e ficará comprovado que o meu cliente não tem envolvimento com essas pessoas", afirmou.

Xavier considerou a possibilidade do computador de ´Mução´ ter sido usado por outra pessoa. "Ele está tranquilo porque sabe que não tem nenhum envolvimento com isso", disse. O advogado afirmou que ingressará com um pedido de habeas corpus para o radialista hoje.

A Assessoria de Comunicação da PF no Ceará não confirmou a prisão do radialista. Segundo o órgão, a ´Operação DirtyNet´, em Fortaleza, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária. Durante o cumprimento das ordens judiciais, outras duas pessoas acabaram presas em flagrante pelos agentes federais.

Prisões 

Além do humorista, outras 31 prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre, uma em Esteio e duas em Santa Maria), Minas Gerais (três prisões), Paraná (uma em Foz do Iguaçu), São Paulo (uma na capital), Rio de Janeiro (duas na capital), e Espírito Santo (uma na Grande Vitória).

A PF começou a monitorar a quadrilha há seis meses através de redes privadas de compartilhamento de arquivos. Os suspeitos atuavam no anonimato. Os arquivos compartilhados pela quadrilha continham cenas de adolescentes com até 12 anos, crianças e bebês em contexto de abuso sexual.

Rede 

As fotos não eram vendidas, mas trocadas entre os usuários. Segundo a Polícia Federal, 97 estrangeiros e 63 brasileiros participariam da rede de pedofilia, trocando material contendo cenas de sexo explícito com crianças e adolescentes. Em todo o Brasil, 49 pessoas foram identificadas pelos agentes. A PF afirmou ainda que o humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal no Estado de Pernambuco.

"Ele ficará preso por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, mas acredito que, pela materialidade das provas, a prisão temporária poderá ser transformada em preventiva", afirmou a delegada que está a frente do caso, Kilma Caminha. A PF ainda não decidiu se ´Mução´ será transferido para Recife nesta semana.

(Com informações do G1).

Ex-presidiário é morto a golpes de chibanca em Morada Nova

O corpo de um homem foi encontrado por populares nesta quinta-feira, 28, por volta das 20h30min, no Setor I, perímetro irrigado do município de Morada Nova, Estado do Ceará.

O ex-presidiário Francisco Rodrigues da Silva, 31 anos, natural de Morada Nova, que residia na localidade acima citada, foi encontrado morto, com perfurações na cabeça provavelmente provocada por uma chibanca que estava ao lado do seu corpo. A vítima respondia por homicídio (artigo 121 do CPB). Não há informações sobre quem praticara o homicídio.

Policiais militares estiveram no local e adotaram as medidas cabíveis, bem como iniciaram diligencias no intuito de identificar e prender o autor do crime, contudo sem êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 28 PARA 29/06/2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Procurador deve impugnar candidaturas de gestores que conseguiram decisões isoladas

O Ministério Público Eleitoral vai pedir a cassação das candidaturas de gestores públicos que tiveram contas desaprovadas com nota de improbidade administrativa pelo Tribunal de contas do Município (TCM) e que conseguiram liminares que levaram conselheiros a retirá-los da lista de nomes considerados inelegíveis.

O procurador regional eleitoral Márcio Torres disse, nessa quarta-feira (27), que solicitou ao TCM a relação dos ex-gestores municipais que conseguiram liminares que os permitam se lançarem candidatos. Márcio Torres alertou ainda que vai cobrar das câmaras de vereadores a votação de pareceres oriundos do TCM com votos favoráveis a desapropriação de conta sem notas de improbidade administrativas.

Ele espera receber nesta sexta-feira (29) do presidente do TCM, Manoel Veras uma nova lista atualizada com os nomes dos ex-prefeitos e ex-secretários. Outra decisão comunicada pelo procurador regional eleitoral é que os municípios com menos 200 mil eleitores e que tem geradoras de televisão irão transmitir a propaganda eleitoral. Essa foi a resposta de Márcio Torres quando questionado sobre a propaganda nesses municípios (Caucaia Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú , Pacajus e Aracati - cidades com geradoras de televisão).

