quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Jaguaruana: Bebeto lidera pesquisa

O candidato a reeleição pela coligação "Avançar ainda mais" Bebeto Delfino (PMDB) lidera a disputa eleitoral pela prefeitura de Jaguaruana. De acordo com a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Alternativa Dados Estatísticas (Adhemar Barros Fernandes - ME), Bebeto Delfino aponta na liderança com 47,48% da preferência do eleitorado, contra 40,60% da candidata Ana Teresa do PT e 0,27% do candidato Roberto do PSOL. Votos em branco ou nulos somam 0,54%, enquanto 10,90% disseram não saber em quem votar ou não responderam.

A pesquisa foi realizada no dia 30 de setembro e esta registrada no TRE-CE, com o nº 00112/2012. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram 300 entrevistados. O contratante foi Francisco Rafael Barbosa Sousa

Indivíduos armados assaltam farmácia no centro de Jaguaruana

O assalto aconteceu nesta quarta-feira, 03, por volta das 15h40min, na Avenida Simão de Góes, mais precisamente na Farmácia Pontes, no centro da cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar dois indivíduos armados com revólveres numa motocicleta Honda Bros, chegaram ao citado estabelecimento renderam a proprietária Luma Sombra Pontes e subtraíram a quantia em espécie de R$ 500,00 (quinhentos reais) e ainda algumas bijuterias, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os infratores bem como recuperar o produto do assalto, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 03 PARA 04/10/2012

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deputado Balhmann e Prefeito Raimundinho anunciaram em Audiência instalação do Parque Solar de Russas

O Deputado Federal Antonio Balhmann, Prefeito Municipal de Russas Raimundo Cordeiro e Diretor Geral de Empresa Brasileira de Energia e Serviços Ltda (EBE) Augusto Rodrigues, anunciaram em Audiência Pública realizada nesta terça-feira, 02, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a instalação da primeira etapa do Parque de Energia Solar de Russas, bem como assinaram a carta de cessão do terreno onde será instalado o Parque.

A previsão é de que a primeira etapa seja iniciada ainda em dezembro deste ano e seja concluída em julho próximo. Segundo Augusto Rodrigues Diretor Geral da EBE, empresa responsável pela instalação do Parque, a primeira etapa contará com a instalação de 40 mil painéis, ocupando uma área de 50 hectares, com capacidade de gerar 10 megawatts, energia suficiente para atender um contingente populacional de 100 mil habitantes. Serão investidos cerca de 50 milhões de dólares, somente na primeira etapa do projeto.

Posteriormente, para conclusão do projeto, serão instaladas outras três usinas, onde serão montados 360 mil painéis, que ocuparão uma área de mais 450 hectares, e gerarão 90 megawatts, com investimentos de 350 milhões de dólares.

Após sua instalação completa, o Parque Solar de Russas, vai gerar 100 megawatts, energia suficiente para abastecer um milhão de habitantes, e se tornará o maior gerador de energia comercial da América Latina, superando o localizado em Tauá.

Em sua totalidade, o Parque Solar de Russas, vai custar em torno de 800 milhões de reais, e terá como principal investidor a companhia chinesa Astronergy.

De acordo com o deputado federal Antônio Balhmann (PSB), que participou das negociações para captar os investimentos da empresa chinesa, as obras devem ser iniciadas no fim do ano, quando a EBE já estiver em posse da licença ambiental a ser emitida pela Superintendência Estadual do Meio-Ambiente (Semace). A previsão é de que, no meio do ano que vem a primeira etapa já esteja concluída.

Esse grande empreendimento trará inúmeros benefícios para o município de Russas, inicialmente durante sua instalação vai gerar em torno de 100 empregos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será incrementado, pois o parque vai gerar uma receita extraordinária possibilitando a prefeitura investir em educação, infra-estrutura, e outros serviços.

Quadrilha invade cidade de Alto Santo, dispara contra destacamento da PM e estoura caixas de bancos

Quadrilha fortemente armada invadiu nos primeiros minutos desta quarta-feira, 03, por volta das 00h10min, a cidade de Alto Santo. Durante a ação os assaltantes abriram fogo contra o Destacamento da PM e explodiram caixas eletrônicos dos bancos Bradesco e do Brasil.

