quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Município de Russas realizou cerimônia de entrega de CDI aos jovens dispensados do serviço militar

A 8ª Delegacia da 25ª CSM (Circunscrição do Serviço Militar) com o apoio do Governo Municipal realizou nesta quinta-feira, 11 de outubro, na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a cerimônia de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e Compromisso à Bandeira Nacional dos cidadãos da classe de 1994 e classes anteriores, dispensados da prestação do Serviço Militar Obrigatório do ano de 2012.

O evento contou com a presença do 1º Tenente Francisco Martins Monteiro, Delegado da 8ª Delegacia de Serviço Militar; autoridades locais; familiares dos jovens dispensados; sociedade civil e imprensa.

Durante a solenidade, houve o compromisso de Juramento à Bandeira Nacional, realizado pelos cidadãos alistados na Junta de Serviço Militar de Russas, dispensados pelo serviço militar obrigatório, logo em seguida os jovens receberam seus Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI).

Homem é executado com tiros de espingarda calibre 12 em Alto Santo

Um agricultor foi executado com disparos de espingarda calibre 12, na madrugada desta quarta-feira, 10,  por volta das 4h, na localidade de Sítio Bom Jesus, zona rural do município de Alto Santo, interior do Estado do Ceará.

Ivanilson Oliveira de Araújo, 32 anos, natural de Jaguaribara, que residia no local da ocorrência, foi atingido por dois disparos um na cabeça e outro no braço, tendo morte imediata no local. Populares informaram que a vítima sofreu uma emboscada quando se dirigia ao curral do seu rebanho de gado. O homicídio foi cometido por um indivíduo não identificado que após o crime empreendeu fuga seguindo rumo ignorado.

Diligencias foram realizadas no intuito de identificar e prender o homicida, contudo sem êxito.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 10 PARA 11/10/2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Russas realiza “Outubro Rosa” movimento para prevenção do câncer de mama

Anualmente acontece em todo Brasil o “Outubro Rosa”, um movimento voltado para a prevenção do câncer de mama, o objetivo é mobilizar o público feminino para realização de exames que são fundamentais para detecção e prevenção da doença no país.

Em Russas, a Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um calendário de procedimentos que será desenvolvido durante o período de 15 a 18 de outubro deste, no horário de 18 às 21h, no Centro de Saúde Margarida Maria Leandro, com dois consultórios realizando prevenção de colo uterino e um consultório solicitando mamografia para mulheres de 40 anos ou mais.

Nesse mesmo período estará acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atividades voltadas para mulheres e palestras nas escolas para mães de alunos e funcionárias.

Acidente de trânsito com vítimas lesionadas em Limoeiro do Norte

Um acidente ocorrido nesta terça-feira, 09, por volta das 06h, na CE 358, localidade de Arraial, zona rural de Limoeiro do Norte, interior do Estado do Ceará, deixou duas pessoas lesionadas.

O cabo Orleudo de Sousa Bezerra, natural de Orós, se dirigia para Limoeiro, onde entraria de serviço, quando abalroou no ciclista Leonardo Manoel de Lima, 72 anos, natural de Alto Santo. Há informações de que o ancião atravessou a via ocasionando o acidente.

As vítimas foram socorridas ao hospital local em seguida encaminhados a Fortaleza, Manoel em estado grave e o policial por medida de cautela para realização de exames.

Policias militares e o Corpo de Bombeiros de Limoeiro foram ao local e adotaram todas as medidas cabíveis.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 09 PARA 10/10/2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Duas tentativas de homicídio a bala nestas últimas 24h em Russas

A primeira aconteceu por volta das 18h15min, desta segunda, 08, na localidade de Melancias, zona rural de Russas. O adolescente de iniciais J. C. S., 16 anos, natural de Russas, residente no mesmo Município, quando caminhava pela citada comunidade foi surpreendido por dois indivíduos numa motocicleta que efetuaram um disparo de arma de fogo o atingindo na barriga, sendo socorrido por populares para o hospital local onde foi medicado e não corre risco de morte. Os infratores fugiram sem deixar pistas. Policiais diligenciaram por toda área, na tentativa de prendê-los, mas não lograram êxito.

A outra tentativa de homicídio ocorreu já na madrugada desta terça-feira, 09, por volta das 00h30min, no Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara, sede da cidade de Russas, durante as comemorações referentes à eleição do novo prefeito da cidade no pleito do último domingo. Foi lesionado a bala na altura da omoplata esquerda Wedson Lima Bezerra, 18 anos, natural de Russas, residente no mesmo Município, por um indivíduo não identificado que usava capacete no momento em que fez o disparo. De acordo com informações de populares o infrator perseguia outra pessoa quando efetuou o disparo e que logo em seguida fugiu em uma motoneta YAMAHA CRYPTON, ano 2012, de cor vermelha, placa OIL 1395, em nome de Josafá Moreira da Silva, residente na localidade de Jardim II, zona rural de Russas. Policiais militares foram à residência do proprietário do veículo, porém o mesmo não foi localizado. A vítima foi socorrida ao hospital local onde foi medicada e passa bem.


RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 08 PARA 09/10/2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Weber quebra tabu e será prefeito de Russas pela 3ª vez

Prefeito eleito de Russas no ano de 1996 e reeleito em 2000, Weber Araújo foi eleito prefeito da cidade de Russas pela terceira vez e governará a partir de 2013.

Após governar a cidade por 8 anos, Weber passou o título para Raimundo Cordeiro que também governou pelo mesmo período. Weber já havia se candidatado em 2008 mas não obteve sucesso, perdendo para Raimundinho que se reelegeu.

Weber do PRB vence as eleições com 50,47% dos votos, que representa 21.082 dos votos computados, contra 18.623(44,96%) votos de Aureliano Ribeiro do PMDB e 2.070(4,96%) de Odilo Almeida do PT.

Nunca na história de Russas, alguém foi eleito por três vezes prefeito, o que mostra a força política de Weber no município. Em 2012 ele vence as eleições derrotando o candidato da situação Aureliano Ribeiro que alem do apoio do atual prefeito contava com um grande número de lideranças municipais, estaduais e até mesmo federais.

A partir de 1 de janeiro de 2013, após 8 anos, Weber voltará a governar Russas até 31 de dezembro de 2016.

Fonte: TV Russas

Eleitorado russano promove grande renovação na Câmara Municipal

Uma eleição de muitas mudanças na composição do quadro de vereadores da Câmara Municipal de Russas. Com o aumento de 10 para 15 cadeiras, e apenas a reeleição de 04 dos 10 vereadores atuais, teremos a partir de 1º de janeiro de 2013, 11 caras novas ocupando as cadeiras do Legislativo russano.

Da composição atual foram reeleitos Flávio Matoso, Fernando Amaral, Marcos Estácio e Paulo da Codagro. Os novatos são: Haroldo Torquato, Nathizael, Paixão de Flores, Maurício Martins, Amarílio, Jorginho, Puam, Raimundo Quincó, Pescocinho, João do Alípio e João Paulo Moreira.

Veja a lista por coligação e partido:

Haroldo Torquato 10234 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PRB Partido Republicano Brasileiro
Coligação: Retomando o Crescimento

Nathizael 15000 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Coligação: Russas Unida, Construindo o Progresso!

Paixão de Flores 15456 Vereador ELEITO POR MÉDIA
Partido: PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Coligação: Russas Unida, Construindo o Progresso!

Mauricio Martins 10111 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PRB Partido Republicano Brasileiro
Coligação: Retomando o Crescimento

Amarilio 27456 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PSDC Partido Social Democrata Cristão
Coligação: Russas de todos Nós

Jorginho 65444 Vereador ELEITO POR MÉDIA
Partido: PC do B Partido Comunista do Brasil
Coligação: Avante Ó Russas

Flávio Matoso 55678 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PSD Partido Social Democrático
Coligação: Russas Unida, Construindo o Progresso!

Paulo da Codagro 54122 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PPL Partido Pátria Livre
Coligação: Legislativo Participativo

Puam 43123 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PV Partido Verde
Coligação: Russas Unida, Construindo o Progresso!

Marcos Estácio 45000 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Retomando o Crescimento

Raimundo Quincó 65000 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PC do B Partido Comunista do Brasil
Coligação: Avante Ó Russas

Pescocinho 65777 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PC do B Partido Comunista do Brasil
Coligação: Avante Ó Russas

Fernando Amaral 70000 Vereador ELEITO POR MÉDIA
Partido: PT do B Partido Trabalhista do Brasil
Coligação: Retomando o Crescimento

Joao do Alipio 19999 Vereador ELEITO POR QP
Partido: PTN Partido Trabalhista Nacional
Coligação: Russas de todos Nós

Joao Paulo Moreira 27333 Vereador ELEITO POR MÉDIA
Partido: PSDC Partido Social Democrata Cristão
Coligação: Russas de todos Nós

Acidente de transito em Limoeiro deixa jovem gravemente ferido

Uma colisão envolvendo dois veículos ocorrida neste domingo, 07, por volta das 20h, no cruzamento das ruas Camilo Brasiliense com Coronel Antônio Joaquim, centro de Limoeiro do Norte, interior do Estado do Ceará, deixou um adolescente de 17 anos gravemente ferido.

O adolescente de iniciais A. K. C. S., conduzia a motocicleta Honda Biz 125, quando colidiu contra um gol que era conduzido por Carlos Emanoel Gonçalves Chaves. Em decorrência do acidente o condutor da motocicleta teve fratura exposta em uma das pernas e traumatismo craniano, sendo socorrido para o hospital local e em seguida devido a gravidade dos ferimentos transferido para o IJF em Fortaleza.

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis.