Fonte: cearaagora.com.br

Colisão envolvendo motocicletas com vítima lesionada em Russas

Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas ocorrido nesta quarta-feira, 27, às 16h30min, no cruzamento das ruas Cônego Agostinho com José Delfino Junior, cidade de Russas, Ceará, deixou uma vítima lesionada.

Segundo informações da Polícia Militar, o agricultor Valdeci da Costa Soares, 52 anos, residente no Bairro Várzea Alegre, trafegava na motoneta Shineray 50cc, de cor vermelha, quando colidiu contra uma moto Honda Biz de cor vermelha, que era conduzida por um individuo aparentemente menor de idade, já que este não foi identificado, pois se evadiu do local.

Em decorrência da colisão Valdeci sofreu uma fratura exposta no pé direito, sendo socorrido por populares ao hospital local, onde recebera atendimentos médicos.

Policiais militares estiveram no local e adotaram as medidas cabíveis.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 27 PARA 28/06/2012.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Russas realizou carreata para homenagear escolas com nível desejável no SPAECE-ALFA

Uma grande carreata com a participação de alunos, professores e sociedade civil, foi promovida nesta quarta-feira, 27 de junho, pela Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar –SEMED para homenagear as 26 escolas municipais que alcançaram o nível desejável, na avaliação do SPAECE- ALFA, promovida pelo Governo do Estado do Ceará.

A Carreata saiu do Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, percorreu pelas Avenidas Governador Raul Barbosa e Coronel Araújo Lima, Vila Matoso, Vila Gonçalves, Travessa Joaquim Felix, Rua Dr. José Ramalho, Bruno Epaminondas, Avenida Dom Lino, até a Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR, onde no salão de eventos do Clube foi prestada uma grande homenagem às escolas, professores e alunos que obtiveram em 2011, proficiência desejável, nas turmas de 2ª série, na avaliação do SPAECE- ALFA.

Durante o evento educadores das 26 escolas que trabalham nas turmas da 2ª série foram homenageados com uma comenda, uma forma de reconhecimento pela garra e sucesso alcançado no Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC 2011.
Foi um momento onde a sociedade russana reconheceu o esforço, vibrou com os resultados e prestou sua homenagem a todos que fazem a educação do Município. Uma maneira de fortalecer a determinação e o compromisso de todos para a construção cada vez mais de uma sociedade inclusiva e promissora, para todas as crianças do município, que são prioridade absoluta da Administração Russas na Direção Certa.

Gestor Raimundinho recebe em Brasília premiação do Programa Prefeito Amigo da Criança

O Prefeito do Município de Russas Raimundo Cordeiro de Freitas está em Brasília onde receberá nesta quarta-feira, 27, a premiação de Prefeito Amigo da Criança, categoria Reconhecimento Pleno, do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) Edição 2009-2012, promovido pela Fundação Abrinq – Save the Children.

A Fundação Abrinq é uma Instituição sem fins lucrativos, criada em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência.

O PPAC foi criado em 1996 e tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os Municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Esta é a quarta edição do Programa, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012. O PPAC tem abrangência nacional e presença em todas as regiões e estados do país.

Ao final de cada edição do Programa são reconhecidos os Gestores Municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes, com avanços nos indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento nos quatro anos de gestão.

Raimundinho é um dos 182 Gestores, reconhecidos pela Fundação Abrinq como Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno, dentre 1.566 gestores que tiveram seus nomes inscritos para a premiação em todo território brasileiro.

O evento de premiação acontece nesta quarta-feira, 27 de junho, na Câmara dos Deputados – Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Brasília/DF), onde todos os gestores dos municípios premiados serão reconhecidos Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno.