Segundo informações da polícia militar eram dois grupos, um deles surpreendeu os policiais no interior do Destacamento ordenando que ninguém saísse do prédio, logo em seguida efetuou vários disparos contra a edificação e contra a viatura CP 1293, enquanto o outro se deslocou para o posto avançado do Banco Bradesco e Banco do Brasil onde explodiram os caixas eletrônicos das citadas agenciam, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado. Não há informação sobre valores levados.

O policiamento de Alto Santo solicitou reforço dos Destacamentos vizinhos, que após realizarem diligencias, encontraram um veículo em chamas, carro este que possivelmente foi usado pelo bando.

Vale ressaltar que nenhum policial ou civil foi ferido durante a ação delituosa.


 RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 02 PARA 03/10/2012

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Deputado Balhmann lança Parque Solar de Russas nesta terça-feira

O Deputado Antonio Balhmann (PSB), acompanhado do prefeito Raimundinho Cordeiro, de Russas, e de representantes da Empresa Brasileira de Energia e Serviços Ltda (EBE), vão lançar, nesta terça-feira (02), em audiência pública no CVT de Russas, a primeira etapa do Parque Solar de Russas. Com capacidade para gerar até 100 megawatts ao final da instalação da 2ª etapa, a Central será a maior geradora comercial de energia solar da América Latina.

Durante a audiência pública, será assinada uma carta de cessão do terreno onde vai ser instalada o Parque Solar, que ocupará uma área total de 500 hectares. Em visita técnica no início do semestre, o Deputado destacou que o empreendimento, vai transformar o perfil econômico da região. “No primeiro semestre, estive em missão oficial na China e Estados Unidos para fazer contato com investidores e visitar fábricas produtoras de painel solar fotovoltaico. Há um interesse muito grande em investir aqui em Russas, pela excelente média anual de insolação e o fácil acesso oferecido pela BR 116”, destacou o Deputado.

Balhmann ressaltou que o empreendimento também vai incrementar o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Isto vai representar a Russas uma receita extraordinária para que a Prefeitura possa investir em educação, infra-estrutura, serviços lazer, só para citar alguns”. Balhmann, que é filho de Russas, é o coordenador da Bancada do Ceará na Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

SERVIÇO - Lançamento da 1ª etapa da Usina Solar de Russas

Dia: Terça-feira, 02 de outubro
Hora: 17h30 (Coletiva de Imprensa) / 18h (Audiência Pública)
Local: Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas - Travessa Pedro Araújo, s/n Centro Russas - CE

Flávio Costa - com informações da assessoria do deputado

Motocicleta colide contra poste e condutor tem morte imediata

Um acidente de trânsito com vítima fatal aconteceu nesta segunda-feira, 01, por volta das 13h, na rodovia CE-138, altura do Km 36, município de Iracema, no Estado do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar, José Rubens Goiano da Silva, 44 anos, natural de Iracema, que residia na Rua José Pereira Alves, Bairro Caixa D'Água, mesmo Município, trafegava numa motocicleta NXR Bros, quando devido desenvolver elevada velocidade, numa determinada curva perdeu o controle de direção e chocou-se contra um poste de rede elétrica. Em decorrência do impacto o condutor sofreu esfacelamento craniano, vindo a óbito imediatamente no local.

Policiais militares e equipe do Instituto Médico Legal estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 01 PARA 02/10/2012

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tentativa de homicídio a faca em Russas

Uma tentativa de homicídio a faca aconteceu neste domingo, 30, por volta das 15h45min, no balneário da Ilhota, zona rural do município de Russas, interior do Estado do Ceará.

Francisco Feliciano da Silva, 26 anos, natural de Russas, residente na Vila Gonçalves, em Russas, foi lesionado com três perfurações a faca, no abdome, quadril e nas costas, sendo socorrido por populares para o Hospital local, onde recebeu atendimento médico e não corre risco de morrer. Segundo a vítima 03 (três) indivíduos desconhecidos se aproximaram do mesmo e um deles sacou a faca e desferiu os golpes, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no sentido de identificar e prender o autor do delito, contudo sem êxito.

