sábado, 6 de outubro de 2012

Resultado das eleições 2012 será conhecido até as 22h de domingo

Neste domingo (7), o resultado das eleições em todo o país deverá ser conhecido até as 22h, conforme previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ressalva é para possíveis problemas em municípios mais isolados, caso haja algum tipo de problema nas comunicações.

O sistema de contagem de votos no Brasil é um dos poucos no mundo totalmente informatizado, o que permite a contagem de votos e a divulgação dos resultados no mesmo dia em que os eleitores comparecem às urnas.

A apuração dos votos começa às 17h na maioria das cidades, com exceção dos municípios uma hora a menos no fuso horário, onde terá início às 18h, pelo horário de Brasília.

No Ceará 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), os locais de apuração no estado são definidos pelos juízes presidentes das respectivas juntas.

No interior, o local de realização dos trabalhos de apuração é, preferencialmente, o cartório eleitoral, onde geralmente é efetuada a transmissão dos arquivos para o TRE.

Na capital, os trabalhos de apuração são realizados em locais distintos dos cartórios, mas dentro de suas respectivas circunscrições.

Recursos judicias podem atrasar divulgação 

De acordo com o TSE, o resultado final a ser divulgado em algumas cidades ainda poderá sofrer alterações, uma vez que muito recursos sobre impugnação de candidaturas e negativa de registros ainda não foram julgadas.

Há também casos, após terem sido julgados pelo TSE, podem ser objeto de recursos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Urnas mais potentes

Para as eleições de 2012, e com a recente onda de apagões no sistema elétrico brasileiro, o TSE equipou as urnas eletrônicas com baterias que possuem 12 horas de autonomia. No entanto, em caso de falta de energia, a transmissão completa dos dados ao Tribunal Regional Eleitoral não é garantida.

A presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, entrou em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando que elas ajam preventivamente para evitar cortes que atrapalhem as votações ou a transmissão dos dados.

Com informações do TSE, TRE e Agências Brasil

Candidatos indeferidos serão julgados após as eleições

Nas eleições deste ano, cerca de 2.830 candidatos indeferidos poderão assumir os cargos de prefeito ou vereador caso sejam eleitos no próximo domingo (7).

O número de candidaturas sub judice refere-se ao número de recursos recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda não têm decisão definitiva e envolvem pedidos de impugnação de candidatura baseados na Lei da Ficha Limpa.

No total, foram recebidos pela Corte 2.985 recursos referentes a registros de candidatura para as eleições deste ano. Os ministros do TSE julgaram 678 casos, que ainda cabe recurso por parte dos réus. Com decisão definitiva foram julgados apenas 155.

De acordo com o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, criou-se uma situação de insegurança para o eleitor. “A consequência disso é muito ruim, porque o eleitor vota sem saber se seu candidato terá condições de assumir, caso eleito. O resultado prático dessa dúvida é a possibilidade dele anular seu voto involuntariamente. A meu ver, é uma injustiça que se comete contra o eleitor”, avaliou. Segundo o TSE, trata-se de um volume muito grande de processos recebidos num período próximo às eleições em função dos prazos processuais.

Os candidatos cujas candidaturas não tiveram deliberação da Justiça Eleitoral concorrerão no próximo domingo sub judice e os votos serão computados normalmente. Caso o candidato tenha posteriormente o registro impugnado pelo TSE, os votos serão considerados nulos. O procedimento nas situações em que o vencedor tenha seu registro cassado será analisará individualmente pelo tribunal.

Aprovada em 2010, a Lei Complementar 135, conhecida como Lei da Ficha Limpa, está valendo pela primeira vez para as eleições municipais deste ano.

Fonte: cearaagora.com.br

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ônibus é incendiado criminosamente no centro da cidade de Jaguaruana

Um ônibus foi incendiado criminosamente na noite desta quinta-feira, 04, na principal Avenida da cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará. Eram 21h, quando o fogo começou, bem no centro da cidade, na Avenida Simão de Góes, momento em que, por ocasião das eleições municipais, aconteciam concentrações políticas.

A intensidade do incêndio chamou a atenção de populares que de imediato lotaram o local do sinistro, muitos ainda tentaram conter as chamas, mas sem sucesso. O Corpo de Bombeiros da cidade de Limoeiro do Norte foi acionado, mas devido a distancia entre as cidades, ao chegar o veículo já havia sido totalmente destruído.

A polícia militar recebeu uma denuncia através de telefone de que duas pessoas com garrafas pets contendo combustível foram vistas nas proximidades do ocorrido, e que estas provavelmente teriam envolvimento com o crime.