Caravana Cearense Contra o Trabalho Infantil mobilizou Municípios da CREDE 10 em Russas

A Caravana Cearense Contra o Trabalho Infantil visitou a cidade de Russas nesta terça-feira, 26 de junho. A ação teve a coordenação do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Ceará (FEETI-CE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/CE), CREDE 10, Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar - SEMED, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SETAS, e Programa de Educação Contra a Exploração do trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). A Caravana é uma mobilização da sociedade civil e órgãos competentes pelo enfrentamento ao trabalho infantil, essa grave violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Em Russas, a ação foi desenvolvida em dois momentos; logo cedo uma caminhada com a participação de autoridades, sociedade civil, crianças e adolescentes, concentrou e saiu da CREDE 10, percorreu ruas e avenidas da cidade, passando pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SETAS), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Promotoria do Município, encerrando no Fórum da Comarca. Em cada um desses órgãos houve uma parada de 05 a 10 minutos para entrega da Bandeira da Caravana, realizada pelo Coordenador da Caravana Dr. Antônio de Oliveira Lima, ao respectivo representante legal, como forma de firmar compromisso para o fortalecimento das ações locais voltadas para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.

Logo em seguida, a Caravana se dirigiu ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT), onde por todo o restante do dia foi realizado um Seminário sobre o Trabalho Infantil. Durante o encontro crianças e adolescentes do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (PETECA) apresentaram atividades artísticas culturais, trabalhadas pelo Programa nas Escolas Públicas, visando conscientizar a sociedade para erradicação do trabalho infantil.

Ainda durante o Seminário, através de painéis, foram apresentadas e discutidas diferentes temáticas sobre a erradicação do trabalho infantil. Propostas foram discutidas visando à elaboração do Plano Estadual e dos Planos Municipais de Prevenção e Erradicação do trabalho Infantil.

Além do município de Russas, Sede da CREDE 10, participaram do evento representantes das cidades de Alto Santo, Aracati, Fortim Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte, que estão sob abrangência da regional de Russas.

A Caravana desde o dia 02 de maio, até 28 de junho, vem percorrendo o interior do Estado do Ceará, passando por todos os municípios sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE), realizando atividades que visam fortalecer as ações locais para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.

Mototaxista russano é encontrado morto a facadas em Quixeré

O mototaxista Raimundo Aristides De Lima, 52 anos, natural de Russas, que residia na Rua Cônego Agostinho, cidade de Russas/CE, foi encontrado morto a facadas por volta das 17h15min desta terça-feira, 26, na Localidade Baixa do Arroz, zona Rural do Distrito de Lagoinha em Quixeré/CE. O corpo da vítima apresentava quatro perfurações à faca, sendo uma nas costas, duas na região do abdômen e uma no pescoço.

Segundo informações, Aristides estava em Russas no posto onde o qual trabalhava, quando já no período da tarde saiu para fazer uma corrida. Populares não souberam informar sobre o cliente e nem o destino da viagem. Ele conduzia a motocicleta de sua propriedade uma Honda CG 150 KS de cor vermelha, ano/modelo: 2008, placa MYR-2214, veículo este que não foi encontrava no local do crime, o que caracteriza a ação delituosa como latrocínio, roubo seguido de morte.

Policiais militares logo que foram informados sobre o crime, passaram a diligenciar e por volta das 23h, na Localidade de Sítio Queimadas, Distrito de Lagoinha, em Quixeré-CE, localizaram a motocicleta que estava na residencia de Maria de Lourdes de Lima, bem como prenderam Francisco Elinaldo Martins de Oliveira, residente no Sítio Queimadas, ele afirmou que a citada moto, bem como sua documentação, foi deixada em sua residencia pelo filho adotivo da Maria de Lourdes, conhecido por “Júnior”, “Fabiano” ou “Fabinho”, no intuito de vendê-la, dizendo que voltaria depois para acertar a negociação. Foi quando Elinaldo decidiu entregar o veículo na casa de Maria de Lourdes, mãe adotiva do suposto proprietário.