QUIXERÉ: ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Dia 30/09/2012 (Domingo), por volta das 15h30min, policiais militares foram acionados para um acidente de transito que teria ocorrido na ladeira de Santa Terezinha, zona rural de Lagoinha, e ao comparecerem no local, constataram que se tratava de uma moto Honda CG 125 FAN, cor preta, ano 2008, de placa HYH-5567, onde o condutor não foi identificado por ter sido socorrido por populares ao hospital de Russas. A mesma abalroou em uma motocicleta XL 125, de cor branca, sem placa, chassi 9C2MD0301JR102689, que estava sendo conduzida pela pessoa de MESSIAS RUFINO DE MATOS, natural de Quixeré-CE, residente no sítio Maria Preta, zona rural desta urbe, o qual devido a gravidade das lesões sofridas, veio a óbito no local de acidente, sendo tomada as devidas providências.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 30/09 PARA 01/10 DE 2012

Colisão entre motocicletas deixa uma vítima fatal em Jaguaruana

Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas ocorrido no sábado, 29, por volta das 16h40min, na CE 263, Bairro Cardeais, município de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará, vitimou fatalmente uma pessoa e deixou outra lesionada.

O aposentado Jonas Vicente da Silva, 73 anos, natural de Jaguaruana, conduzia a motocicleta Honda CG 125 FAN, de cor preta, quando colidiu contra a moto Honda CG 150 Titan, de cor verde, que era conduzida por Luciano Almeida da Silva, 30 anos de idade, natural de Jaguaruana. Em decorrência da colisão o aposentado não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, já o condutor do 2º veículo teve fratura no braço esquerdo.

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 29 PARA 30/09/2012

sábado, 29 de setembro de 2012

Jovem é executado a bala no município de Jaguaretama

Um jovem de apenas 21 anos foi executado a bala nesta sexta-feira, 28, às 20h30min, na Avenida Manoel Lemos, centro da cidade de Jaguaretama, interior do Estado do Ceará.

Thiago da Silva Nogueira, natural de Morada Nova, que residia na Travessa Dona Zezé, em Jaguaretama, foi atingido com vários disparos de pistola calibre 380 na cabeça, vindo a óbito imediatamente no local. Vale ressaltar que durante o tiroteio a pessoa de Francisco Elias Gomes, foi atingido com um disparo no braço esquerdo, sendo socrrido ao hospital local e não corre risco de morte. A polícia não tem informações sobre autoria e nem motivo do crime.

Diligências foram realizadas por toda área no intuito de ientificar e prender quem cometera o homicídio, contudo sem êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 28 PARA 29/09/2012

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Parque Solar de Russas será lançado na 3ª feira

O deputado federal Antonio Balhmann (PSB), acompanhado do prefeito Raimundinho Cordeiro, de Russas, e de empresários espanhóis do setor de energias renováveis, vai lançar, na próxima terça-feira, em audiência pública no município, o Parque Solar Russano. Com capacidade para gerar até 100 megawatts, será a maior geradora comercial de energia solar da América Latina.

Balhmnn destaca que o empreendimento, de custo aproximado de R$ 800 milhões, transformará o perfil econômico da região. “No primeiro semestre, estive em missão oficial na China e Estados Unidos para fazer contato com investidores e visitar fábricas produtoras de painel solar fotovoltaico. Há um interesse muito grande em investir aqui em Russas, pela excelente média anual de insolação e o fácil acesso oferecido pela BR 116”, disse o Deputado.

Segundo o parlamentar, o empreendimento também incrementará o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Isto vai representar para Russas uma receita extraordinária para que a Prefeitura possa investir em educação, infraestrutura, serviços lazer, só para citar alguns”. Balhmann, que é filho de Russas, é o coordenador da bancada do Ceará em Brasília e membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara.