Diligencias foram realizadas no que culminou com a detenção de dois jovens; Antonio Wanderson Barbosa da Silva, 19 anos e Raimundo Camilo de Araújo, 22 anos, eles portavam no momento da abordagem uma garrafa de dois litros cheia de gasolina e uma de um litro cheia de álcool. Os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Polícia da cidade onde serão ouvidos por autoridades policiais.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Jaguaruana: Bebeto lidera pesquisa

O candidato a reeleição pela coligação "Avançar ainda mais" Bebeto Delfino (PMDB) lidera a disputa eleitoral pela prefeitura de Jaguaruana. De acordo com a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Alternativa Dados Estatísticas (Adhemar Barros Fernandes - ME), Bebeto Delfino aponta na liderança com 47,48% da preferência do eleitorado, contra 40,60% da candidata Ana Teresa do PT e 0,27% do candidato Roberto do PSOL. Votos em branco ou nulos somam 0,54%, enquanto 10,90% disseram não saber em quem votar ou não responderam.

A pesquisa foi realizada no dia 30 de setembro e esta registrada no TRE-CE, com o nº 00112/2012. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram 300 entrevistados. O contratante foi Francisco Rafael Barbosa Sousa

Indivíduos armados assaltam farmácia no centro de Jaguaruana

O assalto aconteceu nesta quarta-feira, 03, por volta das 15h40min, na Avenida Simão de Góes, mais precisamente na Farmácia Pontes, no centro da cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar dois indivíduos armados com revólveres numa motocicleta Honda Bros, chegaram ao citado estabelecimento renderam a proprietária Luma Sombra Pontes e subtraíram a quantia em espécie de R$ 500,00 (quinhentos reais) e ainda algumas bijuterias, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os infratores bem como recuperar o produto do assalto, mas não obtiveram êxito.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 03 PARA 04/10/2012

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deputado Balhmann e Prefeito Raimundinho anunciaram em Audiência instalação do Parque Solar de Russas

O Deputado Federal Antonio Balhmann, Prefeito Municipal de Russas Raimundo Cordeiro e Diretor Geral de Empresa Brasileira de Energia e Serviços Ltda (EBE) Augusto Rodrigues, anunciaram em Audiência Pública realizada nesta terça-feira, 02, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a instalação da primeira etapa do Parque de Energia Solar de Russas, bem como assinaram a carta de cessão do terreno onde será instalado o Parque.

A previsão é de que a primeira etapa seja iniciada ainda em dezembro deste ano e seja concluída em julho próximo. Segundo Augusto Rodrigues Diretor Geral da EBE, empresa responsável pela instalação do Parque, a primeira etapa contará com a instalação de 40 mil painéis, ocupando uma área de 50 hectares, com capacidade de gerar 10 megawatts, energia suficiente para atender um contingente populacional de 100 mil habitantes. Serão investidos cerca de 50 milhões de dólares, somente na primeira etapa do projeto.

Posteriormente, para conclusão do projeto, serão instaladas outras três usinas, onde serão montados 360 mil painéis, que ocuparão uma área de mais 450 hectares, e gerarão 90 megawatts, com investimentos de 350 milhões de dólares.

Após sua instalação completa, o Parque Solar de Russas, vai gerar 100 megawatts, energia suficiente para abastecer um milhão de habitantes, e se tornará o maior gerador de energia comercial da América Latina, superando o localizado em Tauá.

Em sua totalidade, o Parque Solar de Russas, vai custar em torno de 800 milhões de reais, e terá como principal investidor a companhia chinesa Astronergy.

De acordo com o deputado federal Antônio Balhmann (PSB), que participou das negociações para captar os investimentos da empresa chinesa, as obras devem ser iniciadas no fim do ano, quando a EBE já estiver em posse da licença ambiental a ser emitida pela Superintendência Estadual do Meio-Ambiente (Semace). A previsão é de que, no meio do ano que vem a primeira etapa já esteja concluída.

Esse grande empreendimento trará inúmeros benefícios para o município de Russas, inicialmente durante sua instalação vai gerar em torno de 100 empregos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será incrementado, pois o parque vai gerar uma receita extraordinária possibilitando a prefeitura investir em educação, infra-estrutura, e outros serviços.

Quadrilha invade cidade de Alto Santo, dispara contra destacamento da PM e estoura caixas de bancos

Quadrilha fortemente armada invadiu nos primeiros minutos desta quarta-feira, 03, por volta das 00h10min, a cidade de Alto Santo. Durante a ação os assaltantes abriram fogo contra o Destacamento da PM e explodiram caixas eletrônicos dos bancos Bradesco e do Brasil.

Segundo informações da polícia militar eram dois grupos, um deles surpreendeu os policiais no interior do Destacamento ordenando que ninguém saísse do prédio, logo em seguida efetuou vários disparos contra a edificação e contra a viatura CP 1293, enquanto o outro se deslocou para o posto avançado do Banco Bradesco e Banco do Brasil onde explodiram os caixas eletrônicos das citadas agenciam, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado. Não há informação sobre valores levados.

O policiamento de Alto Santo solicitou reforço dos Destacamentos vizinhos, que após realizarem diligencias, encontraram um veículo em chamas, carro este que possivelmente foi usado pelo bando.

Vale ressaltar que nenhum policial ou civil foi ferido durante a ação delituosa.


 RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 02 PARA 03/10/2012

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Deputado Balhmann lança Parque Solar de Russas nesta terça-feira

O Deputado Antonio Balhmann (PSB), acompanhado do prefeito Raimundinho Cordeiro, de Russas, e de representantes da Empresa Brasileira de Energia e Serviços Ltda (EBE), vão lançar, nesta terça-feira (02), em audiência pública no CVT de Russas, a primeira etapa do Parque Solar de Russas. Com capacidade para gerar até 100 megawatts ao final da instalação da 2ª etapa, a Central será a maior geradora comercial de energia solar da América Latina.

Durante a audiência pública, será assinada uma carta de cessão do terreno onde vai ser instalada o Parque Solar, que ocupará uma área total de 500 hectares. Em visita técnica no início do semestre, o Deputado destacou que o empreendimento, vai transformar o perfil econômico da região. “No primeiro semestre, estive em missão oficial na China e Estados Unidos para fazer contato com investidores e visitar fábricas produtoras de painel solar fotovoltaico. Há um interesse muito grande em investir aqui em Russas, pela excelente média anual de insolação e o fácil acesso oferecido pela BR 116”, destacou o Deputado.

Balhmann ressaltou que o empreendimento também vai incrementar o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Isto vai representar a Russas uma receita extraordinária para que a Prefeitura possa investir em educação, infra-estrutura, serviços lazer, só para citar alguns”. Balhmann, que é filho de Russas, é o coordenador da Bancada do Ceará na Câmara dos Deputados e membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

SERVIÇO - Lançamento da 1ª etapa da Usina Solar de Russas

Dia: Terça-feira, 02 de outubro
Hora: 17h30 (Coletiva de Imprensa) / 18h (Audiência Pública)
Local: Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas - Travessa Pedro Araújo, s/n Centro Russas - CE

Flávio Costa - com informações da assessoria do deputado

Motocicleta colide contra poste e condutor tem morte imediata

Um acidente de trânsito com vítima fatal aconteceu nesta segunda-feira, 01, por volta das 13h, na rodovia CE-138, altura do Km 36, município de Iracema, no Estado do Ceará.

Segundo informações da Polícia Militar, José Rubens Goiano da Silva, 44 anos, natural de Iracema, que residia na Rua José Pereira Alves, Bairro Caixa D'Água, mesmo Município, trafegava numa motocicleta NXR Bros, quando devido desenvolver elevada velocidade, numa determinada curva perdeu o controle de direção e chocou-se contra um poste de rede elétrica. Em decorrência do impacto o condutor sofreu esfacelamento craniano, vindo a óbito imediatamente no local.

Policiais militares e equipe do Instituto Médico Legal estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 01 PARA 02/10/2012

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tentativa de homicídio a faca em Russas

Uma tentativa de homicídio a faca aconteceu neste domingo, 30, por volta das 15h45min, no balneário da Ilhota, zona rural do município de Russas, interior do Estado do Ceará.

Francisco Feliciano da Silva, 26 anos, natural de Russas, residente na Vila Gonçalves, em Russas, foi lesionado com três perfurações a faca, no abdome, quadril e nas costas, sendo socorrido por populares para o Hospital local, onde recebeu atendimento médico e não corre risco de morrer. Segundo a vítima 03 (três) indivíduos desconhecidos se aproximaram do mesmo e um deles sacou a faca e desferiu os golpes, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no sentido de identificar e prender o autor do delito, contudo sem êxito.

QUIXERÉ: ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL

Dia 30/09/2012 (Domingo), por volta das 15h30min, policiais militares foram acionados para um acidente de transito que teria ocorrido na ladeira de Santa Terezinha, zona rural de Lagoinha, e ao comparecerem no local, constataram que se tratava de uma moto Honda CG 125 FAN, cor preta, ano 2008, de placa HYH-5567, onde o condutor não foi identificado por ter sido socorrido por populares ao hospital de Russas. A mesma abalroou em uma motocicleta XL 125, de cor branca, sem placa, chassi 9C2MD0301JR102689, que estava sendo conduzida pela pessoa de MESSIAS RUFINO DE MATOS, natural de Quixeré-CE, residente no sítio Maria Preta, zona rural desta urbe, o qual devido a gravidade das lesões sofridas, veio a óbito no local de acidente, sendo tomada as devidas providências.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 30/09 PARA 01/10 DE 2012

Colisão entre motocicletas deixa uma vítima fatal em Jaguaruana

Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas ocorrido no sábado, 29, por volta das 16h40min, na CE 263, Bairro Cardeais, município de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará, vitimou fatalmente uma pessoa e deixou outra lesionada.

O aposentado Jonas Vicente da Silva, 73 anos, natural de Jaguaruana, conduzia a motocicleta Honda CG 125 FAN, de cor preta, quando colidiu contra a moto Honda CG 150 Titan, de cor verde, que era conduzida por Luciano Almeida da Silva, 30 anos de idade, natural de Jaguaruana. Em decorrência da colisão o aposentado não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, já o condutor do 2º veículo teve fratura no braço esquerdo.

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 29 PARA 30/09/2012