A motocicleta e Elinaldo, que estava de posse da mesma momentos antes da denúncia, foram encaminhados à DRPC de Russas para averiguações e procedimentos cabíveis, no intuito de tentar elucidar o crime.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 26 PARA 27/06/2012

Homem de 62 anos é executado a bala em Morada Nova

Um senhor de 62 anos de idade, foi executado a bala, nesta terça-feira, 26, às 18h30min, na Rua Joaquim Vanderlei, no bairro PROURB, cidade de Morada Nova, Estado do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar, Ivan Fernandes, natural de Baraúna/RN, que residia no mesmo bairro e município de ocorrência, foi surpreendido por dois indivíduos que chegaram a pé e efetuaram seis disparos de arma de fogo contra a vítima, atingindo-a nas costas e cabeça, e logo em seguida fugiram por um matagal existente nas proximidades do local do crime. Não há informações sobre o motivo do homicídio.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 26 PARA 27/06/2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Detento do semi-aberto sofre tentativa de homicídio a bala em Jaguaribara

O fato aconteceu nesta segunda-feira, 25, por volta das 13h, nas proximidades do colégio Liceu, centro da cidade de Jaguaribara, Estado do Ceará.

O detento do regime semi-aberto, Charlesmar Vieira da Silva, vulgo “Rolinha”33 anos, residente no Sitio Poço Comprido, zona rural de Jaguaribara, trafegava em uma motocicleta no local acima citado, quando percebeu que era perseguido por dois indivíduos em uma moto, ambos de capacete, rapidamente ele abandonou seu veículo e fugiu a pé em direção ao pelotão da polícia militar, no momento da fuga os indivíduos efetuaram vários disparos em direção da vítima, que não foi atingida. O policiamento se deslocou ao local informado e encontrou 06 (seis) cápsulas de pistola P40.

Vale ressaltar que Charlesmar é detento do regime semi-aberto da Comarca de Jaguaribara respondendo pelo Art. 155. Policiais realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os dois infratores, mas não obtiveram êxito.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 25 PARA 26/06/2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Russas realizará carreata para homenagear escolas que alcançaram nível desejável no SPAECE-ALFA

A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar – SEMED vai promover nesta quarta-feira, 27 de junho, uma carreata em homenagem as 26 escolas municipais que alcançaram o nível desejável, na avaliação do SPAECE- ALFA, promovida pelo Governo do Estado do Ceará.

A Carreata vai concentrar e sair do Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, às 7h30min, percorrerá pelas Avenidas Governador Raul Barbosa e Dom Lino, com chegada na Associação Atlética e Cultural de Russas – AACR, onde no salão de eventos do Clube será prestada uma homenagem às escolas, professores e alunos que obtiveram em 2011, proficiência desejável, nas turmas de 2ª série, na avaliação do SPAECE- ALFA.

É com grande satisfação que o Município de Russas, através da SEMED, lhe convida a participar deste grande momento. Reconhecer o esforço, vibrar com os resultados e perseverar na luta por uma educação de qualidade, fortalece o trabalho realizado, além de promover a motivação de todos.

É muito importante que a sociedade russana esteja presente, fortalecendo a determinação e o compromisso da construção de uma sociedade inclusiva e promissora, para todas as crianças do município.

Futsal: Limoeiro vence, avança e elimina Canindé da competição

Ciente de que a vitória garantia o time na próxima fase da competição e empurrado pela sua apaixonada torcida, o Limoeiro não deu mole e venceu o Canindé, no Ginásio Nilson Osterne por 4 a 3, em seu último jogo da fase classificatória do Campeonato Cearense de Futsal Adulto 2012, realizado no último sábado, 23 de junho.