Fonte: Blog do Eliomar

Homenagem à Padroeira: Russas muda calendário de festejos

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, neste município, completará 277 anos. Formada no século XVIII, é uma das mais antigas do Estado do Ceará, juntamente com as Paróquias de Icó e Aracati. Seu novenário reúne cerca de mil fiéis por noite, vindos de todas as partes do Município.

Altar-mor da Igreja Matriz de Russas reúne acervo católico que está entre os mais expressivos do gênero arte-sacra do Estado do Ceará. Fiéis visitam o lugar diariamente para suas orações FOTO: ELLEN FREITAS

Formada em 1735, a Paróquia pertencia à Arquidiocese de Pernambuco. "Naquela época não existia Diocese do Ceará. Russas, Aracati e Icó eram todas paróquias que pertenciam à Arquidiocese de Olinda, Recife e Salvador, que são as dioceses mais antigas do Brasil" explica o pároco, padre Marcos.

Os festejos em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, a Padroeira de Russas, acontecem durante nove dias e é o evento mais importante do calendário da cidade.

Ano da Fé

O novenário abordará o tema relacionado às comemorações ao Ano da Fé, celebrado na Igreja Católica, que terá início dia 11 de Outubro de 2012 até a Festa de Cristo Rei, em novembro do próximo ano. "Pegamos o exemplo de Maria como a perfeita discípula que ensina a gente como viver a fé", explica o pároco.

Tradicionalmente os festejos ocorrem no período 27 de setembro até o dia 7 de outubro, Dia de Nossa Senhora do Rosário. Por conta das eleições a data foi adiada neste ano.

"Como este ano coincidiu do dia 7 cair na mesma data das eleições, nós resolvemos transferir a festa para o período de 10 a 20 de outubro", explica o padre Marcos.

A Programação conta com a participação de todas as comunidades, cada uma presente em uma das noites. A orientação dada pela Paróquia é para as celebrações nas capelas seguirem o roteiro do novenário.

Pelo terceiro ano consecutivo é realizada a "motorada", uma procissão com motos que passa por várias ruas da cidade pedindo paz no trânsito. Nos dois anos anteriores, a motorada tinha início na Avenida Antônio Cordeiro e encerrava na Praça Nossa Senhora do Rosário, de onde os fieis seguiam em procissão, a pé, até a Igreja.

Novo roteiro

De acordo com padre Marcos, a novidade será o novo trajeto da motorada. "A novidade deste ano é que nós queremos que todas as motos venham até a Igreja Matriz, onde iremos fazer uma celebração campal. Vamos enfatizar a paz no trânsito, o respeito às leis do trânsito, a tolerância e, no final, todos os motociclistas receberão uma bênção especial ali, em suas motos", enfatizou.

Os festejos terão início no próximo dia 10 de outubro, com o hasteamento da bandeira e missa às 19h30min. O encerramento acontecerá no dia 20 de outubro com procissão e missa.

Durante os dez dias de festejos, a comunidade católica está convidada a participar de toda a programação, que será desenvolvida a partir da Igreja Matriz. A meta é concentrar todos os devotos da padroeira e provar, em mais um ano, a força da fé.

Mais informações:
Festa da Padroeira de Russas, Nossa Senhora do Rosário
De 10 a 20 de outubro Secretaria da Paróquia
Telefone: (88) 3411.0166

POR/ELLEN FREITAS
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE

Indivíduos armados rendem e assaltam pessoas em Limoeiro do Norte

Um assalto a mão armada aconteceu nesta quinta-feira, 27, às 19h, na Vila do Alonso, localizada à Rua Francisco Holanda, bairro Bom Nome, cidade de Limoeiro do Norte, interior do Estado do Ceará.

Dois indivíduos não identificados, um deles armado a revólver, numa motocicleta Honda Broz, de cor laranja, renderam e assaltaram as vítimas Cícero Paulo Rodrigues da Silva, de quem subtraíram um aparelho celular e uma carteira com todos os seus documentos pessoais, e Joséfa Gerlúcia Nogueira da Silva, de quem levaram um aparelho celular, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no sentido de identificar e prender os infratores, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 27 PARA 28/09/2012