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 07 PARA 08/10/2012

sábado, 6 de outubro de 2012

Resultado das eleições 2012 será conhecido até as 22h de domingo

Neste domingo (7), o resultado das eleições em todo o país deverá ser conhecido até as 22h, conforme previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ressalva é para possíveis problemas em municípios mais isolados, caso haja algum tipo de problema nas comunicações.

O sistema de contagem de votos no Brasil é um dos poucos no mundo totalmente informatizado, o que permite a contagem de votos e a divulgação dos resultados no mesmo dia em que os eleitores comparecem às urnas.

A apuração dos votos começa às 17h na maioria das cidades, com exceção dos municípios uma hora a menos no fuso horário, onde terá início às 18h, pelo horário de Brasília.

No Ceará 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), os locais de apuração no estado são definidos pelos juízes presidentes das respectivas juntas.

No interior, o local de realização dos trabalhos de apuração é, preferencialmente, o cartório eleitoral, onde geralmente é efetuada a transmissão dos arquivos para o TRE.

Na capital, os trabalhos de apuração são realizados em locais distintos dos cartórios, mas dentro de suas respectivas circunscrições.

Recursos judicias podem atrasar divulgação 

De acordo com o TSE, o resultado final a ser divulgado em algumas cidades ainda poderá sofrer alterações, uma vez que muito recursos sobre impugnação de candidaturas e negativa de registros ainda não foram julgadas.

Há também casos, após terem sido julgados pelo TSE, podem ser objeto de recursos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Urnas mais potentes

Para as eleições de 2012, e com a recente onda de apagões no sistema elétrico brasileiro, o TSE equipou as urnas eletrônicas com baterias que possuem 12 horas de autonomia. No entanto, em caso de falta de energia, a transmissão completa dos dados ao Tribunal Regional Eleitoral não é garantida.

A presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, entrou em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando que elas ajam preventivamente para evitar cortes que atrapalhem as votações ou a transmissão dos dados.

Com informações do TSE, TRE e Agências Brasil

Candidatos indeferidos serão julgados após as eleições

Nas eleições deste ano, cerca de 2.830 candidatos indeferidos poderão assumir os cargos de prefeito ou vereador caso sejam eleitos no próximo domingo (7).

O número de candidaturas sub judice refere-se ao número de recursos recebidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ainda não têm decisão definitiva e envolvem pedidos de impugnação de candidatura baseados na Lei da Ficha Limpa.

No total, foram recebidos pela Corte 2.985 recursos referentes a registros de candidatura para as eleições deste ano. Os ministros do TSE julgaram 678 casos, que ainda cabe recurso por parte dos réus. Com decisão definitiva foram julgados apenas 155.

De acordo com o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto, criou-se uma situação de insegurança para o eleitor. “A consequência disso é muito ruim, porque o eleitor vota sem saber se seu candidato terá condições de assumir, caso eleito. O resultado prático dessa dúvida é a possibilidade dele anular seu voto involuntariamente. A meu ver, é uma injustiça que se comete contra o eleitor”, avaliou. Segundo o TSE, trata-se de um volume muito grande de processos recebidos num período próximo às eleições em função dos prazos processuais.

Os candidatos cujas candidaturas não tiveram deliberação da Justiça Eleitoral concorrerão no próximo domingo sub judice e os votos serão computados normalmente. Caso o candidato tenha posteriormente o registro impugnado pelo TSE, os votos serão considerados nulos. O procedimento nas situações em que o vencedor tenha seu registro cassado será analisará individualmente pelo tribunal.

Aprovada em 2010, a Lei Complementar 135, conhecida como Lei da Ficha Limpa, está valendo pela primeira vez para as eleições municipais deste ano.

Fonte: cearaagora.com.br

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ônibus é incendiado criminosamente no centro da cidade de Jaguaruana

Um ônibus foi incendiado criminosamente na noite desta quinta-feira, 04, na principal Avenida da cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará. Eram 21h, quando o fogo começou, bem no centro da cidade, na Avenida Simão de Góes, momento em que, por ocasião das eleições municipais, aconteciam concentrações políticas.

A intensidade do incêndio chamou a atenção de populares que de imediato lotaram o local do sinistro, muitos ainda tentaram conter as chamas, mas sem sucesso. O Corpo de Bombeiros da cidade de Limoeiro do Norte foi acionado, mas devido a distancia entre as cidades, ao chegar o veículo já havia sido totalmente destruído.

A polícia militar recebeu uma denuncia através de telefone de que duas pessoas com garrafas pets contendo combustível foram vistas nas proximidades do ocorrido, e que estas provavelmente teriam envolvimento com o crime.

Diligencias foram realizadas no que culminou com a detenção de dois jovens; Antonio Wanderson Barbosa da Silva, 19 anos e Raimundo Camilo de Araújo, 22 anos, eles portavam no momento da abordagem uma garrafa de dois litros cheia de gasolina e uma de um litro cheia de álcool. Os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Polícia da cidade onde serão ouvidos por autoridades policiais.