Com a vitória o time limoeirense chegou a 3ª colocação do grupo “A” com 19 pontos, e garantiu vaga na próxima fase da competição. Mombaça, 4º colocado, com a mesma pontuação do Limoeiro e um jogo a menos, também garantiu sua classificação. Canindé, que ainda tem um jogo a disputar, está fora do certame, pois soma 14 pontos podendo chegar à apenas 17. A chave é liderada por Horizonte, com 22 pontos, e ainda tem Russas na 2ª colocação com 20.

Confira demais resultados da rodada:

Sábado (23/06) 
ITAPIPOCA 3x3 SUMOV
MOMBAÇA 4x1 JUAZEIRO
UNEUVA 2x4 HORIZONTE FUTSAL CLUBE

Sexta-feira (22/06) 
PARACURU 0x5 MARACANÃ/FLAMENGO

Confira os jogos da última rodada da Fase Classificatória:

Terça-feira (26/06) 
19:45 - ALTO SANTO E CLUBE x SUMOV

Sábado (30/06) 
19:30 - ESPAÇO JOVEM x ITAPIPOCA
19:30 - JUAZEIRO x HORIZONTE FUTSAL CLUBE
20:00 - MERUOCA x MARACANÃ/FLAMENGO
20:00 - CANINDÉ x UNEUVA
20:00 - RUSSAS FUTSAL x MOMBAÇA

Homem é executado a bala em Limoeiro do Norte

O homicídio aconteceu neste domingo, 24, por volta das 19h45min, em uma lanchonete localizada no Bairro Luiz Alves de Freitas, município de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará.

Segundo informações de populares João Eudes de Araujo, 36 anos, natural de Limoeiro do Norte, que residia na Rua José Antônio de Castro, mesmo Município, se encontrava na citada lanchonete quando foi surpreendido por dois indivíduos não identificados que chegaram numa motocicleta de características não anotadas e efetuaram um disparo de arma de fogo atingindo a cabeça da vítima que teve morte imediata no local, logo em seguida eles fugiram tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias na tentativa de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 24 PARA 25/06/2012

Jovem é executado e menor lesionada a bala em Jaguaruana

O fato aconteceu por volta das 00h, deste domingo, 24 de junho, no assentamento Bela Vista, zona rural do município de Jaguaruana, Estado do Ceará.

O jovem Danilo Augusto da Silva Barbosa, 21 anos, natural de Jaguaruana, que residia na Rua Antônio Gerardo Filho, mesmo Município, trafegava na motocicleta Honda CG 150 Titan de cor vermelha, ano 2005, de placa HXA-5146, tento como garupeiras, as menores de iniciais C. R. L., 17 anos, e T. F. R. C., 17 anos, quando foram surpreendidos por dois indivíduos, em uma moto de características não anotadas, que efetuaram disparos de arma de fogo contra os três, que vieram a cair. Logo em seguida os infratores executaram Danilo com 02 disparos na cabeça, um no olho e outro no abdômen.

Vale ressaltar que a 1ª menor foi atingida por um disparo que pegou de raspão no queixo, transfixou a clavícula e quebrou o braço esquerdo, sendo a mesma socorrida para o hospital de Russas. Já a 2ª menor sofreu apenas escoriações leves em decorrência da queda.

Policiais militares estiveram no local, adotaram as medidas cabíveis, bem como realizaram diligencias no intuito de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram êxito.

TABULEIRO DO NORTE: HOMICIDIO A BALA 

Dia 23/06/2012, por volta das 18h20, na rua Cap. José Rodrigues, Tabuleiro do Norte-CE, MARCIO RAMON DE LIMA GOMES 28 anos, natural de Tabuleiro do Norte, residente na rua Emilia Chaves, mesma urbe, foi vitima de homicídio a bala, quando fora alvejado por quatro disparos de arma de fogo no tórax e abdomen, provavelmente por revolver cal. 38, vindo ainda a ser socorrido por populares, contudo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. PM’s na CP-1104, compareceram no local e em seguida realizaram diligencias, contudo sem êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 23 PARA 24/06/2012